Pular para o conteúdo principal

TOSSE: Que barulho é esse?






Imagine seu carro com um barulho estranho: cof, cof, cof. Você procura o motivo, aperta um parafuso, pronto. Melhorou. O barulho volta e você, já sabe, aperta aquele parafuso. Até que um dia o carro pára! E agora? O que será? Não tem jeito: é preciso levar o carro para a oficina para saber qual é o problema. Assim é a tosse: um “barulho” produzido pelo organismo para mostrar que algo não vai bem nas vias respiratórias. A tosse é um mecanismo de defesa, um sinal de alerta.


Um “xarope” pode melhorar mas não vai tratar a causa do problema

.
Todas as pessoas tossem, pelo menos uma vez na vida, seja numa gripe ou resfriado, seja como resposta à outras causas. Na realidade, a tosse é um mecanismo de defesa, auxiliando na expulsão de agentes nocivos das vias aéreas (substâncias estranhas, poeira, tabaco, etc.).


A tosse pode ser seca ou produtiva (com eliminação de catarro), pode ser de curta duração ou crônica – quando persiste por mais de três semanas. È um sintoma muito incômodo pois reflete sobremaneira na vida das pessoas. Pode atrapalhar o sono ou mesmo surgir em situações embaraçosas. Algumas pessoas até se “acostumam” com ela.


No entanto, a tosse de evolução arrastada pode significar um sinal de uma doença que precisa ser identificada. As causas mais comuns são:
- Tabagismo
- Asma
- Rinite e sinusite
- Refluxo gastro esofágico
- Infecções: coqueluche, sarampo, tuberculose, sinusite,
- Tosse nervosa ou psicogênica
- Doenças pulmonares crônicas
- Outras doenças


Se você apresentar tosse, não espere a “máquina” parar, nem use xaropes indicados por vizinhos ou balconistas de farmácia. Vá ao médico. Ele vai investigar e tratar adequadamente a causa da sua tosse.

Comentários

  1. Olá.
    Meu nome é Andrea tenho uma filha de 3 anos e 6 meses que tosse todos os dias a mais ou menos 2 anos.Ja passei por varios medicos estou no momento fazendo tratamento homeopatico com ela, mas infelizmente ainda nao tivemos nenhuma melhora, ja faz uns 4 dias que a tosse piorou mesmo tosse o tempo todo, e nao em espaço como vinha acontecendo. Infelizmente nao consigo mais acreditar no diagnostico dos medicos de minha cidade, pois minha filha ja tomou tanto atibiotico que durante um tempo ela teve queda de cabelo, perda de peso e outros. E para mim e dificil tentar achar alguma coisa coisa, pois ela ja se acostumou a tossir, e quando a crise aumenta como esta acontecendo agora nao consigo identificar pois e uma mistura de alimentos com uma suspeita minha de que seja refluxo, ou rinite pois moramos no litoral onde a muita umidade, poeira e mofo. SEm contar que agora ela nao quer se alimentar, porque quando vem a crise ela acaba por fazer vomito.
    ME AUXILIEM POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  2. Ola,tenho 36 anos e pelo menos a 30 anos eu tenho uma tosse crônica. Essa semana passei por um constrangimento na faculdade onde eu estudo,uma das professoras me chamou atenção dizendo que eu estava atrapalhando a aula dela. Deus do ceu ,me senti muito mal,mas o que eu posso fazer,se desde que eu me conheço por gente eu tenho essa tosse? Ja não sei mais o que fazer,ja tomei de tudo. Sera que é psicologico? Sera que virou mania? Sera que tem cura? Peço ajuda,não aguento mais. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de sua tosse sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Uma tosse que perdura por 30 anos merece uma minuciosa pesquisa de causas Estamos ao seu dispor na Cínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  4. Olá,preciso de ajuda para entender porque a minha tosse na para, começei com tosse e dor na cabeça, fui diagnosticada com sinusite, tomei por 10 dias o antibiotico, depois de uma semana, volto a tosse dor na cabeça, e coriza no nariz ... não aguento mais, o que será que eu tenho???

    ResponderExcluir
  5. A tosse (em especial quando associada à coriza e à cefaléia) é um sintoma da sinusite. Aconselho que retorne ao seu alergista pois é possível que o tratamento não tenha surtido efeito desejado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/7/12 08:43

    olá bom dia!

    Estou com uma Tosse a mais de três semanas, é uma tosse irritante, seca, não sai nada, não sei como fazer para parar essa tosse, o que faço me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  7. A melhor conduta é procurar atendimento médico, para que seja investigada a causa da tosse. Xaropes não resolvem se a causa não for controlada Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Desde que tive depressão fiquei com uma tosse seca, que me incomoda muito,tenho rinite, sinusite, mas, o médico também já disse que é meu sistema nervoso, ansiedade.ÀS vezes,tenho uma boa melhora, mas. depois de um tempo volta a tosse.O que faço? me ajude.

    ResponderExcluir
  9. A tosse pode ter causas variadas. Fatores emocionais também podem desencadear o sintoma. Para tratar sua tosse, é essencial examinar pessoalmente. A nossa equipe está ao seu dispor! Gratos pela visita aoo nosso blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno