Pular para o conteúdo principal

Disidrose (eczema disidrótico)





A disidrose é um eczema localizado em mãos e pés, ocorrendo em surtos alternados a períodos sem sintomas. A palavra disidrose (dis=defeito e hidrose=produção de água ou suor) foi usada pela primeira vez em 1873, porque na época acreditava-se que a doença era causada por distúrbios sudoríparos. Já em 1876, alguns estudos atribuíram a doença a fatores nervosos e modificaram o nome para Phompholix. Atualmente a disidrose é considerada uma reação eczematizada. Assume características peculiares por atingir mãos e pés, onde a pele tem características especiais, sendo mais espessada. O líquido presente nas lesões resulta de processo inflamatório. A alteração do suor, embora não seja fator causal, é um importante agravante das lesões. Verifica-se também que outros fatores, como alterações climáticas e estresse emocional constituem significativos fenômenos desencadeantes. Por isso, alguns autores preferem utilizar o termo Eczema Disidrótico.
Como se manifesta:
Na disidrose, surge primeiro o prurido (coceira) que se segue do aparecimento de pequenas vesículas endurecidas esbranquiçadas ou amareladas, embaixo da pele, com aspecto de grãos de “sagu”, atingindo principalmente a face lateral dos dedos, as palmas das mãos e as plantas dos pés. Posteriormente, tendem a secar, ficando a pele espessada, endurecida, podendo descamar ou “rachar” até o tecido mais profundo, ocasionando fissuras doloridas. A coceira pode ser intensa e o ato de coçar pode romper as bolhas que eliminam líquido transparente. Na verdade, a manifestação pode variar desde uma coceira leve até assumir formas bastante desconfortáveis, acompanhada de ardência e/ou dor. As lesões podem ocorrer em pequeno número ou acometer praticamente toda a superfície das mãos ou dos pés. Em alguns casos, pode ocorrer infecção bacteriana secundária e se acompanhar de secreção com pus.

Causas

A disidrose pode ser devida a vários fatores, que podem atuar de forma isolada ou em conjunto. Em alguns pacientes a causa não é estabelecida, sendo estes casos denominados idiopáticos.

As principais causas que podem desencadear ou agravar a disidrose são:
-Distúrbio funcional das glândulas de suor,
-Fatores emocionais e estresse,
-Infecções fúngicas,
-Determinados medicamentos, como por exemplo, penicilina.
Além disso, a disidrose pode se associar à dermatite atópica ou a dermatite de contato.

Tratamento

O tratamento da disidrose é semelhante ao dos eczemas, podendo variar em cada caso. Envolve as seguintes medidas:
- afastamento da causa,
- cuidados gerais,
- uso de medicamentos tópicos (cremes e pomadas)
- tratamento das condições associadas (fungos, infecções por bactérias, entre outras
)

Comentários

  1. Não é possível orientar como solicita, pela internet, sem examinar as lesões que descreve. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  2. Ola...me chamo André e preciso de ajuda.
    Começou a um dia atrás ...sou militar e estava de serviço ...o de a noite começou uma coceira nos pés e nas maos ( solas e palmas )...impossibilitando meu sono...fica intenso quando fico imóvel ...verifiquei meus pés e maos...mas nada de diferentes...totalmente normais...o que sera isso??...frio???...nervoso??...intoxicação???

    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  3. André: sinto muito, mas não posso ajudá-lo pela internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Bom meu nome è nathalia e eu tenho nas maos umas bolinhas que estorao sempre com liquido dentro semelhante a agua e alem disso esta inrrugando meus dedos e minha mao fui ao medido ele disse q è emocional mas oque pode ser isso?

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Ester
    Estou com dúvidas e preocupações, já faz mas de 4 semanas que saio em minha mão direita umas bolinhas vermelhas e coceira constante, agora pouco ela está ficando uma pele seca com rachaduras que sai pequena quantidade de sangue estou sem saber o que fazer as pomadas que estou usando não faz efeito nenhum. Qual sua opinião e o que você sugere ?.

    ResponderExcluir
  6. Ester: sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico ou indicar tratamento sem examinar sua pele. Aconselho que procure atendimento médico. Estamos ao dispor na Policlínica, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Nathalia: sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico sem examinar sua pele. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  8. óla,meu de 7 anos esta com bolhas nas palmas das mãos,não coçam e nem tem liquido,o Dr disse que é que desidrose,parece que ele se encaixa na dermatite atópica,pois também tem renite alergica,nesse caso teria algum controle mais especifico ou cuidados para que isso melhore e não retorne? ele esta fazendo uso Topison e hidratante.
    Grata.

    ResponderExcluir
  9. Marcia: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do histórico clínico do seu filho de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  10. Estou gravida de 8 meses tenho bolhas no dedo da mão elas cocam. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  11. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou preocupada! A ponta do meu dedo indicador coça de vez em quando, mas não nenhuma mancha ou algo do tipo. Isso é normal? :*

    ResponderExcluir
  13. Como a coceira ocorre de vez em quando e não se acompanha de lesões na pele, e provável que resulte de ressecamento e irritação primária da pele de suas mãos. Recomendo que utilize um hidratante e lave suas mãos com sabonete para peles sensíveis. Use luvas sempre que manipular sabões e detergentes, Mas, se não melhorar, recomendo procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  14. ME AJUDEM EU ESTOU COM DISIDROSE E COÇA DEMAIS JA FAZ UNS DEZ DIAS QUE EU NAO DURMO APARECERAM VARIAS BOLHAS E CAROCINHOS INCOMODA DEMAIS COÇA MUITO ME AJUDEM POR FAVOR

    ResponderExcluir
  15. Olá Paula, boa tarde. A desidrose é uma alteração cutânea que pode ser confundida com outras patologias, e ainda infeccionar com facilidade. Orientar medicações para lesões na pele sem vê-las é muito complicado. Procure o atendimento médico para que você possa ser examinada e tratar suas lesões corretamente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6/4/15 17:37

    Olá comigo acontece a mesma coisa que acontece com algumas pessoas dos comentários , só q no meu caso acontece nos meus dois pé e nas minhas duas mãos, e não são uma só bolha com um liquido, são varias bolhas com liquido , nesse caso o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, tenho 34 anos e descobri que tenho disidrose há 2 dias. Esta coçando e ardendo intensamente e atrapalhando muito o meu sono. E conicidentemente isso apareceu com o momento de stress e ansiedade intensa em que me encontro. Gostaria de saber se a coceira e ardência vai diminuindo e em quanto tempo isso ocorre ? Li que abacate e muito bom para aliviar , fazendo compressas coma fruta e tomando vitamina com leite. Isso procede?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde. É muito complicado diagnosticar e medicar a pele sem examina-la. Procure um(a) especialista. com certeza você será tratado com sucesso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. A disidrose pode estar relacionada a fatores emocionais. O tratamento adequado controla as lesões bem como o incômodo da coceira e da ardência. Alimentação saudável é um fator que influi na melhora. Cuidado com compressas caseiras pois podem provocar infecção e agravar o quadro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de obter bons médicos dermatologistas,pois nenhum descobriu que eu tenho,pontas do meus dedos coçam mt,quando coço parece estourar bolinhas por dentro,a ponta dos dedos endurecem racha e abre feridas

    ResponderExcluir
  21. Xanda: para receber a indicação de dermatologistas em sua cidade, entre em contato com a Sociedade Brasileira de Dermatologia no site: http://www.sbd.org.br Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Olá, surgiram pequenas bolhas envolta de minhas mãos, são duras e esbranquiçadas, e umas destas está causando dor. Não tenho certeza, queria saber se é a Disidrose e como posso tratá-la. Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  23. Olá. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite,
    meu filho de 2 anos e 11 meses apareceu recentemente com bolhas na sola dos pés,essas bolhas parecem de imediato como se fossem queimaduras avermelhadas e logo surgem bolhas brancas e duras que logo estouram sem sair líquido algum e começam a escamar,sair as casquinhas.As primeiras bolhas apareceram mais ou menos a uns 20 dias,onde meu filho reclamou de dores na solas dos pés,porém olhei e não tinha nada,depois de dois dias apareceram essas bolhas e ele não reclamou mais de nenhuma dor.Devo lembrar que meu filho teve uso frequente de antibióticos,hora para a garganta,hora para o bronquite e acabei interrompendo a medicação porque apareceu as bolhas,mas quando fui ao médico ele disse para não preocupar porque elas já estavam secando.Elas sumiram,porém essa semana apareceram novamente,meu filho não reclama de nenhuma dor,inclusive ele tiras as casquinhas.O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  25. Damiana: boa tarde. Não é possível fazer diagnóstico sem examinar seu filho pessoalmente. . Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve retornar com ele ao médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Ola, tenho 21 anos e fui diagnósticada com eczema desidrotico há dois meses. Sempre tive suor excessivo nas mãos e pés, mas só no ano passado quando fiquei grávida que as bolhas começaram a aparecer. Eu perdi o bebê com dois meses de gestação. As bolhas aparecem frequentemente. A dermatologista passou dexametazona pomada pra passar sempre que as lesões começassem aparecer assim eu fiz e as lesões não evolui em quando uso a pomada. Achei isso muito bom e estava vivendo com melhor qualidade de vida. No entanto agora minhas mãos estão coçando muito. Antes de começar a coçar o meu corpo todo inclusive as mãos ficaram com bolinhas vermelhas como manchinha e aí depois de dois dias com esses manchas e com a pele quente começou a coçar as minhas mãos mas ainda não apareceu bolhas só coceira mesmo. Será que o uso contínuo da pomada a base de corticoide pode ter agravado meu caso?.

    ResponderExcluir
  27. Olá, boa tarde. O tratamento da desidrose de forma geral, envolve o uso de corticosteroides tópicos, porém não são a única forma. dar opinião sem visualizar as lesões e sem conhecer seu caso é bem complicado. Procure um dermatologista, hoje existem outras formas de tratamento que podem lhe dar ainda mais qualidade de vida. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  28. ola bom dia sou camila hoje quando eu acordei percebi que estou com lado direito inferior descando não sei o que pode ter cido estou com medo , isso pode ser alergia?

    ResponderExcluir
  29. Camila: sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível diagnosticar uma alergia sem examinar sua pele. Aconselho que procure atendimento na forma tradicional de uma consulta médica. Obrigado por visitar o blog da alergia.

    ResponderExcluir
  30. Tambem tenho isso a dois anos sofro muito. Tenho nos dedos das maos sao variad asvezes nem tomar banho consigo só, nao aguento mais.😭

    ResponderExcluir
  31. O tratamento da disidrose é demorado e exige persistência.Não desista. Mantenha o tratamento e os bons resultados chegarão. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo6/9/15 16:20

    Eu tenho uma alergia no antebraço com essas bolhas. Já passei em 3 dermatologistas e nada resolveu até agora.

    ResponderExcluir
  33. O seu relato não sugere que seja um caso de disidrose. Mas, não é possível afirmar através de um aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Pode ocorrer em crianças?

    ResponderExcluir
  35. Sim, Flavia. Disidrose pode ocorrer em cianças. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Meu nome é Yara e tive disitrose nas duas mãos de forma bem severa, na epoca tinha 14 anos, aos 21 começaram aparecer pqnas bolhas com coceira de leve a média e as vezes essas bolhas nao passam de elevações q coçam e as vezs doem um pouco e deixam o local um pouquinho quente. Percebo tbm q na maioria das vezes minhas maos estao um pouco ressecadas.
    Hj aos 29 anos continua aparecendo. Isso pode ser disitrose que reapareceu depois de tanto tempo?? Tem cura?

    ResponderExcluir
  37. Ola aparaceu uma bola como se fosse uma picada de mosquito, coceira constante . logo depois estourou e saiu uma agua de dentro e agora esta uma ferida e esta se espalhando no braco no caso tenho duas já ! Oque faço! #medo

    ResponderExcluir
  38. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Olá, gostaria de tirar uma dúvida.
    Ontem meu dedo começou a ficar vermelho e começou a espalhar. Fui dormir e acordei com a minha mão ardendo como se tivesse queimando. Agora começou a forma uma bolha. O que é isso? não sei como começou nem o que pode ter causado.

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde. Peço que compreenda, mas não temos como fazer diagnóstico de lesões na pele sem examinar. Procure atendimento médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  41. boa noite !

    Tive uma crise de disidrose recentemente, e estou usando a pomada cetobeta indicada pelo médico, mas só melhora depois de duas semanas, ou até mais.. será que devo usar uma mais forte ?
    e estou tomando prelone em gotas.. neste caso não teria que entrar com remédios mais eficazes? pq demora muito tempo pra voltar ao normal a pele.
    Obrigada !!!!

    ResponderExcluir
  42. Arely: se você foi medicada e não obteve melhora, é aconselhável que retorne ao médico e peça nova avaliação. Infelizmente não é possível medicar ou mesmo julgar seu tratamento pela internet, sem examinar as lesões pessoalmente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Olá meu nome é Josianne, tenho uma coceira intença entre os dedos das maos, chegam a nascer várias bolinhas com um líquido trasparente que ao estouraram causam uma ardência, depois de um tempo os dedos recebam e na maioria das vezes chegam a rachar a saem sangue, já fui né dermatologista é ele me passou algumas pomadas mas até hoje nem uma delas adiantou nada, gostaria de saber oque fazer nesse caso pq isso encomoda muito, tenho até que deichar de fazer alguns deveres de casa por conta das rachaduras qe aparecem! Obrigado pela atençao!!!!

    ResponderExcluir
  44. Sinto muito, Josiane, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos sintomas que descrevesem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Feliz 2016 pra quem tem desidrose !

    ResponderExcluir
  46. A desidrose passa para outras partes do corpo atraves de contato? Tipo se eu coçar o rosto com o dedo afetado pode passar pro rosto? Nao estou aguentando mais meu dedo coça muito, esta cheio de vesiculas com exsudato transparente, avermelhado, a cuticula da unha parece q foi retirada mas nao foi, e a lesao esta descendo pelo dedo...de perto da unha pra baixo...estou passando a pomada trok por recomendacao medica mas ela faz efeito um dia, depois as lesoes voltam...esta insuportavel conviver com isso! Se for se espalhar pelo corpo nao sei o que faço...pacientes com isso podem ir a praia? Estou muito chateada c a situacao...me ajudem pois o sus só tem consultas para o meio do ano...ate la vai saber aonde foi parar essas bolhas terriveis...

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde!!
    Tenho isso nas mãos desde que me lembro.
    Tenho 36 anos, e pelo menos 2 vezes por ano acontece.
    Tanto bolinhas com água entre os dedos como umas que ficam vermelhas mas parece que ficam por baixo da pele.
    Percebo que aparecem nas épocas de verão e quando fico ansiosa. Minha mão soa muito, chega a pingar.
    Fui em dermatologistas mas não resolve...
    Procuro não coçar e qualquer coisa que passo só piora.
    Um dermato me disse que tenho hiper-hidrose, mas não falou nada sobre disidrose. São as mesmas?
    Abraços

    ResponderExcluir
  48. A disidrose não passa de um local para outro no corpo, através de contato com as mãos. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Rosi: a sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura. É normal suar quando está calor, ou durante a prática de atividade físicas, ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo. Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores. Convido que leia mais sobre a hiperhidrose neste texto publicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia:
    http://www.sbd.org.br/doencas/hiperidrose/
    Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  50. Também tenho os mesmos sintomas, descobri agora que é disidrose,nenhum médico que eu fui conseguiu diagnosticar. Eu li artigos cientificos e descobri.

    ResponderExcluir
  51. Alyne: é preciso cautela, pois doenças de pele podem ser bem parecidas. Por isso, lesões semelhantes às suas, podem ser causadas por doenças diferentes. O correto diagnóstico proporcionará condições para um tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Olá boa tarde. Estou com essas bolhas com liquido transparente na sola do pé. Comecei a pesquisar e acredito ser Disidrose, principalmente por conhecer o que causa esse problema.O estresse e a pressão emocional. Estou passando por um momento de estresse muito grande em meu trabalho e acredito ser o causador principal deste problema. Afinal momento difícil do setor e 8 anos de trabalho interruptor sem férias. Pelo que pesquisei algumas formas para evitar o problema ou ao menos reduzir seria afastar-se do problema ou com alguns remédios. Ja vi que deverei colocar a saúde em primeiro lugar ao invés do trabalho.

    ResponderExcluir
  53. Pedro: sem dúvida, cuidando da saúde, é possível trabalhar melhor e aumentar sua produtividade. Obrigado pelo depoimento enviado ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite! No meu caso apareceu apenas uma bolhinha dura e ela coça muito, será que é essa alergia tbm? Eu abdei estressada sim pq meu marido embarcou mas tbm lavei uma cozinha com uma sandália fechada e meus pés ficaram molhados. O que será?

    ResponderExcluir
  55. SQueren:as lesões que surgem na pele podem ser parecidas e acompanhar dienças diferentes. Por isso, só é possível afirmar "o que será" examinando sua pele pessoalmente. Recomendo uma consulta médica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  56. Bom dia, tenho 22 anos. Há dois meses minha mão ficou com uns carocinhos, não secretivos que coçava muito, alguns dias depois tanto a mão como o pé estavam descamando, isso ocorreu após ingerir álcoolá. Agora meu corpo está coçando e na minha perna direita e cotovelos é pior, já está ficando vermelho e em parte roxo de tanto que coça. Há uns dois dias senti uma dor na mesma perna. Gostaria de um direcionamento para qual médico procurar e uma suposição do que pode ser.

    ResponderExcluir
  57. O seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia. Sugiro que procure um dermatologista. Se for o caso, encaminhará você a um(a) alergista. Agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. Oi eu estou com umas bolhas nas mao primeiro começou com a mão esquerda apareceu pequenas bolinhas d'água que cochava muito ai elas estouraram e logo resultou em uma bolha dura com puz doe muito e ninguém descobre o que é estou desesperada pq agora passou pra outra mão e não aguento de dor nem consigo dormir me ajudem o que eu posso ta fazendo e com qual especialista eu posso passar socorro me ajudem

    ResponderExcluir
  59. Gleicy: recomendo uma consulta com dermatologista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  60. Olá também tenho esse problema. E realmente é emocional
    Pra mim a coceira melhora quando passo hidratante nas mãos.
    troquei o detergente por sabao neutro e eviti tocar em limão, pois piora a coceira.

    ResponderExcluir
  61. Kelly: obrigada pelo depoimento.Cada pessoa tem sua maneira própria de apresentar uma doença e de responder ao tratamento. Fatores emocionais podem influir em maior ou menor grau nas doenças crônicas, de acordo com cada organismo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  62. Olá me chamo wlademilson trabalhei em uma 3 empresa há uns 5anos um certo dia fui trabalhar de moto e levei chuva durante o trajeto passei o dia inteiro com as botas molhadas no fim da tarde senti um ardor na lateral do pe direito em alguns dias vi que tinha umas bolhas de agua 3ntao eu estourei e nasceram mais e eu estourada e nascia mais então passou pro outro pe e depois oque eu mais temia para as mãos já faz 6 anos que tento me livrar desse pesadelo mas nao consigo.por favor me ajudem.controlo só com pomada e retirando o excesso de pele morta .não acredito que seja de estreasse pois eu nao tinha isso era normal e começou de uma bota molhada.

    ResponderExcluir
  63. Wlademilson: sinto muito, mas não é possível emitir um parecer ou afirmar a causa dos seus sintomas sem uma análise criteriosa dos seus dados clínicos e sem examinar sua pele. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  64. É possível tee desidrose somente nas mãos?

    ResponderExcluir
  65. Sim, é possível apresentar só nas mãos, embora o mais comum é que a disidrose acometa mãos e pés. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  66. Olá. Me chamo Ludmilla, fiquei em dúvida aqui, pois nos meus dedos apareceu pequenas bolinhas, nem pequenas mesmo e apareceu apenas nos dedinhos das mãos, dos lados dos dois dedinho no rumo de onde os dedinhos dobram, apareceu do lado de fora dos dedinhos. E não me lembro se ter dado tanta coceira, trabalho com limpeza de salas comercias, e achei que era por causa da água sanitária pq as bolinhas depois saiu um líquido preguento... E ai to passando uma pomada mas não estou vendo grandes resultados. Ai as bolinhas secou e o dedo da rancando a pele, descascando de um lado secouais rápido e do outro ta mais seca a pele.. será que é isso mesmo ai desistrose??? Fiquei em duivida pq a bem pequena as bolinhas e só nos dedinho.. obrigada a todos

    ResponderExcluir
  67. Olá meu nome é sabrina, tenho 16 Anos, estou cheia dessas bolinhas nas mãos e nos pés mais tb tenho no anti braço e nas coxas, será q é Disidrose, tem todas essas características

    ResponderExcluir
  68. Sabrina: O seu relato não sugere que seja um caso de disidrose. Mas, não é possível afirmar através de um aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Ludmilla: o seu relato não deixa claro que seja disidrose. É preciso examinar para poder afirmar. Sugiro que procure atendimento médico pessoalmente Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Bom dia! Uns cinco anos atrás tive uma coceira na mão, logo nascendo umas bolhas duras e doloridas que só aliviaram quando as estourei, sem estourar elas só cresciam, ninguém sabia me informar o que poderia ser, estava desesperada porque eram muito doloridas, na época só lembrava que tinha encostado minha mão num ferro. Agora, nesse domingo, participei de uma corrida e novamente encostei a minha mão nesse ferro, as coceiras voltarem e as bolhinhas tbm, seria a disidrose?

    ResponderExcluir
  71. Sâmia: não é possível afirmar se é ou não é uma disidrose. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. Ola... Normalmente no inverno, surgem pequenas bolinhas vermelhas na minha mão, que logo fica inchada e coça bastante.. O que seria?

    ResponderExcluir
  73. Angela Ramos: Bom dia. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. meu pe esta com coceira as vezes queimar e descamando ja usei varias tipos de pomada e nao some o local e dos lados do pes esquerdo e esta crecendo cossar muito a noite o que pode ser me falaram que pode ser meu acido urivo sera?

    ResponderExcluir
  75. por favor ja estou com vergonha de usar sandalha pois e um pe so o outro esta bom começou com uma bolhinha ja tomou os lados dos pes e alguns dedos do pe esquerdo eu começo a cosar ficar saindo as cascas como se fosse escama chegar ate ferir e sangrar tenho 35 anos pressao 14/9 meu peso e 92 kilos me ajudem por favor ja estou ficando com depressao pois nada resolve essa alergia nao sei nem o que e mesmo

    ResponderExcluir
  76. Rosemary: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar. Mas, não é possível diagnosticar e tratar uma doença pela internet.Para opinar sobre seu caso, só examinando pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Oi boa noite meu nome é jonatas eu tinha apenas umas ou era duas bolhas no dedo do pé onde começou a coça muito e quando comecei a coça virou uma bolha maior meio transparente e a coceira aumentou e eu comecei a passar a unha e me deu uma coceira no outro pé e comecei a coçar e no outro dia quando vi o outro pé tbm estava e começou a coceira q não aguento em pé minhas mãos hoje esta cheia e os dedos dos pés e por baixo quero saber se vcs tem como me ajudar????

    ResponderExcluir
  78. Jonatas: sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Ola To preocupada com algumas coisa . Pois comigo vem acontecendo assim. Vem aparecendo nao e machucados e tipo uma pele senca que nasce ai eu tiro ela nao aparece mais oque e isso ?
    Sera que minha pele esta seca e precisa de cremes

    ResponderExcluir
  80. Gabriela: Bom dia. Não é possível afirmar o que é a lesão descrita em seu relato sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Oi, meu nome é Fábio Rafael e Tenho 10 anos a alergia Eczema, minha mão dói muito, Não temos nada para tratar disso =(

    ResponderExcluir
  82. Fabio Bom dia. É preciso examinar sua pele para identificar o tipo de eczema. Recomendo uma consulta com alergista para que seja possível avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Olá, tenho 25 anos e há 4 anos convivo com esta doença. Ainda não tive oportunidade de ir a um alergista, mas tenho certeza que tenho desidrose pelos relatos aqui e também, pelo que acontece em minhas mão. Começou uma pequena bolinha no dedo indicador, se espalhando pelos outros dedos, palma da mãe e agora está indo para a mão esquerda. As bolhas são pequenas e quando como PIMENTA DO REINO, MASSA DE TOMATE, KETCHUP, MAIONESE ETC, ou qualquer outro tipo de alimento "enlatado", aparecem bolhas agrupadas e maiores que o normal. Coçam MUITO e arde caso eu as estore.. Uso pomada e creme, mas parece que não adianta. Comecei a tomar um antialergico, mas a situação só piora. No momento estão com várias bolhas e estou lutando para não perfura-las.

    ResponderExcluir
  84. Os dados enviados em seu relato não deixam claro que seja um caso de disidrose. E, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerarerro. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-lo e prestar esclarecimentos. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Olá Pessoal!
    Meu nome é Thais, tenho essa alergia deis de criança, minha mãe me levou ao médico e ele falou que iria sarar aos 14 anos mas hoje tenho 22 anos e as bolinhas ainda estão comigo 😔
    Tenho somente na mão direita, realmente é muito ruim, só quem tem sabe! E hoje com mais uma reação resolvi vim procurar na internet e encontrei pessoas que também tem!
    Eu fico muito triste, porque sofro preconceito, as pessoas ficam com nojo e vivem me perguntando oque é e eu fico muito triste!
    Caso tenham algum diagnóstico ou tratamento me informem, pois já comprei muitas pomadas já fiz vários tratamentos e nada. 😢
    Desejo melhoras a todos...

    ResponderExcluir
  86. Thais Boa noite A disidrose pode ter fatores envolvidos diferentes em cada pessoa Por isso, o resultado do tratamento também difere em cada caso. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Convivo com esse problema há anos, quero alertar aqui que o uso do Permanganato de potássio só faz piorar as lesões. Foi o que ocorreu comigo, após usa-lo -lo, bastate diluído, o desconforto piorou muito e tive que usar corticoide.

    ResponderExcluir
  88. tive em uma fazenda e pequei um tipo de verme no dedão do pé, que coça muito, come toda carne mole, formas vários buraquinhos como casas de abelhas e escorre um liquido, já tirei a unha por ser encravada e pedi o médico para raspar a pele, ele me disse que com o remédio vai sarar. Eu gostaria de saber que tipo de verme é esse, não quero pegar de novo, tenho vontade de passar uma faca no pé e tirar todos os vermes de uma vez.Me respondam por favor. faby.meire@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. Bom dia. Não é possível afirmar o que causou a lesão que descreve, baseado apenas nos dados enviados em seu relato e sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Ai gente, nem tento mais nada, sinceramente. Ainda outro dia quase surtei de tanta coceira que furei as bolinhas com uma agulha esterelizada, o que só agravou o problema. minha médica pediu a retirada do glúten e alimentação mais natural. Creio que as remissões estejam ligadas ao equilíbrio interior, como momentos de paz e boa alimentação. Fé em Deus, Ele é conosco. Abraços

    ResponderExcluir
  91. Dudu Boa tarde. Obrigado por enviar seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Oi,eu n sei se é essa doenca alergia mais tenho acho q faz ja dois anos mais ou menos no começo ela ficava no meu pe e nascia umas bolinhas e dentro delas parecem meio que aguinhas e elas sao grudentas e isso passo pra minha mao e e mto raro nascer no pe e desde entao eu to com elas na mao sao varias bolinhas que tem essas aguinhas ai como eu falei que coçam demais e ela pega meu dedinho da mao e um pouco do meu dedo do lado dele (eu esqueci o nome rs ) e elas coçam bastante e ja fui em varios medicos mais eles nao sabem muito bem o q é ja me deram duas pomadas mais n adianta porfavor pesso a ajuda d voces para responde esse comentario

    ResponderExcluir
  93. Compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  94. Olá, meu nome é Priscila, tenho trinta anos e ultimamente (uns seis meses) tenho tido esses sintomas, só que não nas mãos, mas na virilha, coxa, axilas e mamas, quando as "bolinhas" acontecem e eu as aperto sai um líiquido transparente seguido de sangue. Será este o problema? Já fiz todos os exames possíveis e não deram em nada e os inchaços continuam a brotar...Meus médicos não conseguiram falar o que é, se alguém puder responder vou ficar muuuuuito agradecida.. Abraços.

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde, Priscila. O seu relato não sugere que seja um caso de disidrose. Mas, para afirmar, é imprescindível uma avaliação criteriosa e examinar você pessoalmente. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Olá!

    Bom, meu nome é Kesia, tenho 17 anos, e de acordo com os sintomas citados acima eu desenvolvi a disidrose, começou no finalzinho de novembro com uma coceira enorme nos dedos dos pés, e então surgiu umas bolhas por todos os dedos, e logo em seguida subiu para as mãos, iniciou da mesma forma que iníciou nos pés, as bolhas dos pés e das mãos sumiram e começaram a tipo descascar toda a minha mão e também os dedos dos pés e agora estão descascando demais e a coceira continua mas um pouco menor. Então, será que isso é disidrose? Tem cura ou é para a vida toda? E ela é transmissível? Se é, como ela é transmitida?

    Desde já agradeço a resposta?

    ResponderExcluir
  97. Kesia: boa noite. O tratamento permite o controle da disidrose. Não é uma doença transmissível. Para fazer o diagnóstico sobre seu caso só mesmo examinando pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  98. Anônimo3/2/17 01:24

    Olá,
    Realmente ao furar as bolhas nos dá uma sensação de alívio, no entanto já aconteceu comigo que ao furar a região do meu dedo que estavestavam as bolhas que eu havia furado. Ficaram na "carne viva". Complicando ainda mais. Portanto, meu conselho é: não furem!!!

    ResponderExcluir
  99. Anônimo5/2/17 20:30

    Eu tenho disidrose há 20 anos, mas nunca coçou,antes eram bastante é somente em um dedo da mão. Mas agora está aparecendo na Palma da mão e no dedo do pé também. É muito chato dá vontade de arrancar o dedo quando lota. Não é falta de higiene, pois eu sou muito limpinha. Tenho medo de estourar e elas aumentarem ainda mais. A pele do meu dedo ficou fininha e nem nascia mais cutículas,mas agora a cutícula está normal,mas o problema continua a atacar,aumentando devagar. Sinceramente eu nunca fui ao médico por causa desse problema e nunca fiz uso de pomadas, mas agora eu vou, quero testar pomadas.

    ResponderExcluir
  100. O acompanhamento médico pode controlar a disidrose, evitar suas complicações e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  101. Olá, tenho 24 anos e sou militar. Há aproximadamente 6 anos sofro de pequenas bolhas que aparecem atrás dos dedos da mão direita e muita coceira. Nunca fui ao médico e acreditava se tratar de outra condição, a gota. Foi pesquisando mais a fundo sobre meu problema que me deparei com imagens relacionadas a disidrose, e que elas retratam muito bem do que eu sofro. Graças a Deus, os episódios são bem esporádicos (aparecem em intervalos de alguns meses) e não se alastram muito, apesar de estarem avançando. Tenho uma dúvida: minhas bolhas aparecem somente nas costas de alguns dedos, sendo que na disidrose elas aparecem mais nas palmas das mãos e plantas dos pés. Gostaria de saber se isto pode acontecer ou de minha condição é outra.

    ResponderExcluir
  102. Rodrigo Boa noite. A disidrose pode aparecer na região dos dedos e poupar palmas de mãos e plantas de pés.Mas, não posso opinar sobre seu caso sem examinar pessoalmente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Boa noite! minha filha a pouco tempo manifestou uma alergia muito estranha, ela entra em contato com a agua e suas mãos rapidamente em menos de cinco minutos fica toda enrugada e os musculos ficam com dificuldades de se moverem de abrir e fechar as mãos, estamos preocupados e procurando ajuda.Quando seca as mãos e os pes ficam normais, tipo o banho não pode demorar mais de 5 minutos, quando tem que lavar a cabeça é penoso, pelo tempo. Gostaria de obter ajuda, se fosse possivel, uma sujetão.

    ResponderExcluir
  104. Bom dia. A sua filha precisa ser avaliada pessoalmente. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Anônimo5/3/17 01:51

    Olá amigos sofro a oito ano com a desidrose em praticamente todos os dedos da mão, piora muito quando utilizo produtos de limpeza principalmente detergente, e qndo estou sob forte estresse. Não aguento mais tanto sofrimente a aparência feia que ela dá as nossas mãos além de toda coceira, ressecamento, fissura e dor fico muito frustrada por não me sentir realizada ao fazer a unhas como qualquer mulher normal. Quando tenho fortes crises de coceira me ajuda muito colocar as mãos em um recipiente com agua gelada e gelo (sim além de agua gelada coloco gelo, só assim para não me matar de coçar), ajuda muito a aliviar a crise coceira. Lavar louça e limpar a casa somente com luvas, hidrato todo dia com um creme manipulado receitado pelo meu alergologista, os corticoides depois de um tempo perdem o efeito e acaba piorando a coceira, lavar as mãos com sabonete liquido infantil ou somente agua mesmo e outra dica quase impossivel tentem evitar o estresse ele realmente piora o problema. Mas mesmo assim as bolhas não somem espero que um dia todos nós alcancemos a cura para esta doença. Que Deus ajude a medicina e aos pesquisadores da área que não desistam de nós.

    Abraços e boa sorte a todos!
    Elaine

    ResponderExcluir
  106. Olá. Meu nome é Gabriela, eu tenho disidrose em um único dedo da mão há muitos anos. Durante o ano aparece e desaparece, percebo que há piora em períodos de estresse e no verão. Outro fator que influencia bastante é contato com produtos de limpeza, esmaltes, acetona e alguns alimentos também, por isso nos últimos tempos só cozinho e manuseio produtos de limpeza com luvas, e só utilizo esmaltes e removedores hipoalergênicos. Houve uma melhora considerada, e agora estou apenas com uma pele fina. Gostaria de saber se há algum medicamento para renovar esta pele fina?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  107. Gabriela Boa tarde. O uso de hidratante dermatológico está indicado, sendo na maioria das vezes suficiente para a recuperação cutânea. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Maurício Boa noite A sua pergunta veio incompleta. Por favor, reescreva e envie para nós. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  109. Boa noite queria saber pois tenho uma disidrose nas maos nao consigo exercer funcao nenhum pois esta na fase cronica meus dedos incham muito e sou diarista e e minha funcao o derma mandou eu afasta se da funcao eu tenho direito a auxilio doenca mas sou autonoma

    ResponderExcluir
  110. Bom dia. Não sei informar. Recomendo que procure esta informação junto ao INSS ou com advogado especializado na área trabalhista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Qual fooi tratamendo por farvo?

    ResponderExcluir
  112. Meu marido e eu ficamos com essa desidrose desde que voltamos da praia em 2019. Lá tivemos um momento de atritos com meus familiares, mas achamos que isso fosse pego na areia suja. Trato as crises com pomada à base de corticoide receitado pela dermato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c...

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno...

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei...