Pular para o conteúdo principal

Focinhos molhados



A criança começa a espirrar com certa freqüência. E lá vem a pergunta: "Tem animal em casa?" Esta cena, a partir daí, pode ter várias seqüências. Entre elas, aquela que já nos costumamos: "Vocês vão ter que se desfazer do animal".Alto lá! Por quê?

Há vários motivos para uma rinite alérgica mas, de modo geral, o suspeito número um é o animal de pêlo. É verdade que muitas pessoas têm alergia dos pêlos do cão, mas também é verdade que muitos, depois de se desfazerem do animal, permaneceram com o quadro alérgico e espirros.

Entre estes casos, não posso deixar de comentar o caso da Lara, filha da Patricia Oliveira, do Rio de Janeiro. Desde que nasceu (há quase 6 anos), Lara divide a casa com Nina e Monah. A primeira, uma vira-latas resgatada de um buraco com sua cria junto ao Canecão. A outra, Monah, uma poodle. Este ano, Lara apresentou um quadro alérgico.Como é normal, o alergista pediu exames e o resultado foi: menos de 0,35, ou seja, indetectável ao teste de epitélio do cão. Mas e os espirros então? Muitas são as razões para uma alergia e a maior parte delas, fora de controle dos pais: ácaros, mudanças bruscas de temperatura, partículas de pó, fungos, estão como principais. Ácaros formam um capítulo à parte: e eles podem estar naquele bichinho de pelúcia que a criança adora e que raramente é lavado da forma correta.


A melhor atitude é bem simples em casas de alérgicos que possuem animais: limpeza diária do ambiente, com uso racional de desinfetantes e similares, além da escovação diária nos animais.

Outro aspecto importante é o emocional. Principamente com crianças que crescem junto com os animais. O elo emocional, ou vínculo, é muito forte para ser quebrado. Temos conhecimento de casos em que foi detectado que a criança tinha alergia a pêlos de animais e, após a separação, houve piora no quadro alérgico em função do aspecto emocional pelo rompimento do convívio. Casos como estes têm que ser tratados de maneira especial e com cuidados redobrados.Não podemos negar que há casos em que é impossível este convívio e o animal tem que ser retirado do ambiente. E isto tem que ser feito de maneira responsável pois estamos falando de vida, não de objetos. Há que se ter tempo em procurar uma adoção responsável deste animal, com todos os cuidados pertinentes: castração, vacinação em dia e termo de responsabilidade para o adotante.Nossa intenção é de apenas alertar que não se pode imputar, em primeira instância, a causa da alergia aos animais. É possível insistir na permanência do animal, por exemplo, controlando a convivência da pessoa com os animais. Não impedir, e sim controlar. A culpa não é de ninguém e ambas espécies precisam desta convivência.


Reconsidere também os produtos que estão sendo utilizados, não apenas para a higiene da casa, mas também, os de uso pessoal. Na limpeza, dê preferência ao quaternário de amônia. É quase inodoro e é um eficiente produto sanitário. É muito usado em clínicas veterinárias (mesmo em salas de cirurgia) e em pet shops.
Photobucket
Os nossos amigos de quatro patas e as crianças alérgicas agradecem...


Este texto foi escrito por Fowler Braga Filho, engenheiro, amante dos animais e membro da Organização Focinhos Gelados: www.focinhosgelados.com.br

Comentários

  1. Quando fiz o teste acusou alergia à pêlo de cães, eu tenho cão, mas nem por isso, a minha rinite piorou. O que não posso mesmo, nenhum pouco é com o tabaco, pois fico mesmo muito mal.

    Quanto a casa, aspiro todos os dias e passo pano, lavo a cama do cão 1 vez por semana (ele fica dentro de casa) e quando tem sol, estendo-a para ventilar.

    Gostei muito do blog, vou espreitar as postagens mais antigas.

    ResponderExcluir
  2. Lusófona: Obrigada pela visita. É por isso que tratar alergia nem sempre é fácil pois necessita uma visão global do problema. Cada pessoa merece uma avaliação e uma forma de tratamento personalizada para seu problema alérgico. Um abraço e volte sempre, Fatima Emerson.

    ResponderExcluir
  3. O meu cão detesta o cheiro de qualquer produto de limpeza,incluindo o quaternario de amónia....mas é o que eu uso...ele revira-se ,late,espilrra e foge enquanto faço as limpezas da área,kkk...

    ResponderExcluir
  4. Vitória: você tem razão: não tem mesmo outro jeito senão manter limpinha a área do animal. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. acho os cães muito terapêuticos, a última crise de asma que tive durou a madrugada toda. Em certo momento, minha cadela subiu na minha cama, me ignorou quando a mandei descer. Então deixei , e como não achava posição para dormir, comecei a agradá-la, pus um travesseiro do lado dela e consegui cochilar ao seu lado,abraçada a ela, a crise passou.....na outra crise que tive, melhorei com meu filho fazendo massagem nas minhas costas....se conseguirmos relaxar, o que é muito difícil na hora da falta de ar, ajuda na mehora da crise

    ResponderExcluir
  6. Margarida: cães são criaturinhas maravilhosas. Mas, não deixe de cumprir as medidas de controle ambiental em sua casa. E, principalmente, trate sua asma todos os dias e não apenas para aliviar crises. O seu alergista orientará a melhor maneira de conviver com seu cão com muita saúde. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  7. olá de novo, gostaria de saber como posso comprar quaternário de amônia para limpeza do ambiente? Normalmente há nomes comerciais , hoje procurei no supermercado mas as fórmulas não continham esta química.
    Obrigada,
    Margarida

    ResponderExcluir
  8. Margarida: um produto indicado para limpeza adequado aos animais de estimação é chama-se Sanol dog da Total química que proporcionam limpeza com segurança para o animal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno