Pular para o conteúdo principal

Alergia a Penicilina


Fatos Históricos

Em 1928, Alexander Fleming, estudando bactérias em um laboratório, observou que em algumas placas que havia esquecido de jogar fora, surgira uma contaminação por um fungo que causava lise (morte) das bactérias ao seu redor. Este fungo pertencia ao gênero Penicillium e a partir desta avaliação, foi descoberta a penicilina. O próprio Fleming declarou: "Não inventei a penicilina. A natureza é que a fez.Eu só a descobri por acaso”. Um feliz acaso que proporcionou à humanidade o acesso a um medicamento salvador de milhões de vidas.

Entretanto, com o passar do uso, foram observadas reações indesejáveis com o medicamento e em 1949 foi relatado o primeiro caso de morte por uso de penicilina. Desde então, expôs-se uma outra face do medicamento e a possibilidade de risco desta substância.

Dados atuais do Ministério da Saúde mostram que no Brasil as reações à penicilina ocorrem com prevalência estimada de 2% por tratamento, sendo rara a reação anafilática.

Como identificar a alergia à penicilina

Nem sempre é fácil identificar a alergia à penicilina baseado no relato do paciente, que pode se confundir em situações variadas. Por exemplo, estar em uso de penicilina, apresentar uma erupção na pele por outra causa e relacionar como alergia. Ou ainda, a pessoa estar em uso simultâneo de vários medicamentos, surgindo a erupção e relacionar a penicilina como causa, já que os antibióticos são usualmente considerados pelo leigo como medicamentos “mais fortes”. Injeções de penicilina, por sua vez, podem ser bastante dolorosas e provocar sintomas como sudorese, desmaio, sendo considerada pelo paciente como “alergia” à penicilina.

Citam-se ainda situações clínicas onde a reação ao medicamento pode se relacionar com outras doenças do paciente: um exemplo é a erupção cutânea que pode surgir quando uma penicilina semi-sintética (ex: ampicilina, amoxicilina) é empregada em pessoas com mononucleose infecciosa.

Por tudo isso, se uma pessoa já teve algum tipo de reação com uso de penicilina,deve procurar o médico alergista e relatar todos os dados, a fim de que se estabeleça um diagnóstico correto.

Sintomas mais comuns de Alergia à Penicilina

A alergia à penicilina se manifesta de forma imprevisível e variada, desde sintomas discretos até quadros potencialmente fatais, sendo descritos:
- Erupção na pele – também chamada de “rash” cutâneo, caracterizado pelo aparecimento de “pintinhas” ou lesões rendilhadas e avermelhadas na pele.;
- Coceira –em geral intensa;
- Placas de urticária;
- Inchação de lábios, pálpebras e face;
- Casos graves poderão evoluir com envolvimento de múltiplos órgãos e sistemas do organismo, manifestando-se com sintomas graves e variados: asma (broncoespasmo), rinite, sintomas gastro-intestinais, alterações cardiovasculares,etc.

Manifestações Clínicas:

As manifestações clínicas da alergia à penicilina podem ser classificadas de acordo com o tempo decorrido entre o uso do medicamento e o aparecimento dos sintomas, sendo denominadas como: Imediatas, Aceleradas ou Tardias.

-Reações Imediatas: são as mais graves, ocorrendo na primeira hora após o uso.
Acompanham-se de: coceira intensa, placas de urticária, rubor, ou ainda de edema na laringe (glote), falta de ar, cólicas abdominais, arritmia cardíaca e, mais raramente, choque anafilático.

-Reações Aceleradas: Ocorrem entre 1 e 72 horas após o uso do medicamento, podendo cursar com urticária, angioedema, coceira intensa ou evoluir para forma mais grave e morte.

-Reações Tardias: São reações freqüentes e benignas, surgindo após 72 horas ou mais, com erupção na pele (rash). Quadros graves ocorrem mais raramente.

Mecanismos imuno-alérgicos das reações à Penicilina:
As reações alérgicas aos medicamentos obedecem a chamada classificação de Gell e Coombs, que divide os mecanismos imuno-alérgicos em Tipos I,II, III e IV. O tipo I corresponde à reação clássica mediada por anticorpos de alergia denominados imunoglobulina E ou simplesmente IgE. O tipo II envolve anticorpos anticelulares do tipo IgG enquanto o tipo III cursa com formação de complexos imunológicos. O tipo IV envolve células e está mais relacionada às reações de contato na pele com cremes ou pomadas contendo a substância.

Este é um conceito difícil para o leigo e não foi colocado aqui para confundir ou com pretensão de esclarecer um tema tão complexo em poucas palavras, mas sim para ressaltar uma característica importante: a penicilina é capaz de causar reações nos quatro tipos de mecanismos. Esta constatação é importante para se entender como é vasto o campo das reações a estes medicamentos.

Diagnóstico da Alergia à Penicilina

Se uma pessoa fez uso do medicamento e os sintomas surgem coincidindo com o início do tratamento, a identificação da alergia é fácil. Entretanto, quando o surgimento é tardio ou se existem outros medicamentos em uso pelo paciente, é necessário uma rigorosa avaliação clínica para se identificar corretamente o processo.

A base para o reconhecimento da alergia à penicilina é a anamnese, isto é, uma história minuciosa da reação e os dados de uso anterior da medicação e das condições de saúde do paciente.

Testes cutâneos

O teste com penicilina realizado em farmácia, aplicando-se uma pequena quantidade do medicamento no antebraço do paciente é incorreto, sendo comum que a pele fique irritada fornecendo falsos resultados positivos. Além disso, se a pessoa for alérgica ao medicamento, poderá provocar reações graves e não apenas no local da aplicação.

As clínicas e ambulatórios de Alergia realizam o teste com soluções diluídas de penicilina, feito pelo médico, sendo um procedimento demorado e que necessita acompanhamento especializado, conseguindo detectar 90 a 95 % dos pacientes sob risco de reação anafilática.

É importante ressaltar que estes testes não são indicados para prever se uma pessoa poderá ou não apresentar alergia em um futuro uso da penicilina, não sendo isentos de riscos, devendo ser realizados em local que tenha recursos para atendimento emergencial .

O uso do teste sanguíneo denominado RAST para detectar a presença do anticorpo específico contra a penicilina está indicado como alternativa em alguns pacientes.

Os testes são úteis para as reações que envolvem a participação de IgE, não tendo o mesmo valor em outras situações, como por exemplo: doença do soro, anemia hemolítica, dermatite exfoliativa, síndrome de Stevens-Johnson, dermatite de contato, etc. A dermatite de contato pode ser avaliada mediante realização de testes alérgicos de contato.

Dúvidas mais comuns:

1. Não tenho alergia à penicilina. Como devo proceder?

Não há como prever se uma pessoa poderá vir a ter no futuro uma reação alérgica com uso de penicilina.Mesmo pessoas que já utilizaram a medicação em mais de uma ocasião poderão desenvolver alergia no futuro.

A penicilina é um antibiótico importante no tratamento de infecções, mas infelizmente no Brasil é vendido livremente nas farmácias, sendo observado alto índice de uso por conta própria ou por aconselhamento de amigos, curiosos, balconistas, etc. É importante que se use a penicilina apenas com receita médica e no tempo correto, sendo incorreto interromper a medicação assim que os sintomas cedem.

2. Existem pessoas que são mais predispostas ao aparecimento de sensibilidade à penicilina?

Os estudos científicos mostram que alguns fatores são capazes de influenciar no surgimento da alergia à penicilina, como:

- Fatores genéticos.

- Doenças associadas, como por exemplo:HIV, doenças virais, leucemias podem cursar com maior chance de alergia a penicilina.

- As reações mais graves com penicilina acontecem mais com o uso injetável, sendo raras ou discretas quando usados por via oral.

- Pessoas que estejam em uso de beta bloqueadores tendem a ter maior susceptibilidade às reações alérgicas à penicilina.

- As reações ocorrem com maior freqüência na faixa etária de 20 a 49 anos, sendo raras em crianças

- A história de alergia prévia à penicilina deve ser confirmada antes do uso, para evitar risco de nova reação..

OBS: é importante ressaltar que a presença de história de alergia a remédios em outros membros da família não se associa com maior freqüência desta reação. Da mesma forma, as pessoas portadoras de outras doenças alérgicas não têm maior predisposição para desenvolver alergia à penicilina. Entretanto, neste caso, uma vez sensibilizados, tendem a apresentar reações mais graves.

3. Tomei penicilina e tive reação, mas só surgiu no dia em que estava terminando o tratamento. Pode ser mesmo uma conseqüência da penicilina?

Sim. Embora seja um conceito comum de que a alergia surge logo no início do uso de um medicamento, a penicilina pode causar reações tardias (leia a explicação no texto).

4. A alergia a Penicilina foi confirmada. O que devo fazer?

O ideal é usar antibióticos alternativos, que não pertençam ao grupo das penicilinas. Estudos mostram que cefalosporinas podem reagir em 20% de pessoas alérgicas a penicilina. Nos casos especiais, o médico alergista decidirá sobre o uso da medicação com segurança.

O alérgico deve portar um cartão ou alerta da alergia à penicilina e comunicar em visitas a outros médicos esta ocorrência.

5. O que é “Dessensibilização” à penicilina?

Chama-se de Dessensibilização a administração controlada pelo médico, feita em ambiente hospitalar, de diluições gradativamente menores e em volumes inversamente maiores da peniclina, seguida do uso da medicação. É indicada apenas em casos onde a penicilina é imprescindível.

Foto da visita de Alexander Fleming ao Brasil em 1950
(acervo FIOCRUZ)


E, para finalizar, uma frase atribuída a Alexander Fleming:

"A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes."

Comentários

  1. Pra não ter ciumes entre blogs...vou comentar esse aqui....vou ser sincera e dizer que so li o final... hahahhaa
    e sem duvidas o vinho nos torna felizes!!! Pena que eu comprava vinho por 6,00 dolares..Aqui agora é 50,00!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Deni. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/4/08 08:49

    Bom dia gostaria de congratular este blog pois tem sido muito util para compreenção de alguns sintomas de alguns pacientes obrigado

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/4/08 23:29

    Obrigado pelo incentivo ao nosso trabalho. Convidamos que volte sempre para visitar nosso Blog.

    ResponderExcluir
  5. olá. tenho 23 anos e descobri que sou alergica à penicilina aos 8. desde aí, e por engano dos médicos, tive mais dois ataques de alergia, sendo que o ultimo foi o mais grave, levando-me ao hospital em risco de vida. desde então, o meu médico afirma que devia usar um fio com uma medalha com essa informação. a questão é que não encontro á venda e se mandar gravar uma não acredito que chame à atenção num momento dw crise. podem ajudar?
    desde já obrigada pela informação!! :)
    Sara

    ResponderExcluir
  6. Sara: Existem cartões que você pode levar na carteira identificando sua alergia a penicilina: peça ao seu alergista para orientá-la.

    ResponderExcluir
  7. olá é o seguinte, andei meio ano a fazer tratamento de pninselina e não tinha alergias nenhumas e agora tenho ao polem a erva , po de casa , farinhas quaso tudo que seja po, é possivel que tenha sido por essa causa ? é que n tive nunca alergia e agora aos 21 anos e que apareceu axim.
    agradeço resposta obrigado

    ResponderExcluir
  8. ola fiz ua tratmento a 2 anos de peninselina durante 6meses e dp comecei a ter reaçoes alergica ao polen po de casa farinha relva etc e nao tinha nenhuma alergia antes sera possivel ser por causa do tratamento? agradeço resposta obrigado

    ResponderExcluir
  9. Prezado Jhonathan: Alergias a pólen, pó caseiro e outros inalantes podem surgir independentemente ao uso prévio de medicamentos, como penicilina ou outros. Uso de medicamentos e alergia a pólem ou poeira são fatos isolados. Sugiro procurar um médico especialista em alergia e imunologia.

    ResponderExcluir
  10. tenho alergia a penicilina desde bebe, conforme minha mae relata que tive uma seria crise de urticaria e fechamento das vias respiratorias. desde entao nunca utilizei medicamentos com penicilina.

    Entretanto a duas semanas comecei a ter urticaria ( grandes manchas vermelhas na pele, pequenas bolinhas e muita coceira)

    minha pergunta é:

    Existem produtos cosmeticos/higiene (sabonetes, desodorantes, shampoo ou pasta de dente/enchaguante bucal) que contenham penicilina?

    minha alergia poderia estar relacionada a isso?

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente não é possível emitir um parecer baseado apenas em seu breve relato e sem examiná-lo. A penicilina pode estar presente em mínimas quantidades (traços) em alguns alimentos onde os animais foram tratados com o medicamento, mas não é usual em podutos cosméticos. Aconselho que procure um alergista para esclarecer seu caso. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estou colonizada pelo streptococcus hemolítico do grupo B, e como pretendo engravidar, preciso acabar com essa bactéria. Vi que essa bactéria é sensível à penicilina. Já utilizei outros antibióticos antes, e não resolveram o problema. Gostaria de saber como a penicilina é utilizada, em regra, para acabar com bactérias do trato vaginal? Poderia ser a penicilina oral? Existe creme vaginal a base de penicilina? As dúvidas são só para me orientar antes da consulta médica. Ahhh... tb gostaria de saber antes da administração da penicilina, se sou alérgica? É recomendável? Grata pela atenção, e parabéns pelo blog! Roberta.

    ResponderExcluir
  13. Roberta: a penicilina é um antibiótico valioso para tratar infecções. A escolha do tipo de penicilina, dose e da via a utilizar é feita pelo médico baseado nos dados clínicos e laboratpriais de cada paciente. Por isso, as informações que solicita só poderão ser dadas pelo seu ginecologista. O teste de penicilina não é indicado se não existe suspeita de alergia. Obrigado pelo incentivo ao nosso trabalho e volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  14. Anaiz Bueno1/6/09 08:28

    Olá meu nome é Anaiz, tenho 22 anos.
    Há quatro meses eu tomei uma injeção de penicilina para inflamação na garganta, e desde então minha coluna não para de doer . Já fui em vários médicos , fiz vários tratamentos e não para de doer. Obs: A dor começou no dia seguinte que tomai a injeção. Gostaria de saber se a dor na coluna pode ser alguma reação ao medicamento ? Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  15. Anaiz: o seu relato não sugere alergia à penicilina, mas para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  16. Olá, meu nome é Sérgio e há um mês eu sofri um acidente onde eu tive desvio do septo e passei a não sentir mais cheiro de nada, o médico me prescreveu amoxilina, eu tomei, mas como não surtiu nenhum efeito, eu nem cheguei a tomar os 14 dias, só que agora, depois de uns 10 dias que eu parei de tomar o remédio, surgiu uma alergia em mim, meu pescoço, palma da mão e tronco estão avermelhados e um pouco inchados, meu rosto também, eu passei no médico que me passou prednisona, então eu melhorei, mas quando parei de tomar, a alergia voltou. Gostaria de saber se o fato de ter sofrido o acidente e ter tido desvio do septo tem a ver com a alergia provável da penicilina, ou se for mesmo da penicilina, é possível que persista depois de tanto tempo? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  17. Sérgio: infelizmente não é possível emitir um parecer sem avaliar seu caso pessoalmente. A peniocilina pode provocar diversos tipos de reações, algumas de início tardio. O aparecimento da alergia à penicilina não tem relação direta com o acidente ou com o desvio de septo. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Obrigado por visitar e participar do nosso blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá, meu nome é Everton, minha namorada teve uma reação alergica após tomar via oral 3 comprimidos de penicilina (a cada 12h). Ao percebermos a reação, suspendemos a droga, mas já estamos no quarto dia após o uso da penicilina, ela está tomando cortecoide + celestamine e as manchas no corpo não dão nem sinal de melhora, pelo contrário, parecem piorar. Isso é normal? Por quanto tempo é comum que permanecam esses sintomas? Quanto ao desaparecimento dos sintomas, deve acontecer de forma bem gradativa ou costuma ser mais rápido, tornando notória a melhora? Grato.

    ResponderExcluir
  19. Clpinica de Alergia PGRJ28/7/09 23:58

    Ewerton: a penicilina pode causar diversos tipos de alergia, com mecanismos alérgicos bem dferentes entre si. Desta forma, a resposta ao tratamento também é bastante diferente. Por isso, não é possível responder suas perguntas sem examinar pessoalmente.Aconselho que exponha sua preocupação ao alergista que trata de sua namorada: ele conhece bem seu caso, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Lembro que o diálogo e a confiança são a base para o sucesso do tratamento.Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  20. fiz uma colecistectomia a alguns anos atrás e quase morri no momento da medicação, vancomicina, sou alérgica tb a penicilina,os dois são antibióticos diferentes? a medicação que tomei vancomicina, quem receitou foi um cardiologista, que era pra ser aplicada no trans operatório, ele disse que eu tinha prolapso na válvula mitral, conclusão; quase morri, entrei as 12hrs na sala de cirúrgia e sai 16hrs,a pouco tempo fiz um ecocardiograma e não constou nada de prolapso, quase morri a toa é móle,é chato pois se eu precisar de um antibiótico poderoso, a pinicilina, o que vou fazer? ja precisei no caso de h.pilori e foi muito ruim não poder fazer uso da pinicilina, tem algum outro medicamento a base de pinicilina ou vancomicina? gostaria de saber. O site é maravilhoso, parabéns e um ótimo final de semana a todos vcs.

    ResponderExcluir
  21. Vancomicina não pertence ao mesmo grupo químico das penicilinas. As reações alérgicas a medicamentos são imprevisíveis e não são tratadas com vacinas. Por isso, aconselho que procure um Serviço de Alergia onde possa ser investigada e orientada sobre uso de medicamentos alternativos para seu caso.
    Agradecemos o seu carinhoso incentivo ao nosso trabalho voluntário e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  22. olá, a algumas semanas fiz uma injeção d pelicilina p/ uma infecção na garganta (seguida d uma de voltaren) e depois de alguns dias, meu corpo s encheu d bolinhas d pus... vermelhões, e sinto muita coceira, o que eu poderia passar para essas feridas se amenizarem?? obrigada

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Eu tambem tenho alergia à Penicilina,pois estou tomando um remedio "FLUOXETINA" e essa semana comecou a surgir alguns sintomas como coceiras e o rosto cheio de pintinhas, será que essa reacao deve ser desse medicamento?

    ResponderExcluir
  24. O melhor caminho é procurar um alergista para orientar sua alergia. Não é possívrl prescrever uma medicação sem examinar pessoalmente. Contamos com sua compreesnào. obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  25. Evelyn: o fato de ter alergia à penicilina não tem relação direta com uma possível alergia à fluoxetina. Aconselho que procure um alergista: não há como apontar a causa de sua alergia sem examiná-la. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Tomei uma injeção de penicilina e passar uns dias fui parar ao hospital,com uma infeção nos rins quase morri,fiquei muito inchada e nao conseguia fazer xixi,enfim tive no hospital quase dois meses.Quero saber se isso pode ser alergia.Quero saber onde posso fazer o teste

    ResponderExcluir
  27. O parecer que solicita é complexo e não pode ser feito através de aconselhamento por email. Para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Contamos com sua compreensão.
    Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  28. Olá. Cerca de 7 anos atrás tive otite e o médico receitou amoxicilina, passei muito mal, retornei ao mesmo e ele disse que eu tinha alergia a penicilina e seus derivados, mesmo não tendo feito exame nenhum. Bom, o fato é que quero fazer uma tatuagem e todas as anestesias locais (pomada) são a base de lidocaina, prilocaina ou xilocaina, e acredito que todas sejam derivadas ou outra geraçao de penicilina, não sei qual o termo adequado. Mas, enfim, quero saber se sou realmente alergica e se tem alguma coisa que eu possa fazer pra saber ou outra pomada que anestesie pra quem nao pode usar penicila. Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente verificamos em seu relato que seu raciocínio está equivocado. Aconselho que procure um especialista em Alergia para orientá-lo. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica geral do Rio de Janeiro. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. Qual o nome do exame para saber se tenho ou não alergia a penicilina? Como é realizado esse exame?

    ResponderExcluir
  31. O alergista avaliará seus dados clínicos e realizará o teste de pesquisa de sensibilidade à penicilina. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  32. Ha dois dias minha filha esta tomando amoxilina, e os olhos dela incharam. Sera que é alergia?
    Paro com a medicação?

    ResponderExcluir
  33. Maraisa: aconselho que entre em contato com o médico de sua filha ou a leve num pronto atendimento. Infelizmente não há como emitir um parecer sem examinar pessoalmente. Contamos com sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo1/2/10 03:02

    Olá primeiramente parabéns pelo blog, ele é muito importante para todos.
    Gostaria de saber quanto ao cartão que o alérgico deve portar... há algum modelo disponível, onde pode ser adquirido um cartão para alguém alérgico a penicilinas e derivados? Agradeço desde já. Luis

    ResponderExcluir
  35. O seu alergista pode fornecer um cartão sobre sua alergia. Não há um cartão padrão, em geral, varia em cada especialista. Converse com seu médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  36. Uma duvida..

    Como surge a alergia à penicilina? É apenas genetico? Ou tem outra razao? Nao consegui entender

    ResponderExcluir
  37. Gonçalo: a tendência é genética (hereditária). Não se explica exatamente porque uma pessoa usa a penicilina por várias vezes e depois desenvolve a reação alérgica. Mas, a alergia é mesmo assim: é preciso sensibilizar para numa segunda etapa evidenciar a alergia a um medicamento.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  38. A Dessensibilização à penicilina cura a alergia para sempre??

    ResponderExcluir
  39. Ed: a dessensibilização é reservada para os casos onde o uso da penicilina é insubstituível e necessário. Contudo, com a interrupção do tratamento pode ocorrer retorno dos sintomas.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  40. olá!
    quando ainda bebe, fui diagnosticada com alergia a penicilina,porem agora adulta nao sei se a alergia permaneceu..
    isso poderia acontecer?

    ResponderExcluir
  41. nfelizmente, não é possível ajudá-lo via internet. Somente através de uma consulta médica será possível estabelecer o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado. Você deve realizar uma consulta médica com um alergista para confirmar se é mesmo alérgica à penicilina.

    ResponderExcluir
  42. Olá, minha filha de apenas 3 dias tomou ampicilina e houve um quadro de apneia e cianose, permanecendo por +- 40 segundos. Há possibilidade de sequela por falta de oxigenação?

    ResponderExcluir
  43. O parecer que solicita não pode ser feito sem conhecer os dados clínicos de forma minuciosa: aconselho que exponha sua preocupação ao pediatra que acompanha sua filha pois ele a conhece bem e poderá orientarde forma adequada. Agradecemos seu contato.

    ResponderExcluir
  44. Meu nome é carla, ja é a segunda reação alérgica que eu tenho da cefalexina, meu dermatologista falou que eu devo ter alergia a penicilina e derivados, estou com coceira na vulva, oque eu posso fazer para diminiur? ja parei com o medicamento á dias porem o sintoma nao desapareceu.

    ResponderExcluir
  45. Carla: 1) é possível realizar testes com a penicilina e confirmar sua alergia 2)para afirmar a causa do prurido na vulva é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure seu ginecologista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo8/7/10 21:27

    boa noite!!! comprei um remedio amoxilina por conta de 500 mlg tomei 5 ml assim que eu engoli o medicamento imediatamente me deu reação na garganta que estava inflamada... minha garganta começou a penicar e depois fiquei com os labios inchados... nao sei se eu morri ou dismaei... nao vi nada o que aconteceu... apenas me levaram a o hospital
    pergunta e sera que e a reação do medicamento que me causou esses danos.... ou sera que me deu parada respitatoria...

    ResponderExcluir
  47. É possível que tenha sido uma reação alérgica à penicilina. Aconselho que procure um alergista e não faça uso de derivados da penicilina até que receba uma orientação.Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite.
    Eu preciso tomar um antibiótico, o azitromicina, mas eu sou alergica a penicilina e gostaria de saber se esse medicamento contém penicilina.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  49. Azitromicina não faz parte do grupo das penicilinas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Boa Tarde...
    Primeiramente parabéns pelo Blog.
    Estava com inflamação no ouvido, fui a um posto de saúde,no dia 26, e mesmo falando que era alérgico a penicilina, a médica me receitou amoxilina,tomei 3 comprimidos a dor de ouvido não passou, fui a um médico particular no dia 27 que mandou eu parar com esse medicamento e me receitou outros,acetilcefuroxima, e biofenac lp (esse para dor),tomei até o dia 8 e meu problema passou, mais lá pelo dia 13 começaram a aparecer manchas pelo meu rosto todo, pelo que lí podem ser reações tardias, mais é aconselhavel outro tipo de tratamento, com o tempo isso passa, ou, podem aparecer outras complicações ?
    Obrigado pela atenção...

    ResponderExcluir
  51. Os dados que envia são insuficientes para emitir um parecer sobre seu caso. É importante investigar se as lesões foram mesmo ocasionadas pelo uso do antibiótico ou por outras medicações utilizadas, como por exemplo oantinflamatório. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Colocamos nossa equipe ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita e pelo incentivo ao nosso trabaho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Regina Carneiro29/10/10 09:40

    Olá, sou alérgica a penicilina. Na última semana numa consulta médica esqueci de informar ao médico sobre a alergia e o mesmo sem saber me receitou unasyn. Tomei o primeiro comprimido e só depois li a bula. Em seguida entrei com loratadina. Hoje é o sexto dia que tomei o remédio e ainda estou com o corpo cheio de reações e muito inchaço, teria mais alguma coisa que pudesse fazer para acelerar o processo alérgico. Grata

    ResponderExcluir
  53. Regina: compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão. Não posso atender sua solicitação através de um aconselhamento por e-mail. Seria leviano de minha parte indicar uma medicação ou orientar seu tratamento sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  54. Ozelia Matos21/11/10 22:08

    Meu filho tem alergia à benzetacil!,mas ele tomou um sulfametoxazol+trimetoprima e cetoprofeno e os olhos dele começou a inchar esses outros medicamentos tem alguma coisa em comum?Quais mais são da composição da benzetacil?Obrigado.

    ResponderExcluir
  55. Ozélia: os dados que envia não são suficientes para definir a causa do edema apresentado por seu filho. Sulfametoxazol é um antibiótico do grupo de sulfas e cetoprofeno é um antinflamatório. O melhor caminho é levar seu filho a uma consulta com alergista para que receba uma orientação personalizada e adequada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  56. Meu filho tomou um medicamento receitado pelo dentista apos uma extração de dente, a base de penicilina, apos aproximadamente 2 horas começou a entortar as mão e a boca e foi caindo sobre a mesa que estava proxima sem nenhum movimento, isto é alergia a penicilina?

    ResponderExcluir
  57. O seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. Mas, para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo6/1/11 15:01

    Boa Tarde, me chama Rita Braga, tenho 28 anos. Estou tomando o medicamento CEFALEXINA indicado pelo meu dentista. porém eu tenho alergia a Sulfa e a Penicilina. Tomei 04 comprimidos e já estão me saindo algumas urticárias. Liguei imediatamente para meu dentista e ele me disse que não teria problema, que eu poderia seguir tomando. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM RISCO MAIS GRAVE SE EU CONTINUAR TOMANDO? Se possível me respondam...Muito Obrigada...Meu email rita_moreira22@hotmail.com...Obrigada

    ResponderExcluir
  59. Rita: pessoas alérgicas à penicilina tem alta chance de apresentarem reação alérgica com a cefalexina (pois trata-se de uma penicilina sibtética). É prudente interromper o uso e pedir nova orientação ao seu dentitsa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  60. Sou alergica a penicilina 100%, tive problemas sérios quando tinha 26 anos através de duas injeções que tomei. Inclusive coloquei uma etiqueta informando da alergia 100% em minha identidade. Agora aos 50 anos, tive uma alergia com coceira de nivel leve no pé e passei uma pomada a base de penicilina por recomendação casaira , 5 dias após começou uma coceira terrível com bolhas de pus, vermelhão e muita ardência. Fui ao medico e foi receitado Cetoconazol compridos e pomada. Acontece que não resolveu e temo por um grande sofrimento como o do anterior, onde fiquei com as duas mãos descamando por um ano e tomando cortisona. Portanto o que devo fazer.
    Grata.

    ResponderExcluir
  61. Marisa: peço sua compreensão, mas não tenho condições para emitir um parecer sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  62. Anônimo3/3/11 11:12

    Boa tarde.
    Tenho um bebê de 7 meses que precisará tomar penicilina devido a uma leve infecção urinária.
    Tenho receio de medica-la pois não sei se ela tem alergia ao medicamento.
    Os bebês correm mais riscos de serem alérgicos a penicilina?
    É verdade que a penicilina causa mais alergia do que outros medicamentos como o paracetamol, dipirona...?

    Obrigada.

    Mayra

    ResponderExcluir
  63. Mayra: 1) não há como prever seu uma pessoa terá alergia a penicilina, em qualquer idade. 2)a idade não 2) Reações alérgicas ocorrem em cerca de 2% dos casos.3) A alergia é menos comum nos bebês Aconselho que exponha sua preocupação ao pediatra de seu filho. Lembro que a confiança e o diálogo são a base para a relação médico-paciente-família.Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo5/4/11 02:12

    Boa noite!

    Meu filho cortou o dedo ha 10 dias levou 4 pontos e tomou uma injeção de penicilina. Hoje, apareceram bolinhas no corpo dele com uma enorme coceira. Ele foi na emergência hospitalar que diagnosticou alergia a penicilina. Será possível essa alergia aparecer 10 dias após ter tomado a injeção?
    Desde já agradeço a atenção.
    Dirla

    ResponderExcluir
  65. Dirla: é possível pois a penicilina pode provocar reações tardias: aconselho que procure um Serviço de Alergia para confirmar o diagnóstico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  66. olá... gostaria só que me esclaresese uma dúvida.
    se a penicilina é feita a base de um fungo e meu filho tem alegia acaro e apresentou reações ao tomar amoxilina tem alguma coisa haver

    ResponderExcluir
  67. Não há relação direta entre alergia a inalantes e alergia a penicilina. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  68. Boa Noite... gostaria de saber se quando eu tenho um caso de meningite ou por neisseria ou por streptococos que por eu morar em manaus minha melhor escolha é Penicilina G cristalina e ceftriaxona re´pectivamente segundo artigos aqui publicados pelo nossa fundação de medicina tropical, e meu paciente ser alergico a penicilina e faz reação cruzada com cefalosporinas de terceira geração... qual as minhas opções terapeuticas mais adequadas e porque?

    ResponderExcluir
  69. Lorena: peço sua compreensão, mas este é um blog dirigido para leigos. Obedecemos às orientações do Conseho Federal de Medicina, não sendo permitida a publicação de condutas terapêuticas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  70. Olá,
    tenho 27 anos e decobri que sou alérgica a penicilina aos 15, após ter dois choques ao ingerir o remédio em diferentes épocas e ter uma reação mto forte de placas no corpo inteiro. Atualmente estou sofrendo com fortes coceiras no olhos, garganta, nariz, e tb estou com a lingua mto rachada. Ao procurar ajuda fui informada que isso poderia ser uma falta da vitamina B em meu corpo e já que ouvi dizer que quem tem alergia a penicilina tem propensão a ter alergia a vitamina B gostaria de saber se isso é verdade? Outra coisa essas alergiasa que sinto, podem ser um reflexo dos choques que sofri no passado?
    Pela atenção obrigada!
    Ana

    ResponderExcluir
  71. Ana: não conheço dados científicos que relacionem a alergia a penicilina com alergia à vitamina B. Quanto à sua segunda pergunta, não posso afirmar através de um aconselhamento por e-mail, sem examiná-la, mas não parece ter relação entre sua alergia atual e a alergia a penicilina no passado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  72. há muitos anos atrás fiz uma injção de penicilina e caí desmaiado na mesma hora que acaber de tomar aa vacina. isso é alergia?
    já passei por cirurgia onde tive que substituir medicamentos e por isso tive problemas bem serios na recuperaçao.tenho duvida se é alergia ou não pois aqui no blog se fala muito em coceira etc e tal na pele. obrigada

    ResponderExcluir
  73. há muitos anos atrás fiz uma injção de penicilina e caí desmaiado na mesma hora que acaber de tomar aa vacina. isso é alergia?
    já passei por cirurgia onde tive que substituir medicamentos e por isso tive problemas bem serios na recuperaçao.tenho duvida se é alergia ou não pois aqui no blog se fala muito em coceira etc e tal na pele. obrigada

    ResponderExcluir
  74. O seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. Aconselho que procure um alergista para confirmar se é mesmo um caso de alergia a penicilina. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Olá! quando criança fiz um teste de alergia a penicilina no braço e logo a regiao ficou vermelha.
    Nunca tomei remedios a base de penicilina..e na ultima semana minha dentista me receitou amoxicilina 500mg capsula para uma inflamaçao.
    Eu falei que sou alergico a penicilina e ela disse que não tinha problema pois 500mg é uma concentraçao baixa comparada ao benzetacil que é injetável e o que poderia ocorrer era uma diarreiazinha. Bom, o meu problema é que estou com muito medo de tomar e ter alguma reaçao e nao saber o que fazer.
    O QUE EU POSSO FAZER SE TIVER ALGUMA REAÇAO, E SE O QUE ELA DISSE TEM ALGUMA LÓGICA. obs: Ela afirma categoricamente que eu posso tomar..
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  76. O seu relato não deixa claro se é mesmo alérgico à penicilina. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  77. Ola!!
    Tenho 25 anos e descobri que estou com uma infecção muito forte e seria recomendável o uso penicilina. só que que aos 19 anos eu tive uma virose e tomei, só que a reação alergica foi imediata, fiquei todo roxo, meu corpo inchou todo e meu coração acelerou muito, minha pressão arterial chegou a 16x14.sendo que fiz uso dele dos 6meses até os 8 anos de idade,e 11 anos depois meu organismo não aceita mais.O medico disse agora que é o unico remedio que pode me curar,e eu nao sei o faço.pode me dar uma dica ou me ajudar?
    Agradeço desde já.
    Obrigado!

    Alan.

    ResponderExcluir
  78. Alan: não recomendo que tome a penicilina sem antes consular um alergista para esclarecer se você é mesmo alérgico à mmedicação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Meu filho sempre tomou amoxicilina para sinusite, e nunca teve problema . Agora o médico rceitou cefamox. Esse remédio é do mesmo grupo da amoxicilina?

    ResponderExcluir
  80. Amoxacilina e Cefamox são derivados sintéticos da Pnicilina, embora de categorias diferentes. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  81. Boa noite, estou de 39 semanas de gestacao e tive meu exame para estrepto do grupo B positivo. Ha 5 anos atras, arranquei um dente e tive que tomar amoxicilina e anti-inflamatorio bextra. Não era a primeira vez que fiz uso de amoxil. No terceiro dia, apos 6 horaS da ingestao do medicamento, percebi, devido ao calor no rosto, que ele estava vermelho e inchado. A minha preocupacao e a seguinte. O medicamento mais indicado para est bacteria e a penicilina. Como posso saber se a reacao foi do amoxil ou do bextra? Na epoca lembro que consultei um alergista e ele disse que não tinha o que fazer. O que eu faco agora, pois meu antibiograma da resistencia para os demais antibioticos sugeridos para a bacteria? Seria loucura o medico arriscar ou não, ja que estarei num ambiente hospitalar? Preciso de orientacao urgente, obrigada

    ResponderExcluir
  82. Katia: é possível realizar um teste com a penicilina para orientá-la em seu tratamento. Aconselho que procure um Serviço Especializado em Alergia. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  83. Anônimo7/7/11 16:21

    Olá! Tive uma forte infecção de garganta e o médico me prescreveu Amoxilina. No segundo dia de tratamento comecei a sentir uma forte coceira em todo corpo além de lábios e região genital inchadas. Ainda estou tomando e temo que possa ter uma reação pior. Posso considerar que sou alergica ao medicamento? Esses sintomas são comuns? o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  84. Anônimo7/7/11 16:42

    Eu queria saber,se a Penicilina pode curar a AIDS,ou seja,eliminar o vírus HIV para que haja uma cura revolucionária de uma bactéria tão mortal e violenta como a HIV,a Penicilina pode destruir o vírus HIV?????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  85. Infelizmente a penicilina não cura a Aids. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  86. Bom dia , estou com uma infecção mamária e o meu médico receitou-me o antibiótico Claritromicina . Sou alérgica a penicilina . Disse-me que este antibiótico era um derivado da penicilina . Não haverá riscos de uma crise alérgica?
    P.s: O efeito da penicilina em mim foi crise de urticaria e fechamento das vias respiratorias em perigo de vida . Obrigada

    ResponderExcluir
  87. Claritromicina não é derivado de penicilina. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Olá,

    A Amoxicilina, se desenvolvida uma alergia, ela pode causar queda de pressão?

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  89. Boa Noite!!! Minha filha aos 20 dias de vida foi internada na UTI NEONATAL às 21:00h. com o diagnostico de otite média aguda, quando foi ás 00:00h. do outro dia ela fez uso de AMPICILINA e GENTAMICINA, às 12:00 do mesmo dia repetiu o medicamento (amp e genta.). Tendo sido suspenso ápos reação anafilática a AMPICILINA.
    Meu bebe apresentou 2 PCR positivos e 1 HMG alterado.
    Teve Estritor respiratório - obstrução alta (após infusão de antibiotico Ampicilina.
    Precisou de IMV por 24 horas, teve Descompensação hemodinâmica , necessitou de uso de aminas (Dopamina - 1 dia e Dobutamina po 2 dias).
    Ela fez uso para tratar a infecção dos seguintes medicamentos: Clindamicina e Gentamicina.
    No relátorio final: contra indicada a fazer uso de antibiotico do grupo das Penicilinas e Cefalosporinas.

