Pular para o conteúdo principal

Jogos Pan-americanos (PAN 2007)

Os Jogos Pan-americanos são realizados a cada quatro anos, desde a década de 50. Em 2007 coube ao Rio de Janeiro sediá-lo, numa festa unindo 42 países das Américas e com milhares de atletas competindo em 41 modalidades esportivas.

Fiz uma pequena pesquisa no Google entre os participantes da delegação brasileira e detectei alguns portadores de asma entre os nossos atletas “medalhistas”:


- Carla Moreno (triatlon)
- Felipe "Mega" (polo aquático)
João Derly (judô)
- Kaio Marcio (natação)
- Rebeca Gusmão (natação)
- Marta (futebol feminino)

Por que isso é importante?

Participar de um Pan-americano não é fácil: os atletas selecionados são escolhidos entre os melhores de cada país e inscritos no Comitê Organizador dos Jogos. Para o atleta, significa uma colocação entre os melhores e a chance de competir nas Olimpíadas e atingir o máximo em suas carreiras.

Por tudo isso, é muito importante chamar a atenção para a presença de vários atletas portadores de asma e que tiveram que lutar para vencer as barreiras naturais do corpo e ainda, a limitação imposta pela asma. São vencedores, independente das medalhas que recebam, pois conseguiram atingir um grau de saúde e capacidade física invejável a qualquer pessoa e considerada por muitos como proibida aos asmáticos.

Além disso, constituem exemplo e incentivo às pessoas portadoras de asma: se a doença não tem cura à luz dos conhecimentos atuais, pode ser tratada e permitir uma vida normal ao seu portador.

Se não se vence a asma, a doença torna-se a vencedora.
É vital assumir e enfrentar a asma sem resignação,
lutar, desafiá-la e superá-la!


Jogos Parapan-americanos

É claro, não poderia deixar de citar os Jogos Parapan-americanos, organizados pelo Comitê Paraolímpico internacional, exemplo máximo da superação e rompimento de limites, já que os atletas são portadores de deficiências como: paralisia cerebral, lesão medular, portadores de amputação, deficiência visual, deficiência mental e outros.

No Rio, serão realizados em agosto 2007, com a participação de 1000 atletas que disputarão em 10 modalidades esportivas: Atletismo, Natação, Basquete em cadeira de rodas, Voleibol sentado, Futebol de 5, Futebol de 7, Halterofilismo, Judô, Tênis em cadeira de rodas e Tênis de mesa.

A todos, nossos parabéns!
Atletas e todos os que se dispõe a vencer suas limitações,
sejam quais forem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno