Pular para o conteúdo principal

Choque Anafilático





É a principal causa de morte por alergia.

O choque anafilático é uma reação imediata resultante da dilatação súbita da microcirculação sanguínea pela ação da histamina. Com a vasodilatação, há queda de pressão arterial, deficiência de irrigação cerebral, perda da consciência, coma e morte. Esta cadeia de eventos pode ser evitada pela aplicação de medicação de emergência. Nas formas mais discretas do choque, o próprio organismo pode compensar a falência circulatória.

Sintomas do choque anafilático:

Sensação de mal estar, transpiração, palidez

Tosse seca, falta de ar

Sudorese abundante

Coceira generalizada

Náuseas, vômitos, dor abdominal

Diminuição da Pressão

Perda dos sentidos

Principais causas de reação anafilática:

- Antibióticos: penicilina, estreptomicina e cefalosporinas.

- Venenos: abelhas, vespas, marimbondos, formigas e cobras.

- Látex: derivado da borracha natural encontrado em luvas, camisinhas, etc - - Anestésicos locais: procaína, tetracaína, benzocaína e xilocaína.

- Vitaminas: B1 e B12.

- Hormônios: insulina e ACTH.

- Soros heterólogos: antitetânicos e antidiftéricos.

Reações anafiláticas menos intensas podem ser causadas por outras causas, como por exemplo alimentos (camarão). Estas reações em geral não são graves, manifestando-se por mal estar, tonteira, urticária súbita, surgindo imediatamente após uso destas substâncias.

Reação Anafilactóide

Tem os mesmos sintomas da reação anafilática, mas o mecanismo não é alérgico. Neste caso, a libareção da histamina ocorre por mecanismos não-imunológicos. O exemplo mais característico é a reação após uso de contrastes iodados.

Como controlar o choque anafilático

O tratamento é realizado através de medidas profiláticas (evitando os alérgenos) e medidas de urgência a serem aplicadas logo que o quadro se inicia.

A adrenalina (epinefrina) é o único medicamento de emergência capaz de salvar a vida de uma pessoa em choque anafilático e deve ser aplicada imediatamente. É encontrada em forma de ampolas ou na forma de “kit” auto-injetável.

Converse com seu médico alergista para que ele o oriente.

Texto extraído do livro: Conheça sua Alergia – Lian Pontes de Carvalho e João Bosco Magalhães Rios – Editora Revinter 2001

Comentários

  1. Meu filho de 27 anos, o qual nunca teve nenhum histórico de alergia, nenhum problema de saúde, na quinta-feira 20/11/08, ele e a esposa encomendaram uma pizza, esta chegou às 21:00 hrs. frango c/ catupiry e portuguesa. A mesma veio partida em 8 pedaços, ambos comeram das duas, a única coisa que minha nora não comeu foi a gema do ovo cozido. Após a ingestão 8 mint. +/- meu filho teve uma vermelhidão na pele, aparecendo pelotas (inchaços) nos braços e muita coceira, em menos de 2 minutos a pressão caiu o inchaço sumiu, começou a ter sudorese, visão turva, com perdas de conciência, levado ao hospital que fica a 2 quadras foi dada a entrada como choque anafilático, a Médica do plantão que o atendeu informou que o caso dele foi muito grave. Como previnir este tipo de coisa se nunca na vida teve alergia a nada?

    ResponderExcluir
  2. Alergias do tipo anafilático realmente surpreendem em sua primeira manifestação pois decorrem de produtos com o qual já tivemos contatos anteriores. A melhor conduta é procurar um especialista em Alergia que analisará os dados clínicos do seu filho e orientará medidas preventivas adequadas. A nossa equipe médica está ao dispor na Clínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  3. Depois que a pessoa tem a crise pela primeira vez a crise passa a ser constante sempre que a pessoa entrar em contato com algo que tenha causado o choque anafilático?

    ResponderExcluir
  4. Sim, se a alergia é verdadeira, a pessoa terá reação alérgica todas as vezes que entrar em contato com a substância. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. ola.meu filho teve uma reação alergica a gema de ovo. agora no prox mes ele faz 1 ano e tera de tomar a vacina contra sarampo. a pediatra disse q ele tera q tomar no hospital, pq se tiver uma reação pode ser atendido prontamente. quais sao os riscos q ele corre tomando essa vacina? tomando dentro do hospital é 100% seguro??? estou com muito medo...

    ResponderExcluir
  6. A pediatra do seu filho tem razão: a aplicação da vacina no hospital é mais segura. Deste forma, ele poderá ser acompanhado e tratado prontamente caso surja alguma reação. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  7. ola,meu filho de 1 ano é alergico a proteina do leite desde quando nasceu,eu fiz regime para poder amamentar ele,hoje toma Alfare,teve um quadro muito grave,primeiro ficou branco suava tava gelado e olhos roxos,vomitou depois perdeu a conciencia e teve muitas convulsoes o peitinho dele fazia um roncao,os medicos nao sabiam o que era,será que pode ser um choque?eu acho que comeu pizza que achou no chao,nunca ele comeu nada de leite,as reacoes que ele tinha era sempre quando eu comia,só pra ter ideia eu nao podia nem comer bolacha agua e sal.

    ResponderExcluir
  8. O seu relato sugere uma reação anafilática ao leite, mas para confirmar é essencial examinar seu filho pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre

    ResponderExcluir
  9. Eu tive uma reação estranha om um medicamentto, fiquei tonta, meu coração disparou imediantemente apos a ingestão do medicamento, tive sudorese, meu olhos secaram , minha boca secou e alingua colou de tão seca, minha narinnas fecharam e eu fiquei assim por varios dias pq não consegui socorro. O que aconteceu...
    obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Não posso afirmar o que aconteceu, mas seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. Aconselho que procure um alergista para que possa avaliar seus dados clínicos de forma minuciosa e assim orientar adequadamente.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde!
    Gostei muito do blog e pude tirar duvidas importantes sabe é q minha sobrinha já teve alguns choques anafiláticos e eu vi um ontem(25/02/11)e socorri ela para o hospital depois q ela foi mordida por uma abelha ela jáfoi no médico antes e ele disse nao existe cura e nem antídoto somente tem q ficar longe das abelhas gostaria de saber se vcs podem me ajudar? se exixte um tratamento pra imunizar? obrigada desde já e susseço pra vcs!!!!

    ResponderExcluir
  12. Dependendo de cada caso, é possível realizar a imnunoterapia e assim controlar a alergia . Contudo, trata-se de um tratamento que só pode ser feito com especialista capacitado para isso. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  13. Olá tenho uma enorme dúvida; a algum tempo tenho tido manifestações alérgicas como urticárias e angiodemas nos lábios, nada de tão exagerado mais o médico que procurei me disse que poderia ser efeito de dipirona que tomava com frequencia desde então há uns 2 anos não tomo mais nenhum composto de dipirona e não tenho tido mais essas manifestções alérgicas só que vou fazer uam cirurgia plástica para implantes de silicone e estou com muito medo de ter um choque anafilático devido a anestesia que será uma peridural mais simples que a a usada na cesária mais mesmo assim estou preoculpada por favor como devo proceder para saber se o fato de já ter tido esse histórico de alergia me levará a correr um risco maior de choque anafilático? Obrigada

    ResponderExcluir
  14. O fato de ter alergia à dipirona, ou seja, a analgésicos e antinflamatórios, não implica que também terá alergia a anestésicos. De qualquer modo, o ideal é que procure um alergista para orientá-la pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  15. Estava com muita dor de dente por isso fique uns 6dias sem me alimentar, apenas comia uns pedaços de paõ e liquidos; tambem estava tomando um remedio que chama BUTAZONA e AMOXIXILINA....fui no dentista e quando me deu a anestesia demorou uns 5 minutos comecei a tremer; minhas pernas não parava no lugar de tanto tremor ; minha boca seco e meu coracao parcia bater com mais força e velocidade;me levaram no medico e minha presao tava18/9...seria alergia ou porcausa da falta de alimentação?

    ResponderExcluir
  16. O seu relato não sugere que tenha sido uma alergia ao anestésico. Para afirmar a causa dos sintomas, seria necessário avaliá-la pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Fiz uma cirurgia e poucas horas depois que saí do bloco cirúrgico, já estava no quarto, comecei a ter umas sensações horríveis, parecia que ia morrer. Eu sentia frio e calor ao mesmo tempo, taquicardia, falta de ar, confusão mental, etc. O médico mandou a enfermeira colocar o soro prá correr mais rápido e aos poucos fui melhorando. Depois ele me disse que tive alguma reação provavelmente com a morfina. Tenho que fazer outra cirurgia e como vou saber se é isso mesmo e evitar o risco? Tive um choque anafilático? O pior é que o médico havia acabado de realizar a cirurgia e viajou. Deu as coordenadas pelo telefone, sem nem me ver.

    ResponderExcluir
  18. Os dados que envia não sugerem que tenha sido um choque anafilático, mas não há como afirmar sem avaliar seu caso de forma criteriosa. O cirurgião - ou na sua ausência, o anestesista ou outro médico da equipe cirúrgica, poderão fornecer os dados do seu prontuário para que o alergista possa orientar adequadamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Minha filha tem 11 anos e quando tinha 5 anos teve sua primeira reação alérgica. Ela dormiu à tarde na beliche que o montador acabara de montar, ainda cheirava a madeira (a beliche) e minha filha acordou se coçando inteira e com inchaço e vermelhidão por toda a pele. Passei pano úmido com detergente em toda a beliche, inclusive no colchão. No decorrer do dia, essa reação passou, a noite ela dormiu tranquilamente. Outras reações aconteceram sem que eu conseguisse descobrir o agente causador, mas passou logo como da primeira vez. Hoje ela amanheceu com os mesmos sintomas, mas está demorando pra passar e só piora. Levei-a ao pronto socorro e a médica (que não é pediatra) receitou-lhe Alermine 5ml de 12 em 12 horas. Passaram-se 3 horas que ela tomou a primeira dose e não melhorou. Gostaria de saber o que está causando as alegias se ela não comeu nada de diferente do que de costume? Há! ela também já sofreu por meses com tosse alérgica, mas hoje em dia, não tem mais

    ResponderExcluir
  20. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail Para definir a causa das alergias apresentadas por sua filha, é necessário conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e examiná-la pessoalmente. Aconselho que a leve num alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Ola, tenho 26 anos, e ao 19 sofri uma cirurgia para retirada de um cisto do nariz. Na ocasiao, apos a cirurgia, tive falta de ar, vista escura, mas logo passou. A um ano, tomei uma injecao pra inflamacao, na farmacia, e em instantes doeu muito todo o braco, a escureceu a visao, deu falta de ar e desmaiei, e logo passou. Pergunto o que devo fazer para me prevenir de algo mais fatal, que pode causar um choque anafilatico mais grave (anestesia, cirurgia, dentista, injecoes, etc.)?

    ResponderExcluir
  22. O primeiro passo é procurar um médico especialista em Alergia, que analisará de forma criteriosa seus dados clínicos e assim poderá orientar medidas preventivas adequadas para seu caso. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde
    Sempre fui alérgica a poeira, acaro, pelos de animais...sofri e as vezes muito raro sofro de rinite alérgica, fazendo o tratamento de imune deu certo.
    Quando é agora depois de meus 32 anos comi pedaço pequeno de polvo e embolotei toda, tomei um ant alérgico durante 1 semana desapareceu.
    Sendo que aconteceu um fato estranho passei o dia na praia comi camarão , peixe, cadinho e n tive nada, quando foi a noite comi uns 3 nuggets congelados e assados. Quando foi 2hs depois minha garganta inchou, coração acelerado, mal estar, confusão mental de n saber o queria fazer, respirando fraco, chiando, formigamento maos e pernas.
    Ao chegar na clinica tirou minha pressão estava 14/10 muito alta pra mim sempre e baixa, colocaram no oxigênio , soro, comprimido de diurético e uma injeção de decadron, fui melhorando aos poucos passei 3hs lá.
    Ele recomendou repouso e continuar anti alérgico.
    Devo 1 ir em outro local?? E qual medico? Alergologista mesmo?
    Agora depois do susto estou com mal estar.
    No aguardo das suas sugestões

    ResponderExcluir
  24. Aconselho que vá ao alergista para confirmar o diagnóstico de anafilaxia e para receber as orientações adequadas, Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. Oi, tenho 30 anos, 1,90m e 107kgs. Tive um episódio de falta de ar ao acordar, sendo que à noite tinha tomado 100mg de cetocoprofeno. Tomei um suco de limão e aos poucos foi passando. Teria sido um principio de choque anafilático? No momento da medicação à noite senti meu coração "um pouco fraco", sic. Tenho hipertrofia exc. do VE leve e insuficiencia mitral leve. Influenciaria num possível choque anafilatico?

    ResponderExcluir
  26. O seu relato não é conclusivo mas não indica que tenha sido um choque anafilático. É possível que tenha apresentado uma reação adversa ao uso do antinflamatório (cetoprofeno), mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  27. gostei muito de saber de novos casos de alergias porque tenho uma filha alergica e dificil so os medicos e jesus para nus ajudar

    ResponderExcluir
  28. Agradecemos seu depoimento ao Blog da Alergia e desejamos muita saúde para sua filha.

    ResponderExcluir
  29. BOA NOITE, NÃO SEI O QUE EU TIVE MAS ACHO QUE FOI UM CHOQUE. TOMEI UM ANTIBIÓTICO E LOGO TIVE UMA CRISE DE ASMA, EU JA TENHO ASMA... E SENTI MINHA GARGANTA INCHAR E TIVE FALTA DE AR E MEU PEITO PARECIA TER UM GATO DENTRO.. NA HORA EU SÓ LEMBREI DA MINHA BOMBINHA DE ASMA E USEI RÁPIDO. TBM QDO VI UMAS BOLINAS COÇANDO PASSEI UMA POMADA ANTIALÉRGICO. ESTAVA SOZINHA E NÃO TINHA COMO CHAMAR O RESGATE. A REAÇAO FOI PASSANDO DEPOIS QUE USEI AREROLIN SPRAY E A POMADA
    SERÁ QUE TIVE UMA REAÇÃO DE RISCO E NÃO SABIA ?

    ResponderExcluir
  30. Não tenho condições para afirmar o diagnóstico do seu caso baseado apenas em seu relato. Mas, gostaria de fazer algumas considerações. A reação anafilática conhecida popularmente como choque anafilático corresponde a uma reação alérgica grave de inicio súbito e que acomete vários órgãos e sistemas. Podemos citar: 1) sintomas respiratórios: eapirros coriza, congestão, tosse, rouquidão, falta de ar, sensação de asfixia 2)sintomas cardiovasculares: palpitação, modificação do ritmo cardíaco, hipotensão, choque 3) sintomas digestórios: vômitos, diarréia, cólicas, distensão abdominal 4)pele: coceira, avermelhamento, urticária e angioedema 5) outras: dor de cabeça, incontinência urinária, sensação de morte iminente, desorientação, entre outros. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo6/5/12 14:38

    Boa Tarde, Eu Gostaria de saber, como eu posso controlar o "choque anafilático"?

    ResponderExcluir
  32. Choque anafilático é uma situação grave de emergência médica e quando instalado, necessita atendimento médico intensivo hospitalar. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, ontem fiz a utilização de um medicamento intramuscular que me fez suar e tossir bastante, além de ficar meio tonto! Efeitos esses imediatos ah aplicacao! Seria o princio de um choque anafilatico?

    ResponderExcluir
  34. O seu relato não sugere que tenha sido uma reação anafilática, mas não há como afirmar se uma avaliação pessoal. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, nunca tive caso de alergia grave, mas possuo alergia a surfa e estou indo fazer uma cirurgia bariátrica agora e me encontro morrendo de medo de choque anafilático, há alguma coisa que pode ser evitada, e no caso de choque anafilático em cirurgia é sempre fatal? Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Lays: 1) o fato de ter alergia à sulfa não implica que terá maior chance em apresentar uma reação anafilática em sua cirurgia. 2) Nem todos os casos anafiláticos são fatais. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  37. fui ao pronto socorro odontológico com muita dor e esqueci de relatar que que tenho alergia a ovos, quando era criança tive uma reação alérgica e o médico disse que foi quase um choque anafilático,só recomendou que não tomasse dipirona e nao comesse ovos e fizesse os testes de alergia,mas nunca fiz,corri risco de morte ao tomar anestesia, só me lembrei depois que estava sem dor, corri quais riscos???

    ResponderExcluir
  38. Não posso opinar especificamente sobre seu caso sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. O fato de ter alergia a ovos não implica que terá também alergia à anestesia. Aconselho que procure um alergista para orientá-la de forma adequada. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  39. Meu filho de 18 anos após tomar uma injeção de benzetacil + outra injeção de dipirona teve queda de pressão( 6 x 4 ), mãos e pernas ficaram frias,labios ficou sem cor, visão ficou ruim. Isso ocorreu dentro do pronto socorro e foi feito URGENTE o procedimento médico. Oque será que houve? pois ele ja fez uso anteriormente desses medicamentos anos anteriores. Teremos que ficar atentos ? isso possa se repetir? devemos procurar algum especialista. Grato Valdir

    ResponderExcluir
  40. Valdir: o seu relato não deixa claro que tenha sido uma reação anafilática à penicilina. Nem toda reação à benzetacil tem causa alérgica. Infelizmente, não há como afirmar ou emitir parecer sem avaliar seu filho pessoalmente. Vale lembrar que uma reação alérgica nunca surge da primeira vez que se toma um medicamento, mas sim com o repetir do uso. Aconselho que procure um alergista para evitar novos episódios. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. Tenho tonturas ao levantar, me mecher na cama e penso que é de algum alimento que como, mas ainda não sei direito o que é.Quando começou, senti muita dor de cabeça, muito forte mesmo, que só melhoraram com remédios para o estomago. Pensava ser labirintite. Ja fui em otorrinos e neurologistas e nada descobriram. Pode ter alguma relação com algum alimento que como?

    ResponderExcluir
  42. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia alimentar. Mas, é essencial avaliar pessoalmente para emitir um parecer. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  43. boa tarde.
    tenho reação anafilatica a picada de vespa comprovada, já fiz exames consultei com um alergologista em Curitiba - Pr. este me encaminhou a procurar uma tratamento de imunologia, gostaria de saber se vcs fazem este tretamento. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  44. Fui medicada com tilatil por conta de uma crise de cólicas de rins...de imediato meu corpo começou a aparecer manchas vermelhas tipo queimaduras que coçavam demais...tive vômito, e mal estar...AS manchas estão por todo meu corpo e mais acentuadas nas mãos, em alguns lugares já são feridas...meu dedinho da mão direita parece que o coloquei direto na gordura quente...minha mão está cheia de bolhas doloridas...como eu ainda estava em observação no hospital o médico apenas prescreveu uma injeção de Fernegam, gostaria de saber se isso foi um choque anafilático, se esse foi o tratamento correto e se pode piorar....

    ResponderExcluir
  45. KamillaKely - a sua descrição não caracteriza um quadro de choque anafilático. Para afirmar e para orientar tratamento é essencial avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  46. O tratamento é longo e você pode fazê-lo em Curitiba. Aconselho que se informe no site da Asbai (www.sbai.org.br) ou diretamente na regional do Paraná: pr@sbai.org.br Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo7/2/13 16:25

    Olá boa tarde, estava com uma infecção urinária, a minha médica receitou ciprofloxacina durante 7 dias, no dia seguinte ao fim do tratamento apresentei urticaria por todo corpo, já está durando uma semana isso é normal? Tenho histórico de alergia a antibióticos.

    ResponderExcluir
  48. É possível que tenha sido uma reação adversa ao antibiótico, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. É aconselhável que procure um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  49. tomo gadernal a 28 anos sempre tomei antibiotico,antinflamatório nunca tive poblema com medicamentos.mas de um ano pra cá ñ posso tomar nenhum medicamentos pra dor ,diclofenaco,e outros mais. estou com dores nas juntas no quadril e nos pés ,meu dedão está vermelho e inchado com mta dor.fiz uma foqueira há cinco dias atrás ontem ñ consequi nem andar fui pro hospital.e tomei dexametazona dipirona e tramal nas veias ñ passou tda dor.mas me senti melhor durante 24 hrs agora começou de novo a dor ñ sei o que tomar .creio ''q' o gadernal intoxicou a carne e o sangue,´por isso ñ posso tomar mais nda. o que posso fazer. desde já obrigada

    ResponderExcluir
  50. A conduta mais adequada é procurar um alergista para definir o tipo de alergia e quais os medicamentos envolvidos, para então poder orientar as medidas de prevenção e tratamento. Caso você more no Rio, estamos ao seu dispor. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  51. Anônimo7/3/13 18:09

    Gostaria de saber se o choque anafilatico pode ir se instalando aos poucos, se pode ser interno e se a pessoa pode viver durante dois meses sem ser tratado. Obrigada

    ResponderExcluir
  52. O choque anafilático tem instalação abrupta. Os sintomas podem ser imediatos e depois apresentar uma fase tardia. Mas, não é possível que uma pessoa tenha um choque anafilático com duração de 2 meses, sem tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  53. Minha mãe já teve reação alérgica séria com dipirona e outra vez com água de coco em casa. Mas o corpo dela conseguiu reagir sozinho. Algum tempo depois, no hospital, ela teve um choque anafilático tomando Bromoprida e Decadron. Os médicos agiram rápido e conseguiram salvá-la mas uma semana depois ela teve um novo choque anafilático numa clínica tomando soro com vitaminas e dessa vez infelizmente ela faleceu. É possível uma pessoa ser tão alérgica assim?? Ainda não consigo entender e nem me conformar com a morte dela! :(

    ResponderExcluir
  54. Infelizmente as reações adversas medicamentosas podem ser fatais. Não temos palavras para expressar nossos sinceros sentimentos de pesar pelo falecimento de sua mãe.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo7/4/13 18:12

    tomei o dorfex p dor de cabeça, sendo que menos de dez minutos passei muito mal falta de ar, a dor de cabeça parecia piorou, rosto corpo dormente meus braços chegou a ficar totalmente imoveis duros parecia até um derrame os dedos tortos horrível a lígua enrolando enjoo e me levaram para o pronto socorro correndo tinha hora q eu tava consciente outra hora ñ só lembro do meu marido gritando p me acalmar minha família desesperada sendo que uns quarenta minutos depois foi passando lentamente os movimentos foi voltando quando o médico me atendeu ja estava melhor e conseguindo falar o médico só disse que foi reação do remédio só isso ñ tomei nada e vim p casa mas sendo que eu já tomei e nunca fiquei desse jeito isso pode ser choque anafilático?

    ResponderExcluir
  56. O seu relato não sugere que tenha sido um choque anafilático. Mas, é importante que procure um alergista para fazer o diagnóstico e orientá-la de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  57. Nilceia Maria Fadel Vischi23/5/13 15:39

    Boa tarde! Sou uma pessoa alergica a vários medicamento, tenho asma, e o que mais me preocupa é minha alergia a cortisona que me faz sentir um tremor muito forte no corpo retraindo todos meus músculos. Estou com dor de cabeça e febre baixa faz dois dias, quando minha febre sobe, tenho a reação anafilática como se tivesse tomado a cortisona, ´gostaria de saber se meu corpo libera cortisona para defender de uma possível´inflamação, estou desconfiada de que possa estar com dengue,não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  58. Nilceia: o seu relato não sugere que seja um caso de reação anafilática. Mas, não há como emitir um parecer pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  59. posso encontrar o kit choque anafilático nas farmacias?

    ResponderExcluir
  60. O seu médico alergista orientará os medicamentos que você deve portar e a conduta a tomar nos casos de emergência. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  61. Anônimo4/8/13 15:37

    Boa tarde,
    Há 8 meses descobri que sou celíaco.
    Mudei minha alimentação, mas desde então venho sentindo sintomas como: Forte tremor nas mãos, mãos e pés frios, sensação de desmaio, um mal estar absurdo, como se o organismo estivesse liberando alguma substância, confusão mental e fraqueza...
    Pode ser início a choque anafilático?
    Pode ser alergia a outro alimento??
    OBrigado

    ResponderExcluir
  62. Os dados enviados em seu relato não sugerem que os sintomas sejam causados por mecanismo anafilático nem por alergia. Mas, não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure seu alergista e peça que o oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Oi, por favor me ajudem!

    Eu tenho que fazer 2 tratamentos de Canal e para isso usar a anestesia Lidocaina. Estou apavorada de tanto medo e já faz 2 meses que sinto dor nos dentes mas o medo é maior por isso ainda não os tratei. Eu nunca tive reação à Lidocaína mas eu tenho sentido muito falta de ar quando sinto cheiros fortes, não consigo mais usar maquiagem e por conta desse estado fico com receio de também ter desenvolvido alergia a Lidocaina. Será que tomando antialérgicos eu consigo segurar para que eu não tenha nenhuma reação? por favor me ajudem, abraços,

    ResponderExcluir
  64. O fato de ter uma alergia respiratória não implica que terá também alergia a anestésicos. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor caso você more no Rio Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  65. Fui fazer uma histeroscopia cirúrgica, A cirurgia acabou voltei e quando ja estava de saida para o quarto comecei a sentir arder no braço onde estava o soro e falei a enfermeira que me falou que era normal. Ai senti como se tivesse enchendo e vontade de vomitar uma dor no peito foi tudo muito rapido e desesperador o corpo todo como se tivesse escamas, Senti alguem me dando injeção na perna e minha pressão escutei 7X5. Alguém colocou uma ,]mascara em mim e depois senti meu corpo tremendo sem parar. Alguém pode me dizer o que tive ? Se é grave ou perigoso. No dia seguinte em casa meu rosto caiu de um lado. Tentei falar com meu medico mas não consegui.

    ResponderExcluir
  66. Infelizmente não tenho condições para emitir um parecer pela internet, sem conhecer os medicamentos prescritos e doses utilizadas durante o procedimento. As reações aos anestésicos podem ser alérgicas ou não. Aconselho que solicite um laudo sobre o corrido. Se for confirmada uma anafilaxia, o médico alergista poderá orientar medidas preventivas adequadas. Gratos por sua visita.,

    ResponderExcluir
  67. Olá, tenho 20 anos e gostaria de saber se existe alergia a sol. Pois sempre fico muito vermelha, inchada e com coceira por todo o corpo com pelo menos 10 minutos exposta ao sol... Essa semana tomei um anti-alérgico no inicio do dia e fui a um clube de praia uma hora e meia depois, e lá, acreditando q o anti-alérgico iria funcionar, passei 30 min na piscina, e quando saí, começaram os sintomas. Corri para o chuveiro pra aliviar a coceira e o ardor, e lá comecei a sentir falta de ar e tontura, quando saí, minha visão ficou mt ruim, não conseguia enxergar nada e nada de respirar também, também não conseguia me mexer. Os socorristas foram lá, mediram minha pressão, que deu 10 por 6 e glicemia normal. Aí no restante do dia eu fiquei "mole", minha pressão estava mt baixa: 9 por 5... Agora estou sem saber se isso foi uma reação alérgica ao sol ou se foi do anti-alérgico.. mas seria possível do sol?

    ResponderExcluir
  68. Existem reações que podem surgir na pele sob efeito do sol ou do calor (suor) Aconselho que procure um médico alergista para fazer o diagnóstico e indicar a conduta adequada para seu caso. Estamos ao dispor caso você more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  69. perdi minha filha á alguns meses , ela apresentava inchaço nos olhos, pele fria, suor ....será que foi um choque anafilatico

    ResponderExcluir
  70. Infelizmente não podemos ajudá-la, pois os dados que envia não permitem concluir se foi um caso de choque anafilático. Enviamos nossos sentimentos neste difícil momento .

    ResponderExcluir
  71. Tereza Laís9/11/13 16:39

    Boa tarde. Tenho 48 anos, tenho rinite alérgica(já comprovada pelos médicos) e há uns dois, pela primeira vez, dei um banho de brilho nos cabelos. Nunca havia usado tintura capilar. Algumas horas depois me deu muita coceira no corpo, principalmente nas coxas. Em seguida, um pouco mais tarde, tive a impressão de passar mal, me faltou o ar, ficou tudo escuro, deu um aperto entre o pescoço e o peito, me senti muito fraca. Achei que ia morrer. Mas passou bem rápido. O que senti foi um choque anafilático ou consequência da rinite? Gostaria de saber se tenho alergia a tinta para cabelos. Existe tratamento? Existe alguma tintura antialérgica ? Aguardo sua resposta. Muito grata.
    Laís.

    ResponderExcluir
  72. Laís: o seu relato não sugere que tenha sido um choque anafilático.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Quanto à tintura de cabelos, o primeiro passo é fazer o teste de contato para identificar o problema e definir qual a substância é a causadora da alergia. Só assim será possível afirmar se existem alternativas de tinturas para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  73. Anônimo3/2/14 00:13

    Boa noite. Tenho 24 anos e nunca apresentei alergia nenhuma. Sempre comi camarão normalmente, mas a alguns meses fui ao espoleto e comi um prato com camarão. Comecei a sentir mt calor, mal estarcleve e meu namorado disse que eu estava muito gelada. Poucos minutos minutos depois deacabar de comer passou tudo. Não associei ao camarão já que eu nunca tinha tido esse problema. Recentemente fui a um rodízio de camarão e senti td novsmenre . o calor , o leve mal estar e meu namorado disse novamente que eu estava muito gelada. Fomos embora do restaurante e poucos minutos depois passou td novamente. Gostaria de saber se pode ser esse tipo de alergia, MSM eu nunca tendo apresentado a mesma na vida. Caso seja, preciso de algum cuidado especial ou somente mao comer mais nd que tenha camarão? Soh senti esses sintomas das duas ultimas vezes que comi camarão.

    ResponderExcluir
  74. Maynacm: as reações ocasionadas pelo camarão nem sempre são de origem alérgica (imunológica) O primeiro passo é confirmar se é uma alergia. É importante evitar a ingestão de camarão e crustáceos até que o diagnóstico seja confirmado. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  75. Ola, tenho asma leve/controlada, rinite e bronquite. Gostaria de saber se caso eu venha a ter um quadro de anfalixia, este seja fatal? Existe reversao nesse caso? Só apresentei alergia uma vez, aos oito anos, a um salgadinho de sabor milho, mas de principio foi uma alergia leve. Hoje como e não apresento mais as alergias.

    ResponderExcluir
  76. Não da para afirmar como será uma possível crise de anafilaxia. São muitas variáveis. O que é importante é evitar o contato com o agente alérgico e estar preparado para reconhecer e tratar uma crise com a maior brevidade possível.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  77. Ola, queria tirar uma duvida! Se eu não possuo alergia a alimentos "X" exemplo: milho, leite, soja e etc e ingiro eles diariamente, eu posso vir a adquirir alergis deles futuramente? Ou não? Se eu não tenho, não terei mais?

    ResponderExcluir
  78. Se uma alergia sumir, ela pode voltar?

    ResponderExcluir
  79. Porque asma é um fator de risco?

    ResponderExcluir
  80. É possivel desencadear anafilaxia com cheiro de produtos de limpeza?

    ResponderExcluir
  81. Respondendo aos comentários:
    1) Uma pessoa pode comer certo alimento ou tomar um medicamento durante anos, até que um dia torna-se alérgico a estas substâncias. Durante este tempo ele foi se sensibilizando, isto é, criando anticorpos específicos contra o alimento ou o medicamento, e numa determinada ocasião, iniciou com as reações alérgicas.
    2) Dependendo do tipo de alergia, pode evoluir com períodos de crises intercalados com períodos de melhora, dando a impressão que a doença se curou.
    3) A anafilaxia pode ser mais grave em pacientes com asma.
    4) Cheiros não provocam alergia mas atuam como irritantes do aparelho respiratório. Por isso, não causam anafilaxia
    Gratos pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  82. Anônimo1/4/14 15:30

    Alergias a corantes naturais são comuns? No Brasil, existem muitos casos?

    ResponderExcluir
  83. Anônimo1/4/14 17:24

    Ola, sou o mesmo visitante que fiz a pergunta sobre asma ser um fator de risco. Mas gostaria de saber o porque? Qual é o perigo das "reações mais graves", tipo edema do glote ou evoluir de uma anafalixia a um choque? Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo1/4/14 17:54

    Existem possibilidades de houver apenas urticarias como resposta de alergia ou sempre havera anafilaxia em contato (na segunda vez) com o alergeno?

    ResponderExcluir
  85. Anônimo3/4/14 19:51

    Nunca apresentei alergia a nada, porém quando pequeno, para ser mais exato aos 8 anos de idade, apresentei uticarias após ter comido milho, eu de começo estranhei, porque sempre comi e nunca apresentei reações alergicas... meu médico disse que o fator disso tudo foi o calor e como era criança - e não parava quieto - fez meu corpo reagir ao milho. Sera possivel isso? Hoje tenho 18 anos e nesses 10 anos nunca apresentei alergia a nada, inclusive vivo comendo milho e seus derivados e nao apresento mais nada. Sera possivel a tese do médico ou a alergia desapareceu? Grato desde ja pela atenção.

    ResponderExcluir
  86. As alergias a corantes não são muito frequentes se levarmos em conta o grande número de corantes que entramos em contato diariamente.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  87. Os portadores de asma já apresentam um padrão inflamatório pulmonar, o qual durante uma crise de anafilaxia, gera sintomatologia mais precocemente.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  88. A urticaria pode surgir em um segundo contato.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  89. As urticárias são multifatoriais. O seu relato não é muito sugestivo de alergia a milho já que você faz uso desse alimento e não apresenta sintomatologia. Quanto ao calor e ao seu comportamento na infância não são fatores de risco para urticária.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  90. Boa tarde. Minha filha foi picada por uma formiga fogo, em torno de dez minutos depois ela começou com uma urticária no corpo inteiro com coceira os pés as mãos e o rosto começaram a ficar muito roxos em seguida ela me disse que não estava enxergando , colocou a mãozinha na altura do pescoço e perdeu os sentidos. Corri com ela para o hospital , ela voltou do desmaio antes de nós chegarmos no hospital, mas ela continuava com as extremidades do corpo muito roxas e inchadas ela estava com tremor, dor abdominal e começou a ter vômito. Os médicos a atenderam com urgência. Em momento algum eles me falaram que ela teve um choque anafilatico somente me aconselharam a procurar um medico alergista. Gostaria de saber se esses sintomas são realmente de um choque anafilatico, e porque ela começou a ficar roxa? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  91. O seu relato sugere que tenha sido uma reação anafilática, mas não há como confirmar pela internet, sem examiná-la pessoalmente Aconselho que ela seja atendida por um alergista que poderá orientar de forma adequada e completa. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Olá, em junho do ano passado fui fazer a Cirurgia Ortognática, e logo no início da anestesia sofri um Choque Anafilático, na hora fiquei inchado, perdi os sentidos, minha pressão foi a 3x2 e meus batimentos foram a 170 em repouso, na hora meu cirurgião aplicou em mim uma injeção de adrenalina, fui entubado e levado diretamente para uti, fiquei em coma induzido por 2 dias, e mais 3 dias na Uti, meu caso foi muito grave, e meu cirurgião falou que foi 'por pouco'. Infelizmente, a cirurgia teve que ser abortada por causa do Choque, mas gostaria muito de poder fazer a cirurgia, só que meu médico ta receoso de poder acontecer de novo, pois meu alergista me passou que não existe teste pra saber qual substância foi a desencadeadora, eu posso fazer a cirurgia pelo menos trocando todos os componentes da anestesia por outras, ou ainda tenho risco?

    ResponderExcluir
  93. Joeliton: o nosso Serviço de Alergia da Policlínica geral RJ tem um setor dedicado ao estudo de reações a medicamentos e a anestésicos. Peça ao seu cirurgião um laudo detalhado informando todas as medicações utilizadas e traga para que possamos analisar seu histórico clínico e orientar adequadamenet. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  94. Bom dia!
    Sou alérgica a Ciprofloxacino e Hidrocortisona.
    Hoje irei colocar o Mirena e o ginecologista me receitou o Profenid, que em sua composição tem cetoprofeno.
    Existe alguma relação entres eles?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  95. Ola.. Sou uma pessoa alergica a anti inflamatorios dipirona acid acetil salic..meus sintomas sao inchaco nos olhos..e coceira nos olhos isso pode ser choque anafilatico?? Nao posso comer camarao tbem...estao ja ficando com panico pois tenho medo de comer algo e ter un choque.. Ou ate mesmo usar qquer outro nedicamento...
    O Botox pode causar choque anafilatico depois de 10dias das aplicacao??

    ResponderExcluir
  96. O mecanismo de reação alérgica aos anti inflamatórios não apresenta relação cruzada com os medicamentos que você afirma ser alérgica.
    Obrigado pela vista.

    ResponderExcluir
  97. Bom dia!

    Devido a minha garganta estar inflamada, precisei tomar 3 injeções, levei três furos: dipirona, diclofenaco e benzetacil, de um lado (bunda) a dipirona e o diclofenaco ambos em seringas diferentes e do outro lado benzetacil, quando a enfermeira aplicou eu estava em pé, ela aplicou o mais rápido que vc imaginar e saiu, fiquei em pé por uns minutos, senti muita dor do lado que foi aplicado a dipirona e logo depois passei a sentir tontura, fraqueza, suei bastante, vontade de vomitar, confusão mental, nem lembro quem levantou minhas calças, sei que uma pessoa viu eu passando mau e me segurou antes de cair, sei que desmaiei, fui voltando ao normal quando abaixaram minha cabeça, quando vi estava sentada numa cadeira com a cabeça próxima ao joelho, o alívio foi grande quando fizeram isso, antes parecia que ía morrer, depois me colocaram na maca, a enfermeira disse que eu estava pálida, com os lábios roxos e ao redor dos olhos tbm, na hora que estava deitada senti fortes dores abdominais, dor de cabeça, umas meia hora depois fiquei boa, só passei o resto do dia com dor de cabeça. Isso pode ser reação algum medicamento? Foi questão de minutos pra começar a sentir esses sintomas. Sempre evito tomar dipirona, ele me deixa com mau estar e a cabeça ao invés de melhorar, fica pesada e doendo.

    ResponderExcluir
  98. O seu relato não deixa claro o tipo de reação adversa que ocorreu em consequência da aplicação das injeções citadas. Aconselho que procure um alergista para analisar de forma criteriosa o seu caso e orientar a conduta mais apropriada. obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Bem, o meu problema não é relacionado com choques anafilaticos. Venho de adotar um cachorro e descobri que sou alérgica ao epítelio do cão. No entanto os meus sintomas não são muito graves, é mais de corrimento no nariz e por vezes comichão nos olhos. No entanto não quero de todo desfazer-me do meu pequenino porque foi algo que sempre quis. Acham que tenho razões para me preocupar ou que deveria pedir aconselhamento médico? Haverá possibilidade do meu organismo se adaptar ao animal e poder deixar de ser tão alérgica?

    ResponderExcluir
  100. Os dados que envia em seurelato não são suficientes para que se possa emitir um parecer pela internet. O primeiro passo é procurar um alergista para confirmar sua alergia e definir o grau de sua sensibilidade. Assim, poderá ser feita uma orientação específica para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  101. PRECISEI FAZER UM PROCEDIMENTO CIRURGICO,JÁ SABIA DA MINHA ALERGIA Á NOVALGINA E DIPIRONA. COMUNIQUEI AO ANESTESISTA, ANTES DE INICIAR A CIRURGIA NAO FOI REALIZADA, NO MOMENTO DO ANESTÉSICO TIVE O CHOQUE ANÁFILÁTICO. ACORDEI 3 DIAS DEPOIS NA UTI.. SENDO QUE EM OUTRA OCASIÃO,FIZ UMA CESARIANA COM A PERIDURAL E FOI UM SUCESSO.PASSARAM-SE 7 MESES, TODOS OS DIAS TENHO OS SINTOMAS DO CHOQUE,PRINCIPALMENTE EM TEMPERATURAS BAIXA. NUNCA MAIS FUI Á MESMA.ESTOU SENDO ACOMPANHADA POR UMA ALERGOLOGISTA,QUE CONSTATOU QUE NAO POSSO FAZER USO DE ANÉSTÉSICO GERAL. A EQUIPE MÉDICA DO CHOQUE NAO ACOMPANHA MEU CASO E NAO QUEREM FAZER Á CIRURGIA. PODEM ME AUXILIAR COM UMA OPINIÃO, OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  102. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  103. fiz um tratamento de pele com CO2 e antes do procedimento passaram uma pomada anestésica em meu rosto e quando cheguei em casa estava com forte dor de cabeça e tomei buscopam, após isso sentir um forte dor abdominal, meu batimentos caíram ( 35 batimentos por min ) e pressão subiu para 22. O médico não soube ao certo se foi um choque e fiz todos exames do coração e nada. será que foi alergia a algum dos medicamentos.

    ResponderExcluir
  104. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  105. boa noite, minha namorada andava tomando ipobrufeno(brufeen) ha uns 3 dias seguidos por causa de uma dor de dentes. e no ultimo dia tomou as 6 horas da manha e as 7:30h comeu um bolo (pastel de nata) como ja tinha comido muitas outras vezes. mas quando eram 8.30 horas ja estava nas urgencias do hospital com os labios inchados, coceira e vermilhao por todo o corpo e sensacao de garganta a fechar. os medicos disseram que era choque anafilatico, mas nem o medicamento que andava tomando nem o bolo que comeu tinha sido a primeira vez. sera que foi do medicamento e so ao fim do terceiro dia é que fez reacao? ou do bolo que sempre comeu ao longo de 20 anos e nunca lhe fez nada disto?

    ResponderExcluir
  106. A alergia nunca surge da primeira vez em que se ingere um alimento ou um medicamento. É preciso que a pessoa tenha contato anteriormente para só depois surgir a reação alérgica. Aconselho que sua namorada procure um alergista para elucidar o problema.Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. boa tarde, eu sou alergico a polens e a acaros...e ha uns dias que tenho umas coceiras principalmente nos tornozelos, e as vezes na garganta...sera possivel eu estar vindo a fazer um choque anafilatico ou vir a ter por causa dos acaros? eu sou asmatico. os choques anafilaticos(anafilaxia) sao raros ou sao frequentes em quem tem alergias?

    ResponderExcluir
  108. Fique tranquilo A asma e a alergia a inalantes não causam choque anafilático. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde
    Tomei um antibiótico de minociclina para um caso de acne durante 7 dias. O que acontece é que tenho alergia ao sol desde então. Isto já ocorre há vários, e digo vários meses. Só com filtro solar é que posso estar ao sol. Isto, por estranho que pareça, só ocorre na face. Será que haverá algo para anular este efeito provocado pelo antibiótico?

    ResponderExcluir
  110. Gabriel: sinto muito, mas a orientação que deseja não pode ser atendida pela internet sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  111. Ola... tenho um filho q dia 19 completa dois meses de idade estou mt preocupada em relacao a vacina de dois meses akela q era triplice agora eh penta... meus doia irmaos tiveram choque anafilatico apos essa vacina e quase morreram... oq eu faco??? To cm mto medo de dar reacao no meu filho...eu nao sou irma de sangue dos meus irmaos mas mesno assim eatou com medo.. obrigada

    ResponderExcluir
  112. Olá, tenho alergia a AAS - dipirona - amoxilina. Antibiótico eu uso a azitromicina, mas como ela não fez efeito para o tratamento da otite, o médico receitou cipro R, mas tenho medo de ter uma reação alérgica. Porque as minhas reações são edema de glote, inchaço, coceira, vermelhidão e preciso ir correndo ao hospital. O cipro R pode me dar essa alergia? Obrigada

    ResponderExcluir
  113. Ariane: sinto muito, mas não posso ajudá-la. Não é possível analisar seu quadro pela internet. É essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. Essa vacina apresenta bom nível de segurança. Faça essa vacina em um posto de saúde ou clinica especializada com a devida orientação do seu pediatra.

    ResponderExcluir
  115. Fiz uma cesárea e logo depois que passou efeito da anestesia comecei a sentir muita dor. As enfermeiras me aplicaram tramal e não melhorou quase nada a dor. 15 minutos depois ela me aplicou a vacina do fator Rh negativo da mãe e do bebê positivo. E aplicou também a voltarem pra dor, assim que aplicou foi questão de segundos comecei sentir falta de ar e apaguei só acordei na UTI com confusão mental. Os médicos disseram que cheguei lá muito grave e que foi um choque anafilatico da voltarem.

    ResponderExcluir
  116. Sinara: é muito importante qie você procure um alergista para orientá-la sobre as medidas preventivas necessárias às pessoas que apresentam um episódio de anafilaxia medicamentosa. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  117. Oi. Você saberia me dizer se tinta de caneta (caneta tinteiro) pode desencadear uma reação alérgica perigosa como essa? De uns tempos para cá, sinto uma espécie de caroço na garganta quando mexo com algumas tintas, além de meu nariz e olhos coçarem e arderem. Pode ser coincidência, mas gostaria de sua opinião.

    ResponderExcluir
  118. Rocc: tinta de caneta não causa choque anafilático. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Bom dia.
    Nunca tive alergia a nenhum medicamento ou a alguma picada de inseto.
    Tenho alguma tatuagens no corpo, e sempre usei gel com lidocaina 10% no local para amenizar a dor.
    Agora estou com uma pomada um pouco mais forte (tetracaina 25%, lidocaina 10%, DMSO 2%, Gel transdermico).
    POR NÃO TER HISTÓRICOS DE ALERGIA, E JÁ TER USADO MEDICAMENTOS SIMILARES, CORRO ALGUM RISCO DE TER CHOQUE ANAFILATICO?

    ResponderExcluir
  120. Leandro: não há como prever com exatidão a probabiliodade de ocorrência de anafilaxia. Contudo, seu relato, não sugere predisoposição para tal Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  121. Olá, e tenho um.filho de dois anos que tem alergia as proteinas do leite,normalmente qndo tem algum contato surge como se fosse espinhas no rosto dele,hoje demos para ele um.salgadinho que.no rotulo nao constava nada de leite,algum tempo depois ele começou a se coçar muito e em.questao de segundos estava com todo vermelho com.manchas no corpo o rosto muito vermelho somente o o nnariz branco e os olhos inchados,rouquidao e tosse corremos no medico foi feito uma injeção de decadron e adrenalina,logo ele voltou ao normal,isso foi um choque anafilatico? Pode ter sido reação a algum.outro componente do Salgadinho? Mesmo medicado pode ter nova crise sem contato com algum componente,somente por não ter limpo o organismo ainda? Obrigada.

    ResponderExcluir
  122. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação anafilática, mas que não tenha ocorrido um choque anafilático. Aconselho que entre em contato com o (a) alergista que trata do seu filho. Publicamos recentemente um texto onde explicamos o que ocorre na anafilaxia e a diferença com o choque anafilático. Convido que leia neste link: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2014/09/anafilaxia-voce-sabe-o-que-e-isso.html Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  123. Anônimo4/1/15 08:41

    Olá, e tenho um.filho de dois anos que tem alergia as proteinas do leite,normalmente qndo tem algum contato surge como se fosse espinhas no rosto dele,hoje demos para ele um.salgadinho que.no rotulo nao constava nada de leite,algum tempo depois ele começou a se coçar muito e em.questao de segundos estava com todo vermelho com.manchas no corpo o rosto muito vermelho somente o o nnariz branco e os olhos inchados,rouquidao e tosse corremos no medico foi feito uma injeção de decadron e adrenalina,logo ele voltou ao normal,isso foi um choque anafilatico? Pode ter sido reação a algum.outro componente do Salgadinho? Mesmo medicado pode ter nova crise sem contato com algum componente,somente por não ter limpo o organismo ainda? Obrigada.

    ResponderExcluir
  124. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação anafilática, mas que não tenha ocorrido um choque anafilático. Aconselho que entre em contato com o (a) alergista que trata do seu filho. Publicamos recentemente um texto onde explicamos o que ocorre na anafilaxia e a diferença com o choque anafilático. Convido que leia neste link: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2014/09/anafilaxia-voce-sabe-o-que-e-isso.html Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  125. Anônimo4/1/15 22:06

    Olá. Há 1 ano e meio fui na emergencia de um hospital pous estava com dor e febre e lá me aplicaram dipirona na veia e enquanto aplicavam eu me senti mal, fiquei sem ar nenhum e desmaiei. Aplicaram adrenalina e passei 3 dias no CTI depois mais 4 em observação. Nunca havia tido reação a dipirona. Me foi explicado que tive um edema de glote e minha pressão caiu de repente. Isso é um choque anafilático? Fui a um alergologista depois disso q não quis fazer o teste para saber se sou alérgica dizendo que pelo que descrevi ele nao precisava de teste para afirmar que sou alérgica. Pergunto: o teste me colocaria em risco? Outra pergunta: venho sentindo muita falta de ar quando estou deitada, isso pode ter alguma ligação ainda com o edema de glote mesmo após cerca 1 ano e meio? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  126. Meu filho tem 07 anos, tem alergia a vário medicamentos, alimentos e leite. Por ele ranger o dentes a noite, levei ao dentista que indicou para ele usar-lo uma placa interoclusais de silicone nos dentes para dormir. após vários dias usando ele apresentou muita tosse no período noturno que chegava até vomitar. Deixei de coloca-lo por dois dias e ele praticamente não tosse mais. A ALERGISTA que atende ele está de férias. Será que ele têm reação alérgica ao silicone?

    ResponderExcluir
  127. Olá. Há cerca de 1 ano e meio fui a um hospital com muita dor e febre. Lá me aplicaram dipirona e eu passei mal no momento da aplicação senti minha garganta fechar e desmaiei com falta de ar. Me socorreram na hora, aplicaram adrenalina, tentaram me entubar e fui levada para o cti onde acordei. Fiquei 3 dias no cti e mais 4 em observaçao no quarto. Me explicaram que tive um edema de glote, reação anafilática, minha pressao caiu bruscamente e provavelmente sou alergica a dipirona e nao sabia. Isso é choque anafilatico? Fui a um alergologista para fazer um teste e ao relatar o ocorrido ele nao quis fazer o teste alegando que nao precisava, apenas pelo meu relato eu era alergica, mas nunca tinha tido reaçao, inclusive tinha tomado o mesmo medicamento intravenoso no dia anterior sem reaçao nenhuma. É possivel que a reaçao tenha sido dada pela quantidade administrada e nao por alergia em si? Eu correria risco ao fazer o teste? Venho sentindo muita falta de ar quando deito, pode ser consequencia do edema de glote ainda?

    ResponderExcluir
  128. Selma: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. É essencial examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  129. Não é possível informar com exatidão sobre suas dúvidas pela internet, sem uma análise criteriosa e pessoalmente de seus dados clínicos. Contudo, farei algumas considerações baseado nos dados enviados: 1) O seu relato sugere que tenha ocorrido alergia à dipirona. 2) A reação alérgica nunca surge da primeira vez que se toma o medicamento, mas sim com o passar do tempo e com a repetição do uso. 3) O diagnóstico é clínico e não depende de testes. 4) Pessoas alérgicas à dipirona têm risco de reação com outros analgésicos e antinflamatórios correlatos 5) Não é provável que a falta de ar atual esteja relacionada com a reação ocorrida 1 ano atrás. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  130. O blog é realmente muito esclarecedor! Tenho uma dúvida: é possível comprar adrenalina em farmácias? Para ter sempre em casos de emergência. Já tive um caso muito sério de alergia com falta de ar e tudo, e infelizmente o atendimento no hospital foi bem demorado. E lendo esse texto fiquei com essa dúvida. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  131. Camila: o ideal é o autoaplicador de adrenalina pois já vem com dose pronta e pode ser acionado facilmente pelo próprio paciente em caso de urgência anafilática. Infelizmente no Brasil só pode ser adquirido através de importadoras e tem custo alto. Escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você os contatos onde poderá adquirir este dispositivo. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  132. BOM DIA ! HOJE DIA 31 / 01 / 2015 !
    ONTEM POR VOLTA DAS 7 HRS DA MANHÃ EU IA LEVAR MINHA ESPOSA PARA FAZER UM ULTRASSOM E NORMALMENTE COMO OUTRAS VEZES ELA INGERIU LEITE DE MAGNÉSIA NO DIA ANTERIOR E E DE MANHÃ TOMOU 4 COPOS DE ÁGUA : ENTRAMOS NO CARRO E QUANDO ESTAVAMOS NO CAMINHO MINHA MULHER DEU DOIS ESPIRROS E ENTÃO COMEÇOU A TAMPAR O NARIZ E DEPOIS A GARGANTA E ENTÃO ELA COMEÇOU A TER MUITÍSSIMA DIFICULDADE PARA RESPIRAR DAÍ JÁ FUI CORRENDO PARA O MÉDICO E LÁ NA EMERGÊNCIA ELA ESTAVA FICANDO COM NARIZ VERMELHO, CARA INCHANDO, BRAÇOS E TRONCOS COM VERGÕES VERMELHOS, ASSIM COMO TODO O CORPO, O BATIMENTO ESTAVA ENFRAQUECENDO DAÍ DERAM ANTIALERGICOS E CORTICOIDES E UM POUCO DE OXIGÊNIO ... NOSSA QUE DESESPERO ...

    AGORA EU PEÇO UM GRANDE FAVOR E SE VOCÊS PODEM TER UMA IDÉ A DO QUE ACONTECEU COM MINHA ESPOSA ...
    VOU RELATAR FATOS QUE PODEM AJUDAR VOCÊS ...
    MINHA MULHER 4 DIAS FEZ MANOMETRIA E UTILIZOU XILOCAÍNA, 3 DIAS ANTES DIA NORMAL SEM MAIS, 2 DIAS ANTES COMEMOS COMIDA JAPONESA, NA VÉSPERA A TARDE MINHA MULHER TOMOU LEITE DE MAGNÉSIA , A NOITE ELA COMEU TAPIOCA COM OVO , E LIMPOU A LAVOU NOSSO APARTAMENTO E ELA TEM UM POUCO DE ALERGIA A DESINFETANTE E SABÃO EM PÓ ...
    PELA MANHÃ SÓ INGERIU ÁGUA ANTES DE ACONTECER ...

    AGRADEÇO DE MAIS SE ME PODEREM ME AJUDAR ...
    DEUS ABENÇOE ... OBRIGADO ...

    ResponderExcluir
  133. Watson: Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa da anafilaxia apresentada por sua esposa sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta com alergista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  134. Anônimo8/2/15 08:11

    Minha filha ficou muito nervosa e cinco minutos depois me disse que estava com as orelhas muito quentes, olhei para ela e estava muito vermelha na cabeça, pescoço, e peitos, com marca branca no lugar do sutian, com dor de cabeça, as axilas, mãos e pés brancos e frios, as pernas com placas vermelhas de grande extensão parecendo urticária. Me disse que estava com o batimento cardíaco muito acelerado. Dei dois banhos nela e não passou. Passou com polaramine que pedi da farmácia, mas isto durou mais de meia hora, O que foi que aconteceu?

    ResponderExcluir
  135. O seu relatp sugere que sua filha tenha apresentado um episódio de urticária. Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  136. Boa noite...
    Tinha uma cirurgia marcada para retirada do meu útero, mas a anestesista cancelou, pois, dentre muitas e muitas coisas, sou alérgica ao látex. Ela disse que precisaria pesquisar que outro tipo de material poderia ser usado em minha cirurgia, que não o látex, uma vez que todo material cirúrgico normalmente usado provem do látex.
    Gostaria de saber se vocês poderiam ou saberiam me informar que outro tipo de material seria esse...
    Desde já o meu muito obrigada.

    ResponderExcluir
  137. Tania: os cuidados recomendados para cirurgias em pessoas sensíveis ao látex são: 1) as cirurgias devem ser agendadas, sempre que possível, para o primeiro horário do dia 2) Os pacientes devem ser identificados com braceletes ou colares de alerta 3) Os prontuários devem conter avisos de "Alergia ao Látex" para os pacientes com diagnóstico estabelecido 4) Todos produtos padronizados na instituição que tenham látex devem ser substituídos ou totalmente afastados, proporcionando um ambiente livre de látex nas salas cirúrgicas. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  138. Meu nome e flavia e as vezes me dá umas crises que começa com as minhas maos e pes vermelhos e coçando muito ai começa meu corpo ficar todo vermelho e quente meu olhos uma bola de fogo meu coração acelera que chega a doer e fico sem ar que nem consigo falar, fico uns quarenta minutos assim e melhoro parecendo que nao tive nada, so quando a crise é forte me da uma dor de baixo da barriga como se fosse colica, e tao forte que chego a desmiar ai tenho que ir pro hospital.. Isso antes me dava entre uma à duas vezes no ano agora ta constante, e percebo que isso sempre me dá quando estou agitada e está muito calor, nunca ninguem achou o que seria isso.. Esses sistomas pode ser????? Fico com medo so tenho 27 anos...

    ResponderExcluir
  139. Flávia: o seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  140. BOM DIA !!!!!!!
    Estou com uma alergia na barriga algum tempo , ela vem e some eu acho k pode ser do tempero a um tempo atrás tomei uma injeção pra alergia, fiquei mal com a pressão muito baixa sem cor na boca e pálida, ontem fui na farmácia pedi um remédio de preferencia uma injeção não me lembrei que já havia tomado a um tempo atraz ,nossa foi automático baixou minha pressão , tomei era uma 5 da tarde fiquei cansada com dor nas pernas uma pressão nos olhos e na cabeça não sei explica direito meia sem força dormi 2 horas de noite, um mal estar no estomago vontade de vomita , o nome da injeção de ontem é dipropionato de betametasona + fosfato dissodico de betametasona, ainda estou com uma pressão nos olhos e dor nas pernas não sei a pressão mas um pouco tonta sim.

    ResponderExcluir
  141. É aconselhável que procure um alergista pois seu relato não é suficiente para fazer um diagnóstico pela internet, Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  142. Anônimo3/3/15 03:57

    tenho que fazer uma cirurgia semana que vem dia 23 e tenho alergia a anestesia meu nariz tampa comeca a sair corisa amarelada a pele ficar bem vermelha com enchaso no rosto passar do tempo minha garganta fechou eu tô com um pouco de medo de fazer a cirurgia mas o meu médico falou que o anestesista corta corta o efeito com os métodos deleo que devo fazer tô com um pouco de medo.

    ResponderExcluir
  143. Boa tarde. Os anestésicos e medicamentos utilizados durante a indução anestésica são medicações frequentemente descritas como causadores de reações alérgicas. Portanto, caso haja dúvidas quanto as suas reações, deve procurar um especialista para investigação diagnóstica a respeito do seu caso. Caso você seja do Rio, nossa equipe terá o prazer de atendê-lo e orienta-lo em nosso ambulatório especializado em Reações Adversas à Medicamentos. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Minha filha tomou uma injeçao de bezetacil por estar com fomito foi diagnosticada com virose dia 28/08/2014.Ela tinha alergia a medicamentos com dipirona.Então tendo tomado essa injeção ela começou a sentir a garganta doer não sabia ela esplicar o que estava acontecendo provavelmente estava fechando e anoite ela sentia agonia provavelmente falta de ar foi levada ao hospital e levaram ela para UTI no outro dia ela já estava entubada pode ter sido da medicação?

    ResponderExcluir
  145. Meu filho tem 21 anos, nunca apresentou nenhum problema de alergia, mas ontem ele comeu um pedaço de bolo de chocolate e começou a sentir falta de ar,depois sentiu como se a garganta começasse a fechar,formigamento nos pés e maos vontade de vomitar.pode ter sido um começo de choque anafilático?

    ResponderExcluir
  146. Boa tarde tudo bem? Tenho um filho de 12 anos que esta com uma infecção local devido a um calo na região do calcanhar, a medica passou Cefalexina liquida de 250ml, 9,5 ml de 6 em 6h durante 7 dias. Meu filho tem alergia a amoxilina, fico com receio de uma reação cruzada. Ele começou o tratamento as 18h de ontem. O que eu gostaria de saber é se a anafilaxia e o adema de glote podem dar depois de varias doses do medicamento ou se isso acontece logo após a primeira dose, ja que é uma reação mais agressiva a substancia. Parabéns de blog.

    ResponderExcluir
  147. Boa tarde. Reações a medicamentos podem ser imediatas ou tardias. Medicamentos anti-inflamatórios e antitérmicos são os vilões mais comuns. Entre os antibióticos, os derivados da penicilina, com a Benzetacil, estão comumente envolvidos em reações. No caso de sua filha, a história clínica da reação tem de ser mais bem estudada, portanto, quando ela receber alta hospitalar, procure um(a) alergista para investigar o caso. Desde já estimamos sua pronta recuperação.
    Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  148. Olá, boa noite. A anafilaxia, ou choque anafilático é caracterizado quando temos o envolvimento de pelo menos dois sistemas corporais envolvidos (ex. gastrointestinal e pele, ou pele e cardiovascular). Iniciar quadros alérgicos alimentares graves aos 21 anos, com alimentos do dia-a-dia não é comum, porém podem existir alérgenos ocultos, como por exemplo nozes ou outras proteínas que "contaminam" o alimento. Portanto, se ocorreu tal reação, procure um(a) alergista, para que seja feita a investigação e esses sustos não se repitam. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  149. Boa noite, Canal Timão. A amoxicilina e a Cefalexina, apesar de serem medicamentos que possuem um anel Betalactâmico igual, são medicamentos com características químicas e conformacionais diferentes, na grande maioria das vezes, seguras em seu uso. As reações anafiláticas são IgE mediadas, ou seja, imediatas. Em caso de dúvidas, procure seu médico(a) assistente. Obrigado pelo elogio, fazemos nosso trabalho voluntário com muito carinho. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  150. Bom dia,
    Tive uma reação alérgica e já estou me curando, e normal o corpo ficar meio cansado e os membros com pouca força ou indisposto, minha reação foi apenas o corpo com pintas vermelhas. ..

    ResponderExcluir
  151. É natural que o organismo tenha um período de recuperação após uma doença. Aconselho que exponha seus sintomas ao(à) alergista que está acompanhando seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. Meu filho tem 21 anos e quando mais novo ja apresentou alergia no corpo . Mas essa semana foi consecutivo , diariamente em ocasioes de estresse ele comecou a envermelhar sentido como varias agulhas entrando no corpo.So passa qdo ele relaxa.O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  153. Sou alérgica a dipirona e ass. Não posso tomar nada só o paracetamol. Vou ter minha bebê de parto normal e queria saber se a peridural ou a raqui podem me dar reação. Já fiz cirurgia de endometriose e não tive reação ao anestésico usado.

    ResponderExcluir
  154. Bom dia. Peço ajuda urgente, por favor. Fiz aplicação de botox há 15 dias e minha pálpebras superiores ficaram inchadas até hoje após o procedimento. Fui ao ofatalmologista no dia 16/04 pois tenho blefarite e conjuntivite alérgica e quando tenho algum sintoma vou ao oftalmo mas o que está me preocupando muito é que as pálpebras ficaram mais inchadas após o procedimento com botox e ontem, 17/04 tive uma crise alérgica com rinite forte, coceira pelo corpo todo, mais inchaço nos olhos do que no dia em que fui ao oftalmo, garganta doendo e com sensação de queimação como se tivesse ingerido algo tipo pimenta. Gostaria de saber se posso estar fazendo uma alergia ao botox e se isto tem tratamento. Por favor, estou muito ansiosa e triste com isto. Daria para me esclarecer, por favor?

    ResponderExcluir
  155. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao botox. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  156. O parecer que solicita é complexo e de grande responsabilidade. Não é possível afirmar pela internet, sem conhecer seus dados clínicos, quel o tipo de anestesia deverá ser realizada no trabalho de parto ou mesmo prever se existe possibilidade de reação. Aconselho que entre em contato como(a) alergista que a acompanha pois conhece seu histórico e poderá orientar de forma adequada e segura. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  157. Maria: O seu relato não sugere que seu filho tenha apresentado uma alergia. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve levar seu filho a um alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  158. Olá gostei mt do seu blog ontem na escola comecei a tossir sem parar normalmente tenho reação alérgica a pó e pelos só q dessa vez foi diferente estava na sala de aula próximo da lousa e comecei a tossir e nd de parar bebi água e comecei a suar muito depois disso minha respiração começou a falhar ficou super difícil de respirar parecia q a garganta tinha se fechado. ...meus pais me buscaram e me deram uma inalação pra ver se eu respirava melhor....será q tive uma crise dessas?

    ResponderExcluir
  159. Bom dia, fui picada por uma formiga alguns dias atrás e fui parar no hospital pois meu corpo inteiro ficou com varias bolinhas que coçavam muito, meu rosto queimava e meu coração disparado, ao chegar no hospital meu caso foi atendimento como urgência e o medico disse que se tratava de uma alergia grave e que caso eu estivesse ficado em casa o meu quadro pioraria e eu poderia ter morrido. Enfim fui atendida e recebi a principio duas injeções, (uma no braço e outra na bunda),passado algumas horas tomei mais duas nos mesmos lugares além de soro na veia. Acontece que sinto um pouco de dor e uma sensação entranha , as vezes umas repuxadas no lado da nadega que foi aplicada a injeção. O que pode ser? OBRIGADA

    ResponderExcluir
  160. Anônimo6/5/15 07:40

    Oi minha mae tem 58 anos tem uma tosse muito seca,apareceu umas manchas vermelhas q coçam muito,e os seus olhos estao meio avermelhados o q pode ser?

    ResponderExcluir
  161. Sinto mito, mas não é possível emitir um parecer ou afirmar a causa dos sintomas de sua mãe sem uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  162. O seu relato de tosse após exposição ao giz não sugere que tenha ocorrido anafilaxia. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  163. O seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação irritativa no local onde a injeção foi aplicada. Mas não é possível afirmar pela internet, sem examinar o local e sem conhecer qual foi a injeção, dose e via de aplicação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  164. Olá, eu sou alérgica a dipirona, dorflex... teria alguma riaco/reação se eu tomasse hidroclorotiazida????

    ResponderExcluir
  165. O fato de ter alergia aos analgésicos citados não impede o uso do diurético ( hidroclorotiazida). Mas, é impossível prever com exatidão se poderá ter alguma resposta inesperada ao medicamento. Obrigada por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  166. Oii, no começo deste ano eu fui internada e no terceiro dia meu corpo reagiu a dipirona, passei mal vomitei, fiquei tonta, boca seca. desde la sempre quando eu tomo dipirona com frequência acabo passando mal.
    estava tomando remédio que tinha dipirona mas so nr dava enjos, quando tive que tomar para febre acabei passando muito mal.
    Oque pode ser ?

    ResponderExcluir
  167. O seu relato não sugere que seja uma reação alérgica (imunológica), mas sim um efeito adverso da dipirona. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  168. Bom dia , tenho 50 anos sou alérgica a AS , entro em choque anafilático .E por isso não posso usar antibiótico ( diclofenato etc)nem pomata cataflam . Existe algum antibiótico que não seja contra indicado para pessoas alérgicas a AS .Agrava pois tbm alérgica a cheiros e maquiagem .

    ResponderExcluir
  169. É frequente que as pessoas alérgicas aos analgésicos sejam também aos anti-inflamatórios (diclofenaco, ibuprofeno, etc). Em geral, não há relação com a alergia aos antibióticos. Existem remédios seguros e eficazes. Mas, esta orientação não é padronizada . Por isso, é essencial avaliar pessoalmente para indicar alternativas seguras em cada pessoa. Aconselho que procure um(a) especialista em Alergia para orientá-la. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  170. Precisei tomar anestesia (local) 3 vezes, mas na primeira e na terceira vez tive reações muito parecida, - tive calafrios, dor no pé da barriga, diarréia, fiquei muito palida e com vontade de vomitar. ... Isso pode ter sido nervosismo ou foi algum afeito da anestesia?

    -Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  171. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia ao anestésico. Mas não há como afirmar qual foi a causa pela internet, sem uma análise criteriosa e feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  172. Bom dia! Estou fazendo tratamento dentário há alguns meses, tenho percebido meu coração disparar com a aplicação da anestesia. E isso foi piorando a cada sessão, em uma sessão passei muito mal logo na aplicação, taquicardia, suores e, ânsia de vômito, falta de ar e meu corpo ficou todo formigando. Demorou uns 20 minutos pra passar esse mal estar, mas em todas consultas tem acontecido , na última tive taquicardia, suor , tontura e falta de ar, só não tive formiga mentor no corpo. Não sei o que possa ser, e pra piorar sou asmática. Muito obrigada desde já! Patricia.

    ResponderExcluir
  173. Meu esposo está com dengue e utilizamos dipirona em gotas para febre tendo em vista que a febre sempre alta e a cada dois dias ele retorna a UPA para fazer hemograma e tomar soro na veia e sempre aplicam dipirona também na veio,ele nunca apresentou reação alérgica a dipirina,mas ontém assim que o infermeiro começou a injetar no acesso do soro ele começou a passar muito mal suas mãos começaram a entortar e formigar ele ficou com a fala pastosa e dizia nao sentir braços pernas e língua também apresentou muita dudorese e calor e náuseas,o infermeiro imediatamente parou de injetar e chamou a médica plantonista que disse que era apenas uma crise nervosa e deu diazepan via oral,ele foi melhorando e viemos para casa,voltou a febre entao dei 35gotas de dipirona e ele começou a sentir muito calor e muita dudorese.será que ele é alérgico a dipirona?ou foi alguma reação devido a dengue?ou realmente uma crise nervosa?o fato é que estou com medo de dar dipirona novamente a ele

    ResponderExcluir
  174. A alergia a medicamentos não ocorre da primeira vez, mas sim com o passar do tempo e com a repetição do uso. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação anafilática à dipirona. ´Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que leve seu esposo a um alergista. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. Patrícia: os anestésicos podem provocar reações adversas variadas e nem sempre ocasionadas por uma alergia. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma alergia ao anestésico. Mas, não é possível afirmar sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor, Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  176. tenho alergia a todos os tipos de anestesia ?por que quando tomo sinto falta de ar ,um aperto no peito,o coração acelera, tenho muita tremedeira, a pressão sobe. parece que eu fico meio que dormente o corpo todo. quero retirar um dente , mas tenho medo,na primeira cesariana tomei peridural tive todos esses sintomas e ainda senti um liquido gelado subir e descer na coluna (região do pescoço e o ossinho da cabeça ) se me entende , e a lingua ficou dormente . e senti o corpo meio dormente tbm. o que pode ser ? obg.

    ResponderExcluir
  177. O seu relato não sugere que possa ter ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à anestesia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  178. Meu filho tem dois anos .
    Dois dias atrás ele deve a primeira convulsão dele , foi coisa mais horrível .
    Levei ele seguida para o hospital , atenderam ele e tudo mais... Fico uma.noite em observação liberaram ele na manha . Em fim ele esta numa coceira pra dormi mega insuportável o que deve ser ?!

    ResponderExcluir
  179. Ola,sou aluna de medicina do segundo ano.Acompanhei dois procedimentos esse período e passei mal em ambos.O primeiro se tratava de uma troca de sonda urinária e o segundo uma retirada de cisto(com meses de intervalo).Acredito que tenha sido o cheiro que tenha me causado mal estar:Senti uma forte tontura, minha visão ficou escurecida além de enjoo e sudorese. Nas duas ocasiões sai da sala antes de desmaiar e tive que me deitar, sendo que na segunda cheguei a voltar para sala mas passei mal de novo.
    Gostaria de saber se há alguma substância cujo cheiro cause tal efeito e se há como evitar esse mal estar.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  180. Anônimo6/7/15 00:54

    Ola passei por uma.sesaria e.no.dia seguinte tive algo.estranho acordei com a paciente do lado gritando me batendo na perna e ela me disse que eu estava mr batendo tremendo na cama eu eu estava gelada o que sera que tive

    ResponderExcluir
  181. Olá. Sinto, mas não é possível opinar sem examinar. Avaliar pela internet pode resultar em erro de diagnóstico e de tratamento. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à anestesia. É aconselhável que procure um(a) alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  182. bom dia

    Duas vezes fui medicada com remedios direto na veia, a apresentei sintomas falta de ar, queda de pressa, coraçao disparado, calor, moleza. quando preciso ser medicada agora peço que coloquem soro, dessa forma não apresento sintomas. Isso pode ter sido um tipo alergico?

    ResponderExcluir
  183. Boa noite, sou estudante de medicina, e pelo que sei as reações alérgicas podem ocorrer a qualquer momento, tanto pq o ige gera memória imunológica , ou seja você pode ter vários contatos com o Ag e apresentar pequenas reações até que em um dado momento pode sofrer uma reação grave, como anafilaxia ou choque anafilático. Ai vai meu relato e minha duvida.. Sempre utilizei tinta no cabelo, apresentando reações leves como incômodo e coceira, até que um dia ao tingir os cabelos apresentei uma reação mais grave, prurido e feridas na cabeça, edema facial e gânglios linfáticos bem inchados e sensíveis devido a ação da histamina.. Me auto-mediquei com fenergan im e fui ao ps pois devido a gravidade da reação optei por usar um anti histamínico , e ja no hospital me administraram outro , gostaria de saber como São feitos os testes de parâmetros bioquímicos com as substâncias com que tive contato possíveis de ter causado a alergia, e quanto tempo leva em média para sair o resultado que aponte agente causador da minha reação . obrigadl

    ResponderExcluir
  184. Catarina: o seu relato não sugere que tenha ocorrido alergia (anafilaxia).Mas não é possível fazer diagnóstico ou identificar a causa sem examinar você pessoalmente.É essencial que procure um (a) alergista para que seja orientada de forma adequada e correta. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  185. Fabiana: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação anafilática (imunológica). Mas, como não é possível fazer diagnóstico pela internet, aconselho que procure um(a) especialista em Alergia para orientá-la de forma adequada e segura.Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  186. Olá Walter, boa tarde. O seu relato não é de uma reação mediada por IgE, e sim uma reação tipo IV. A investigação é feita através de Patch Test, teste de contato. Já existe a padronização de uma bateria para tal investigação. Procure o serviço de Alergia e Imunologia de sua faculdade, ou um especialista. Caso hajam outras dúvidas, nos encaminhe por email. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito esclarecedora a sua resposta, obrigado, realmente fiz uma pesquisa prévia com amigos e colegas no setor de.l imunologia da universidade que me confirmaram a possivel reação de hipersensibilidade do tipo iv.. Indico a clínica pois me passaram muita credibilidade.. Agradeço e assim que possível irei pessoalmente a vocês em busca de testes e exames mais detalhados a respeito... Obrigado e sucesso!!!

      Excluir
  187. Olá, tenho uma duvida um tanto banal, mas o medo me paralisa e preciso tirar da dúvida..
    Adquiri uma micose do lado da boca, fui ao farmacêutico e ele me receitou Clotrimazol Pomada..
    Na bula dessa pomada está escrito o seguinte:

    " Ocasionalmente, podem ocorrer reação alérgica, dor, prurido e erupção cutânea. Nenhuma ação sistêmica é esperada com a aplicação local, pois em estudos de absorção não se detectaram quantidades mensuráveis no plasma. "

    Veja, quando na bula diz que pode ocorrer " Reação alérgica " , a bula está querendo dizer que pode ocorrer choque anafilático?
    Reação alérgica que está escrito na bula significa uma alergia sistêmica, choque anafilático?

    Agradeço desde já, abraço !

    ResponderExcluir
  188. Daniel: a reação descrita na bula se refere à possibilidade de alergia de contato no local da aplicação da pomada e não sobre um choque anafilático. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  189. Bom dia. Tenho 36 anos e aos 21 quando fui ter minha filha,foi pelo parto cesareana e nesse momento lembro de ter começado a suar frio e logo em seguida veio o vômito. Ano passado fui ter meu filho de parto cesáreo tb e por dua vezes durante a cirurgia senti uma agonia,confusão mental e o coração parece que tava parando de bater. Então vi o anestesista colocar uma injeção no soro e o coração acelera e a confusão mental continua mas em seguida ao término da cirurgia,passa. Dia 06/08/2015 fui fazer a retirada da vesícula por corte e o mesmo aconteceu,coração desacelerando,confusão mental,senti como se eu tivesse "parando de funcionar" e logo em seguida o médico injetou um remédio no meu soro,coração voltou a acelerar porém a confusão mental e a fraqueza permaneceram. Após isso quando fui pro apartamento começou um frio,uma tremedeira incontrolável. Passei 2 dias internada e nesses 2 dias minha pressão esteve 10/6 sendo que o normal é 11/7.
    Eu tive choque anafilático?
    Ninguém da equipe médica comentou nada comigo nos dois episódios que eu achei muito estranhos.

    ResponderExcluir
  190. o seu relato não sugere que tenha ocorrido um choque anafilático. Mas, como não é possível fazer diagnóstico pela internet, aconselho que procure um(a) especialista em Alergia para orientá-la de forma adequada e segura.Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  191. Boa noite. Fui ao pronto atendimento da minha cidade porque estava com uma grupe muito forte, chegando la o medico me receitou benegripe e dipirona na veia. Quando a enfermeira começou a aplicar a injeção eu fiquei com ansia de vômito, falta de ar e desmaiei. Minha pressão foi a 6/4 e eu não sentia os meus pés e mãos que tremiam muito. Depois disso me colocaram no soro para subir a pressão e me deram paracetamol. Essa síncope pode ser uma reação alérgica da dipirona?

    ResponderExcluir
  192. Luana: o seu relato não deixa claro qual o tipo de reação ocorrida. Mas, como não é possível fazer diagnóstico pela internet, aconselho que procure um(a) especialista em Alergia para orientá-la de forma adequada e segura.Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  193. Uma criança de dois anos com vômito por dois dias, gripada e amigdalite viral, teve uma crise convulsiva dois minutos após a injeção de benzetacil, nunca aprosentou nenhum episódio anterior de convulsão febril. Após a convulsão a temperatura era de 37,6. Pode ter sido uma reação adversa ou alérgica? O que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  194. Olá!
    Tenho alergia a picada de abelha e marimbondo. Já tive duas picadas de abelha com vermelhidão excessiva e inchaço no local, e uma mordida de marimbondo (não foi ferroada) e ocorreu o mesmo. Como sou praticante de escalada e montanhismo, estou sempre em regiões propensas a ataques. Gostaria de saber se, em caso de picada de algum inseto, o que fazer? Tomo rapidamente algum remédio (Fenergan 25 mg)? Só um ou posso tomar 2? Tomo Decadron 4 mg? Espero uma reação alérgica mais séria, tipo começar a sentir dificuldade de respirar para tomar? Posso tomar os dois juntos (Fenergan e Decadron)? Sei que o correto seria a Epinefrina, mas não é fácil de encontrar além de ser muito cara e com validade curta. Preciso de algo para carregar em meu kit de primeiros socorros que me dê tempo para acionar o resgate ou chegar a algum hospital. O Decadron injetável é mais indicado? Seria intramuscular ou intravenosa?
    Desde já agradeço a colaboração!

    ResponderExcluir
  195. A ocorrência de convulsão após aplicação da injeção não caractariuza uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  196. ALX: O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  197. Olá! Tenho algumas tatuagens feitas a mais de dez anos, e após uma gravidez tive granulomas em algumas delas, a médica me disse que era uma reação de rejeição à tinta e possivel alergia. Fiz tratamento com corticoide de aplicação local e melhorei. Quero fazer mais tatuagens, qual o risco de eu sofrer uma reação anafilatica? Digo, se eu ja tenho tatuagens (antigas) tem algum risco de eu ter algum tipo de reação se fizer novas tatuagens? Obrigada

    ResponderExcluir
  198. Ana: não recomendo que faça a tatuagem sem antes ouvir o parecer de um(a) alergista. Não é possível prever se você poderá ou não ter reação alérgica à tatuagem pela internet, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  199. Olá, tenho uma dúvida imensa que nem minha alergista soube responder direito. Tive duas crises de anafilaxia ou edema de glote nos últimos três meses. Todas as duas por causa de um ou dois camarão. A segunda eu não tive conhecimento da presença do camarão no alimento, só após engolir um pedaço soube que o mesmo estava na comida. Fui imediatamente a emergência quase ficando inconsciente. O médico disse que preciso tomar muito cuidado porque sou muito sensível. Desde então tenho evitado o que me dava alergias comuns como chocolate, refrigerante, caranguejo, carne de porco, clara de ovo etc. A pergunta que não encontro resposta é: Estou sentindo leves (porém incómodas) sensações iguais as anafilaticas a alguns dias aparentemente por causa da garganta inflamada, porém minha alergista disse que anafilaxia não tem nada a ver com a garganta inflada apesar de eu insistir dizendo que a dificuldade de engolir e incómodos pré-anafilaticos me atacam logo após acordar todos os dias. Enfim, tm ou não a ver a garganta inflamada com anafilaxia. ?
    Não sei se posso ter uma crise a qualquer momento. Ela me passou um monte de remédios que não fizeram efeito algum , inclusive o antibiótico para a garganta, chamado ASTRO.
    E estou fazendo exames para ver se tenho alergias a produtos primários como trigo, leite etc. Mesmo sabendo que nunca manifestei nada a esse tipo de produto tendo alergia desde os 3 anos. O que fazer se a médica alergista não consegue me ajudar com a agonia de não conseguir engolir, ao mesmo tempo não sendo uma emergência anafilatica (ainda)? Ao mesmo tempo que moro em uma cidade pequena na qual só se encontra essa médica que aparece uma vez ao mês... quem tem anafilaxia iminente a qualquer momento sabe que essa situação causa grande estresse.
    Obrigado desde já. Tarcísio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno