Pular para o conteúdo principal

Alergia aos contrastes iodados


Contrastes iodados são substâncias injetadas na veia para realização de alguns exames, com o objetivo de melhorar a visualização e auxiliar na investigação de inúmeras doenças. Podem ser usados em diversos tipos de Raios X (como por exemplo na urografia excretora ou numa histerossalpingografia) bem como em tomografias. Estes produtos são muito úteis para detecção precoce de doenças e tem ampla utilização, mas infelizmente podem provocar em algumas pessoas reações indesejáveis e algumas vezes graves. Estas reações são imprevisíveis e dependem das características de cada pessoa. Um exemplo que chegou às páginas dos jornais foi o caso do Pelé, herói do futebol, ex Ministro de Esporte e que durante a realização de exames de rotina para avaliação das coronárias em 2002, teve reação adversa ao iodo usado como contraste na tomografia.

Quais os tipos de contraste?
Existem diversos tipos de contrastes iodados, sendo os mais indicados chamados de baixa osmolaridade ou não iônicos e foram desenvolvidos com o objetivo de diminuir a ocorrência de efeitos adversos.

Como se origina uma reação adversa?
As reações adversas podem ser tóxicas, ou seja, ocorrendo em resposta à ação direta do contraste, sendo dependentes da dose e podendo se manifestar com calor e dor no local da injeção ou com sintomas gerais. Entretanto, algumas pessoas podem ter um outro tipo de reação, chamado de reação anafilactóide por ser muito semelhante ao choque anafilático, mas sem que se comprove um mecanismo alérgico verdadeiro. Na realidade, ainda não está totalmente esclarecido o mecanismo pelo qual o contraste iodado provoca alergia.

Como se manifestam estas reações?
A maioria dos pacientes que utiliza contraste iodado evolui bem, sem problemas e as reações, quando surgem, tendem a ser leves e passíveis de controle pelo médico. Os casos mais freqüentes são as chamadas reações vasovagais, em geral sem gravidade, como náuseas, vômitos, e palidez. As reações pseudo-alérgicas podem provocar coceira na pele ou evoluir com surgimento de urticária, angioedema, rinite, conjuntivite, broncoespasmo, edema de laringe, diminuição da pressão arterial e síncope. Alem disso, relatam-se mais raramente reações cardiovasculares e renais.

Existem pessoas que podem ter maior risco de reações?
Sabe-se que o risco de reações é maior:
- nas pessoas que já tiveram reação em aplicação anterior de contraste,
-pessoas com história pessoal de alergia significativa,
-pessoas acima de 50 anos, diabéticos, hipertensos ou com problemas renais.

Que cuidado devo ter antes de ser submetido a um exame com contraste iodado?
Na maioria dos pacientes, uma história clínica bem documentada é o instrumento suficiente ao médico especialista em alergia para instituir a conduta mais adequada. O teste cutâneo pode não ser fidedigno, pois o mecanismo, como já foi dito, nem sempre tem cunho comprovado alérgico. Havendo indicação, é recomendado o uso de pré-medicação com corticosteróides e antihistamínicos, a critério do especialista.
Ressalta-se que o paciente deve informar se faz uso de alguma medicação contínua, pois alguns medicamentos deverão ser suspensos antes da realização do exame, como por exemplo os betabloqueadores. Recomenda-se que o exame seja realizado em local adequado e se necessário, em ambiente hospitalar, dotado de condições para tratar de imediato e reverter possíveis efeitos adversos.

Lembrete importante: o simples relato de alergia a camarão ou a frutos do mar não contra-indica o uso de contraste iodado.

Comentários

  1. Meu filho irá fazer tomografia onde será usado o contraste iôdado, não sabia o que isso significava achei seu blog bem exclarecedor.
    Grato
    José Luiz

    ResponderExcluir
  2. Agradeço em nome da equipe PGRJ. Estamos ao dispor para dúvidas também em nosso email. Volte sempre. Fatima Emerson

    ResponderExcluir
  3. Sempre comi camarão e não sentia nada demais, apenas uma coceira na garganta, - geralmente se comido puro e principalmente com a 'casca' que o envolve - mas nunca vi problema nisso. Hoje fiz uma tomografia e tive reações graves ao contraste. Gostaria de saber se com isso eu não poderei come mais camarão, ou se eu terei mais sensibilidade ao mesmo, pois a médica me informou que como meu organismo 'conheceu' a substância ele criou uma aversão contra ela e que não posso mais usar, pois poderá ser pior se houver uma próxima experiência. Ficaria grata em obter uma resposta, obrigada.

    Meu e-mail é sonia-punk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Sonia:obrigada pela visita ao Blog. A resposta foi enviada para seu e-mail. Um abraço. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Muito útil este texto!
    Sou alérgica,entre outras coisas a contrastes e cheguei a ter síncope cardíaca depois de convulsionar na aplicação de um.
    Já fui epilética e nunca perguntei se tem a ver um facto ao outro...

    ResponderExcluir
  6. Vitória: obrigada pela visita e pelo incentivo ao Blog da Alergia. O fato de ser portadora de epilepsia não guarda relação direta com sua alergia ao iodo. O melhor caminho é procurar um médico especialista em alergologia para orientá-la.

    ResponderExcluir
  7. Bem, sou estudante de um curso de radiologia e estou estudando meios de contrastes e o blog de vocês me ajudou bastante para preparar minha apresentação sobre o assunto...Obg
    Mírian

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/3/08 06:13

    Mirian: é bom saber que nosso Blog foi útil em seu trabalho. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!

    Ao fazer uma tomografia, me perguntaram se eu tinha alguma alergia. Respondi que não. Aplicaram o contraste e imediatamente surgiram uns edemas na minha pele. Daí eles me medicaram e me avisara que eu não poderia mais fazer o contraste. Depois desse episódio me lembrei que no parto da minha segunda filha, tive uma reação alérgica ao álcool iodado, o que me causou uma enorme lesão(tipo queimadura)nos lugares onde fiquei em contato com o mesmo. E desencadeou uma alergia que me debilitou por alguns dias. Me lembrei também que quando como camarão e frutos do mar em maiores quantidades (em férias no litoral) tenho problemas gastrointestinais violentos. E ultimamente, quando como mesmo em quantidades pequenas tenho sofrido com indigestão.
    Gostaria de saber, se posso continuar comendo frutos do mar? As reações serão só essas? Ou pode complicar? Posso ter um edema de glote? Tem algum medicamento que eu possa tomar antes de ingerí-los? É o meu alimento preferido, frutos do mar. Quais desses frutos do mar posso comer? Ou todos vão causar a mesma reação? Gostaria que me respondessem. Meu e-mail é:

    miryanfranco@hotmail.com

    Desde já...

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Miryam:Gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como responder todas as suas perguntas sem uma análise pessoal. O que posso adiantar é: 1. O seu relato é compatível com reação adversa ao uso de contraste iodado. Em situações futuras que necessite realizar exames, opte por outros tipos de contraste. Caso seja imprescindível, é possível o uso do contraste, mas com preparo rigoroso, sob supervisão médica e em ambiente hospitalar.
    2. Os sintomas que descreve ao ingerir camarão não são típicos de uma alergia, podendo corresponder a outras reações ao alimento. Sendo assim, não há como responder as demais perguntas sem antes confirmar se você tem ou não alergia a este alimento. Sugiro que procure um alergista para orientá-la. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do RJ.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde ,fiz um Tac pelvico e me deram 4 cops de um liquido para beber.
    2 dias apos estava cheia de coceiras e vergões que quando coço queimam.
    Fui a dermatologista e ela disse que por motivo da ingestão do contraste e me receitou anti-estaminicos e um creme.
    Já fazem 2 dias e a coceira esta insuportavel peço quantos dias pode durar este sofrimento.
    Obrigada
    Cristina

    ResponderExcluir
  12. Cristina: aconselhamos que procure um especialista para orientar seu tratamento. A nossa equipe médica está ao dispor na Clínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, estava mt apreensiva com a indicação médica pra minha filha o médico indicou para ela uretrocistografia miccional, porém ao vasculhar a internet vi que era a base de iodo"contraste". E estou com mt medo minha filha é alérgica e tem asma faz tratamento com "bombinha" de Clenil e é alergica a diversas coisas. O nefrologista não me perguntou sobre isso, ela já fez 3 casos ITU. Com 2 meses e depois com um ano e oito meses e depois 1 e 10 meses. Porém no segundo episódio após internação a medicação foi enterrompida pois ela teve bronquiolite e mudaram a medicação acho que a terceira vez foi por causa da medicação interrompida. Bem não sei se nesse caso da minha filha alérgica e com 3 casos de ITU sendo uma a mais de um ano e sete meses e duas próximas embora a uma com interrupção de tratamento se seria aconselhavel submete-la a esse exame. Preciso mt de uma orientação e com urgencia.
    Paz_macae@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Fiz uma tomografia com contraste e tomei um anti alergico, depois tive q fazer uma cirurgia e fiquei muito vermelha, inchada, com a garganta grossa e com coceira nas pernas (igual como fico na praia) achei q poderia ser do antibiotico, mas estou achando q foi do iodo. Como posso saber se tenho alergia? Qdo como frutos do mar não tenho alergia.
    Obrigada
    sandra

    ResponderExcluir
  15. Sandra e Arts baby: infelizmente não há como orientar sem uma avaliação pessoal. O fato da pessoa ter outros tipos de alergia não implica que terá reação ao iodo. Da mesma forma, está comprovado que a alergia ao camarão não é um indicador de reação com Iodo. Por isso, o melhor caminho é procurar um alergista para orientar de forma individualizada.

    ResponderExcluir
  16. Há 35 anos minha mãe teve um choque anafilático durante uma cirurgia. Na época, os médicos acreditaram que não sairia com vida, pois teve duas paradas cardíaca e ficou vários dias na UTI. Graças a Deus ela resistiu e passou todos estes anos pensando que o motivo foi alergia a anestesia.
    Recentemente precisou fazer uma ultrassonagrafia da tireoide e sofreu muito nos dias seguintes, com dores, alergia na pele e outros sintomas. O médico disse que só poderia ser alergia a álcool iodado.
    Podemos atribuir ao álcool iodado o os problemas que teve na cirurgia que fez há 35 anos?

    ResponderExcluir
  17. Amigo:o melhor caminho é levar sua mãe a um especialista em Alergia e Imunologia para que possa avaliar seu caso e emitir um parecer adequado. Infelizmente não há como fazer um diagnóstico sem examiná-la pessoalmente. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo4/9/08 10:41

    Primeiramente parabenizar por esse site de informações.
    Queria um esclarecimento, irei fazer o exame de urografia excreto com contraste de iodado, e estou fazendo uso de remédios anti-flamtórios, como dicoflenaco sódico e dipirona, entre outros, suspeita de litíase uretal, primeira vez que faço esse exame, tenho 19 anos, gostaria de saber o grau de sintomas adversos e quais poderia ter após o exame, se possível, e obrigado...
    (e-mail para maiores esclarecimentos)
    femf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Anônimo4/9/08 10:51

    Primeiramente parabenizar por esse site de informações.
    Queria um esclarecimento, irei fazer o exame de urografia excreto com contraste de iodado, e estou fazendo uso de remédios anti-flamtórios, como dicoflenaco sódico e dipirona, entre outros, suspeita de litíase uretal, primeira vez que faço esse exame, tenho 19 anos, gostaria de saber o grau de sintomas adversos e quais poderia ter após o exame, se possível, e obrigado...
    (e-mail para maiores esclarecimentos)
    femf@hotmail.com
    Desculpa e-mail errado [femf2006@htoamil.com]

    ResponderExcluir
  20. Anônimo4/9/08 15:17

    Infelizmente, não há como emitir um parecer sobre a possibilidade de reaçao adversa ao contraste iodado conforme solicita, baseado apenas em seu breve relato e sem uma análise criteriosa dos seus dados clínicos.

    Contudo, os estudos comprovam que existem fatores considerados de risco para o aparecimento de reações adversas aos contrastes radiográficos:
    1) história de reação prévia
    2) idade acima de 50 anos,
    3) portadores de doenças cardíacas, pulmonares, renais
    4) antecedentes pessoais de alergia

    Ressalto que a segurança é comprovadamente maior com a utilização de contrastes não iônicos.

    Obrigado pela visita ao nosso Blog

    ResponderExcluir
  21. Eduardo
    olá.meu médico solicitou uma tomografia do abdomen total com contraste,porém sou alergico a dipirona e diclofenaco de sodio,além de ter um historico de alergia a poeira,pena,pelo...em que eu cansava muito.o problema é que quando fui marca o exame disseram que só podia faze-lô anestesiado.queria saber se corro risco de sofrer graves reações por conta de ser alergico ao que foi dito,e por que só posso fazer o exame anestesiado?
    obrigado desde já...

    ResponderExcluir
  22. Eduardo: o fato de ser portador de alergia a medicamentos e aos alergenos inalantes não implica obrigatoriamente numa certeza que terá alergia ao contraste iodado. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo antes de realizar o exame. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  23. OLÁ GOSTARIA QUE VOCÊS ME ESCLARECESSEM UMA DÚVIDA, O MEU ESPOSO IRÁ FAZER UMA TOMOGRAFIA,QUE SERÁ REALIZADA AS DUAS HORAS DA TARDE, SÓ QUE ÁS OITO HORAS DA MANHÃ ELE TERÁ QUE TOMAR ESSE TAL DE CONTRASTE QUE O HOSPITAL MESMO OFERECE, EM SEGUIDA CHEGAR DUAS HORAS ANTES,PARA TOMAR O CONTRASTE ATRAVÉS DE INJEÇÃO, ESSE PROCESSO É NORMAL, MEU MARIDO PODE CORRER ALGUM RISCO DE VIDA, OU É NORMAL O PACIENTE TOMAR TANTO O CONTRASTE LIQUIDO, COMO TAMBÉM INJEÇÃO, ME ESCLAREÇAM ESSA DUVIDA,ESTOU MUITO PREOCUPADA.
    MEU EMAIL:ccassie@ig.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Casie: a reação ao contraste iodado é imprevisível, podendo acometer qualquer pessoa. Contudo, existem grupos mais susceptíveis. O alergista analisará a história da pessoa, história familiar e pessoal de alergia, se tem outras doenças, se fazuso de alguma medicação, etc. para então elaborar um parecer. Nos casos em que se suspeite da possibilidade de reação, é possível realizar um preparo antes da realização do exame. Aconselho que solicite uma avaliação do alergista antes da realização do exame. Obigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7/2/09 08:16

    Bom Dia
    Tenho 59 anos e fiz ha tres meses uma extração da tireoide (bociomultinodular).Fiz uma pesquisa de corpo inteiro com iodo 131 ha 20 dias.(felizmente tudo ok).Pós cirurgia,(novembro e dezembro) tomei LEVOID,e me sentia super bem,fazendo meus afazeres e Hidro ginástica 5 dias por semana.Suspendi oremédio por quase 40 dias ,por causa do exame.Tive na juventude reações sérias (inchaço grave) com penicilina e cloranfenicol,depois nca mais nada...de alergia.Como camarão e nca tive nada.Pós contraste,e resultado,voltei ao LEVOID.Porem comecei com um leve prurido na região alta da perna ,esta piorando...parecendo urticária,em outras partes do corpo.Deve ser do contraste?O LEVOID piora?Posso esperar para ir ao meu medico ou é urgencia atendimento?Por favor podem mandar resposta para meu email?Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Caro amigo: os comentários que chegam ao blog não vem acompanhados do e-mail do remetente. Por isso, só podem ser respondidos através do Blogger, diretamente no texto para onde foram enviados. Para receber uma resposta diretamente para seu email, envie sua mensagem diretamente para: www.blogdalergia@gmail.com ou para alergiapgrj@yahoo.com.br Os dados que enviou não são suficientes para afirmar o motivo da coceira em seu corpo. Sugiro que entre em contato com seu alergista. Uma urticária pode ter causas variadas e por isso o médico fará um exame cuidadoso e investigará de forma minuciosa os dados clínicos envolvidos. A urticária pode surgir pela primeira vez em qualquer idade. Um outro fator é que podemos ter alergia mesmo para as coisas que estamos habituados a ingerir. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo8/2/09 15:46

    tenho duvidas quanto ao uso do contraste iodado em tomografia computadrizada do cranio em paciente com lupus, que faça uso de imunossupressores.quais os riscos?

    ResponderExcluir
  28. Boa noite. Achei muito interessante as informações aqui postadas.

    Eu necessito fazer acompanhamento clínico com exames periodicos de tomografia computadorizada. Já fui operado e nunca tive qualquer reação ao alcool iodado, mesmo quando aplicado em mucosas. Realizei o teste alergico para saber a alergia a mariscos, e a alergia provém da quitina. Nada se pode dizer do iodo, porém minha mãe tem alergia a iodo. Será que estou em um grupo de risco? Vale a pena arriscar e fazer o exame em uma clínica ao invés de um hospital? Porque todas as informações que obtenho são "Na dúvida, tome anti-alergicos" e nunca resolvo o meu problema.

    ResponderExcluir
  29. o ideal é que o paciente seja analisado pelo alergologista, pois o risco da reação é individual, podendo ser previsto com uma análise minuciosa dos dados clínicos do paciente. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. Valdi: testes não são conclusivos para a reação ao iodo, já que não se trata propriamente de uma alergia. Aconselho que procure um alergologista antes de se submeter ao exame. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. Lourdes:Olá fiz o ixame de Tomografia Craninianio
    Tomei o contraste de iodo tive algumas reaços alergicas como : cosera na pele , tontura , e sonolencia .
    Caso venho fazer novos isames , poderei tomar esse mesmo medicamente ?

    ResponderExcluir
  32. Lourdes: aconselho que antes de fazer um novo exame que utilize contraste iodado, procure um especialista em Alergia para orientá-la. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  33. Fiz hoje uma tomografia computadorizada, e tomei o contraste iodado, praticamente com uns 50 segundos que a moça aplicou eu já começei a espirrar, minha garganta coçar e meus olhos incharam muito, meu nariz fechou completamente, eles aplicaram duas injeções de cortecoides fortíssimas e fiquei em observação por 1 hora e meia, nunca tive reação a nenhum remédio e nem a frutos do mar, e o médico me alertou bem para que nunca mais eu tomasse contraste, meu exame foi de 12:40 agora são 20:00 e ainda estou com os olhos inchados.

    ResponderExcluir
  34. Priscilla: a reação ao contraste iodado pode ocorrer mesmo que não tenha tido anteriormente. Atualmente não se considera a alergia ao camarão como fator preditivo da alergia ao contraste. Aconselho que procure um especialista em Alergia para orientá-la. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  35. fiz uma ressonancia no braço ;depois de 15 dias fiz outra da hipofaze.fiquei muito enjoada e com diarreia depois que useio contraste .sou alergica ao iodo .porisso usei outro tipo de contraste que nao sei qual foi .será que essas reaçoes que tive foi do contraste?ou por ter usado 2 vezes seguida o remedio?

    ResponderExcluir
  36. Para responder suas perguntas, seria necessário conhecer mais detalhes sobre seu caso. Contudo, seu relato não é sugestivo de alergia. Aconselho que entre em contato com o médico radiologista que acompanhou seu exame para uma orientação adequada. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo7/4/09 20:39

    O médico otorrinolaringologista solicitou um exame de tomografia com contraste iodado para verificar a existência de um corpo estranho na mucosa da minha garganta (suspeita-se que seja uma fagulha de vidro.
    Sou alérgica a frutos do mar, principalmente o camarão. Tive duas recidivas de uveíte ocular, no mesmo olho, sempre após ter comido camarão. Da penúltima vez que comi, nao rescidivei a uveíte, mas, tive queimaduras pelos braços, abdômen e pernas diagnósticadas pelo médico como sendo de 1º grau. Fiquei muito vermelha, tive pequenas fissuras dutâneas nos braços e após a vermelhidão desaparecer, muita coeira e consequente renovação da pele queimada.após tratamento com corticosteróides e anti-histamínicos me recuperei. Mas agora, estou aflita com o exame que tenho que fazer, pois meu medo maior é um choque anafilático ou a rescidiva ocular que pode me levar à cegueira, visto que sou monocular.
    Vocês poderiam me dizer se uma vez que já tenho tal histórico com o camarão, que é rico em iodo, se nao deveria evitar o exame com contraste? Existem outros contrastes menos agressivos que o iodo como outra opção? Por exemplo, tipo o que é usado nos exames de ressonancia magnética? Pois neste último, tive uma ótima adaptação e nenhuma reação adversa. Sarah Furtado

    ResponderExcluir
  38. Sarah: 1) o fato de ser alérgica ao camarão não implica que terá reação ao iodo, como se acreditava anteriormente. 2)É possível realizar um preparo medicamentoso para uso antes do exame a fim de prevenir os quadros de alergia nos casos onde o exame seja indispensável. 3) O contraste da ressonância (gadolíneo) é melhor aceito, com raras ocorrências de alergia. Aconselho que procure um alergista para uma orientação personalizada. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  39. Olá, fiz uma tomografia computadorizada em 20 de fev de 2009, com contraste iodado intravenoso, no dia do exame só senti um pouco de tonteira após o exame, não tive nauseas nem calor como a enfermeira havia me falado que eu iria sentir, dois após o exame a mão onde foi localizada a veia e aplicado o contraste ficou muito inchada e meu ante-braço também. Passei três dias com a mão e o braço inchados. Gostaria de saber se isso é normal, pois procurei um médico e o mesmo disse que o contraste dá reação na hora e não dois dias depois. Gostaria de saber se isso realmente procede. Obrigada, sou Ana Beatriz Barbosa, meu email é anabeatriz.silva@ig.com.br.

    ResponderExcluir
  40. Ana Beatriz: as reações adversas aos contrastes iodados são denominadas agudas quando ocorrem dentro de 30 minutos após a administração de contraste. Contudo, existem ainda as reações chamadas tardias, que são mais raras, podendo surgir após 30 minutos, ou até dias após o uso do contraste.Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, tive problemas de cólica renal e o médico me orientou a fazer um exame de urografia venosa com bexiga pré e pós micção simples ou com macro dose drippin. Gostaria de saber se neste exame há a aplicação de contraste, estou preocupado, pois tenho alergia a mercúrio e por fim gostaria de saber se existe algum outro exame que possa substituir este caso haja a aplicação de contraste.
    Desde já agradeço!
    Att. Silas

    ResponderExcluir
  42. Silas: infelizmente não é possível fazer a orientação que deseja através de email, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para emitir um parecer sobre seu caso. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  43. Minha mãe fez uma tomografia onde foi usado o contraste a base de iodo deu reação alérgica deu hipotensão,parada cardiorespiratória e em seguida choque anafilático e veio a óbito eles teriam que ter feito um teste antes.?.!
    foi erro médico,eu posso processar o hospital é responsabilidade deles.?.!
    Obrigada desde já.!

    ResponderExcluir
  44. Como a reação adversa ao iodo não tem participação do anticorpo IgE, o teste tem valor muito pequeno. O alergista orientará baseado nos dados clínicos de cada pessoa. A reação adversa causada pelo iodo é denominada de "reação anafilactóide", ou seja, clinicamente igual à reação anafilática, mas sem necessidade de sensibilizaçào prévia e sem a participação da IgE. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  45. Amanhã farei uma histerossalpingografia,mas estou com muito medo.Quando tive meu primeiro filho tive uma alergia nas costas e o médico disse q seria muito provavel do iodo.Do segundo filho não foi utilizado iodo.Existe outra substância substituta ao iodo?Com meu histórico o médico fará o exame assim mesmo.Li alguns cometários aqui e estou mais angustiada.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  46. O que tem dentro deste composto que hoje utilizam pra fazer exames de contrastes?
    E quem descobriu isto?

    ResponderExcluir
  47. O ideal é fazer uma avaliação prévia com o alergista. Caso necessário e se o exame for imprescindível, é possível realizar um preparo através de medicamentos que diminuam a reação alérgica. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  48. Contrastes iodados são substâncias contendo um anel benzênico ao qual foram agregados átomos de iodo e grupamentos complementares. Sevem para facilitar a visualização das imagens nos exames radiológicos. Desconheço os dados históricos referentes a este contato. Aconselho que visite sites especializados, como por exemplo da Sociedade Brasileira de Radiologia (www.sbrad.org.br).Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  49. Ola a uns 3 anos dei aderencias e tive que fazer um exame que usei o contraste com iodo, e tive uma coseira pelo corpo todo principalmente na cabeça, minha cabeça parecia que ia estourar de tão quente que ficou, uma loucura..., hj estou tentando engravidar e não estou conseguindo, minha medica me pediu que fizesse a histerosalpingografia, mas quando fui fazer o exame disse que tinha tido uma alergia a iodo e o medico não quiz fazer.existe um outro metodo para fazer este exame sem usar o iodo, por favor me ajude estou ficando louca com isto.

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde! Tenho 28 anos e vou fazer uma histerossalpingografia(para infertilidade) semana que vem, e sou alergica a penicilina. gostaria de saber se posso fazer esse exeme sem prescisar fazer o preparo antes.Fui em tres clinicas e fui informada que nao posso, so uma disse que posso fazer sem problema. Aguardo resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
  51. O fato de ser alérgica a penicilina não significa que o será ao iodo. Aconselho que converse com seu alergista para que ele analise sua possibilidade de reação ao iodo e oriente a realização do seu exame.Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo3/9/09 15:37

    Olá , estou fazendo um trabalho sobre contraste iodado, e preciso saber os nomes de alguns contraste iodado , será que vocês podem me ajudar?
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  53. Este setor de atendimento à comunidade do Blog da Alergia é destinado à orientação de doenças alérgicas. Infelizmente sua pergunta foge deste tema.

    ResponderExcluir
  54. fui fazer uma tomografia de cranio com contraste. Porem, em duas tentativas, minhas veias expulsaram o que estava sendo injetado. Disseram que minhas veias estouraram. desisti de fazer , e parti pra uma ressonancia magnetica. Porem, um dos meus braços inchou muito e doi bastante apos 2 dias. suspeito que tenha entrado o iodo fora da veia. isso pode causar algum problema ? Como este iodo vai sair do meu corpo ?

    ResponderExcluir
  55. Sandra: sua descrição não sugere uma alergia. Peço sua compreensão, mas não é possível emitir um parecer baseado apenas no seu breve relato.
    Aconselho que entre em econtato com seu médico para que a oriente adequadamente. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  56. boa tarde... gostaria de saber qual deve ser o procedimento de uma clinica para realizar um exame com uso de contraste venoso,e se devem alertar o paciente quanto ao risco; agradeço muito atenção e ao trabalho que estão realizando nesse blog; forte abraço... Marcos.

    ResponderExcluir
  57. Marcos:este tipo de protocolo é destinado a médicos especialistas e profissionais de saúde, não sendo possível repsoduzí-lo neste blog destinado à leigos. Agradecemos sua participação e seu incentivo ao nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  58. acabei de fazer uma tomografia do cranio com a aplicação de contraste intravenoso, o contraste foi aplicado na hora da tomografia, estou com medo de ter alguma reação alérgica!!
    já tem uma hora q eu fiz e ñ dei nenhuma alergia ainda!

    ResponderExcluir
  59. As reações mais graves ao contraste iodado são imediatas.Obrigado por sua participação e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  60. boa tarde
    quando eu tinha 6 anos de idade eu fiz um exame de rins que nao lembro o nome e nele levava contraste logo após eu tive vomitos e desmaei e depois disso ficou caracterizado q sou alérgica a iodo. Mas como camarão, coloco povedine na pele, tomo banho de mar e não sinto nada! Estou precisando fazer um exame que leva contraste "histerosalpicografia"acho q é isso...rs. Estou com muito medo de fazer e estou precisando fazer. Será que existe algum teste para saber se ainda sou alérgica ao iodo?
    gostaria de saber quais os planos que vcs possuem. se possivel me responda por e mail..
    ericafernandesrj@hotmail.com
    muito grata

    ResponderExcluir
  61. Erica: para emitir um parecer é essencial examinar essoalmente. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada. Funcionamos de segunda a sexta feira, pela manhã de 8 às 10:30 e à tarde de 13 às 16 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária Vanessa e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  62. Luciana Amantini29/10/09 07:42

    Sempre comi camarão e frutos do mar. Há uns 3 meses atrás comi uma torta de camarão de um Fast Food e tive uma reação horrível. Fiquei toda inchada e me coçando. Fui ao Pronto Socorro e me deram 2 saquinhos de soro com anti-alérgico para cortar o efeito.
    Fui a uma alergologista e ela me disse que virei alérgica a Camarão.
    Fiz o exame de sangue e deu negativo para camarão e frutos do mar, mas a médica disse que é assim mesmo, que a alergia não aparece no exame de sangue.
    Agora tenho que fazer uma tomografia e ela me proibiu de tomar contraste com iodo, porém aqui em Campinas nenhum lugar faz tomografia sem iodo.

    Isto é tudo verdade?

    ResponderExcluir
  63. Luciana: 1) a alergia não ocorre da primeira vez, mas sim após várias ingestões do alimento. 2) o diagnóstico de uma alergia não se baseia apenas em um exame. 3) O fato de ser alérgica a camarão não significa que terá obrigatóriamente reação com uso de iodo. Aconselho que peça um parecer de sua alergista para orientar sua conduta antes de realizar o exame. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  64. Quinta irei fazer uma RM com 2 aplicações de contraste. Uma local, no tornozelo e a outra intravenosa.
    Confesso que estou com muito medo de fazer a intravenosa. Nunca utilizei o contraste e não tenho alergia a nada.
    Meu único medo é que sou fumante.
    Que conselho vcs me dão para que eu fique mais calma?
    Att,
    Danielle

    ResponderExcluir
  65. O contraste da ressonancia magnética provoca muito menos reações alérgicas comparado ao contraste iodado. Estudos mostram que a possibilidade de reação alérgica anafilática seja cerca de 3 para 1 milhão de exames. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  66. Ola, recentemente apos uma cirurgia de retirada de vesicula, fiz uma TC do abdome na qual me aplicaram algo na veia que me deu uma sensacao imediata de calor, que foi exatemente como o tecnico descreveu que eu sentiria. Eu nao fui informada de nada, mas apos li que uma TC equivale a uma radiacao de 60 raios-x e que pode causar cancer. No meu caso, foi tudo bem na cirurgia e tb o exame nao apontou nada. Mas eles disseram que obtiveram mais de 300 imagens na TC! Isso significa que fui exposta a 300 raios-X?? Tb ha na minha familia historico de pessoas com cancer, inclusive falecidas. Estou com muito medo, com a sensacao de que troquei um problema pelo outro... Grata por escarecer, Cecilia.

    ResponderExcluir
  67. Cecília: o seu relato não sugere que tenha tido alergia durante o procedimento. A tomografia computadorizada é um procedimento seguro e de grande valor para auxiliar o médico na realização da cirurgia. Aconselho que exponha seu temor ao cirurgião, para que ele possa tranquilizá-la. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde.

    Fiz uma tomografia do cranio com contraste, tive uma reação alergia na hora, coceira na garganta,comecei a espirrar e minha pressão subiu na hora, eles me aplicaram uma injeção e fiquei em observação, sempre comi camarão, nossa foi horrivel, gostaria de saber se vou ter algum problema no futuro com minha saude pelo fato de ter tido reação na hora do contraste.
    Obrigada Fabiana

    ResponderExcluir
  69. Fabiana: os dados que descreve não são suficientes para julgar o tipo e a intensidade da reação apersentada e assim poder avaiar um prognóstico. Aconselho que peça esta orientação a seu alergista pois ele conhece bem seu caso e poderá orientar de forma adequada.Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  70. Sueli Rodrigues3/1/10 02:15

    O que quiz dizer com esse lembrete então quer dizer q o simples fato de uma passoa ser alergica a camarão,frutos do mar não significa q tbm poderam ser alergicas a iodo ????

    Lembrete importante: o simples relato de alergia a camarão ou a frutos do mar não contra-indica o uso de contraste iodado.

    desde ja grata

    ResponderExcluir
  71. Sueli: durante muitos anos se acreditou que o fato de uma pessoa ser alérgica a camarão a tornava obrigatoriamente uma pessoa alérgica ao contraste iodado. Hoje se sabe que não é uma verdade. Por isso, antes de se afirmar se uma pessoa é mesmo alérgica, recomenda-se que procure um alergista para que receba uma orientação adequada e correta. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  72. Anônimo7/1/10 21:47

    DANIEL:
    Olá amigos, na próxima 2ª feira vou me submeter à tomografia computadorizada com contraste oidado... mas ouvindo muitos comentários estou MORRENDO DE MEDO ... aiaiai ... me disseram que pode impolar pra dentro e pode não dar tempo de eu ser entubado ... isso é verdade??? peço por favor me ajudem e me esclareçam...
    Grato...

    Daniel - JF - MG

    ResponderExcluir
  73. Daniel: existem maneiras de se proteger de uma possível reação a contrastes iodados: 1)escolher um contraste hiposmolar, 2)fazer o exame em ambiente hospitalar, 3)havendo necessidade, o alergista pode orientar um preparo prévio. A nossa equipe médica está ao seu dispor. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar que assine nosso blog e passe a receber nossos textos por email.

    ResponderExcluir
  74. ARTURO VIOLA1/3/10 13:11

    por favor, alguém sabe se tendo alergia ao iodo há algum substituto para ajudar o funcionamento saudável da tiróide?

    grato

    Arturo Viola, Londres, Inglaterra
    gkflint@hotmail.com (emails)

    ResponderExcluir
  75. Existe esta possibilidade, mas depende da análise dos dados clínicos de cada pessoa. O ideal é que se estabeleça um trabalho integrado entre o endocrinologista e o alergista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  76. Ótimo Blog, Parabéns!
    Vim a pesquisar os riscos dos contrates e fiquei preocupada. Embora todos os esclerecimentos aqui, fiquei com muitas dúvidas.
    O cardiologistas do meu filho (ele tem 21 anos) pediu uma tomografia do torax com contrate.
    Tudo nos leva a crer que ele seja portador da Síndrome de Marfan. Tem este perfil, mas o que preocupou-me lendo vocês é o histórico alergico familiar, inclusive do filho.
    Ele fez uma cirugia no ouvido (mastoidite bi-lateral) e teve reações da anéstesia, febre...
    Já tive que levá-lo ao PS pra tomar injeção após ingestão de camarão. Ele fez muitas urticárias na na face, principalmente lábios.
    Tem renite e senusite e o meu esposo faleceu jovem por conta da asma e as minhas alergias se manifestam mais na pele.
    Com todos estes históricos... mesmo assim devo ariscar?
    A clinica onde vai relaizar o exame é a maior e famosa da minha cidade, porém, não é um hospital.
    Teriam algum orientação a passar?
    Ah! ramente ele tem uns picos de hipertensão, (que não sei se é por conta da dilatação da RA-Orta) mas o nornmal dele é hipo.
    Agradeço antecipadamente qual quer orientação.

    ResponderExcluir
  77. Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para emitir um parecer baseado apenas em seu breve relato e sem avaliar seu filho pessoalmente. O fato de ser portador de rinite, sinusite e alergia ao camarão, não significa que terá obrigatóriamente alergia ao contraste. Acho que o melhor caminho é levá-lo a um médico alergista antes que realize o exame, pois se for necessário, ele prescreverá um preparo para protegê-lo e evitar que tenha uma reação grave. Obrigado pela visita e pelo incentivo ao nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  78. Não precisa publicar... claro ,mas não poderia deixar de agradecer toda atenção. Ontem mesmo ao entrar aqui me inscrevi para receber os textos do Blog e, já estou recebendo.Ótimo!
    Já repassei pra amigas (as)que sofrem de com alergia, principalmente a asma. (achei ótimo os textos)
    Hoje já marquei consulta com um alergista e graças os teu belo Blog e esclarecimentos liguei para o hospital e questionei... e a TC vai ser relaizada no hospital.
    Sem palavras para agradece-lhe. Aqui eu tive esclarecimentos e, isso, ajudou-me muito na prevenção, consequentemente fiquei mais tranquila.
    Meu muita obrigada!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  79. Obrigado por seu depoimento. É um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário saber que estamos ajudando as pessoas a conquistarem saúde e qualidade de vida. Abraços.

    ResponderExcluir
  80. Eu queria saber a seguinte forma, tenho 17 anos, e tive um piercing na lingua a pouco tempo, e fui numa lanchonete com meu tio dias depois de ter posto o piercing, e comi um pastel de camarão, derrepente minutos depois minha lingua começou a inchar tão rapidamente, e por sorte não me sufocou, preocurei ajuda médica antes e me disseram que tenho alergia ao iodo, mais eu já tinha comido camarão antes e não me deu em nada, mais eu queria saber de vocês, por que irei mudar para o Rio de Janeiro a poucos dias, e amo praia, será que se eu entrar em contato com a água do mar, poderá causar alergia denovo ? preciso muito saber, Obrigado!

    ResponderExcluir
  81. Infelizmente não posso emitir um parecer sem avaliar pessoalmente, mas gostaria de fazer algumas considerações: 1) alergia a iodo não se manifesta da forma descrita. O seu relato sugere que foi uma alergia ao camarão. 2) alergia verdadeira não surge na primeira vez, mas sim depois que ingeriu um alimento outras vezes 3) alergia a camarão não tem relação com iodo, mas sim com tropomiosina, uma proteína que existe no camarão. Aconselho que procure um alergista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  82. Boa noite! Ha 10 anos fiz uma cintilografia com contraste que fiquei cheia de pontos vermelhos pelo corpo e falta de ar. Na segunda vez,eles ja aplicaram o contraste junto com o soro,mas deu alergia do mesmo jeito. Estou para fazer outra,neste mes,com contraste e estou com medo. A atendente disse que e uma medicacao fraca que tomo e retorno depois de 03 ou 04 horas para fazer o exame e que nao causa nenhuma reacao. Como devo proceder com os profissionais que farao esse exame? Esse contraste e o mesmo usado ha 10 anos atras? Estou muito anciosa,obrigada!

    ResponderExcluir
  83. Marta: não aconselho que faça o exame sem antes consultar um alergista. É possível fazer um preparo que proporcione a condição para que seu exame transcorra bem. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  84. Daniella Nunes16/4/10 13:24

    Oi boa tarde, a um tempo atrás fiz uma histerassalpingografia, tomei anti-alérgicos antes e não tive reação, pois tenho alergia a camarão, tenho que fazer outra será que terei problemas? Outra pergunta quanto tempo antes devo tomar o anti-alérgico? Meu exame será dia 22/04/2010 as 13h. Aguardo resposta e desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  85. Daniella: o fato de ser alérgica ao camarão não significa que terá alergia ao iodo. Lembro que existe um preparo com medicamentos para ser feito na véspera e no dia do exame e que confere proteção contra reações graves ao iodo. Aconselho que procure um alergista para orientá-la: julgará se há necessidade de fazer o preparo no seu caso, proporcionando segurança na realização do exame. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  86. Ola me chamo ?Vania, tenho 34 anos, eu fiz uma tomo, e não sabia que era alergica, no momento seguinte a aplicação meu corpo parecia que iria pegar fogo, e começou a sair as placas na pele, logo em seguida desmaiei, fui levada para a pronto atendimento, nao conseguia respirar me colocaram em um respirador e aplicaram o antidoto e adrelanina pois o coração começou a parar. Se eu não estivesse em hospital, isso poderia ter sido grave?

    ResponderExcluir
  87. Olá fiz uma rm da pelve a dois dias,e minha mão onde tomei o contraste começou inchar e doer,na hora do exame me perguntaram se era alégica respondi que sim mas nunca sei quando,já tive alergia d betametasona,mas já tomei contraste d bario e iodo e ñ aconteceu nada,meu exame era pra ver endometrise,ai o radiologista disse q tava pronto sem ter dado o contraste,eu perguntei sobre o contraste ele falou vou dar então e deu,e fez + 4minutos de exame,ñ sei se meu exame será valido,e tbem eu tava usando sutiã com metal durante o exame,gostaria de saber em qual momento do exame o contraste deve ser aplicado e porque minha mão está inchada?

    ResponderExcluir
  88. O parecer que solicita não pode ser feito através de aconselhamento por email. Para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Contamos com sua compreensão.
    Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  89. Vania: a reação ao contraste iodado se não receber atendimento imediato, pode evoluir para formas graves. Aconselho que procure um alergista para orientá-la e assim evitar reações no futuro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  90. Olá, meu medico me pediu um exame de tomografia computadorizada do torax, pulmão, na sala de exame, me pediram para assinar um termo de responsabilidade, caso eu estivesse de acordo com a utilização do contrataste. na ocasião fiquei receoso e fiz o exame sem o contraste.
    Duvida de leigo: gostaria de saber se meu médico, pode pedir uma ressonancia ao invez da tomografia, parece que a ressonancia é muito mais segura, em relação ao cotraste usado na tomografia, outra pergunta: lembro-me que a uns 3 anos, tive uma gripe muito forte, usei "coristina D" tive reações no corpo todo, manchas vermelhas na pele, e coceira. há a possibilidade de eu fazer esse exame sem riscos? com exames alergenicos antes da tomografia?

    agradeço desde já os exclarecimentos

    ResponderExcluir
  91. A substituição da tomografia pela ressonância só pode ser feita após análise do seu médico pois são exames com características diferentes. Por exemplo, tomografia é superior para avaliação de partes ósseas e a ressonância se presta melhor à análise de partes moles do corpo humano. Aconselho que exponha a ele sua preocupação e peça uma orientação. O médico alergista poderá avaliar seu caso e orientar se haverá risco no uso do contraste iodado. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  92. Olá, me chamo Patrícia e há dois dias fiz uma tomografia de abdomen. Cheguei 2 horas antes como solicitado para este tipo de exame e tomei diversos copos de contraste que se eu não me engano tinha bário. Durante o exame também me aplicaram outro contraste que disseram que iria fazer o corpo queimar, o que aconteceu. Mais ou menos 8 horas depois comecei a espirrar, meu olho coçar e até ficou inchado e tive uma reação parecida com bronquite, dos brônquios se fechando. Nunca tive nenhum tipo de alergia alimentar, somente respiratória (rinite e bronquite). Minha pressão estava normal, meu pulmão estava limpo e a glote não tinha sinais de fechamento. Disseram no pronto socorro (do mesmo hospital que fiz o exame) que o contraste não é iodado. Gostaria de saber se essa reação que tive pode ter sido do contraste pois foi muito tempo depois, ou se pode ter sido de algum pó que inalei ou alguma comida que ingeri.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  93. Patrícia: é possível que tenha sido uma reação tardia ao contraste mas não há como afirmar sem uma avaliação criteriosa e pessoal. Aconselho que procure um alergista e leve o nome das substâncias que foram administradas no exame. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Oi! Depois de ler os comentários, ainda fiquei com uma duvidazinha: Se tenho alergia àquela tintura a base de iodo usada em hospitais (alergia ao antigo merthiolate e a povidine) isso significa que também posso ter reação alérgica ao contraste?

    ResponderExcluir
  95. É possível, Ariana, mas para afirmar, é preciso avaliar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor. Obrigado pela visita. Aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  96. Vcs saberiam me dizer se tem algum perigo o fato do contraste ter sido aplicado fora da veia? ou onde procurar a informação? pois a veia estourou e continuaram aplicando. O braço ficou muito inchado. Foi numa pessoa idosa, com DM tipo 2.

    ResponderExcluir
  97. Bibiana: compreendo sua preocupação, mas não tenho condiçõse para responder sem saber outras informações, como tipo de contraste, dose aplicada, etc. Aconselho que retorne ao local do exame e procure falar com o radiologista responsável pelo setor. Ele possui um prontuário dos pacientes e poderá orientar de forma mais adequada. De qualquer modo, a Sociedade Brasileira de Radiologia (www.sbrad.org.br)tem um site onte poderá obter informações sobre os contrastes utilizados nos exames radiológicos. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  98. Nossa, vocês são tão atenciosos..

    Vou fazer uma tomografia na cabeça com contraste, como eu não tinha a menor idéia do que seria o tal do contraste, vim pesquisar na internet e encontrei vocês...
    Estou muito satisfeita..

    Sucesso pra vocês!

    ResponderExcluir
  99. Obrigado, Milena: o seu incentivo é um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  100. fiz uma tomografia com uso de comtraste não tive nenhuma reação alergica.preciso fazer outro exame com contraste será que não terei alguma reação alergica? lembrando que ja tomei comtraste e nada aconteceu.

    ResponderExcluir
  101. É pouco provável, mas não é impossível. A reação adversa aos contrastes iodados pode surgir a qualquer momento, mesmo em quem já utilizou sem problemas. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  102. BOA NOITE!
    MEU NOME É LUCINEIDE.
    FIZ UMA TOMOGRAFIA HOJE E TOMEI CONTRASTE VIA ORAL E DEPOIS O MÉDICO ACHOU NESCESSÁRIO USAR O INJETAVEL QUANDO A ENFERMEIRA PERCEBEU ESTAVA INJETANDO FORA DA VEIA, AGORA MEU BRAÇO ESTA ENORME DEFORMADO. GOSTARIA DE SABER SE MEU BRAÇO VAI VOLTAR AO NORMAL, O QUE DEVO FAZER E EM QUANTO TEMPO POSSO VER MELHORA?
    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  103. Lu: é muito difícil opinar sem conhecer detalhes do caso, como por exemplo o tipo e a dose do contraste. Seria necessário também ver a lesão para avaliar o tempo para regressão no local. Aconselho que entre em contato com o médico responsável na clínica ou fale com seu médico que solicitou o exame. Conto com sua compreensão. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  104. Anônimo1/8/10 11:26

    Olá, minha mãe fez um cateterismo e quase morreu pq deu alergia ao contraste. Ela não sabia q tinha este tipo de alergia pq ela nunca tinha feito exames com este tipo de medicamento. Agora ela precisa fazer exames como tomografia ou outro cateterismo e o medico diz p não fazer pq ela poder morrer....mas assim ela fica sem o diagnostico preciso do que ela tem no coração e não melhora....o q fazer p ela poder realizar os exames sem perigo??

    ResponderExcluir
  105. O parecer que solicita não pode ser emitido através de um aconselhamento por e-mail. Aconselho que leve sua mãe a um alergista antes de realizar o exame. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  106. silvia tui6/8/10 09:59

    Oi fiz o exame de tomografia e tive uma leve reação ao contraste com sintomas de sufocamento e coseira no meu rosto isso a oito meses atrás e agr estou grávida ! minha duvida é se fica alguma substancia no meu corpo que possa prejudicar o desenvolvimento do meu Bebê??? um mes antes de engravidar tive uma uma alergia forte no meu rosto e labios com descamação de pele isso pode ser reaçao do iodo ainda??? desde ja muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  107. Silvia: para dizer a causa das lesões em sua pele é necessário examiná-la. Mas, não há relação com a reação ao iodo que teve no passado. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  108. hoje fiz uma tomografia do crânio e sei o contraste,na hora só sentir um calor plo corpo e sensação q estava fazendo xixi,mas ao chegar em casa sentir um pouco de dificuldade para respirar,sonolência é normal?pois tomo propanalol para pressão alta e rivotril

    ResponderExcluir
  109. É possível que seja uma reação adversa não aérgica do contraste, mas não há como afirmar através da internet, sem avaliar pessoalmente. Aconselho que procure seu médico e peça uma orientação. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  110. Olá pessoal da equipe PGRJ!
    O blog é bem esclarecedor, desejo parabéns a equipe por nos prestar informações sobre este medicamento.
    Quero saber o seguinte: fiz uma T computadoriza com uso de contraste hoje pela tarde. quando foi aplicado senti calor no corpo e também uma sensação de queimação na lingua. Agora pela noite estou sentindo a sensação na lingua como se estivesse quemado por algo quente. Isso pode ser efeito do contraste? VCs já ouviram relatos com este?
    desde já agradeço a equipe!

    ResponderExcluir
  111. Leo: contrastes iodados podem provocar muitos efeitos colaterais, nem sempre de causa alérgica. O seu relato não sugere uma reação imunológica. Aconselho que entre em contato com o médico ou com a equipe médica do local onde realizou o exame. Gratos por seu incentivo e por ua visita ao nosso blog. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  112. Anônimo8/9/10 14:26

    Olá, gostaria de saber porque não se utiliza sempre a medicação para evitar possível reação alérgica ao contraste iodado.
    Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  113. As medicações usadas na prevenção de reações aos contrastes iodados não são isentas de efeitos colaterais. Cada pessoa deve ser analisada para julgar a necessidade do uso da medicação e se tem condições clínicas adequadas para utilizá-las com segurança. Obrigado pelo incentivo ao nosso blog Volte sempre!

    ResponderExcluir
  114. Olá, agradeço desde já a atenção. Tenho uma dúvida: Farei cirurgia para retirada de tireóide e provavelmente terei que fazer o tratamento com iodoradioativo, porém, já tive um choque anafilático devido ao contraste numa urografia excretora.Como terá que ser o tratamento neste caso?

    ResponderExcluir
  115. Para esclarecer sua dúvida, seria necessário conhecer seus dados clínicos de forma mais criteriosa. Aconselho que procure um alergista antes de iniciar o tratamento.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  116. Bom dia!!!
    Me chamo Leila, sou asmática e tenho alergia a ASS e Penicilina. Tenho que fazer uma tumografia de pelvis e o contraste a ser utilizado será o não iônico. Desse modo gostaria de saber quais os riscos que posso vivenciar neste exame. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  117. Leila: o parecer que solicita é complexo e não pode ser feito através de aconselhamento por email. O fato de usar um contraste não iônico torna o exame bem mais seguro. Mas, não conheço seus dados clínicos para poder opinar.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  118. Há uma semana fiz tc com contraste. Dias depois comecei a sentir muita coceira na barriga. Fui ao médico e ele me receitou um antialérgico cujo nome é dicloridrato de levocetirizina. Fiquei com muito medo, mas a coceira está passando. Gostaria de saber se é normal ocorrer esse sintoma após uma TC com contraste?

    ResponderExcluir
  119. Edinéia; Não posso afirmar sem examinar e sem conhecer detalhes do seu caso clínico, tipo de contraste usado, dose, condições de sua pele, etc. Aconselho que peça ao seu alergista para esclarecer sua dúvida: ele a examinou, conhece o caso, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  120. Ola, meu nome é Devani. Tenho um "pequeno" histórico de alergia:
    1.ja tive processo alergico com Mercurio e iodo (topico usado em ferimentos) em vez de secar o machucado virou pura bolha;
    2. depois de anos fui trabalhar em um salão de cabeleireiros e lá eu auxiliava na aplicação e na lavagem de cabelos, tive uma alergia muito grande nas mãos, demorou muito p controlar, a mesma inchou até nao conseguir quase movimenta-la.
    Cuidei durante anos sem utilizar produtos de limpeza e tinturas, mas a minha alergia voltava cada vez que eu me estressava ou a imunidade baixava.
    3. no ano passado resolvi pintar o cabelo e novamente sofri um processo alergico, tive muita coceira, e saia um liquido que cristalizava vindo do couro cabeludo, como não podia ficar com o cabelo com duas cores meses depois tonalizei o cabelo e aí sim foi a gota d'água, tive muita dor de cabeça, a testa inchou, a secreção do couro cabeludo e os cristais aumentaram, tive varios nodulos no pescoço.. tive que fazer medicação injetável.
    .. eu tenho a impressão de fraqueza muscular qndo estou com alergia.. tem alguma relação?

    ResponderExcluir
  121. Devani: o seu relato sugere que sua alergia não está devidamente controlada. É importante procurar um alergista, pois com orientação e com medidas educativas é possível controlar a doença e evitar crises. Estamos ao seu dispor na Policlínica do Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  122. Olá
    tive que fazer uma TC de crânio no dia 29/10 que a principio não seria com contraste, mas visualização não está muito boa e tive que usar o contraste de iodo. Administraram 2 seringas grandes não vi a ml de forma bem violenta mesmo eu relatando que sentia dor no local. Nunca tive alergia nada. Porém tive reação alergica ao iodo de forma moderada. Sentir muita dor na veia que estava o acesso, não no local do acesso mas no decorrer da veia e sinto ate hoje quando passo a mão no braço. E após isso comecei a ter alergia a determinados medicamentos (dipirona) e alimentos (abacaxi) que nunca tiver. Algumas semanas depois tiver q fazer outra tc de crânio e me disseram que ficaria 24hr internada para fazer a desessibilização. Dessa segunda vez administração foi feita por uma bomba e informaram que seria 0,8ml no outro braço. o Gostaria de saber a quantidade que é administrada de contraste? a forma? se é capaz de causar lesão venosa? se a alergia foi causada pela quantidade? iodo tem a capacidade desencadear outras alergias?
    Agora tenho medo de comer determinados alimentos e usar alguns medicamentos pois o principal sinal de minhas crises alergicas é o edema de glote.

    ResponderExcluir
  123. Nessa: o seu relato não é suficiente para definir a reação adversa como sendo de causa imunológica. Sendo assim, não é possível responder com clareza suas pergntas. Aconselho que marque consulta com um especialista em Aergia e Imunologia para orientá-la. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  124. fiz uma tomografia e tomei contratraste na hora que estava sendo injetado senti os sintomas caracteristicos como calor no corpo. Apos 4 dias comi camarao mas nao tive nada. Mas 2 dias apos comecei a sentir muitos calores pelo corpo, parecidos com os sintomas do contrataste o que pode ser.

    ResponderExcluir
  125. O seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. Mas, para confirmar é essencial avaliar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  126. Tenho q realizar uma tomografia do cranio com contraste q a cardiologista solicitou(devido a pressão na cabeça q sinto desencadeado por esforço), e eu sou hipertensa tomo gliotem 20 e propanalol 80 e estou com muito medo de fazer pq conforme relatos de pessoas com hipertensão correm maiores riscos devido a esse contraste...isso é verídico?

    ResponderExcluir
  127. A pessoa mais adequada para orientá-la é o seu cardiologista pois conhece seu caso e seus dados clínicos. Além disso, o uso do betabloqueador (propranolol) deve ser avaliado antes do exame. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  128. Bom Dia

    Tenho 33 anos e há 10 anos sofro de uma urticária quase constante e cuja área após pressão local levanta na forma de relevo. Eventualmente a pele fica vermelha. Os dermatologistas (5 consultados) e alergistas (2 consultados) não se acertaram até hoje no que poderia ser a doença, mas pelo menos dois deles convergiram no diagnóstico de dermografismo conjugado a alergias a alimentos e ambiental. Questiono:

    1)Já tomei os anti-histaminicos cetirizine, hidroxizina, zina, loratadina e alguns corticóides, nas primeiros dias o alívio é imediato e depois a coceira explode me tirando a sanidade chegando mesmo a não permitir o sono. Há cura/remédio para isso?

    2)O último alergista recomendou uma coquetel de 3 anti-histaminicos com um corticóide diários, com uma injeção semanal de auto-imunização. Não vi melhoras e o tratamento está me levando a falência. Não há tratamento mais barato/moderno/prático para combater essa sistuação?

    Grato pela possibilidade de interação.

    Alex

    ResponderExcluir
  129. Alex: Infelizmente, não é possível ajudá-lo através da internet, pois é necessária uma consulta médica. O quadro que você descreve é sugestivo de dermografismo, mas esta manifestação pode ser decorrente de inúmeras causas. Medicamentos são importantes para aliviar os sintomas mas se a causa não for detectada e controlada, não haverá controle da doença. A nossa equipe médica está ao seu dispor para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  130. Gostaria de saber se os efeitos do contraste no organismo são imediatos ou demora alguns dias dependendo da reação do organismo de paciente.

    Grato

    ResponderExcluir
  131. O tempo de eliminação do contraste é variável em cada pessoa: em média inicia com duas horas e leva um máximo de 24 horas para sair do organismo, se a função renal é normal. Cada pessoa deve ser analisada individualmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  132. Tive reacao alergia ao contraste ,sufocamento e edmas na minha pele , agora estou pra ter minha filha e ira ser cesariana gostaria de saber se no parto poderei ter alguma reacao ao alcool iodato...muito obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  133. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de um aconselhamento na internet. Aconselho que procure um alergista antes de sua cirurgia. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  134. Humberto3/3/11 22:16

    Oi,blog excelente,parabens!
    Tenho uma duvida,fiz RM numa quinta-feira com contraste e na sexta meu cotovelo inchou muito,fui ao medico e ele me disse que não era reação ao iodo,mandou fazer compressa com gelo e tomar anti-inflamatório.O cotovelo desinchou mas ficou amarelo-esverdeado com manchas rochas.Tenho convicção que deve ter sido uma reação pois não bati o cotovelo.Demora para voltar ao normal???devo procurar o medico novamente??obs.:tomei o contraste na mão no mesmo braço que inchou...

    ResponderExcluir
  135. Humberto: é possível que tenha sido uma reação ao iodo, mas não sugere uma reação alérgica (imunológica). Contudo, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico para nova avaliação. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  136. eu ach0 que s0u alergica a bebidas alc00licas, iss0 eh p0ssivel!?ja beb0 ha alguns an0s, mas n0 an0 passad0, uma n0ite dp0is d beber duma maneira q n0 dia seguinte eskeci-me d0 k tha a0ntecid0 na n0ite anteri0r, ac0rdei cm mt c0micha0 nas c0stas e ate a0s brac0s.dep0is ac0nteceu ach0 q mais 5 vezes, mas c0m bebidas diferentes.na0 sei s eha quantidade 0u q, mas 0utras vezes bebi mais e na0 ac0nteceu nada...eh estranh0 pq as vezes eu fic0 a espera q a tal c0micha0 apareca, mas na0....e 0utras da-m c0micha0 n0 dia seguinte inteir0...ha algum teste que p0ssa fzr!?

    ResponderExcluir
  137. Bebidas alcoólicas em excesso provocam dilatação dos pequenos vasos da pele, favorece ressecamento cutâneo, podendo se tornar um agravante para diversas situações cutâneas, como por exemplo a coceira (ou comichão). Aconselho que procure atendimento médico para que seja feito um diagnóstico e assim seja possível identificar a causa e indicar um tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  138. Oi, boa tarde!!! Minha filha irá fazer uma ressonância do crânio com sedação, ela tem um ano. Ouvi dizer q há um pouco de perigo com o uso de contraste pois há relação com alergia de camarão. Não sei se ela é alérgica mas meus outros dois filho são. Gostaria de saber se o contraste da ressonância é iodado. Se há alguma relação com alergia de camarão e se há algum risco, visto que meus dois filhos são alérgicos.
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!! Fantástico!!

    ResponderExcluir
  139. Anna: o contraste utilizado na ressonancia é o gadolíneo, que não contém iodo. É bastante seguro. Em caso de dúvidas, procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica. Obrigada pela visita e pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. Boa tarde, passei por aqui para ler sobre os contrates, pois serei submetida à uma tomografia abdominal semana que vem. Me perguntaram quais os elementos que sou alérgica, sei quais são,pois tenho alista com nomes técnicos e peço a gentileza de me esclarecer os nomes comuns(encontrados no popular, farmacia etc...) desses remédios ou produto quimico, pois a ultima vez que operei(retirada do utero) quase abracei São Pedro pessoalmente, e o médico de plantão foi nota mil e me aplicou antilergico na veio, voltei imediatamente.Mas a titulo de realmente eu conhecer o que não posso, venho até vocês. Meu médico,Dr.Escudero já é falecido. Fiz anos atras o exame. São eles:
    Tobramina
    Sisomina
    Novamin
    Gentamicina
    Kanamicina
    Estreptomicina
    Dihidroestreptomicina
    Neomicina
    Salicilatos
    Quinino
    Evitar Todo Ambiente de Muito Ruído,Desde já agradeço a atenção e a gentilieza da resposta.Abraço Lucelí.

    ResponderExcluir
  141. Luceli: os medicamentos que cita são antibióticos com exceção dos salicilatos e do quinino. Não há relação direta com o uso do contraste. Contudo, eu aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso e orientar o uso seguro do contraste radiográfico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  142. Anônimo4/4/11 19:29

    Boa noite.
    Fiz um exame com contraste de iodo a uns anos atras e tive reacoes alergicas, e a enfermeira me disse para nunca comer frutos do mar.
    Mas como sushi com peixe de agua doce, porem envolto em algas marinhas e nunca me deu reacao.
    Mas morro de medo de experimentar e causar alguma reacao.
    Sera que posso ou nao comer peixes originarios do mar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  143. Não é obrigatório que uma pessoa com alergia ao contraste iodado seja alérgica também ao camarão. Publicamos um texto sobre este tema e convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/01/iodo-nao-e-causa-da-alergia-ao-camarao.html
    A nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  144. Anônimo6/4/11 17:58

    Olá.
    Fiz uma RNM hoje pela manhã e desde então não paro de evacuar. É normal????

    ResponderExcluir
  145. O seu relato não seugere que seja alergia, mas pode ser uma reação adversa ao contraste. Aconselho que entre em contato com seu médico. Gratos por sua vsita.

    ResponderExcluir
  146. Ola, fiz uma enterografia ha 2 dias com contraste iodado, ate entao ja havia realizado ressonancia magnetica 3 vezes com contraste de ganolineo e nada senti.
    Respondi a um questionario basico sobre medicamentos e reacoes alergias a medicamentos( ate entao nunca havia tido qualquer tipo de problemas com relacao a medicamentos).Ocorrera tudo bem durante o exame e as 14 hs seguidas a ele; quando ja apos esse periodo comecei a sentir uma coceira no couro cabeludo, atras da orelha direia , no pescoco, nuca e colo acompanhado de grande vermelhidao, alguns minutos apos meus olhos comecaram a inchar um pouco; no dia segunte acordei com o rosto, principalmente os olhos completamente inchados, ao ponto de nao conseguir abrir os olhos, entrei em panico pois nunca tinha acomtecido nad parecido...por conta desse espisodio tive que desmarcar uma cirurgia , pois apos 2 dias da utilizacao do contraste iodado ainda estou com o rosto bastante inchado...
    PERGUNTA: e normal a reacao alergica occorrer tanto tempo apos a aplicacao? ( 14 hs apos)
    tenho Rinite alergia ( poeria, cheiro frte, acaros) sera que tem algum tipo de relacao a essa reacao alergica?
    minha medica me proibiu de utilizar qq tipo de iodado intre venoso
    desde ja agradeco a resposta de vcs

    ResponderExcluir
  147. Os dados que envia não são suficientes para definir o diagnóstico para seu caso. Mas farei algumas considerações: 1) Reações alérgicas podem ser tardias. 2) Reações aos contrastes iodados nem sempre tem mecanismo alérgico e não guardam relação direta com o fato de ser pottador de rinite alérgica. 3) A médica está correta. Caso necessite um novo exame no futuro, nção recomendo que faça sem antes consultar um alergista. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  148. PARABENS PELO SITE QUE A EQUIPE CONTINUE A AJUDAR
    MAIS PESSOAS COM SUAS DÚVIDAS.SERA QUE PODERIAM ME AJUDAR,ME CHAMO JULIA SOU UNIVERSITÁRIA CURSANDO RADIOLOGIA E ESTOU DESENVOLVENDO UM SEMINARIO SOBRE REACOES ADVERSAS AO CONTRASTE IODADO INTRAVENOSO EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZA E ESTOU PRECISANDO DE IMAGEM DO EXAME, TERIA COMO ME ENVIAR ALGUMAS IMAGENS DO MESMO.MEU EMAIL-GRAZIELA_WG26@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  149. Julia: agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário nesteblog. Infelizmente não podemos ajudá-la: nosso trabalho é clínico e não realizamos exames radiológicos. Sendo assim, não possuímos as imagens que necessita. Aconselho que procure junto à serviços e associações voltadas ao estudo da radiologia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  150. Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Fiz uma histerossalpingografia na quarta-feira passada. No dia seguinte iniciei sintomatologia compatível com Uretrite (tenho ITU de repetição (umas duas a tres vezes por ano). Iniciei tratamento com Nitrofurantoína, mas não estou obtendo resultado. É possível que o contraste utilizado no exame, tenha provocado irritação na minha uretra? Isso pode acontecer?

    ResponderExcluir
  151. Lilian: os dados que envia não são suficientes para que eu possa informar. Aconselho que converse com seu urologista para uma orientação adequada. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog da Alergia. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  152. oliana: olá, vou fazer uma urografia, com o uso do contraste de iodo. tenho alergia a VOLTAREM e perfumes, enfim de tudo que tem cheiro forte.
    Gostaria de saber se isto é indicativo de que terei reaçoes adversas ao iodo.?!
    Estou com muito medo por favor me ajude!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  153. Oliana: os dados que envia não são suficientes para emitir um parecer sobre seu caso. O fato de ter alergia a antinflamatórios e perfumes não indica que terá obrigatoriamente alergia aos contrastes iodados. O alergista analisará seus dados clínicos e orientará de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  154. Olá,
    Minha vai se submeter a uma tomografia na coluna. Ela é hipertensa e tem artrite reumatóide, e faz uso de medicamentos como prednisona e metrotexate. Ela não tem histórico de alergias, mas recentemente teve reação a um medicamento a base de ibuprofeno. Por favor, gostaria de saber se no caso dela é desaconselhável o uso do constraste?

    ResponderExcluir
  155. Luciane: os dados que envia não são suficientes para que se possa afirmar se sua mãe poderá ou não apresentar reação ao contraste iodado. Aconselho que a leve a um alergista. O contato pessoal durante a consulta é necessário para que a análise dos dados clínicos seja feita de forma eficiente e objetiva. Agradecemos sua visita e colocamos nossa equipe ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  156. Olá!
    Realizei uma tomografia de abdome superior e aproximadamente 24h após o exame começou a aparecer urticária no rosto, pescoço, pulsos, abdome e ombros. O rosto e o pescoço ficaram bastante inchados. Tomei antialérgico e os sintomas permaneceram por três dias. Após sete dias do início dos sintomas ingeri camarão e os mesmos reapareceram, porém, dessa vez, em todo tronco (abdome, peito, costas), na parte interna das coxas e nos ombros, mas não no rosto e pescoço. Isso significa alergia ao camarão ou ainda é relacionado com o contraste?
    Muito obrigada pelo esclarecimento e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  157. Cíntia: o camarão é um alimento com poder de liberar histamina. Como você estava em fase recente de uma reação que também resulta de liberação de histamina, as duas situações se somaram. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  158. Minha filha vai fazer uma ANGIOTOMOGRAFIA cerebral, na entrevista ela disse que já 'empolou'com uma medicação quando pequena (que foi Bactrim).Agora vai ter que tomar uma 20g de prednisona 12hs antes do examen mais 20g 6hs antes mais 20g 2hs e uma hora antes mais 10g de Loratadina~. Não é muita medicação? Ela tem 26 anos tem uma suspeita de mã formação AV frontal. muito obrigada!

    ResponderExcluir
  159. Não tenho condições para julgar o caso de sua filha através de um aconselhamento na internet, sem conhecer seus dados clínicos O tratamento que descreve é uma pré medicação com intuito de evitar reações adversas ao contraste iodado Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  160. Hoje fiz uma tomografia cerebral. No inicio sem o contraste foi otimo; quando foi aplicado o contraste alem de muito calor, senti vontade de espirrar e imediatamente congestionamento nasal, minha garganta e ceu da boca coçavam muito e de repente senti minha garganta fechar.Chamei por socorro e prontamente atendida me aplicaram antialergico na veia e soro. Meu corpo tremia e fiquei toda roxa com bolhas pelo corpo. O médico me alertou de que eu não poderia mais realizar a tomografia com contraste. È uma alergia ou mais que isso?

    ResponderExcluir
  161. O seu relato sugere que tenha sido uma alergia, mas para confirmar é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  162. Anônimo5/6/11 20:58

    gostaria de saber eu não posso comer camarao nem mesmo colocar a mão neles pois meu corpo fica vermelho e coça demais e tambem muita falta de ar, preciso fazer a urografia e me recomendaram tomar antes do exame meticorten e claritin, é só por eu ter essa alergia? o que tem a haver?

    ResponderExcluir
  163. Os dados que envia não são suficientes para que eu possa afirmar o motivo da indicação do uso da medicação prévia ao exame. Mas, os estudos mostram que o fato de ser alérgico a camarão não significa que o será obrigatóriamente ao iodo. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  164. telma Porto Seguro10/6/11 23:03

    minha mãe tem 78 anos , e vários quadros alérgicos vai fazer uma tomografia com contraste, acho que com iodo.Está tomando instamínicos e corticoides(prednisolona)durante. A clínica é que perguntou sobre as possíveis alergias. O médico nem perguntou ou sugeriu maiores cuidados, ela é que pediu a receita. O cardiologista parecia a vontade. Então não é tão perigoso como falam? Telma, Porto seguro- BA

    ResponderExcluir
  165. telma Porto Seguro10/6/11 23:07

    Agradeço os comentário de leitores e dos profissionais da Saúde. Ajuda muito resolver nossas dificuldades.

    ResponderExcluir
  166. Telma: reações adversas ao contraste iodado podem ocorrer em até 12% dos pacientes, sendo a grande maioria de natureza leve. As reações consideradas graves correspondem a 0,26% do total. Como vê é uma incidência pequena se levarmos em conta o número total de exames realizados. Mas, de qualquer modo, o ideal é prevenir e evitar que ocorra uma reação muito grave que pode até levar a óbito. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  167. Telma: reações adversas ao contraste iodado podem ocorrer em até 12% dos pacientes, sendo a grande maioria de natureza leve. As reações consideradas graves correspondem a 0,26% do total. Como vê é uma incidência pequena se levarmos em conta o número de exames realizados. Mas, de qualquer modo, o ideal é prevenir e evitar que ocorra uma reação muito grave que pode até levar a óbito. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  168. Hoje fiz tomografia computarizada e injetaram 100ml iodo na veia na hora sentir o calor e logo depois parecia que minha garganta ficou dormente o medico me deu um antialergico oral mas tarde começou o meu rosto todo ficar dormente e com dor de cabeça, tenho renite alergica e ja tive bronquite. Obrigada

    ResponderExcluir
  169. Contrastes iodados podem provocar reações variadas e nem sempre de causa alérgica. Aconselho que procure seu alergista e peça uma orientação. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  170. Bom dia!Preciso fazer uma tomografia abdominal total com contraste, nunca fiz! O único remédio que tomo é anticoncepcional e não tenho alergia! Mas estou insegura em fazer o exame e gostaria de saber qual reação que posso ter na hora do contraste, na hora do exame e depois!
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  171. O parecer que solicita não pode ser feito através de aconselhamento por email, pois desconheço seus dados clínicos e seu histórico completo de alergias (pessoais e antecedentes familiares). A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  172. Anônimo5/7/11 15:06

    Boa tarde,

    fiz uma histerossalpingografia a cerca de 20 dias atras e na última quinta feira começaram a aparecer urticarias por td meu corpo aumentando a cada dia. Hoje fui a um outro médico que disse que provavelmente a causa da mesma foi algum medicamento, e como li algumas coisas a respeito gostaria de saber se mesmo com esse tempo que passou poderia ser alguma alergia ao contraste de iodo, já que nunca soube ser alergica a nada.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  173. Contrastes iodados podem provocar reações adversas imediatas mas também poderão ocorrer reações de inicio tardio: não há como afirmar sem avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso.

    ResponderExcluir
  174. Me sinto mal com vários remédios. Não posso tomar nenhum tipo de remédio para emagrecer. Fico com muita dor de cabeça, nauzeas, tontura etc. Parece que a cabeça por dentro começa a inchar. Dói muito e tbém fico com insonia. Isso acontece com muitos outros remédios. Agora o médico me receitou iodo em gotas para tomar, por ter problemas com a tiróide. Comecei a tomar e me deu o mesmo problema. Isso tem tratamento?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  175. As reações que descreve não são sugestivas de alergia. Aconselho que retorne ao seu médico e relate os fatos para que ele possa analisar seu caso,indicando a conduta mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  176. Alguém já foi a óbito após a tomografia?e eu nunca comi camarão como saberei se sou alégica!eu tenho pressão alta!tenho risco de morrer?

    ResponderExcluir
  177. 1)As reações adversas ao contraste iodado podem ter intensidade variável,desde casos leve até situações graves e ameaçadoras à vida. 2)Não há comprovação científica de que a alergia ao camarão esteja relacionada com a alergia a iodo. 3)Antes de realizar o exame, o alergista orientará a conduita adequada se houver necessidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  178. Boa noite, a um ano e meio fiz uma urografia excretora com contraste iodade e não tive nenhuma reação, porém hoje 19/08/11 fui fazer uma tomografia das vias urinárias com contraste iodade e tive reações na hora, apareceu urticárias, fiquei com coceiras e meu céu da boca ficou inchado trancando a respiração pelo nariz, uma sensação horrível. Fui medicado na hora com anti alérgicos e melhorei somente das coceiras, a parte da respiração só foi melhorar a noite. Dúvidas: Nunca mais poderei usar esses contrastes iodados; existem vários compostos diferentes.

    ResponderExcluir
  179. Não se aconselha repetir o contraste a partir do momento que apresentou alergia. Aconselho que procure um alergista para confirmar o diagnóstico e para orientar a conduta caso seja necessário repetir o procedimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  180. Fiz exame de urografia escretora com aplicação de contraste, na hora do exame senti coceras em todo corpo e vermilhidão, que após algumas horas passou, só que após 24 horas meu braço começou a doer nas proximidades do acesso para aplicação do contraste, é normal e o que posso fazer para melhorar dor?

    ResponderExcluir
  181. O seu relato sugere que tenha ocorrido uma reação adversa ao contraste iodado. Mas, peço sua compreensão, para orientar tratamento é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  182. Olá me chamo Tamara e fiz recemente um exame alergico que consta que sou alergica a iodoformio/iôdo/triiodometano que se trata destes contrastes de iodo ingetaveis para exames, porem aqui não fala se devo seguir alguma dieta sei que a maioria dos sais de cozinha são iodados gostaria de saber se devo cortar totalmente o sal da minha dieta e pelo que devo substituilo pois comer comida totalmente insonsa é horrivel por favor me ajudem o sal iodado pode estar me causando a minha alergia que não quer cessar.

    ResponderExcluir
  183. Boa noite, minha mãe tem um exame marcado para amanhã (12/09), e será aplicado o contraste, porém ela teve a indicação de tomar 6 anti-alérgicos, mas está com muito medo, pois todos os remédios que ela toma sempre faz mal.Acho que o nervoso que ela está poderá influenciar na hora do exame, uma vez que ela está louca de medo e temerosa....li a respeito das reações , e agora também estou com muito receio, vcs podem me esclarecer se há a possibilidade de haver uma reação na hora do exame (ela tem 53 anos e é hipertensa.).
    att

    ResponderExcluir
  184. Peço sua compreensão, mas os dados que envia não são suficientes para afirmar se sua mãe poderá apresentar reação com uso de contraste iodado. Este tipo de análise necessita de uma consulta médica tradicional para que seja possível avaliar de forma criteriosa a história pessoal e familiar de alergia, condição de saúde atual, medicamentos que faz uso, entre outros dados clínicos. Agrdecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  185. fiz tomografia da sela turcica com contraste no dia 12/09/2011 e só no dia 14/092011 que apareceu urticaria pelo meu corpo, o que devo fazer? será que foi reação do contraste?

    ResponderExcluir
  186. É possível, Angélica, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  187. Tamara: o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet sem avaliar seu caso de forma criteriosa. Em geral, não há necessidade de suspender o sal da alimentação diária. Mas para afirmar é preciso uma consulta médica tradicional. Aconselho que procure seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  188. Fiz uma tomografia abdominal com contraste de iodo, e após dois dias fiquei com vômitos e nada para no meu estômago, q quando vomito tem um odor horrível, o que tomar para tirar o efeito do iodo?

    ResponderExcluir
  189. Peço sua compreensão, mas este blog obedece as regras do Conselho de Medicina: não prescrevemos nem indicamos nomes de medicamentos. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  190. Há 5 dias passei por uma Tc de crânio com contraste venoso e não me senti bem durante o exame, o problema é que agora estou achando que estou grávida. Quais os riscos que isso pode trazer ao meu bebê, por favor me ajudem pois estou ficando desesperada. obrigada!

    ResponderExcluir
  191. Os dados que envia não são suficientes para emitir um parecer através da internet sobre os riscos envolvidos no seu caso. Não há evidências que indiquem que o contraste seja teratogênico em humanos. Contudo a exposição à radiação pode exercer reações adversas. O seu médico ginecologista e obstetra é a pessoa mais indicada para orientá-la.

    ResponderExcluir
  192. Senhores

    Parabéns pela abordagem acima.

    Em A

    ResponderExcluir
  193. Senhores
    Tenho 54 anos 84 k e 1:73 altura
    Em agosto/2010 fiz um exame transito intestinal com o contraste e após algumas semanas iniciou um processo de alergia (placas avermelhadas pelo corpo todo)já passei por vários médicos Alergista/Dermatologista todo tipo de exame e não aparece nada, já tomei Hidroczini 25 mg atualmente o alegra 180mg de manha e a noite e quando fica mais critico prednisona 20mg. Peço vosso apoio. A também todo diovan 80 mg controle pressão. FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
  194. Compreendo sua preocupação mas não sei como posso ajudá-lo neste aconselhamento na internet. O seu relato sugere que seja uma urticária, mas para confirmar e julgar o papel exercido pelo contraste na sua alergia seria necessária a consulta médica tradicional. É essencial avaliar seu histórico clínico de forma criteriosa, analisando outros fatores envolvidos, história pregressa pessoal, familiar, etc,. Os poucos dados relatados não são suficientes para um diagnóstico. Conto com a sua compreensão. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  195. juliana jardim11/11/11 21:44

    OLA, GOSTARIA DE INFORMAÇÕES, FIZ UMA TOMO c/ contrast HOJE PELA MANHã, e não tinha tomado o anti-alergico,tive alergia, muita cosseira, aceleração do coração, pressão baixa, um mal estar horrivel. queria saber se isso dura muito tempo, oque posso comer, se tem alguma coisa q não possa?. na clinica, me deram um anti alergico na veia, nao sei qual era, junto com o soro, e me falaram q so alergica a iodo.
    se puderes me ajudar agradeço.
    juliana jardim
    aceguá - rs

    ResponderExcluir
  196. Juliana: a reação leva algumas horas para desaparecer, até que o medicamento seja metabolizado e eliminado por seu organismo. Caso ainda persistam sintomas, ou caso surjam novos sintomas com o passar do tempo, procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  197. Bom dia. Sou alérgica a Iodo e necessito fazer uma histerosalpingografia. Não encontrei em minha cidade nenhum local que realize este exame usando outro tipo de contraste. Todos os locais que vi dão um preparo com anti alérgico ao paciente para ser tomado por 3 dias antes ao exame. Tentei entrar em contato com meu médico, pois estou com receio de fazer este procedimento porém o mesmo está em um congresso. Como vi no blog que vocês são muito atenciosos, na opinião de vocês, existe algum risco para mim fazer o exame mesmo tomando o anti alérgico antes? É desta forma que se procede quando se é alérgico ao iodo?
    Desde já agradeço pela atenção.

    Ludmila Ferreira Petronilho dos Santos
    Campos dos Goytacazes - RJ

    ResponderExcluir
  198. Ludmila: recomendo que procure um alergista antes de realizar o procedimento. Recebi seu e-mail e encaminheio os nomes dos especialistas em sua cidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  199. qual sao os exame de rmn que utiliza contraste?

    ResponderExcluir
  200. Exames de ressonância magnética utilizam contrastes diferentes dos iodados, sendo o mais comum o gadolínio. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno