Pular para o conteúdo principal

Curiosidades em Alergia






Você sabia que...





* 1 em cada 6 habitantes da terra tem algum tipo de alergia? No Brasil calcula-se que 20 a 30% de sua população apresente alergia, o que se traduz num número em torno de 40.000.000 de pessoas. Se estas pessoas formassem uma fila de mãos dadas, poderiam ocupar uma área equivalente à distância entre duas cidades.

* O nariz humano, que parece tão pequeno por fora, possui uma área de mucosa de aproximadamente 300 cm2 com espessura média de 3 mm, resultando num volume de 100cm3, ou seja, 0,1% de toda a massa do corpo. Ah! Tem mais: a velocidade de um espirro ao sair do nariz é muito alta, atingindo uma média de 160 Km/hora.

*A alergia aos gatos, envolve não apenas os pêlos do animal como também a saliva que o gato deposita sobre seu pêlo durante a toalete. A proteína responsável por esta alergia provoca reações sintomáticas nas pessoas sensíveis como os olhos lacrimejantes, rinite e asma.

Breckin Meyer,ator que fez papel de Jon em “Garfield”, é alérgico a gatos e só aceitou o papel ao saber que Garfield seria apenas uma animação. No entanto, teve problemas durante a filmagem, pois havia necessidade que gravasse algumas cenas junto a gatos verdadeiros. E, já que o assunto é desenho animado, mais uma: o pai da Magali (Turma da Mônica) tem alergia a gatos. Mas, na vida real já existe um gato que provoca menos alergia: a empresa americana Allerca promove uma modificação genética dos felinos que nascem sem a proteína Fel D1, normalmente presente na pele e na saliva dos gatos e que é a causadora da alergia. Infelizmente, o preço deste bichano ainda é muito caro, chegando a quase 10.000 dólares.

* A alergia ao chocolate é muito rara (menos do que 1%) e muitas vezes a reação alérgica é causada por outros ingredientes, como por exemplo, aditivos, leite, castanhas, nozes, entre outros. Por outro lado, muitas vezes o chocolate é apontado pela pessoa como a causa mas na investigação médica o fato não se comprova. Portanto, não há necessidade de impedir uma pessoa de comer chocolate sem que haja uma comprovação de sua alergia.

* As autoridades de Pequim estão promovendo uma “mudança de sexo” nas árvores da capital chinesa através de intervenção na genética para impedir a ação da penugem de suas frutas, que agrava a "contaminação biológica" da cidade. Explicam que o salgueiro branco (Salix alba) é uma das espécies mais abundantes e que a penugem desprendida pela árvore - que se espalha pela cidade na primavera - causa alergias, erupções cutâneas, inchaço e asma, entre outros danos à saúde, segundo as autoridades municipais. Por isso, para combater o "efeito penugem", cientistas do instituto começaram a abrir buracos nos salgueiros brancos e inserir neles galhos de salgueiro chorão (Salix babylonica), além de injetar nas árvores um inibidor do crescimento de penugem nos frutos. O Jornal Beijing News publicou esta notícia em Março de 2007 e classificou o experimento como uma "mudança de sexo”, e uma alternativa eficiente à poda de árvores e à "contaminação biológica", que na primavera intoxica os moradores da capital, que são obrigados a usar máscaras para evitar doenças. As árvores de Pequim costumam assombrar muitos biólogos estrangeiros, surpresos pela falta de vida das cascas, devido aos altos níveis de poluição que atingem a capital chinesa.

* Nos Estados Unidos, uma campanha publicitária “Got Milk?”, criada para incentivar o consumo de leite, teve que ser retirada das ruas porque seus painéis, utilizando alta tecnologia, emitiam um aroma de chocolate, o que provocou queixas de reações alérgicas em transeuntes alérgicos ao chocolate.


E para finalizar, uma brincadeira: Será que na verdade os vampiros têm mesmo é alergia à luz? Os filmes passam-se quase na sua totalidade à noite. A razão é óbvia: todos sabemos que os vampiros têm aversão à luz do dia.

Mas,... será alergia???

Comentários

  1. muito interessantes estas curiosidades


    ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal as curiosidades!
    usei para fzer um trabalho!
    :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei essas curiosidades.
    Eu não sabia da saliva do gato.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais deste post!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado! Ficamos felizes em receber seus comentários! Voltem sempre. Enviem sugestões de temas para nosso e-mail. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  6. muito bom, soube de varias coisas e usei para fazer um trabalho da escola aprendizado é tudo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno