Pular para o conteúdo principal

O que os olhos não vêem ... O alérgico sente!


A principal causa da alergia respiratória está em sua casa, bem ao seu lado: ácaros, fungos, baratas e outros componentes da poeira domiciliar.

Você sabia que...

Uma grama de poeira pode conter milhares de ácaros?

Uma cama pode conter milhões de bolotas de fezes de ácaros?

Comentários

  1. Oi Fá. O blog está ficando muito bom. Um bj do JR

    ResponderExcluir
  2. OI QUERIDOS COLEGAS E AMIGOS;
    A-D-O-R-E-I esta idéia do blog da alergia! Começou muito bom e desejo que fique cada vez melhor! Maria Luiza Müller

    ResponderExcluir
  3. Agradeço em nome da equipe da Policlínica do Rio de Janeiro. Estamos ao dispor para sugestões. Voltem sempre.

    ResponderExcluir
  4. olá
    meu nome é keles e sofro de uma alergia crônica manifestada com mais ênfaze nos olhos.Já fiz tratamento através de vacinas durante 3 anos mas com um rezultado não muito satisfatório.
    Os oftamologistas não sabem mais o que fazer.
    gostaria de saber se voçês
    poderiam me indicar um especialista para o meu caso
    O diagnóstico oftamológico é:
    ceratoconjuntivite-alérgico crònico

    sem mais
    obrigado

    ResponderExcluir
  5. Keles: acesse o site da ASBAI (www.sbai.org.br) que disponibiliza uma lista de médicos portadores de título de especialista em Alergia no Brasil.
    Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/3/08 12:25

    Olá, estou com um probleminha que não sei o que é. De repente minha pele toda começa a coçar, e aparecem muitos "caroços", de todo tamanho por todo o corpo. Não comi nada diferente, nem cremes ou sabonetes que podessem provocar alergia. Não sei o que fazer. Seré que pode vir a ser emocional, ou isso é impossível?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/3/08 13:23

    Kivia: a coceira pode acompanhar diversas doenças e por isso não há como emitir um parecer sem examiná-la pessoalmente. O fator emocional é importante em qualquer situação, já que não há como separar corpo e mente. Aconbselho que procure um médico para orientá-la. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  8. estou nessa situaçao, omeu marido esta pior, nasceu varios caroços nas costas,braços,peito e pescoço nos nao sabemos o que fazer, nos ja fizemos esames de sangue e outros , tomamos medicamentos, e nada melhorou voces podem nos ajudar

    ResponderExcluir
  9. Compreendo suas dificuldades, mas para ajudar é preciso avaliar pessoalmente. É preciso fazer um diagnóstico do tipo e grau da alergia que apresentam para poder orientar um tratamento. A nossa equipe médica está ao dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  10. oi meu nome e elizabete meu filho tem alergia cronicas nos olhos muita coceira fica muito irritado os oolhos dele fica vermelho inchado saindo secreçao ja faço tratamento com oftalmo e tambem toma vacina toda semana mais vive irritado os olhos dele devo procurar mais algum especialista ele tem seis anos

    ResponderExcluir
  11. Elizabete: ao mesmo tempo que seu filho trata com o oftalmo, deve ser acompanhado por um alergista. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  12. Por Favor precisos de ajuda URGENTE !!! Minha renite, sinusite chegou ao estremo. Tenho tido crises onde chego a vomitar, minha garganta tranca que não consigo nem ao menos engolir a própria saliva. Nenhuma medicação adianta, nem injeção. Não sei mais oque fazer.

    ResponderExcluir
  13. Olá Micheli, boa tarde. Crises de Rinite e Sinusite podem realmente causar sensações desagradáveis em toda via aérea superior, incluindo dificuldade para a deglutição.
    O que você deve fazer é procurar um especialista para que a causa de suas crises seja diagnosticada, e ai, ao invés de tratar apenas sintomas, você trate o "porquê" de todos esses sintomas, pondo fim ao seu martírio. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Disidrose (eczema disidrótico)

A disidrose é um eczema localizado em mãos e pés, ocorrendo em surtos alternados a períodos sem sintomas. A palavra disidrose (dis=defeito e hidrose=produção de água ou suor) foi usada pela primeira vez em 1873, porque na época acreditava-se que a doença era causada por distúrbios sudoríparos. Já em 1876, alguns estudos atribuíram a doença a fatores nervosos e modificaram o nome para Phompholix. Atualmente a disidrose é considerada uma reação eczematizada. Assume características peculiares por atingir mãos e pés, onde a pele tem características especiais, sendo mais espessada. O líquido presente nas lesões resulta de processo inflamatório. A alteração do suor, embora não seja fator causal, é um importante agravante das lesões. Verifica-se também que outros fatores, como alterações climáticas e estresse emocional constituem significativos fenômenos desencadeantes. Por isso, alguns autores preferem utilizar o termo Eczema Disidrótico. Como se manifesta: Na disidrose, surge primeiro o