    Minha dúvida é: minha filha hoje com 8 meses come apenas carne de RÃ (2 vezes por semana). Gostaria de uma segunda opinião, pois na alergista que levei disse que ela não poderia comer carne de vermelha de vaca pois os mesmos são tratados com alguns dos grupos da penicilina e o mesmo com os frangos de granja.
    Tenho uma preocupação enorme com a ingestão de proteínas que falta em seu organismo, essencial pra o seu desenvolvimento saudavel, mas por outro lado tenho muito medo de dar e ela ter outro choque anafilatico (foi na minha presença e foi muito traumatizante). Gostaria que vcs dessem uma esclarecida nesse sentido, sofro muito com essa dúvida (angustia) que não passa nunca!!! Me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  90. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão. Não tenho condições para atender sua solicitação através de um aconselhamento na internet. Seria leviano de minha parte emitir um parecer sem avaliar o caso de sua filha pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. As reações causadas pela penicilina e pela amoxacilina são variadas. A queda de pressão não costuma ser causada por uma alergia. Contudo, pode fazer parte, juntamente com outros sintomas, de um quadro anafilático. É importante conhecer os dados clínicos do paciente para afirmar a causa deste sintoma. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  92. o meu filho estava com dor no estomago,a avó deu para ele tomar amoxilina 500mg,e logo depois ele acordou com o corpo todp avermelhado,inchado,com muita coceira e no outro dia ficou com diarreia gostaria de saber se reaçao alergica a esse medicamento?obrigada

    ResponderExcluir
  93. O seu filho apresentou reação adversa ao medicamento, mas não há como afirmar se esta reação foi ocasionada por alergia sem avaliar seu caso pessoalmente.Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Boa Tarde! Durante esse semana vim apresentado um pequeno incomodo na garganta, e percebi que ela estava inflamada...nesse mesmo dia tive febre de 37,5...e tomei o amoxicilina. Só que tem um detalhe eu também to fazendo tratamento de rinite, com aplicações subcutânea uma vez por semana toda terça! E ontem era o dia de tomar! eu tomei a injeção e a amoxicilina pra garganta, uma vez que fiz febre. Hoje acordei com vermelhidão espalhada pelo corpo, e coceira. Isso poderia estar associado a algum componente da amoxicilina ou tem haver com o fato de eu ter injetado no mesmo dia o remedio para rinite?

    ResponderExcluir
  95. Gabriel: os dados que envia não são suficientes para fazer um diagnóstico do seu caso. É provável que tenha ocorrido uma reação adversa medicamentosa. Aconselho que entre em contato com seu alergista para que o examine e oriente a conduta mais adequada.

    ResponderExcluir
  96. Minha mulher está gravida de 10 semanas e foi diagnosticada com o vírus da sífilis, mas ela é alérgica a Penicilina G, eu ouvi dizer que outros tipos de antibióticos para combater a doença não é recomendado por gestantes, existe algum meio de amenizar a alergia e poder-se tomar a penicilina no caso dela ou existe algum outro antibiótico que ela possa tomar, Obrigado.

    ResponderExcluir
  97. O caminho mais adequado é levar sua esposa a um Serviço Especializado em Alergia. Esta orientação não pode ser feita através de um aconselhamento na internet. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  98. Eu moro na região do Grande ABC,na área metropolitana de SP. Por favor, vocês conhecem algum outro endereço, por aqui, onde eu possa levar minha esposa? Obrigado.

    ResponderExcluir
  99. S Paulo possui excelentes profissionais. Para encontrar um médico alergista em sua cidade, aconselho que visite o site da ASBAI (www.asbai.org.br) e procure o setor “Localize um especialista”. Basta digitar o estado e depois a cidade em que reside. Depois clique em OK: abrirá uma lista com os nomes de todos os médicos portadores de título de especialista em Alergia no local escolhido. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  100. Olá, fui ao médico pois estava sentindo muita dor no calcanhar, fui com a intencao de pegar uma receita medica para dor, um anti inflamatorio. Junto com essa o esporao de calcaneo, estive duas semanas com uma ingua atras da orelha. Mostrei para o medico, ele disse que eu estava com alguma infeccao, ou na garganta, ou no ouvindo. Sem fazer exames, me receitou AMPICILLIN 500mg, eu estou com o remedio nas maos, mais ainda nao tive coragem de tomar pois estava pesquisando a respeito dele. Nao sei se tenho alergia a penicilina. Naoo quero ter uma surpresa de ter essas reacoes que todos os que tem alergia tem. O que fazer? eu continuo com a ingua, esta menor, mais continua comigo. Nao estou sentindo dor no ouvindo ou na garganta. Mais sei que algo tenho, pois essa ingua nao sairia pelo esporao de calcaneo, sairia? espero ansiosa a resposta de voces. obrigada.

    ResponderExcluir
  101. O parecer que solicita não pode ser emitido através de um aconselhamento na internet. A presença do gânglio (popularmente chamado de íngua) pode ou não indicar uma infecção: para afirmar se há necessidade do uso do antibiótico é necessário conhecer seus dados clínico de forma mais criteriosa, além de examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  102. boa tarde, eu moro em inglaterra e ainda tenho dificuldades em entender e explicar aos doutores que sou alergica confirmada a penicilina,estou com uma grande gripe, e recorri ao medico, tomo o cardevedidol para a angina de peito, e o ventilan pois tenho bronquite asmatica cronica, e o lanzoprazol para o estomago, todos os dias tenho que tomar esta medicação, o medico receitou me o antibiotico de nome KLARICIL XL para a gripe mas tenho medo que tenha penicilina, agradecia se me podessem exclarecer se posso tomar ou nao ? assinado Sandra Loureiro e obg

    ResponderExcluir
  103. É provável que o medicamento contenha a substância chamada claritromicina (clarithromycin)que não pertence à classe das penicilinas. Confirme com seu médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  104. Meu filho tem 5 anos,tem rinite e faz tratamento de imunoterapia para alergia. A cerca de vinte dias apresentou febre e como estava tossindo a alguns dias, levei-o ao medico, que diagnosticou apenas uma dor de garganta viral, passou três dias de antinflamatório e 10 dias de antialérgico. Melhorou. A cinco dias voltou com febre alta a garganta inflamada com placas de pus.Levei-o ao medico, foi diagnosticado com amigdalite bacteriana e receitado amoxacilina/ac.clavulanico por 10 dias. Três dias depois apareceram placas avermelhadas e altas nas bochechas e nas pernas. Essas placas desapareceram horas depois, ficando apenas uma pequena na perna. Suspendi a medicação e retornei ao médico, que trocou o remédio por azitromicina, 4ml uma vez ao dia. Dei o remédio ontem as 19:30, quando foi 23:00 ele estava todo empolado novamente. Fiquei observando, lá pela 1:00 da manhã não havia mais placas. Acordou normal. Minhas dúvidas: Será que ele é alegico a azitromicina? Porque o quadro melhorou tão rápido? Posso continuar dando o remédio?
    Em tempo, não sei se são neuroses de mãe. Mas ele sua muito a cabeça a noite e tem reclamado de cansaço.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  105. Cristina: o seu relato não é sugestivo de uma alergia à azitromicina. Mas, não há como afirmar através de um relato na internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o médico do seu filho. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Alessandro de Curitiba11/11/11 14:16

    Alessandro de Curitiba

    Olá, preciso fazer um tratamento p/ H. Pylori e sou alérgico a penicilina, a amoxicilina poderá ser substituida por outro antibiótico? Qual antibiótico poderá ser utilizado em seu lugar? Terá o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
  107. Alessandro: é possível substituir a penicilina, mas esta não é uma orientação padronizada. Para indicar a substituição, é essencial conhecer cada paciente. Aconselho que procure seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. ola,comecei o tratamento da febre reumatica e tomei benzetacil depois de uma duas horas senti uma dor forte no estomago,e depois de 10 dias surgiu manchas vermelhas pinicava na pele,na segunda senti uma sensação de calor,e na terceira nao senti nada,gostaria de saber se é possivel eu ter elergia a benzetacil...e qual exame fazer...

    ResponderExcluir
  109. Gostaria de saber qual exame devo fazer para confirmar se sou alergica a cefalexina?

    ResponderExcluir
  110. Gustavo: o seu relato não sugere que tenha sido uma alergia, mas não há como afirmar sem avaliar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Havendo necessidade,ele indicará a realização de testes ou exames para confirmar. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  111. Nem toda reação à cefalexina é de causa alérgica. Assim, o primeiro passo é procurar um alergista para confirmar o diagnóstico e avaliar se há necessidade de exame ou de teste. Caso more no Rio, estamos ao dispor para esclarecimentos na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  112. boa tarde meu irmão foi diagnosticado com catarro no pulmão direito e por isso falta de oxigênio, receitou Claritromicina 500, de 12 em 12 hr, no primeiro comprimido após 3 hr os lábios incharam, já que este remédio não tem penicilina, como investigar a alergia que possivelmente ele tem, qual a especialidade que devo levá-lo? obrigada

    ResponderExcluir
  113. Aconselho que leve seu irmão a um alergista, que analisará seu caso clínico e indicará se há necessidade de testes específicos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  114. Bom dia minha filha tem 8 anos e começou a tomar amoxicilina no domingo e, uma semana depois, no outro domingo, começou a apresentar pequenos pontos vermelhos nas mãos. Na segunda-feira, os pontos já estavam na face (na testa não), nas orelhas, pernas, braços, pés, costas, etc. com muita coceira. Como ter certeza que isto se deve a uma reação alérgica ao remédio? Obrigado

    ResponderExcluir
  115. Amoxacilina pode causar erupção cutânea sem mecanismo imunológico. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico do caso de sua filha Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  116. oi me ajude...urgente...quero fazer um exame de sangue,em um laboratorio de analises clinicas ,para saber se sou alergico a penicilina,so q eles falaram q tenho q dizer qual a substancia do medicamento, pois existe varias,entao pergunto a vcs?qual as substancias q causa reaçoes imediatas,como a afilaxia no caso das penicilinas...

    ResponderExcluir
  117. Acredito que esteja se referindo à dosagem da IgE específica para penicilina (G, V) e para amoxacilina. Contudo, lembro que a penicilina causa inúmeras reações alérgicas e que nem todas as formas envolvem a participação da IgE e não podem ser detectadas pelo exame laboratorial. Em alguns casos, pode-se lançar mão do teste cutâneo. Em outros, caberá ao alergista detectar clinicamente o processo envolvido na alergia ao antibiótico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  118. meu exame de ige total deu 402 ku/l metodo:imunocap,tenho 20 anos isso quer dizer q estou com alguma alergia no corpo.

    ResponderExcluir
  119. O aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Não significa que você esteja com alguma alergia no momento. Este exame é apenas um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia e não deve ser analisado isoladamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  120. Olá, bom dia. Meu bebê, sempre usou amoxicilina, mas essa madrugada horas depois que eu lhe dei a dose necessária, apareceu umas manchas na barrigada e nas costas dele. Ele ficou cosando a cabeça, mas logo depois esses sintomas desapareceram.Pode ser alergia a amoxicilina. Estou preocuda e não sei se devo continuar o tratamento, o pior é que ele ainda tem ficado com febre, baixa mas a temperatura vem aumentando e so abaixa quando usa dipirona. Ele está com a garganta inflamada e vem apresentando essa infecção varias vezes, quase uma vez ao mês.
    O que devo fazer? Grata

    ResponderExcluir
  121. Ivani: o antibiótico amoxacilina pode provocar uma erupção cutânea sem mecanismo alérgico. Para afirmar se é um caso de alergia, só mesmo examinando pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu pediatra. Quanto à repetição das amigdalites, sugiro que leve seu filho a um alergista para um tratamento preventivo Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  122. POR FAVOR PRECISO DE UMA INFORMAÇÃO.EU FUI DIAGNOSTICADA COM ESCARLATINA,PELO MEDICO QUE ME EXAMINOU, POIS ESTAVA COM MANCHAS NO CORPO E A GARGANTA DOLORIDA.ELE PASSOU PARA EU TOMAR NOVANOX 2X, DE 12/12 EM 10 DIAS,ESTOU TOMANDO.JÁ NÃO TENHO MAIS MANCHAS,E HOJE É O 7 DIA.ELE PEDIU PARA NO FINAL DOS 10 DIAS, TOMAR UMA BENZETACIL OU AZITROMICINA(03 COMPRIMIDOS DE UMA VEZ) E REPETIR DAQUI DEPOIS 10 DIAS DE NOVO.TODOS OS MEDICOS QUE CONVERSO RECOMENDAM A BENZETACIL.GOSTARIA DE SABER SE O FATO DE EU JÁ TER TOMADO CEFALEXINA, NOVANOX, AMOXILINA, FAZ COM QUE EU NÃO TENHA ALERGIA A PENICILINA.AGRADEÇO.CLAUDIA

    ResponderExcluir
  123. Cláudia:não há como prever se uma pessoa terá ou não alergia a penicilina. A alergia pode ocorrer a qualquer momento, em pessoas que já utilizaram o remédio sem problemas anteriormente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  124. Esse remedio que estou tomando.O novanox é uma penicilina?obrigada.claudia

    ResponderExcluir
  125. Claudia: Novamox é uma penicilina sintética (amoxacilina + clavulanato).

    ResponderExcluir
  126. O fato de eu estar tomando o novanox, que é uma penicilina, ha 10 dias( que irão completar no sabado), pode ajudar para que eu não tenha alergia a benzetacil que tenho que tomar no domingo?Ou isso pode inclusive ocasionar uma alergia.Estou procurando vcs, pois moro no interior e aqui Não consegui uma alergista para me consultar antes da data.Obrigada desde já.claudia

    ResponderExcluir
  127. Cláudia: em princípio, você não é alérgica à penicilina. Contudo, é imprevisível afirmar se poderá ter alergia em algum momento no futuro.

    ResponderExcluir
  128. Meu filho teve um quadro de sinusite e tomou 14 dias de clavulin BD 400 e logo que terminou depois de 3 dias voltou a ter febre e levei ao medico e ele passou 5 injeções de ceftriax porque acreditava que a sinusite não estava curada, liguei novamente para a médica e ela resolveu terminar o tratamento com clavulin ES,ele tomou o clavulin e o predsin juntos e depoi de 32 horas o corpo dele teve uma urticária muito forte , um pouco de tosse e a juntas começaram a inchar, sendo que no local estava muito quente. levei ele ao hospital e ele ficou dois dias. Depois ele melhorou ,porém não sei se pode ser alergia a penicilina. O que fazer para saber e o que evitar de alimentos para que isso não ocorra?

    ResponderExcluir
  129. Juliana: o seu relato não sugere que tenha sido uma alergia alimentar. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Caso seja necessário, é possível realizar um teste específico para penicilina. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  130. Boa noite
    Ainda quando criança(2 anos) tive uma crise de garganta e o médico prescreveu amoxicilina,tive algumas reações brandas após a tarceira vez de uso.Com 19 anos novamente apresentei um quadro de amigdalite aguda e em seguida uma faringite,na ocasião,os médicos me receitaram vários antibióticos como azitromicina,ilosone todos de 500mg.Contudo,nenhum deles resolveram,até que uma médica resolveu aplicar a benzetacil.Como a composição desse medicamento é a base de penicilina,pq não tive nenhuma reação mais grave?Lembro que ela também aplicou como se fosse um anti-alérgico,não me lembro qual,mas se sou realmente alérgica a penicilina,não importa a dose,a reação apareceria,não é isso?

    ResponderExcluir
  131. Jéssica: o seu relato não sugere que seja uma alergia à penicilia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao dispor para avaliar seu caso e prestar mmaiores esclarecimentos na Policlínca RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  132. BOa noite!
    Yenho alergia a bezentacil,posso tomar azitromicina di-hidratada?

    ResponderExcluir
  133. Dil: não tenho condições para afirmar a aceitação da medicação no seu caso sem avaliar pessoalmente. De uma maneira geral, as pessoas alérgicas à penicilina aceitam bem a azitromicina como alternativa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  134. Oi boa noite tenho q fazer uma tomografia e não quiseram fazer por eu ser alérgica a pinicilina me mandaram tomar 2 antialérgicos q são prednisona e loratadina estou morrendo de medo de fazer o exame.Será q tem algum problema?por favor me deem uma explicação até amanhã.Obrigado e boa noite.

    ResponderExcluir
  135. Renata: não posso opinar sobre seu caso através de um aconselhamento na internet, baseado apenas no seu breve relato. Vale ressaltar que o fato de ser alérgica a penicilina não significa que terá também alergia ao contraste iodado. Aconselho que procure a orientação de um alergista antes de realizar o procedimento. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  136. Eu queria saber ja que eu sou alergico a amoxicilina eu posso subistituila por cefalexina??

    ResponderExcluir
  137. Weslwy: não é possível responder sua dúvida através deste aconselhamento na internet. Existe possibilidade de reação alérgica à cefalexina em pessoas alérgicas à penicilina. Aconselho que entre em contato com seu alergista antes de tomar o remédio. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  138. Olá teve uma infecção urinaria a duas semanas, mas continuei sentindo dores ao urinar e na bexiga, retornei ao medico e ele me receitou amoxicilina e cystex para dor eu gostaria de saber se posso administra as duas medicações no mesmo horario????

    ResponderExcluir
  139. O ideal é fazer um intervalo de pelo menos uma ou duas horas entre as medicaões. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  140. Olá!
    minha mãe sempre disse q caso entre em contato com a penicilina mais uma vez corro risco de morte!
    por esse motivo gostaria de saber se os compostos conhecidos como "hipericina" e "quercetina" tem alguma coisa haver com a penicilina?
    pretendo tomar um suplemento alimentar para me ajudar na academia e lendo na bula percebi esse composto..estou receosa quanto ele pela nomenclatura parecida!
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  141. Olá,
    Sou alérgica a penicilina desde criança, tipo uns 5 anos foi descoberta a alergia, aos 23 anos tomei por engano e tive em segundos um choque anafilático e mesmo por muita sorte não morri...desde então tenho muiot medo de tomar penicilina por engano, até pq quando menciono aos médicos a minha alergia sempre ouço que não é bem assim, que este tipo de alergia é muito raro, etc...muita irresponsabilidade...o que me deixa indignada...gostaria de usar uma pulseira, um cartão...algum aviso, moro em Portugal, o que me aconselham a usar...uma pulseira não seria mais apropriado? O que devo gravar? apenas alergia a penicilina?
    Grata pela atenção,
    Luciene Maciel

    ResponderExcluir
  142. Lisane: hipericina é o nome de uma substância produzida por uma planta denominada hipérico ou erva-de-são-joão. A quercetina é um flavonóide da dieta abundante na natureza. É encontrada em alimentos, como por exemplo a cebola e os brócolis.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  143. Olá!!
    Li que quem faz uso de beta bloqueadores corre mais riscos de obter alergias á Penicilina. Isso está mesmo correto?
    Eu me lembro de ter tomado Bezetacil quando criança. Na fase adulta não, somente oral (medicação). Lembro também de sempre tomar Amoxicilina em todas as crises de amigdalite que já tive na adolescencia e começo de fase adulta, que não eram poucas, pelo menos de 3 á 4 ao ano. Só que fazem quase 4 anos que estou em tratamento com Propranolol 80mg e Tapazol 40mg dia, devido a hipertiroidismo. Tive 2 crises + fortes de amigdalite nesses ultimos tempos, mas acredite se quiser, não tomei absolutamente nada! Só que agora, veio uma crise super forte, que não é só amigdalite é Faringite e com certeza terei que tomar uma bezetacil, qual o risco que estou correndo após 4 anos tomando beta bloqueador todos os dias? Existe uma forma rápida de fazer um exame preventivo de alergia a penicilina? Já que estou em meio a uma forte crise á 5 dias... São muitas peerguntas! Obrigada, Danielle.

    ResponderExcluir
  144. Danielle: não tenho condições para opinar sobre seu caso sem conhecer seu histórico clínico. O uso de beta bloqueador poderia em algumas pessoas predispor ou amplificar certos tipos de reações alérgicas. Vale ressaltar que a alergia à penicilina é imprevisível, pois pode ocorrer em pessoas que sempre utilizaram o remédio mesmo naquelas que não fazem uso de betabloqueador. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista que conhece seus dados clímnicos sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  145. Olá , eu tomei uma injeção penicilina, e descobri que sou alergio ou seja minha pele está cheia de bolinhas vermelhas e está coçando muito ,to aguniado sem saber oque fazer , será que tem algum remedio para cortar o efeito da penicilina ? ou um antialergico para parar com isso ? , entre demais coisas oque devo fazer em casos piores ?

    ResponderExcluir
  146. Junior: peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  147. Anônimo4/5/12 11:06

    Eu tenho sifilis,e tenho medo da benzetacil.Sera q posso falar com o medico pra ele me receitar outro remedio q nao seja intramuscular?

    ResponderExcluir
  148. O uso da penicilina é essencial para tratar a sifilis. O médico que o acompanha é a pessoa mais indicada para avaliar a melhor conduta para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  149. Ola Bom Dia!
    Tenho 29 anos e desde pequena esculto minha mãe falar que sou alergica a Penicilina, gostaria de saber quais composiçoes NAO devo tomar.
    Obrigada
    Mirian

    ResponderExcluir
  150. Mirian: o primeiro passo é procurar um alergista para confirmar se é mesmo alérgica à penicilia e orientar os medicamentos alternativos que seja, seguros para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  151. ola estou no começo de um tratamento de h .pilori onde o medico receitou 2 doses diarias de amoxicilina e metronidazol,,mas logo apos 6 horas da primeira dose meu olho ficou muito vermelho,parece ate conjuntivite em menos de duas horas ele praticamente voltou ao normal(mas ainda vermelho)no segundo de dia a mesma coisa mais ou menos ao mesmo horario,,sera q tem ligaçao com a amoxicilina?sou alergico?

    ResponderExcluir
  152. Jessica: o seu relato não deixa claro que seja uma alergia à medicação, mas para afirmar é preciso avaliar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  153. quem deu sindrome de steven jonshon por causa da amoxacilina pode tomar claritromicina?

    ResponderExcluir
  154. Claritromicina é uma medicação diferente da amoxacilina, ou seja, pertence à outra "família" de antibióticos. Mas, não há como afirmar se uma pessoa pode ou não tomar o medicamento através da internet, sem conhecer de forma criteriosa seus dados clínicos, em especial num caso de gravidade que é a Sindrome de Stevens Johnsosn. É aconselhável entrar em contato com o alergista para uma orientação adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  155. Mauro Brait3/7/12 16:20

    Meu filho tomou penicilina para a garganta. Após uns 15 dias surgiram manchas na pele, porém sem qualquer reclamação por parte dele. A questão é que ele esta novamente com a garganta inflamada (cerca de 12 meses após o primeiro tratamento) e foi novamente receitada a penicilina. Há riscos por ocasião da primeira reação? ou aquela reação não sugere alergia? obrigado.

    ResponderExcluir
  156. meu filho aos seis meses de idade apresentou alergia que o medico me disse ser aos componentes da sulfa, mais tarde aos 10 anos apresentou alergia apos tomar uma injeção de penicilina(coceira, vermelhidão entre outros sintomas) aos 21 anos com dor de gargante foi tomar uma colher de copaiba pura no período de 1 hora apresentou sintomaws fortíssimos de coceira inchaço etc.. ao dar entrada no pronto atendimento desmaiou, precisou ser internado, recentemente foi ao SPA com dor de garganta e falou ao medico das alergias ainda asssim o médico lhe receitou injeção de benzetacil, e disse que ele não é alergico a tal se el é alergicoa sulfa, ficamos sem entender, quando a alergia se apresenta por uso de um desses medicamentos a reação é rápida..

    ResponderExcluir
  157. Mauro: não tenho condições para afirmar se a erupção cutânea apresentada por seu filho foi causada pelo uso da penicilina. Aconselho que o leve a um alergista antes de usar o antibiótico. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  158. Não recomendo que seu filho aplique o Benzetacil sem a orientação de um alergista. Vale ressaltar que a alergia costuma ter sintomas mais acentuados quando a medicação é injetável. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  159. Tomei 2 injeções de Benzetacil para tratamento de Sífilis e tive uma reação alérgica tardia muito forte. Já fui medicado com anti-alérgicos no Hospital. Gostaria de saber quanto tempo demora essa reação alérgica?

    ResponderExcluir
  160. Infelizmente não posso esclarecer sua dúvida. Não há como prever a duração da reação alérgica sem conhecer o dignóstico do tipo de alergia que apresentou e sem conhecer a gravidade do quadro. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  161. Giovani Paetzold1/9/12 19:54

    Olá, internamos nosso filho de 1 ano, com todos os sintomas de reação alérgica a amoxicilina, pois na escolinha nos ligaram para ir buscar pois ele nao estava bem, de inicio vimos umas manchas vermelhas na nuca, parecia picada de mosquito e aí percebemos que os vermelhões foram se espalhando pelo corpo inteiro, a pediatra receitou uns remédios e inclusive um com amoxicilina, mas ressalto que os vermelhoesnapareceram antes de ele tomar os remédios, quando tomou parece que piorou, inclusive nos pezinhos e pernas começou a ficar meio azulado, e por isso gostaria de saber se isso e reação? Agora estamos no hospital e o medico já coletou sangue para realização de exames e ainda nao sabemos se ele e alérgico a amoxicilina. O que poderia fazer? Obrigado. Giovani

    ResponderExcluir
  162. Giovani: compreendo sua preocupação, e gostaria de poder ajudar, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer os dados do histórico clínico do seu filho de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  163. meu filho após tomar uma bezetacil injetável, teve convul~sao, depois de uns 15 minutos ao tomar. Levei ao hospital, aplicaram nele, injeções,embanharam o corpo deel com álcool. hoje , eu tenho dúvida, se aqula convulsão foi pela alergia a benzetacil, ou se foi pela febre alta. Foi quase depois de tomar a benzetacil, que ele começou a passar mal, e ter as convulsões. não me disseram se era alergia ou não.Tomei muito medo da penicilina injetável.. coo saber se a pessoa e alérgica ou não.

    ResponderExcluir
  164. O seu relato não sugere que tenha sido uma alergia, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergistapara orientar a conduta mais adequada para seu filho Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  165. Tenho 41 anos A alguns anos tomei 1 injeção de bezetacil,fiquei toda inchada,vermelha e com muita coceira e só conseguia ingerir leite.Por mais de ano ainda aparecia algumas manchas vermelhas no corpo que o médico me disse que ainda era do medicamento.+ ou - 5 anos depois tomei 1 comprimido de eritromicina 6 da manha e outro 2 da tarde e por 3 dias só ficava dormindo, o médico disse que se eu tomar qualquer medicamento derivado de penicilina posso até entrar em coma. O médico que estou tratando de rinite alérgica quer que eu faça um texte para antibióticos,mais estou com medo.
    Será que estarei correndo algum risco fazendo este texte, pode acontecer uma reação imediata algo grave?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  166. O teste de penicilina pode ser feito na pele e no sangue (dosagem da Ige específica). O teste cutâneo é realizado pelo alergista dentro das normas de segurança para o paciente. O nosso Serviço de Alergia da Policlínica realiza os testes para detecção de alergia à penicilina. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  167. camila costa11/11/12 21:37

    Tenho rinite alergica e gostaria se saber se posso utilizar o medicamento bactrim?

    ResponderExcluir
  168. Camila: os dados que envia não são suficientes para definir se você tem alergia medicamentosa. Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso de forma criteriosa e orientar adequadamente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  169. Olá boa tarde. Ontem tomei 2.400000 para tratamento de vdrl(primeiro estágio) e hoje amanheci todo empolado, manchinhas vermelhas pelo corpo. elas não coçam, mas estão evidentes. Gostaria de saber se somem com o tempo? tenho q tomar algum medicamento? alguma dica? a próxima consulta com o meu médico será daqui a 5 dias.. dá pra esperar ou tenho q procurar um hospital com urgência? muito obrigado

    ResponderExcluir
  170. É aconselhável que procure atendimento médico para fazer o diagnóstico. Posteriormente, seu médico orientará a conduta mais apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  171. Alguém poderia esclarecer... sobre essa situação
    Aproximadamente 02 anos minha esposa teve 02 convulsões, foi que realizado todos exames neurológicos possíveis e não acusou nada, na semana anterior ao fato, ela estava com uma amigdalite forte na garganta e medicada com sulbactam, ficou uma dúvida sobre o diagnostico possível reação amoxicilina ou encefalite. Nesta semana ela teve outra convulsão vinha tratando amigdalite clauvulin...apos ter passado 15min ter tomado dose clauvulin ela teve outra convulsão.. todos exames neuro foram feitos e nada causou... Os médicos acham isso pouco provável que seja reação amoxicilina .. meu sogro tem reação penicilina.... em ninha opinião , tenho quase certeza que ela tem reação alérgica a penicilina causada por infecção viral.

    ResponderExcluir
  172. Para fazer o diagnóstico de uma alergia a penicilina é essencial avaliar os dados clínicos do paciente de forma criteriosa. Além disso, estão indicados os testes alérgicos para confirmação. Vale lembrar que nem toda reação causada pela penicilina tem causa alérgica (imunológica). A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua esposa e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  173. Boa tarde,meu nome é Hernandes e desde pequeno minha mãe sempre falou pra quando eu for ao médico dizer que tenho alergia a Pinicilina,porém já tomei várias Bezetacil e nunca aconteceu nenhuma reação,abriu uma ferida na minha perna e inflamou muito a ponto de virar quase uma erisipela,não sei se foi alguma picada ou um cabelo inflamado que cocei e virou uma ferida.Fui ao médico e disse a ele que eu era alérgico a Pinicilina,ele disse que não podia me dar uma injeção de Bezetacil por causa da alergia,mais passou Cefalexina 1000 que também tem Pinicilina,Graças a Deus ainda não tive reação,será que sou mesmo alérgico como minha mãe diz??

    ResponderExcluir
  174. Hernandes: o seu relato não sugere que seja mesmo alérgico à penicilina. Mas, para afirmar é essencial avaliar pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  175. Anônimo1/4/13 04:52

    Bom dia, sou a marisa tenho 21 anos, estou na segunda toma da penicilina em injecções, por constar uma faringite, e uma das reacções que estou a ter é a gengiva e o céu da boca a inchar é normal?

    ResponderExcluir
  176. Marisa: é preciso avaliar se o edema (inchação) é causado por alergia e se está relacionado ao uso da penicilina. De qualquer modo, não é normal. É aconselhável que retorne ao seu médico para que a oriente. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  177. Interessante, pois já faz 3 dias que estou tomando Azitromicina, receitada pelo médico para combater uma sinusite, pois a Amoxilina já não era efetiva, e desde ontem a noite percebi um vermelhidão em meu corpo, cheio de pintinhas vermelhas e uma coceira chata pelo corpo. Este post me ajudou muito porque ainda faltam 2 dias para o término do tratamento, mas irei ao médico antes. Fiquei um pouco cismado com dengue, mas não estou com nenhum outro sintomas desta. De qualquer forma, já tomei 2 litros e meio de água desde a manhã até agora.

    ResponderExcluir
  178. Guilherme: nem sempre é fácil detectar a causa de uma erupção, já que as lesões cutâneas são muito semelhantes, confundindo o diagnóstico. O seu alergista poderá orientá-lo após analisar seus dados clínicos de forma minuciosa. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  179. Daniele: para afirmar o tipo de sua alergia só mesmo examinando pessoalmente, já que o Diprospan pode provocar uma reação semelhante, sem que seja alergia a amoxicilina. Aconselho qye siga as orientações do seu médico.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  180. Na infância desenvolvi um reação forte à Penicilina, e nunca mais utilizei a medicação. Hj, adulta, com duas filhas não alérgicas, ao preparar a seringa para lhes dar Amoxil, sujei minha mão, que, em alguns minutos começou a inchar, e, em menos de 1 hora comecei a ter falta de ar. Lavei as mãos,tomei um allegra que tinha comigo na bolsa e melhorei. Gostaria de saber se em situações semelhantes corro algum risco grave.

    ResponderExcluir
  181. Lívia: o seu relato sugere que sua alergia possa se manifestar de forma grave. Sendo assim, o melhor caminho é procurar um médico alergista para analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e orientá-la apropriadamente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  182. Anônimo4/8/13 16:00

    Olá estou com sífilis e sou alérgico a penicilina, qual seria o tratamento mais eficaz contra isso? Agradeço desde já sua atenção!

    ResponderExcluir
  183. É essencial que procure um médico alergista para orientar seu tratamento indicando alternativas seguras e eficazes. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  184. Fui ao hospital pq estava com amigdalite e eles me passaram benzetacil, nunca havia tomado, eles fizeram um teste aplicando um pouco da injeção sob a pele do meu antebraço ficou um pouco vermelho mas o médico disse que não era alergia e me aplicaram a injeção. Eu não senti nada de estranho, só que já fazem 14 dias que eu tomei e onde foi feito o teste no meu braço está uma roda vermelha cheia de bolinhas e coçando muito. Isso significa que sou alérgica a penicilina?
    Obs. no dia tinha tomado uma injeção antes da benzetacil de betametasona.

    ResponderExcluir
  185. Rafaela: o seu relato não sugere que tenha ocorrido reação alérgica à penicilina Mas, não há como afirmar sem avaliar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  186. Boa tarde! Meu nome é Aline,dou alérgica a penicilina,e seus derivados e etc...estou com dor de garganta e me foi indicado azitromicina! Gostaria de saber se posso tomar azitromicina!

    ResponderExcluir
  187. Aline: os pacientes sensíveis á penicilina na maior parte das vezes toleram bem o uso da azitromicina. Mas não posso opinar pela internet especificamente sobre seu caso sem conhecer seus dados clínicos. Recomendo que fale com seu alergista antes de usar a medicação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  188. Sou alérgico a penicilina identificada na infância. Seria importante fazer uma tatuagem identificando a alergia para evitar o uso da substância algum risco em caso de acidente, já que a penicilina pode vir a ser usada quando estiver inconsciente ?

    ResponderExcluir
  189. Marcel: sugiro que peça ao seu médico para fazer um cartão indicando a alergia para que você leve em sua carteira. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  190. Estou desesperada. Há alguns meses atrás tive uma reação alérgica após três dias de uso de dois remédios: Cefalexina e Diclofenaco. Cerca de 4 ou 5 meses depois tive um caso de bactéria no estômago a H pylori e estou no 5º dia de uso, o remédio se chama Omepramix e um dos remédios que eu tomo (pois são 4 pilulas) é a amoxicilina (duas pílulas), a minha dúvida é, posso sofrer um choque anafilático a qualquer momento? Devo ficar alerta? ou é possível que a minha reação alérgica posterior tenha sido por conta do diclofenado?

    ResponderExcluir
  191. F. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. É essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral RJ

    ResponderExcluir
  192. Tenho alergia a penicilina e numa viagem como estava com dor de ouvido que tinha entrado água de piscina no meu ouvido, me emprestaram um remédio para pingar no ouvido otomixyn que eu nao sabia que tinha penicilina. Ao usar esse remédio no ouvido comecei a ficar coçando, pinicando e tive o rush na pele tomei imediatamente polaramine. Acontece que desde esse dia já estou 2 semanas me coçando, pinicadas em algumas partes do corpo e coceira na cabeça e estou tomando dicloridrato de citirizina todo dia para conter a coceira. Minha dúvida é a penicilina depois de 1 mês sai da corrente sanguinea/do corpo? Pois, é chato todo dia ficar tomando anti alergico.

    ResponderExcluir
  193. Algumas reações alérgicas podem durar dias ou semanas. É importante realizar avaliação médica para confirmar o motivo dos seus sintomas.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  194. Vermelhidão e forte coceira no local da injeção de benzetacil, 15 dias depois da aplicação, é sintoma de reação tardia?

    ResponderExcluir
  195. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  196. Jhoel: os 2 medicamentos são antibióticos, ou seja, são agentes antimicrobianos. Benzilpenicilina pertence ao grupo das penicilinas e Ceftriaxona ao grupo de cefalosporinas. A indicação de cada um depende do tipo de infecção e da clínica apresentada em cada paciente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. Eloisa da Silva5/8/14 20:30

    Descobri que alergia a penicilina, quando, depois de 10 dias de tratamento com amoxicilina + clavulanato , fiquei com o rosto e os olhos inchados e uma coceira em todo o corpo. A médica me receitou predsin e 20 e disse que sou alérgica a penicilina. Gostaria de saber se depois de 10 dias ,posso ser alérgica `a penicilinas?

    ResponderExcluir
  198. Eloisa: sim. A alergia pode surgir mesmo depois que a pessoa já usou o medicamento, no caso, a penilicina. Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  199. Bom dia, gostaria de saber se a penicilina oferece algum risco para o paciente, no caso de um tratamento desnecessario.

    ResponderExcluir
  200. Todo medicamento deverá ser prescrito pelo médico apenas quando necessário e indicado após história da doença, exame físico e /ou laboratorial. Converse com seu médico ele é a melhor pessoa para dirimir suas dúvidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno