A disidrose é um eczema localizado em mãos e pés, ocorrendo em surtos alternados a períodos sem sintomas. A palavra disidrose (dis=defeito e hidrose=produção de água ou suor) foi usada pela primeira vez em 1873, porque na época acreditava-se que a doença era causada por distúrbios sudoríparos. Já em 1876, alguns estudos atribuíram a doença a fatores nervosos e modificaram o nome para Phompholix. Atualmente a disidrose é considerada uma reação eczematizada. Assume características peculiares por atingir mãos e pés, onde a pele tem características especiais, sendo mais espessada. O líquido presente nas lesões resulta de processo inflamatório. A alteração do suor, embora não seja fator causal, é um importante agravante das lesões. Verifica-se também que outros fatores, como alterações climáticas e estresse emocional constituem significativos fenômenos desencadeantes. Por isso, alguns autores preferem utilizar o termo Eczema Disidrótico.
Como se manifesta:
Na disidrose, surge primeiro o prurido (coceira) que se segue do aparecimento de pequenas vesículas endurecidas esbranquiçadas ou amareladas, embaixo da pele, com aspecto de grãos de “sagu”, atingindo principalmente a face lateral dos dedos, as palmas das mãos e as plantas dos pés. Posteriormente, tendem a secar, ficando a pele espessada, endurecida, podendo descamar ou “rachar” até o tecido mais profundo, ocasionando fissuras doloridas. A coceira pode ser intensa e o ato de coçar pode romper as bolhas que eliminam líquido transparente. Na verdade, a manifestação pode variar desde uma coceira leve até assumir formas bastante desconfortáveis, acompanhada de ardência e/ou dor. As lesões podem ocorrer em pequeno número ou acometer praticamente toda a superfície das mãos ou dos pés. Em alguns casos, pode ocorrer infecção bacteriana secundária e se acompanhar de secreção com pus.
Causas
A disidrose pode ser devida a vários fatores, que podem atuar de forma isolada ou em conjunto. Em alguns pacientes a causa não é estabelecida, sendo estes casos denominados idiopáticos.
As principais causas que podem desencadear ou agravar a disidrose são:
-Distúrbio funcional das glândulas de suor,
-Fatores emocionais e estresse,
-Infecções fúngicas,
-Determinados medicamentos, como por exemplo, penicilina.
Além disso, a disidrose pode se associar à dermatite atópica ou a dermatite de contato.
Tratamento
O tratamento da disidrose é semelhante ao dos eczemas, podendo variar em cada caso. Envolve as seguintes medidas:
- afastamento da causa,
- cuidados gerais,
- uso de medicamentos tópicos (cremes e pomadas)
- tratamento das condições associadas (fungos, infecções por bactérias, entre outras)
Causas
A disidrose pode ser devida a vários fatores, que podem atuar de forma isolada ou em conjunto. Em alguns pacientes a causa não é estabelecida, sendo estes casos denominados idiopáticos.
As principais causas que podem desencadear ou agravar a disidrose são:
-Distúrbio funcional das glândulas de suor,
-Fatores emocionais e estresse,
-Infecções fúngicas,
-Determinados medicamentos, como por exemplo, penicilina.
Além disso, a disidrose pode se associar à dermatite atópica ou a dermatite de contato.
Tratamento

- afastamento da causa,
- cuidados gerais,
- uso de medicamentos tópicos (cremes e pomadas)
- tratamento das condições associadas (fungos, infecções por bactérias, entre outras)
Depois de 3 anos de tratamento com diversos dermatologistas e variadissimos remedios, curei ha 4 meses minha disidrose com aplicacao de bolsa de gelo sobre as afeccoes. Foi puramente ocasional, pois eu estava utilizando a bolsa de gelo para curar uma dor no ombro. Minha disidrose ocorria nas costas dos dedos das maos, e avancava pouco para a palma da mao, junto ao dedo polegar. Espero que a minha experiencia sirva para minorar o sofrimento e a angustia de outras pessoas. Gostaria de ver postado aqui,comentarios de pessoas que se beneficiaram desta pratica.
ResponderExcluirEmbora o uso do gelo possa ter aliviado seus sintomas, é recomendado manter acompanhamento médico, para evitar as complicações secundárias da disidrose. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirMeu n ome é Wanderland Xavier Pinto de Campo Grande/MS. Neste momento estou com as duas mãos infectadas com os dedos rachados e inchados e sem poder fehar ou abrir as mãos totalmente. Tenho 63 anos e esta doença me apareceu há cerca de dois anos. Também me apareceu lesões nas costas braços e cochas. São lesões assimétricas e fiz 3 biopzias para saber se não era psoriase. O que deu negativo para isso. No entanto apareceu toda sorte de dermatite.
ResponderExcluirMeus sintomas também coincidem com as características de disidrose.
Aparece e desaparece na face (laterais do nariz) e acima das sobrancelhas um vermelhidão que os dermatologistas consultados (cerca de 8)afirmaram não ser rosácea. Nos pés, apenas nas laterias a pele resseca e dar alguma coceira.
Tenho usado todos esses remédios já comentados no blog. A minha pergunta, já que ninguem focalizou é relacionada a dieta. Quais as bebidas e comidas que nós, portadores desses sintomas devemos e não devemos fazer uso?
Muito obrigado pela existência do Blog e gostaria de ter uma resposta.
Wanderland: alimentos não são causas habituais de disidrose. Para indicar uma dieta é preciso analisar cada caso e identificar aqueles que realmente se beneficiarão com a restrição alimentar. Agradecemos sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirPessoal da Policlinica, sou Dentista e assim que as lesões ressecadas, que descamam, formam fissuras dolorosas e até sangram, apareceram nos dedos das mãos, principalmente na parte lateral e nas pontas dos dedos, pensei logo que era dermatite de contato devido ao talco das luvas. Pois bem, doce ilusão: já usei todos os tipos de luvas possíveis e imagináveis, tais como: latex, vinil, plastico comum, luvas industriais usadas por trabalhadores de indústrias ( azuis ) com talco, sem talco. Quanto aos medicamentos, acho que esgotei todas as pomadas e cremes com cortizona, fiz uso de cortizona oral mas depois de uma internação por fibrilação atrial aguda a qual o cardiologista atribuiu ao uso inadequado da cortizona ( predsin 20mg), resolvi parar e pensar até que ponto o meu stress familiar crônico não estaria contribuíndo para a continuidade dessa desidrose tormentosa que me surgiu à cerca de 1 ano. Já até pensei em largar a profissão de Dentista, mas como tenho dúvidas à respeito da causa,uma vez que tudo me irrita os dedos, sabonetes, shampoos, terra, cimento, tinta etc.. acho que nunca ficarei livre desta praga. Vou marcar uma consulta com vcs. Por favor, pensem em algo milagroso.
ResponderExcluirabraços.
Rogério: nem sempre é fácil definir a causa e o tipo de tratamento para uma alergia. A nossa equipe médica está ao seu dispor - teremos prazer em atendê-lo.Agradecemos sua visita neste blog.
ResponderExcluirRogério: nem sempre é fácil detectar a causa de uma alergia. Estamos ao seu inteiro dispor. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirBoas!
ResponderExcluirA cerca de um ano e meio apareceu uma bolhinha no meu pe esquerdo, a coceira e tanta que tenho mesmo de rebentar a bolhinha para parar de coçar! a pressao e muita na zona das bolhinas e rebentando a comixao passa, apliquei flotiram, hidalone mas nada fez efeito, ate porque nao e de origem fungica, fiz um exame parasitologico a pele do meu pe e estava limpinha, sem sinal de fungo nenhum. Hoje fui a medica e ela disse-se que era um eczema desidrotico.... receitou uma pomada com cortisona e outra hidratante. Referiu tambem que isto seria do stress... realmente e pensando bem ainda este fim de semana tinha um teste e na sexta feira recomeçou a coceira horrivel... provavelmente mesmo pelo sistema nervoso.... so quero que se nao surja em outro local do corpo como as maos... digam-me por favor dicas para acalmar, aliviar....
Um abraço a todos os desidroticos! penssemos que ha' doenças bem piores no mundo :)****
P.S. para alem do eczema desidrotico tambem começou a dar-me este ano urticaria pelo frio! nao posso entrar em aguas de piscinas nem de praias, fico um autentico bicho! que passa passados uns minutos.... enfim,.... alergias...
Não desista do seu tratamento, mantenha a disciplina. Tanto o eczema disidrótico como a urticária são doenças de evolução longa e necessitam tratamento a longo prazo. Converse com a sua médica: esclareça dúvidas e temores. Assim será possível controlar sua alergia. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.
ResponderExcluirOlá, meu nome é Marcia. Ha 15 anos sofro com a disidrose(so tenho 23 anos), e so a alguns dias fui diagnosticada.Eu tenho muitas fissuras nas mãos e nos pés, acompanhada pela insuportavel coceira. Quem tem sabe a dor que é você simplesmente ter q lavar a mão. Usei muitas pomadas,tomei homeopatia, fiz doim, acupuntura e nada nunca adiantou...conforme o tempo passava so piorava. Mas chegou num ponto, depois de tanto tempo e mais nada adiantava eu fui a um outro dermatologista que me indicou um tratamento diferente: a FOTOTERAPIA. Semana que vem vou começar o tratamento e estou muito esperançosa de que dessa vez vai funcionar. Quero saber a opinião de vocês em relação a esse tratamento. E espero que a dor vá embora.
ResponderExcluirObrigada.
Olá, meu nome é Marcia e tenho 23 anos, mas ha 15 sofro de disidrose. Eu tenho muitas fissuras nas mãos e nos pés, acompanhada pela insuportavel coceira. Quem tem sabe a dor que é você simplesmente ter q lavar a mão. Enfim, ja fiz acupuntura, homeopatia, doim, usei varias pomadas e nada NUNCA adiantou...com o passar do tempo so piora. Até que enfim achei um medico que me diagnosticou com a desidrose e me receitou um novo tratamento: a FOTOTERAPIA. Estou muita esperançosa de que a minha dor va embora com essa tratamento. Quero saber a opinião de vocês sobre esse tratamento.
ResponderExcluirObrigada.
Marcia: não tenho experiência com este tipo de tratamento na disidrose. Aconselho que procure esta orientação junto à Sociedade de Dermatologia (www.sbd.org.br) Gratos por sua visita.
ResponderExcluirOlá meu nome é Gabriela, descobri que tenho desidrose há 2 anos e fui ao médico e ele me disse ser desidrose e receitou-me Hidrocortisona. Porém este ano ela piorou na minha mão, chegando a atingir dois dedos e até sairam esta semana muitas bolinhas pqeuenas nas minhas mãos, mas diferentes daquelas que saem entre os dedos, caracteristicos da desidrose. Gostaria de saber se a desidrose esta tendendo a aumentar ou pode ser alergia a algo??
ResponderExcluirA desidrose tem se tornado um problema na minha vida, já que as pessoas não sabem o que vc tem e é difícil explicar que a "causa" mais provável seja o estresse, já que este ano estou fazendo cursinho e há uma forte cobrança que eu mesma me faço. Entendo q seja essa a causa atual para ter piorado, mas me deixa muito triste porque esteticamente é feio ver sua mão nesse estado, nunca tinha chegado a tão profunda descamação e ressecamento.
Gostaria de saber se terei que conviver realmente minha vida toda com esse problema? é muito ruim ter isso na mão. Também estou tentando ficar mais calma, porém confesso que seja difícil. Quero prestar Medicina, um curso extremamente concorrido e é isso q me deixa nervosa.
Queria saber o que devo fazer? Essas outras bolinhas na parte superior da minha mão são muitas, não quero ficar com a mão inteirinha afetada e não quero ter minha outra mão afetada embora ela já apresente bolinhas pouco numerosas como as citadas.
Nossa....a minha mão está muito feia mesmo. Cheguei até a chorar por ver o quão terrível está
Obrigada pela atenção.
Boa noite, o meu nome é Gabriel. Há dois anos apareceram-me as primeiras bolhas por altura do verão ás quais não liguei mas uns meses depois tive uma crise intensa que me afectou ambas as mãos e pés. Sempre me trataram com corticoides mas isto nunca passa definitivamente, alivia mas passadas umas semanas, que variam bastante em tempo, voltam sempre, umas vezes com mais intensidade, outras com menos. O estranho é que é sempre no mesmo local, em dois dedos concretos e sempre no mesmo sítio. Podem por favor sugerir-me outro tipo de terapêutica. Vou a uma consulta médica e quero discutir novas possibilidades. Assim está visto que não resolve.
ResponderExcluirObrigado,
Gabriel: as lesões que descreve podem ser resultantes de disidrose, mas também deve ser avaliada a possibilidade de uma dermatite de contato. O alergista poderá avaliar seu caso, examinar a lesão e realizar testes para confirmar o diagnóstico, poendo assim indicar o tratamento mais adequado. Caso more no Rio, nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
ResponderExcluirGabriela: lesões na pele de longa duração devem ser observadas e quando surge uma modificação do seu aspecto e de sua distribuição, é essencial examinar pessoalmente. Por isso, aconselho que procure seu alergista. As lesões que descreve podem corresponder a um agravamento da sua disidrose ou podem ter uma causa diferente. Fatores emocionais podem agravar a disidrose mas é importante avaliar se não há outros desencadeantes envolvidos. Agradecemos sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirEstou com umas bolinhas de água na lateral de um dos dedos, mas diferente de tudo o que li, ela não dói e nem mesmo coça.Fico nervosa e acabo estourando as bolhas e com isso percebi que elas estão espandindo.Estou fazendo uso de tetraciclina. Será que vc pode saberia me informar o que é?Marquei uma consulta com a dematologista, mas só depois do feriado.
O seu relato não é clássico de uma disidrose. Para fazer o diagnóstico, é essencial examinr pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico com clínico geral até que possa ir ao dermatologista. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirGeralmente me ataca quando estou dormindo e está muito calor, já fico sabendo antes pq minha mão fica muito quente e ardendo, quando acordo tem as bolhinhas com agua e vermelho em volta. Fui ao Dermatologista e ele diagnosticou como Disidrose. Ele disse que é Genético (Minha mãe tmb tem!) e não tem cura.Ele me passou uma pomada, outro remedio para tomar e disse que com o tempo, vai sumindo. ¬¬
ResponderExcluirEmbora a disidrose não tenha cura comprovada, o tratamento permite controle da doença e assim manter uma vioda normal. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirOlá pessoal meu nomé Solange tb sofro desse mal super chato q chega a constranger quem tem esse problema pois as mãos ficam com um aspecto horrivel,percebi q qd fiquei grávida passei os 9 meses sem q minhas mãos "estourassem "com essa alergia alguém aqui teve esta mesma esperiência e alguém saberia esplicar o porque disto?.
ResponderExcluirSolange: não conheço seus dados clínicos e não examinei a sua pele para poder afirmar, mas é provável que a influência hormonal da gestação tenha influenciado na melhora de sua disidrose.Gratos por sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirMeu problema é parecedido, mas acho que não é o eczema desidrótico, mas segue o relato com pedido de ajuda. Meu problema é nos dedos das mãos. tenho 43 anos e há aproximadmente uns 15 anos sofro com essa doença. Somente nas laterais dos dedos das mãos, especialmente nos indicadores, médio e polegares surge pequenas calosidades de aproximadamente 4 a 5 mm de diâmetro. Essas calosidades coçam muito, aparecem pequenas fisuras e com a coçeira a pele se solta ficando exposto a pele mais interna. As vezes quando destacamos a pele atingida, chega a sair sangue. Já fui a dezenas de médicos e nenhum conseguiu estabelecer um diagnõstico convicente, bem como um tratamento. A maioria diz ser dermatite de contato, mas não acredito. Penso se tem alguma relação com meu triglicerídeo alto (já chegou a 400 algumas vezes) ou com meu alto consumo de carne vermelha ou ainda com o uso de ciprofibratos(p/ reduzir triglicerídeos) ou com crônica infecção fúngica de minha esposa por cândida albicans. Se fosse possível mandar foto acho que seria fácil o diagnóstico. Grato.
ResponderExcluirOlá meu nome Ala,eu e minha filha estamos com algumas bolinhas transparentes com um pouquinho de liquido que coçam muito e as vezes aparece algumas manchas vermelhas que tambem coçam.Já fomos ao medico e tomamos todos os medicamentos necessários mas ja tem um mês e meio que estamos com esta alergia.
ResponderExcluirTambém perdi minha mãe no mês de fevereiro e logo depois começou essa alergia, será que tem alguma coisa a ver com a morte dela que abalou muito eu e a minha filha o que eu faço? gostaria de ajuda.Obrigada
Peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A análise de fotos não é suficiente pois uma mesma lesão pode acompanhar diversos tipos de doenças. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita.
ResponderExcluirAla: a disidrose tem grande influência de fatores emocionais. A morte de um ente querido é uma experiância difícil e que se reflete na piora da doença. Aconselho que volte a fazer contato com seu médico e peça uma nova avaliação. Agradecemos sua visita.
ResponderExcluirSofro do mesmo problema e atualmente estou com os dedos das mãos todos atacados. A única coisa que melhora a aparência, a coceira e a pele fica melhor é quando passo as pomadas/cremes e o hidratante a base de uréia. Em todas as aplicações noturnas, cubro com aquele filme transparente e adesivo ( usado para cobrir alimentos etc.)para melhor penetração do medicamento ou hidratante, por recomendação do Dermatologista, já que demoravam muito para agir, prolongando o sofrimento. Troquei o sabonete comum por um antibactericida e hidratante para lavar as mãos. Tem dado resultado.
ResponderExcluirOlá boa noite. Estou com um problema a quase 4 meses, começou com uma bolhas pequenas nos pés que coçavam e quando estourava saia delas um liquido incolor e meio viscoso, pelo que pude analisar aqui através de outros depoimentos, me parece (Disidrose) não sei mais o que fazer, cheguei comprar uima pomada mas não adiantou, gente isso é muito ruim trabalho de calçado o dia todo e as coceiras incomodam muito... se tiver algo que possa fazer pra eliminar esse problema por favor me digam.... grato!!!
ResponderExcluirRudnei: o seu relato sugere que possa ser disidrose, mas não há como afirmar através de um aconselhamento na internet e sem examiná-lo. Aconselho que procure um especialista. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirOLÁ!...me chamo Anderson,e tenho uma doença parecida com essa, sinto muito coceira no pé e nas pontas dos dedos, esses sintomas só aparecem no inverno ano após ano. Mas nunca percebi bolhas,e sim a pele vermelha e os dedos das mãos inchados ( a coceira é intensa mas logo passa, e volta novamente), adorei achar esse blog , acho que vcs irão poder me ajudar a achar uma solução p/ meu problema.Não guento mais isso!
ResponderExcluirUM GRANDE ABRAÇO!
Anderson: espero que resolva seu problema: procure um alergista para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado para seu caso. Obrigado por sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirOla...
ResponderExcluirSou Felipe Vidal
tenho disidrose a dois anos começou na mão e agora se encontra no pé, a da mão sumiu, mais, o do pé nunca sara.
Gostaria de saber se com o tratamento do neuro psiquiatra esta patologia pode sumir, pois comecei a ter após um período de sindrome do pânico.
obrigado....
Felipe: fatores emocionais podem interferir na evolução de uma disidrose.Deste forma, o tratamento poderá contribuir para melhora de sua disidrose. Agradecemos sua visita.
ResponderExcluirola sou janaina do acre a 6 anos minha filha teve esse problema levei em muitos medicos todos disseram a mesma coisa essa doença nao tem cura entao entreguei nas maos de Deus,entao me falarao para levar ela na bolivia foi um pouco caro o tratamento eos medicamentos mais a 2 anos a minha filha nao apresentou mais a doença
ResponderExcluirJanaína: agradecemos seu depoimento. Um abraço.
ResponderExcluirOlá, meu filho de 10 anos está com uma eczema nos pés e mãos que causam muito prurido , principalmente a noite, gostaria de saber se alguem pode me informar algum medicamento ou tratamento para aliviar a coceira.
ResponderExcluirPeço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirOlá tenho disidrose á quinze anos,e já apareceram em todas as partes do corpo principalmente nas articulações dos braços e das pernas e agora migraram para a mão.minhas mãos ficavam até inchadas de tanta coçeira,daí então meu dermatologsta me receitou uma pomada á base de antibiotico daí então veio a melhora assim que começa a aparecer,eu já corro passar a pomadinha e assim vou controlando.
ResponderExcluirO seu relato sugere que coexistam outras dermatoses associadas. Mantenha o acompanhamento com seu dermatologista para controle do problema. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirhoje eu tenho as bolhas nas duas mãos,tenho vergonlha dessas maltitas bolhas.esta vez, deu muita mais bolhas,quase não posso fechar as mãos, e uma tortura,estou entrando em panico. Alberto serra
ResponderExcluirAlberto: compreendo seu sofrimento mas peço sua compreensão - não é possível orientar um tratamento sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico para nova orientação e conduta. Agradecemos sua participação em nosso blog.
ResponderExcluirFaz muitos anos, acho que uns 15 anos mais ou menos, que tenho muita coceira no pé direito, já fiz de tudo para curar e não cura, passei várias pomadas e nada. Parece que realmente é emocional, pois quando fico mais preocupada e nervosa bolhas e bolhas surgem e se unem no meu pé formando uma só bolha enorme, dói quando pisa, ai encomoda muito. Quando estou mais tranquila elas se acalmam e me dão uma tregua, até a coceira acalma, mas é muito ruim ter isso. Nunca soube realmente o que fazer, se por acaso alguém descobrir nos conte por favor.
ResponderExcluirEnquanto isso é tentar manter a calma, diminuir as preocupações e com isso esquecer um pouco dessa coceira danada.
Bom essa é minha experiência.
Juliana: o seu relato não é típico de uma disidrose, mas para emitir um parecer é essencial examiná-la pessoalmente Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirBom Dia. Eu gostaria de saber de vocês, se a desidrose tem alguma relação com Diabete. Há algum tempo descobri que estou diabética e agora apareceu esta coceira com bolhas nos meus pés e mãos, estou com 45 anos e lendo os relatos das maiorias das pessoas eu percebi que está doença ataca mais pessoas jovens ou é impressão minha? Se puderem me respondam. Desde já agradeço.
ResponderExcluirNadia: não se sabe a causa exata da disidrose, mas desconheço relatos associando com o diabetes. É uma doença que pode acometer idades variadas, da criança ao adulto. Gratos por sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirbom dia. tenho esse problema ha 5 anos...apareçe sempre todos os anos no verao e apenas quando está sol...o stress no meu caso nao tem nada a ver porque nas alturas em que realmente o stress existe nao ha manifestaçao. pomadas e cremes para mim nao funciona..
ResponderExcluirEmbora a doença disidrose seja a mesma, a forma de se manifestar é diferente em cada pessoa. Por isso, é muito importante a análise clínica minuciosa realizada pelo médico, englobando a anamnese, exame físico e exames complementares. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.
ResponderExcluirola fazem 3 dias q sinto muita coçeiras nas palmas das mâo e no pes e esta passando para o corpo....
ResponderExcluircoça muita na regiao das maos e no pe ... gostaria que vcs me ajudaçemsera que tenho alergia? ainda nâo fui ao dermatologista desde ja obrigada.....
Não é possível atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Nem toda coceira é causada por alergia. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico e orientar a conduta mais adequada. Contamos com a sua compreensão.
ResponderExcluirOlá boa tarde! ggostaria de saber se essa alergia se dá somente nos pes e maos. Pois meu problema sao os sintomas como coceira, ressecamento, vermelhidao, em regioes do rosto. Aparece temporariamente e cada vez com uma frequencia maior. se confundem os sintomas com dermatite atopica, disidrose...Ja pensei ate em herpes!!! obrigada pela aatençao!
ResponderExcluirSandra: os sintomas que relata não são compatíveis com disidrose. recomendo que procure seu alergista. Lembro que para fazer o diagnóstico de uma lesão na pele o médico precisa também analisar os dados clínicos (história da lesão, antecedentes pessoais, familiares, se é portador de outras doenças, se usa medicação contínua, etc) de forma minuciosa. O exame físico feito pessoalmente também é fundamental pois permite a análise de vários pontos: textura, elasticidade, temperatura, nuances da coloração, localização no tegumento como um todo, grau de acometimento, avaliar sensibilidade, entre outros pontos. Agradecemos sua visita.
ResponderExcluirPessoal, nao existe cura pra eczema desidrotico!!
ResponderExcluirNa hora da crise, tente nao coçar.. em ultimo caso pegue um pano ou um pedaço de papel higienico para coçar.. as nossas unhas possuem mtas bacteriass!!
Obrigado pela dica. Mas faço uma ressalva: embora não possa ser curada, o tratamento pode controlar a doença e permitir uma vida normal ao seu portador. Um abraço!
ResponderExcluirOla meu nome é Erika, sou de Curitiba, isso começou à 3 anos atras, e lembro que começou no dedo anelar direito, mas o principal sintoma era a pele enrrugada, fiz minha consulta no médico, e a pomada que ele receitou fez com que mminha pele nesse dedo voltasse ao normal.(infelizmente nao lembro mais qual pomada era)
ResponderExcluirAgora que estou fazendo intercambio nos Estados Unidos, e ainda mais que o verao esta muito quente e ar seco, isso tudo voltou, e agora minha pele esta enrrugada em tres dedos.(nao tenho bolhas, só rachadura, e pele enrrugada, e tbm escama) isso encomoda bastante. Sera que isso tambem se aplica como disidrose? Muito obrigada.
Erika:o seu relato não é típico de uma disidrose. Para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que hidrate bem a sua pele. Use sabonete suave para peles sensíveis tanto para lavar as mãos como para tomar banho. Evite ficar com as mãos umidas por tempo longo. Caso persista, procure atendimento médico. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirOLÁ, gostaria de saber se a desidrose ocorre apenas nas mãos e pés ou se em casos isolados podem ocorrer nas juntas atrás do joelhos e nas juntas dos braços? Meu filho de quatro anos esta com umas bolinhas que coçam muito daí elas secam e fica com a pele aspera no local e descascando, fica bem irritado.Levei ele ao medico e o medico disse que era desidrose. Por isso resolvi pesquisar sobre o assunto e encontrei esta pagina que me explicou o que é a desidrose, e me surgiu esta duvida.Obrigada. meu nome é Raquel Alves de Belo Horizonte.
ResponderExcluirACABAEI DESCOBRINDO ESTA DOENÇA FAZ UM MÊS, E ESTE FINAL DE SEMANA ESTAVA COM AS MÃOS MUITO MACHUCADAS, PASSEI O CREME OMCILON-A"M", E ESTÁ ALIVIADO,SERÁ QUE PODE RESOLVER? LI VÁRIOS COMENTÁRIOS AQUI,E NOTEI QUE AS MÃOS DEVEM ESTAR BEM HIDRATADAS, MAIS DEVO HIDRATALAS COM O QUE?, POIS OS CREMES ME CAUSAM ARDÊNCIA....MAIS DESDE JÁ AGRADEÇO PELO BLOG ESTAR AJUDANDO...FRAN - CXS
ResponderExcluiroi mandei um comentario a alguns dias gostaria muito de uma resposta !!!
ResponderExcluiragradecida Ana Paula .
paula_pytti_14@hotmail.com
Raquel: disidrose ocorre caracteristicamente em mãos e pés. A descrição das lesões pode corresponder a uma forma de atopia cutânea. Aconselho que procure um alergista para uma segunda opinião. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirO seu relato confirma uma coisa que eu sempre falo: não há como medicar sem examinar sua pele. Cada pessoa tem sua maneira própria de apresentar a doença Por isso, até mesmo um hidratante pode ter bom resultado em uma pessoa e não em outra. O médico ao examinar sua pele, poderá verificar as condições em que se encontra para então indicar o produto mais adequado. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça que oriente seu caso. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirEu tenho essa especie de coceira tbm, é exatamente comos vcs falaram, começa com a coceira, ai vai virando umas bolinhas bem pequeninas, e quando se coça muito ela estoura, e vai nascendo e se espalhando, tenho isso desde 2008,começou no meu pé, e e inflamou,e chegou numa proporção q quase perdi meu pé, os médicos queria amputar, pq meu pé ficou tãoo inchado e todo inflado, q os médicos acharam q era erisipela, ou algo do tipo pq tava só se espalhando, a ai eles me deram um tratamente de ficou 15 dis tomando injeções dos os dias e varias vezes ao dia, tomando remédio, e usando uma pomada, q ajudava meio q aliviava a Dor e coceira, ai curou, pra minha sorte, pq ja tinha entrado no desespero achando q ia perder o meu pé, cheguei ai falar q se fosse pra cortar meu pé, então queria morrer, e talz mais Passou.
ResponderExcluirmais desde então percebo, q no verão elas voltam, e tbm deixei de usar meias com sapatos fechados, e agora esses mesmo sintomas estão nas minhas mãos, começaram nas pontas dos dedos e por ai vai, eu não Fui diagonesticada até hoje, cada médico me diz uma coisa, desde Erezipele a varias alergias ou fungos. sei q é dificil vcs diagnosticar apenas com o meu relato, mais gostaria de uma opnião sobre. Obrigda
Olá, meu filho Igor, tem 11 anos, apareceu nos cotovelos, nas juntas dos dedos dos pés e das mãos, e joelhos, uma bolinhas esbranquiçadas e descamam,estão de estendendo em seu diametro de atuação. A aparencia da criança está prejudicada, pois são de locais de extremidade e por isso, visivéis a olho nu, causando certo constrangimento a criança. Me ajudem, por favor qual a melhor conduta para melhora inicial.
ResponderExcluirAlessandra Silva
Alessandra: compreendo sua preocupação mas peço sua compreensão: não há como orientar uma lesão na pele sem fazer o diagnóstico e para isso, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que leve seu filho para atendimento médico, seja com seu pediatra ou com um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ.
ResponderExcluirAna Paula: atendendo sua solicitação, a resposta foi encaminhada para seu e-mail. Agradecemos sua visita.
ResponderExcluirThaizinha: a disidrose é uma doença que pode acometer qualquer pessoa. Não se sabe ao certo todas as causas da doença. É preciso investigar cada caso: por exemplo, alguns remédios podem agravar o caso. Estudos demonstram que o fator emocional influi na piora da doença. Investigar outras doenças associadas. O tratamento da doença deve incluir: 1) manter cuidados gerais, 2) detectar e controlar a causa e 3) tratar condições associadas, como por exemplo possíveis infecções por fungos e bactérias. Como a disidrose pode recidivar, é importante manter cuidados mesmo quando se está bem. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.
ResponderExcluiradquirir uma alergia grave após ter feito o uso de uma tintura de cabelo ,onde eu estava acostumada a fazer uso ,desde 2006 ,minha pele em volta do pescoço fica ressecada e avermelhada e coça bastate ,desde então minha mão esquerda só a esquerda aparece esse tipo de bolhas que coçam ,arde e cria casca,minha dermatologista me receitou diprospan ingetavél ,faço o uso em 1 dia e no outro os sintoma melhoram como se instantaneamente ,mas o farmacêutico me falou que o uso prolongado deste medicamento causa danos aos ossos ,gostaria de uma orientação ,desde já agradeço ,
ResponderExcluirDiprospan é um produto injetável contendo corticóide (cortisona) em doses altas. Além disso, sua eliminação é lenta. Uma injeção pode permanecer no organismo por cerca de 30 dias. Por isso, o uso repetido aumenta sobremaneira a possibilidade de efeitos colaterais. O uso continuado pode levar a uma série de efeitos colaterais graves como a osteoporose, hipertensão arterial, catarata, alteração da imunidade, aumento de peso , entre outros.Aconselho que procure um médico especialista em Alergia para analisar seu caso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirola!gostaria de saber o porque dessa coceira so no meu pe e mao?eu nao estou aguentando mais me ajude?
ResponderExcluirNubia: peço sua compreensão, mas não há como afirmar a causa da coceira em suas mãos e pés sem examinar. É preciso conhecer seu histórico clínico, saber se é portadora de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Pode ser uma disidrose, mas também pode ser outro tipo de doença. É essencial que se realize uma consulta formal para fazer o diagnóstico e indicar tratamento adequado. Aconselho que procure um alergista para orientã-la, Gratos por sua visita.
ResponderExcluiroi tenho de vez enquanto uma coceira no dedo da mão,seguindo de dor,bolhas vermelhas,bolhas com pus,coceira,fica muito áspero saindo todo a pele que estava machucada e não deixa nenhuma mancha.o que pode ser isso é?de vez enquanto dá isso no meu dedo.
ResponderExcluirDaniele
Daniele: peço sua compreensão, mas não é possível fazer diagnóstico de uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista e caso não tenha em sua cidade, procure um dermatologista. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirola
ResponderExcluirmeu nome é fabio e de um tempo pra k vem acontecendo bolhas no meu dedo, na mão direitao que pode ser
Fabio: Infelizmente, não há como atender sua solicitação através deste site. Somente através de uma consulta médica é possível diagnosticar a causa das lesões em sua mão. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluirOlá.. apresento todos os sintomas presentes da disidrose, mas não vi ninguém mencionando um sintoma bem característico, ou que talvez só ocorra comigo. As bolhas surgem 90% na mão direita e pé direito. Do lado esquerdo do corpo é muito raro ou bem menos frequente.
ResponderExcluirMeu filho de 8 anos tem muita coceiras nas maos e pés, não percebo bolinhas duras, mas os pés e as mãos dele estão sempre descamando.......... em é´pocas, masis em épocas menos, mas esta sempre saindo o corrinho... ja levei em uma demato, mas não resolveu muito..ela sugeriu o suuso de tonpson e um produto manipulado de zinco.....mas nada mudou . oque será que pode ser?
ResponderExcluirJuli: não há como afirmar sem examinar seu filho. Existem vártias doenças que se manifestam com lesões semelhantes, como é o caso da disidrose, psoríase palmo plantar entre outras. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirAs doenças se manifestam de forma individual em cada pessoa e na disidrose não é diferente. Embora a doença seja a a mesma pode ocorrer de formas múltiplas. cada pessoa é única. E, por isso,cada caso deve ser analisado de forma criteriosa e individual. Nem toda orientação é útil para qualquer portador da doença. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirOlá, meu filho tem três anos e apresenta sintomas bem semelhantes ao da disidrose, ainda não levei ele ao pediatra, mas será que é por causa do leite. Adorei a objetividade em explicar os sintomas e o tratamento.
ResponderExcluirÉ incomum a disidrose em crianças pequenas: aconselho que aguarde o parecer do pediatra. Agradecemos seu incentivo ao nosso trabalho voluntário e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.
ResponderExcluirMeu nome é Regina, tenho 50 anos e desde uns 7 anos sofre com as tais bolinhas entre os dedos e na sola dos pés. Quando menina eu expremia as bolinhas dos dedos e ai elas logo secavam, a pela escamava e voltava ao normal. Descobri que furando as bolinhas das sola do pé (só tenho no esquerdo), ela paravam de coçar. Então quando me aparece uma bolinha na sola do pé, esterilizo uma agulha e furo, tiro a "água" de dentro delas e elas já cessam a coceira e logo cicatrizam. Por muitos anos acreditei que essas bolinhas eram ácido úrico, uma vez que tive nefrite aos 6 anos de idade e, alguns profissionais antigos, diziam ser sequelas da nefrite que ocasionava aumento do ácido úrico. Quando elas me apareciam em quantide nas mãoes, usava "alopurinol". Mas agora apareceram umas na palma da minha mão direita (que não consegui furar), além de coçarem muito, são extremamente doloridas. Tenho amenizado a dor com água gelada e lavado bem o local com sabão de côco (prescrito pelo dermatologista). Meu médico diz que não existe cura para a desidrise, como muitos aqui já postaram, somente paliativos para diminuir a coceira e a dor. Além disto, meu médico me orientou a tomar muita água, caminhar, aliviar o stress e continuar lavando só com sabão de côco e compressas de água gelada, bem como evitar qualquer tipo de bebida alcóolica, inclusive cerveja. Elas secaram e formaram um "cascão", porém já não coçam e doem pouco. Fica a dica que tem dado um alívio à minha desidrise. Mas, pessoal, cada caso é um caso e os metabolismos das pessoas são diferentes. Abraços e boa sorte a todos.
ResponderExcluirOla Meu Nome e Edson
ResponderExcluirTenho pequena bolhas nas bordas dos dedos somente na mão esquerda e na planta do pe esquerdo, ma stenho notado que ela vão voltam e tendem a passar para as bordas das unhas da outra mão, minha medica fez cultura e diagonesticou uma tal de candida tomei remedios via oral e passo pomada indicada por ela, mas não sara nada entrei nesse blog por curiosodade e notei que parece desidrose, ok fazer os sintomas são identicos coseiras penas bolhas que doem e soltam liquido transparentes.
Edson:não há como afirmar se é mesmo uma disidrose sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que converse com sua médica: ela conhece seu histórico clínico e poderá orientá-lo de forma apropriada. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirBoa tarde, estou com "pano branco"/micose devido a água da praia, eu estava usando a pomada cetoneo porem a pomada acabou e as machas ainda ficaram.me disseram que a pomada cortitop é boa, gostaria de saber se é recomendado o uso para este tipo de micose.Cordialmente Geisa
ResponderExcluirGeisa: cortitop é um creme contendo corticóide (dexametasona). Não há indicação deste tipo de remédio para tratamento de micoses cutâneas. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirBom dia! eu uso muito água sanitária para desinfectar e lavar frutas e verduras, e tb passo nos pisos, ás vzs minhas mãos ficam irritadas como se fosse queimaduras! qual a pomoda específica q posso uasar p/ acabar com essa lesão? obg
ResponderExcluirPeço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos nem indicamos nomes de remédios. Lesões na pele precisam ser examinadas para fazer o diagnóstico e tratar de forma apropriada. Aconselho que procure um alergista para orientá-la.
ResponderExcluirOlá, meu nome é Jefferson.
ResponderExcluirTenho essas melhoas bolhas que começou nos pés a varios anos, mas elas aparecem e somem normalmente, não me encomoda.
Porém hoje notei que apareceu no meu dedo direito e grande volume, porém muito pequeno.
Não coça, isso que esta me entrigando, pode ser a mesma coisa de vocês, sem coçar? ou pode ser outra coisa? Muito Obrigado
Jefferson: o seu relato sugere que possa ser uma outra causa para a lesão,mas não é possível afirmar sem examinar. Aconselho que entre em contato com seu médico. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirAi galera.. igual a mim.. seguinte.. tenho essas bolhas no dedo indicador tbm... e nenhum tipo de pomada ou tratamento funciona.. ¬¬ oque eu percebi q sara é tu ir ao mar todos os dias..entrar na agua fica um pouquinho durante uma semana pra garanti.. em uns 3 dias ja vai sara, a pele volta exatamente ao normal, é isso ai valeu! e bom surf!
ResponderExcluirO tratamento da disidrose não ´padronizado para todas as pessoas. O médico analisará cada caso e procurará atuar de acordo com as características e com as necessidades de cada paciente. Obrigado pela visita ao nosso blog.
ResponderExcluirEu tenho essa tal de sisidrose já faz uns 3 anos e é chato de mais, sem preceber me pego com o alicate de cuticula furando e arrancando a pele sei que é ruim mas quero ver aguentar, uma abraço a todos.
ResponderExcluirA sua conduta é inadequada pois a manipulação pode irritar o local e favorecer infecção secundária, agravando o problema. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirOlá, tenho 22 anos, sou do sexo feminino e gostaria de contar o meu caso e fazer algumas perguntas.
ResponderExcluirDesde meus 7 anos sofro com o aparecimento esporádico dessas bolhas nos pés. A primeira apareceu quando minha melhor amiga de escola ficou muito doente e faltou meses de aula, na época fiquei muito triste e preocupada e daí o fundo emocional causador do problema. Nesse caso, as pequenas bolhinhas que apareceram na sola do pé direito (apenas), também apareceram em grande quantidade na parte lateral externa do pé. Foram crescendo e se acumulando até formar uma enorme bolha (do tamanho de uma moeda de 25 cnts). Na época fui ao médico, que precisou cortar a bolha com um bisturi para que eu pudesse andar normalmente. O mesmo médico também diagnosticou a desidrose.
Cresci e a doença se manifestou mais vezes, sempre com o final do ano e provas finais do colégio (além do verão no Brasil). Acredito que o verão piora sim os sintomas, mas não é fator decisivo para o aparecimento das bolhas. Pra mim, até hoje, é o fundo emocional que sempre foi o fator causador.
Em todo esse período não encontrei nenhum remédio que tenha dado algúm resultado. Acho as pomadas péssimas. Só lavo o local, tento não coçar e espero com alguma paciencia que todas as bolhas se vão. Quando estão todas prestes a secar, novas aparecem e assim vai. É um verdadeiro teste de paciencia até que todas sequem e comecem a descascar. Meu pé está sempre descascando, nunca consegui ficar com ele lisinho novamente.
Recentemente elas voltaram com força total. Tive até de estourar uma(coisa que nunca faço), pois estava me impedindo de andar. Eu sentia muita dor ao pisar, o que estava inflamando a bolha e tornando-a amarelada (acredito que com pus). Apesar do calor, não tenho sentido tanta coceira, as vezes sinto apenas 'queimarem'.
Estou com muitas no pé direito (que é o único que apresenta o problema) e agora começou a parecer pequenas bolhinhas também nas mãos (nas duas mãos, perto das unhas e na palma das mãos). Elas não incomodam nem coçam, apenas são feias.
Agora as perguntas:
Por que sempre aparecem no mesmo pé?
O que significa o aparecimento delas nas mãos? Estou piorando com a idade?
Li também aqui uma informação até então desconhecida sobre o fato da desidrose muitas vezes aparecer relacionada a uma infecção ocasionada por fungos. Estou com baixa imunidade e tenho tido candida de repetição. EStou tratando com cremes vaginais, mas nem sempre dão resultado. Fui indicada a tomar fluconazol. Vocês acham que a candida pode estar piorando a desidrose que sempre apresentei?
Por favor me ajudem a tirar essas dúvidas, pois estamos no final do ano não consigo marcar nenhum dermatologista. Não estou procurando diagnóstico ou uma indicação de medicação. Até porque o fluconazol já foi receitado pela ginecologista. Só gostaria de saber se a candidíase pode estar interferindo na situação da desidrose.
Obrigada!
O primeiro passo é confirmar o diagnóstico da disidrose com o médico especialista, afastando a possibilidade de outras doenças que podem se manifestar de forma semelhante. A disidrose é uma doença que sofre a influência de diversos fatores e que variam de pessoa para pessoa. A presença de uma infecção causada por fungos pode agravar o problema, bem como o tratamento adequado do problema tende a melhorar o quadro disidrótico. A disidrose pode modificar sua evolução, com periodos de piora e outros de acalmia, sob a influência dos chamados fatores agravadores da doença. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirPor tudo que li aqui, creio que eu tenha desidrose. No meu pé direito aparecem pequenas bolhas internas que coçam muito e ao fazer isso estouram e soltam água ferindo a pele; o contato da minha mão no pé faz com que a coceira apareça instantâneamente. Faz 5 meses que estou com essa alergia, já fui ao médico e as pomadas receitadas melhoram por no máximo uma semana e retornam novamente. Não sei mais o que fazer, poderiam me ajudar?
ResponderExcluirMarlene: gostaria de poder ajudar, mas não sei de que maneira posso fazê-lo através da internet. Para orientar de forma apropriada, é essencial examinar pessoalmente já que outras doenças poderão se manifestar com lesões semelhantes. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirboa a tarde a todos... gostaeia que me ajudassem se for possivel. Recentemente passei a ter o que acredito ser uma alergia a esmate, sempre que faço a unha começam a inchar a região ao redor das unhas, ficando vermelho, tanto das mãos quanto dos pés, depois começam a coçar e então aparecem pequenas bolhas até embaixo das unhas, coça muito e arde tb... certa vez chegou a formar pus... faço as unhas em casa com meu material proprio e sempre pintei as unhas sem nunca ter tido esse problema. Será que é alergia? grata a todos se me ajudarem..
ResponderExcluirOlá, sou Stéfani e tenho 15 anos.
ResponderExcluirAinda bem que encontrei a explicação exata neste blog. Que bom que encontrei a explicação para isso que INFELISMENTE está acontecendo no meu dedo, na verdade, a médica ja avisa me dito que era isso, mas não me explicou o que era, aqui encontrei a explicação.
E já estou tomando providencias passando 2 pomadas.
Foi muito ÚTIL a informação, OBRIGADA.
Se quiser me mandar sugestões, meu email é:
Gatinha_timao2008@hotmail.com
Little hair: o seu relato sugere que seja uma alergia ao esmalte. Aconselho que procure um alergista pois não há como afirmar sem examinar pessoalmente. A alergia surge a qualquer momento, mesmo com os produtos que estamos acostumados a usar. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirTenho muita coceira nas mãos. Formam pequenas bolhinhas de agua. Só passa quando estouro elas. Que faço? Obrigada, meu nome é Sonia.
ResponderExcluirSonia: não recmendo que estoure as bolhas. O ideal é procurar atendimento médico. Só fazendo o diagnóstico será possível indicar um tratamento adequado para seu caso. Gratos por sua visita.
ResponderExcluircomecou com um vermelhinho do lado do dedo,embaixo da pele comecou a surgir uma bolha que cresceu muito rapido..cheia de pus....estourei quando ela tava mais seca...sarou...mas apareceu mais uma em outro dedo...oque sera isso/
ResponderExcluirNeisjb: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
ResponderExcluirFaz 15 anos que tenho uma coceira nas laterais dos dedos das mãos, que formam pequenas bolinhas e parecem que andam, só que tenho isso somente nos dias mais quentes, temp. acima de 32°, coloco gelo em cima e para de coçar, resseca e descasca, as vezes só volta no próximo verão e só passa com gelo. O que pode ser?
ResponderExcluirPeço sua compreensão, mas não é possível fazer o diagnóstico das lesões que surgem em suas mãos baseado apenas no seu breve relato e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor, caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirola boa tarde...meu nome é Rejane tbem estou c esse problema de desidrose,depois que minha filha nasceu apareceu isso no meu pé e na minha mão,nossa n aguento mais,doe demais coça mto n consigo usar sapato,ja procurei uma dermatologista e n resolveu isso..tem alguma soluçao pra isso..mto obrigada..se puder me responder eu agradeço..
ResponderExcluirRejane: gostaria de poder ajudar, mas não há como orientar sem examinar pessoalmente. A disidrose pode se manifestar em vários estágios, ora de forma isolada, ora associada com infecções, por exemplo. O ideal é examinar pois não não há uma conduta padronizada para todos os casos. Aconselho que retorne ao seu dermatologista ou ouça uma segunda opinião. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirMinha filha têm 1 ano e 6 meses e descobri a alguns meses que ela têm disidrose.É muito dolorido uma vez que nela abrem feridas e está associado ao eczema atópico.têm dias que ela não consegue nem pisar.Vcs podem dizer algo que alivie as dores?
ResponderExcluirA associação da dermatite atópica com disidrose pode provocar um acometimento cutâneo mais acentuado gerando incômodo para a criança. Contudo, não tenho condições para orientar um tratamento para aliviar as dores sem examinar pessoalmente. Coloco a nossa equipe médica ao seu dispor na Policlínica, caso você more no Rio de Janeiro.
ResponderExcluir..Olha, esse artigo me ajudou bastante,, eu estou com esses sintomas no meu dedo indicador, amanhã mesmo vou procurar um médico..
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirTenho 35 anos e disidrose diagnosticada pelo dermatologista há 3 anos. No meu caso, ela se concentra nos dedos das mãos. No início do tratamento, foi receitado corticóide tópico (diprosalic) e oral (celestamine). Já parei de utilizar a pomada, pois a pele dos dedos começou a atrofiar. Hoje tomo apenas o celestamine (1 comprimido a noite), e não posso ficar mais do que 3-4 dias sem tomar o comprimido, pois senão a disidrose volta com força total. Gostaria de saber se é possível substituir o celestamine por medicamentos que causem menos impactos no organismo, como Fexofenadina e o Deflazacort. Obrigado!
A sua conduta não está adequada.Não aconselho que modifique a medicação sem acompanhamento médico. O uso do Celestamine de forma contínua por tempo prolongado pode acarretar efeitos colaterais indesejáveis. E a sua retirada não pode ser feita de forma abrupta. É essencial que tenha o acompanhamento de um médico especialista neste tratamento. Agradecemos sua visita e participação em nosso Blog.
ResponderExcluirOlá, meu nome é Diana. Minha filha tem 4 anos e exatamente a 4 meses estou lutando contra esta disidrose. Gente, estou desesperada!Ela até passou por uma drenagem no pezinho. Agora, que estou lendo que isso não tem cura, o quê vai ser da vida dela? São 4 meses de Antibióticos via oral,spray,pomadas e nada de melhora. As pessoas acima até citam momentos em que a disidrose dá uma pausa, mas a minha filhinha está a 4 meses com pé e mão. Vou procurar um psicólogo!
ResponderExcluirInfelizmente não posso emitir um parecer específico sobre sua filha através da internet.Vale lembrar que a disidrose não é de origem alérgica. Outras doenças podem se manifestar com lesões semelhantes e se confundir com a disidrose. E, como a resposta ao tratamento não está tendo resultado, é essencial avaliá-la pessoalmente de forma criteriosa para confirmar o diagnóstico. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.
ResponderExcluirEstou muito feliz em descobrir este blog... Meu marido tem desidrose somente no pe direito , ha uns 4anos , e uma coisa que percebo e que ele melhora quando estamos viajando, pois ele esta sempre de chinelos e mais tranquilo. Creio que o stress aumente a irritacao!!
ResponderExcluirUm grande abraco e parabens por ajudar-nos a aceitar melhor esta desidrose , que parece uma praga!
Grata Rosa Alves
Obrigado por seu depoimento. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.
ResponderExcluirOlá gente, e eu que pensei que só eu estava passando por esse problema.. estou com eczema faz 9 meses, começou por uma disfunção emocional de um grau elevadíssimo, após passar essa onda emocional, veio as alergias aos desinfetantes, sabonetes, shampoos, perfumes e etc.. já fiz vários tratamentos, já usei várias pomadas, mas é isso.. temos que aprender a conviver com a doença, e não deixar que ela nos abale mais ainda, pois o nosso emocional tem que estar em perfeita condição, pois ele nos ajuda a ficar mais tempo sem que a doença se manifeste.
ResponderExcluirGabriela: obrigado por sua participação em nosso blog. Volte sempre para nos visitar.
ResponderExcluirOlá!Sou Gilberto de vitoria da conquista Ba.espero poder ajudar ou talvez até conseguir ajuda, depois de conviver vários anos com essas benditas bolinhas no pé inclusive agora mesmo tem duas com as mesmas características citadas pelos colegas acima são redondinhas e expelem um liquido viscoso quando estouro elas, sempre sairam no pé esquerdo naquela parte onde tem menos contato com a superfície bem na metade do pé saindo pela lateral interna, nunca saem mais que duas ou três quando secam descascam a pele e junto com elas sempre vem uma umidade entre os dedos, o tecido fica mole e com um cheiro ruim. Bem depois de muita análise descobrí recentemente que só ocorre quando como camarão ou algum fruto do mar como lagosta, carangueijo,ostras,sururu ou coisa desse tipo, já fiz vários testes e sempre saem logo no dia seguinte ao uso, estou esperimentando outros tipos de alimentos considerados alérgicos em breve posto aquí os resultados...
ResponderExcluirOlá meu nome é Sergio, e acho que tenho disidrose na mão direita e no pé direito devido aos sintormas serem os mesmos explicados aqui, aparecimento de bolhinhas nas faces dos dedos com coceira e ressecamento da pele, chegando a rachar, a pele fica seca e escama, agora começou a aparecer pequenos sinais na mão esquerda e nenhum médico consegue me dar o diagnóstico, já faz tempo que isso acontece e não sei o que fazer mais, alguém pode me ajudar?
ResponderExcluirSergio: lesões na pele podem ser bastante parecidas. Mesmo que a descrição seja parecida, é preciso examinar pessoalmente para confirmar se é mesmo um caso de disidrose. Por isso, não há como diagnosticar através da internet. O caminho mais adequado é procurar um alergista para orientá-lo.
ResponderExcluirGratos por sua visita.
Bom dia .
ResponderExcluirBom o meu caso é que , comprei uma aliança e ela nao era de prata , entao começou a me dar bolinhas nas laterias dos dedos onde a aliança nao atingia, logo pensei que esse era o meu problema , troquei de aliança por uma 100% prata e comprei uma pomada de alergia por causa da aliança . Pensei que iria sumir mais De repente começou a nascer mais na outra mao , sempre nas laterais dos dedos e cossa muito arde chega a ser muito desagradável ,e sempre que cosso muito sai um liquido transparente e com ele aparece mais bolinhas no local em que pegou esse liquido, e apareceu nos meus pulsos , e no dedo do pé , abaixo das unhas .
Bom fui ao pronto socorro e ele me mandou para enfermagem que me aplicaram um soro para esta alergia , bom elas secaram , mais agora que ja se passaram 4 dias que tomei o soro apareceu novamente outras no meu pulso e na lateral do meu dedo , marquei dermatologista dia 25 , pensei em fazer exame de sangue para ver oque e logo , Clinica o que eu faço ? e oque voces acham que é isso , pode ser Disidrose ?
Angélica: o seu relato não sugere que seja disidrose, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que aguarde o atendimento com seu dermatologista. Não há um exame de sangue que seja específico e dê o diagnóstico de uma lesão com o aspecto que descreve. Gratos por sua visita ao nosso blog
ResponderExcluirOlá, meu nome é Lívia,e faz algumas semanas descobri essas bolinhas na palma da mã e na lateral do pé. Depois de muita pesquisa penso que seja disidrose, pois todos os sintomas batem, exceto um: NÃÕ COÇA NEM DÓI ABSOLUTAMENTE NADA... O que será isso?
ResponderExcluirLívia: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para fazer o diagnóstico de lesões na pele é preciso examinar e analisar em conjunto com sua história clínica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
ResponderExcluirSRS DOUTORES
ResponderExcluirCHAM QUE CUIDAR DE ACERVOS MUSEOLÓGICOS INFECTADOS PODEM TER DESENCADEADOS EM MIM UM PROCESSO SOFRÍVEL DE DESIDROSE.
ESTOU USANDO DIPROGENTA E AINDA NÃO MELHOREI?
ATT
WANIA EDITH
minha filha de 6 anos apresenta sintomas de ressecamento grave resultando em fissuras, desde 6 messes, normalmente o caso se agrava mais no verão e no inverno as crises acalmam, desde então levo a médicos e todos falaram sempre a mesma coisa que se trata de desidrose, não consigo uma cura para isso, gostaria de saber se tem algum tipo de tratamento que seja mais eficaz?
ResponderExcluirJunior: não há como afirmar que seja a causa,mas a manipulação do acervo pode ser um agravante da disidrose. Agradecemos sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirO tratamento da disidrose não cura mas pode controlar a doença. O tipo do tratamento é escolhido para cada paciente baseado no seu exame: aspectos clínicos, idade, grau de acometimento, se há outra condição associada, infecção secundária, etc. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar sua filha e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirAntes de mais nada, parabens pelo bolg, eu tenho disidrose a vaios anos. Um creme a base de Ureia (200) ou a loção (100) reduziu a quase zero os sintomas. Uso pela manhã após o banho e antes de calçar a meia. Faço hidratação das mão tambem varias vezes por dia. A melhora foi incrível, não há mais escamação e/ou formação de bolhas. A rugosidade e a escamação da pele foi reduzida praticamente a zero nos últimos meses. Luiz Antonio Lacerda Mariano - Rio de Janeiro
ResponderExcluirLuiz obrigado pelo depoimento.Aproveito para ressaltar que o tratamento da disidrose não é padronizado e deve ser escolhido pelo médico, baseado no exame, no tipo e gravidade das lesões em cada paciente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirOlá, eu estou em dúvidas, pois tenho um problema parecido, e até agora esse blog foi o que mais me convenceu,.... Bom,tenho 17 anos, eu tinha 8 a 9 anos quando comecou a coçar minha mão esquerda entre os dedos, ai coçei e criou duas bolhas, tipo uma bolha de pús, uma no dedo indicador e outra no dedo do meio eu estourei essa bolha com a unha e continuava a coçar, então criou outra bolha, ai pelo que lembro então, meu dedo ficou com um caroço tipo uma carne esponjosa, até então nunca procurei o médico pois achei que isso iria sumir, só que agora isso passa a me encomodar, tenho vergonha, mas não sinto dor nem coceira, só que tenho surtos, quando estou nervoso começo a aperta a minha mão, a pouco tempo a tráz minha mão começou a ficar grosa e resecada, eu coloco a mão em contato com a água e em poucos segundos reseca, eu gostaria de saber se pode ser disidrose? obrigado, e parabéns pelo blog!
ResponderExcluirA sua descrição sugere que possa ser um caso de disidrose mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro Obrigado por seu incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre!
ResponderExcluirBom dia! Sou Luis Carlos e há dez anos tenho disidrose, porém nos últimos anos meu estado vem se agravando muito, como agora. Pelo menos uma vez por mês os meus dedos das mãos, onde a doença se manisfesta mais intensamente, ficam estourado. É muito dolorido, incomodo e constrangedor. Também tenho leucopenia e no último exame de sangue que fiz a minha taxa estava em 3700 leucócitos por milímetro cúbico de sangue. Acredito que a minha disidrose é influenciada pela leucopenia. Também sou muito nervoso e extremamente ansioso. Obrigado!
ResponderExcluirLuis Carlos: não há evidências científicas de que exista uma relação objetiva entre disidrose e leucopenia. Não se sabe a causa exata da disidrose, mas estudos evidenciam a relação entre os fatores emocionais agravando a doença. Agradecemos sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirOlá, Meu nome é Matheus L. de Oliveira, no meu dedo do meio, começou uma coceira imsuportavel na "dobradura" do dedo. E cocei, e hoje quando acordei cresceram pequenas bolhas de agua, sera que pode ser disidrose?
ResponderExcluirMatheus: o seu relato sugere que possa ser um caso de disidrose mas outras doenças cutâneas podem se manifestar com lesões semelhantes e não há como afirmar sem examinar. Aconselho que procure atendimento médico para orientá-lo
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirDesde a última vez que enviei uma mensagem para vocês, 9/jun, ou seja, a quase um mês, os ferimentos dos meus dedos só pioraram. As lesões estão cada vez mais graves... Gostaria que me indicassem um especialista em disidrose aqui em Brasília-DF para que eu com muita urgência me consulte. Obrigado! Luis Carlos
Luis: infelizmente não conheço os médicos em Brasília. Aconselho que solicite uma orientação à Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br) ou junto à Sociedade de Alergia (www.sbai.org.br) Gratos pela visita.
ResponderExcluirola meu nome e myrlane e tenho uma grande duvida
ResponderExcluiralgum tempo minha mãe estava lavando o quintal de casa e depois de alguns dias apareceu uma bolinha om um liquido mais cosava bastante e ela comecou a cosa dai ela percebeu que a bolinha estourou varias no pé
cosa muito e também fica descamando igula peixe ela disse que doí as vezes arde sera que vcs doutores pode mim ajudar já não sei mais o que faco pra ela sara!
Myrlane: Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Aconselho que leve sua mãe e um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
ResponderExcluirBoa Tarde.
ResponderExcluirTenho uma amiga que esta com disidrose grave nas mão e nos pés.A ocorrência não da trégua pois é cerca de 4 dias entre aparecimento de bolhas,estouro das bolhas,secagem da pele e reaparecimento das bolhas novamente.Ela já foi em vários dermatologista e nenhum ainda conseguiu descobrir a causa para amenizar o problema.Me ajudem a ajuda-lá.É verdade que não existe cura??
Obrigado.Nelly Barbosa.
Nelly: a detecção de causas e tratamento da disidrose é complexo, já que existem múltiplos fatores interferindo no problema.Além disso, os fatores emocionais podem exercer grande influência na evolução da doença. Estamos ao dispor para examiná-la e emitir um parecer específico Gratos pela alergia.
ResponderExcluirOla boa tarde,
ResponderExcluirGostaria de ver com vcs se tem como estar me ajudando pois ja faz uns 2 meses que meu pé começou com uma coceira muito grande e junto com essa coceira ele está descascando e até mesmo chegando a ferir nunca tinha acontecido isso antes ja usei dois tipos de pomadas e durante 5 dias tomei comprimidos ate agora não tive resultado nenhum se tiver como me ajudar fico muito agradecida.Obrigada
Infelizmente não é possível fazer o diagnóstico ou orientar o tratamento de uma alergia sem examinar pessoalmente. As lesões na pele só podem ser avaliadas com o exame físico, ou seja, em uma consulta presencial. Conto com a sua compreensão. Estamos ao su dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirOlá! Tenho desidrose há algum tempo e há 1 ano estou tendo uma crise seguida da outra, sem intervalo. Fico desesperada, já fui há inúmeros alergistas e dermatologistas,gastei muito com diversas pomadas, mas já vi que é inútil É a segunda vez que tenho infecção secundária - bacteriana- e estou em uso de antibiótico. No meu caso as bolhas se manifestam nas duas mãos e nos dois pés. Quero ajuda quanto a qual o melhor calçado para eu usar já que sou enfermeira de centro obstétrico e nao posso ficar de calçado aberto. Quando colço tênis tenho a impressão de que abafar piora ja que transpiro muito nos pés. Quais matérias primas são menos irritantes ou menos passíveis de desencadear uma nova crise de desidrose? um alergista me falou de uma vacina que ele ficou sabendo recentemente específica para desidrose. a equipe de vcs tem conhecimento? o que podem me dizer a respeito? Obrigada pela atenção!
ResponderExcluirJosy: para orientar o tipo de sapato, seria necessário avaliar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Sendo necessário um teste de contato poderá ser útil na detecão de uma possível alergia (dermatite ou eczema de contato) associada à sua disidrose. Desconheço uma vacina específica para tratamento da disidrose. Agradecemos sua visita e nos colocamos ao seu dispor na Policlínica RJ.
ResponderExcluirCompreendo sua dificuldade e gostaria de poder ajudar, mas não tenho condições para orientar seu tratamento através da internet, sem examinar sua pele. Aconselho que procure um setor de pronto atendimento para tratar a crise e controlar o problema até que possa ir ao especialista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.
ResponderExcluirOlá meu nome é sônia e algum tempo venho apresentando esse quadro, a sola dos meus pés coçam muito, existe a presença de algumas bolinhas, as quais eu não consigo ve-las mas as sinto quando coço e o meus pés soam demais, principalmente quando uso sapato fechado ou até mesmo quando cubro os pés com a coberta.
ResponderExcluirSonia: o seu relato não deixa claro que seja um caso de disidrose. É essencial examinar pessoalmente para afastar outras doenças que se manifestam com lesões semelhantes. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Agradecemos sua visita.
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirTenho 55 anos,à 1 ano tive um problema emocional,e durante 6 meses tomei anti-depressivo "citalopran" e "somaliun",logo que eu parei de tomar à cerca de 8 meses,começaram aparecer fissuras nas pontas de todos os dedos das mãos e nos calcanhares,vç acha que tem relação c/ isso?Nunca tive esse tipo de problema.Já tomei anti-alérgico "altiva" e creme c/ 10% de uréia.Melhora um pouco mas logo volta.Por favor me ajude.
Att. Luiz.
Olá. Eu estou à um ano com uma alergia nas mãos; começa por ficar vermelho, depois aparecem bolhas minúsculas por baixo da pele, a seguir aparecem crostas e feridas. A pele fica tão seca que não consigo dobrar os dedos. Já fui a 4 dermatologistas que me dizem que é alergia, receitam-me cortisona e pronto. Neste momento a cortisona já não funciona e como trabalho numa loja, estou prestes a ser despedida porque não posso atender clientes com as mãos assim. Não sei o que hei-de fazer mais.
ResponderExcluirCompreendo seu sofrimento mas não tenho condiçoes para ajudar sem examinar pessoalmente. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirTrovão: peço sua compreensão, mas não tenho condições para emitir um parecer sem examinar pessoalmente. Não se sabe ao certo todas as causas da disidrose e por isso é fundamental investigar criteriosamente cada pessoa, anamnese, dados clínicos, exame físico, etc. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.
ResponderExcluirolá meu meu nome é rita, estou aqui para pedir ajuda sobre o problema que venho enfrentando a mêses, acho que estou com esse problema nas minhas mãos (disidrose). já usei tudo quanto foi de pomada creme mais não resolve, já usei a trok n (creme, cetocort (creme e pomada), e oléo de girassol para melhorar o resecamento; mais enfim não resolve nada. tenho muita vergolha de sair, pegar nas mãos de alquem, pois quando se arrenbenta fico com muitas lesões nos meus dedos,e nas laterais dos dedos tambem. Sinto muitas dores e quando estão enxuntos os meus dedos ficam vermelhos e a vontade de coçar é muito grande. por favor me ajude pois isso estar me deixando com as minhas mãos horrivel. me der uma solução de um tratmento , enfim.. vi falar sobre essa equipe de profissionais maravilhosos. Tenho 20 anos mais as minhas mãos estão com uma aparência do minimo de 60 anos de tão rajadas...
ResponderExcluirpor favor me responde ...
estou sofrendo muito com esse problema isso tem me afetado meu auto estima, tenho muita vergonha mesmo. foi um prazer conhece-los um pouco. obrigado.
Rita: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como medicar sem examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica, caso você more no Rio de Janeiro. Se você mora em outra cidade, pode procurar um alergista no site da da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.
ResponderExcluirNão tenho nenhuma lesão, ou bolhas, mas muita coceira na planta do pé direito, que é muito, muito mais intensa à noite, inclusive interrompendo meu sono (o pé coça a noite inteira, eu acordo de 30 em 30 minutos por causa da coceira intensa). É a segunda vez em dois anos que isso acontece. Na primeira vez a médica solicitou uma bateria de exames sanguíneos e as taxas estavam todas normais e a coceira sumiu como surgiu, de repente.
ResponderExcluirSocorro, é muita coceira!
Giselle
Guselle: o seu relato não deixa claro que possa ser mesmo um caso de disidrose. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico para orientá-la Gratos por sua visita.
ResponderExcluirME AJUDE PORR FAVORR
ResponderExcluirola aqui e a Queila Souza
moro no interior de minas gerais
o meu caso é parecido com esse.aqui onde eu moro nao tem muitos recursos pois moro numa cidade muito pequena.tenho esse tipo de alergia nas maos,da coceira da bolha e estora saindo uma agua trasparente,ja cansei de procurar dermatologista caro,e ele me fala sempre a mesma coisa.fala que é alergia com produto de limpeza alguma coisa que tenho contato,e sempre nao adianta pois nao tenho contato nenhum com esse tipo de coisa.ataca mais quando esto dormindo durante a noite,na minha cidade nao tem alergista,por isso peço a ajuda de voces,é uma coceira tipo "gostosa"que quando começo nao paro mais, por isso chega ao ponto de machucar ou ate sangrar.fico muito incomodada pois as maos é o lugar que temos mais contato com tudo qe vamos fazer tenho ate vergonha pois fica muito feio.
me ajude por favor aguardo a resposta
Queila: o seu relato sugere que possa ser uma disidrose. Mas, é preciso afastar a possibilidade de alergia de contato ou de reação por irritante primário. Infelizmente pouco posso ajudar através da internet, pois seria necessário examiná-la, reallizar testes ou exames para poder confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento mais apropriado. Enquanto não pode buscar um alergista, sugiro que mantenha sempre o uso de hidratante. Proteja suas mãos sempre que fizer trabalhos manuais ou em sua casa (na cozinha, limpeza, etc). Agradecemos sua visita ao nosso blog
ResponderExcluirOla, gostaria de tirar uma duvida, sempre que vou a piscina fico com a pele lateral do dedos indicadores cheia de bolhas de agua pequenas, e coça demais, a pele fica grossa e inchada. Isso é micose ou alergia? por que aparece apenas nesses dois dedos da mao? quando vou ao medico ele diz ser alergia..mas somente quando vou a piscina? Se puderem me ajudar, obrigada.
ResponderExcluirDani: gostaria de poder ajudar, mas não é possívgel definir se uma lesão é disidrose ou se é alergia baseado apenas em seu relato e sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.
ResponderExcluirOlá sou Ana Caroline. Sofro com esse problema há 5 anos, e já fui em vários dermatologistas e alergistas,e nenhum diagnosticou com certeza meu caso. A última disse que era disidrose, mas não aparecem vesículas e sim bolhas, umas com 4cm de diâmetro e 2cm de altura, isso se encaixa no quadro de disidrose?
ResponderExcluirP.S: tenho alergias respiratórias, dermatite atópica e de contato e conjutive alérgica
Ana Caroline: a disidrose pode se manifestar com lesões variadas e apresentar bolhas, sem vesículas aparentes, dependendo do período da doença. Mas, não há como julgar o diagnóstico sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.
ResponderExcluirCreio que é um pouco tarde para comentar, mas...
ResponderExcluirEstava pesquisando sobre a famosa desidrose, pois meu filho quando tinha 4 anos foi diagnosticado, e hoje, mais de 2 anos depois nós ainda sofremos com isso. Nenhum tratamento surtiu efeito, e nehuma das dermatologistas que eu consultei solbe me explicar com clareza. cheguei a duvidar que era esse mesmo o problema, mas pesquisando vi que essa doença é mesmo insuportavel.
Não sei o que fazer, meu filho é tão pequeno e sofre tanto, no calor, no frio, ele sempre está com algum lugar do pé machucado. já teve infecções secundarias, causadas pelas feridas, não sei mais o que fazer. para piorar, meu bebe de 2 anos está manifestando os mesmos sintomas. É um desespero um sofrimento desses, uma coisa aparentemente tão simples, causar tanto sofrimento, e não podemos fazer nada.
A disidrose pode ser uma doença de difícil controle, tratamento prolongado e sujeito a complicações associadas. Mas, é possível controlar a doença, permitindo uma vida normal à criança.Mantenha o tratamento. Desejamos melhoras ao seu filho e agradecemos seu depoimento ao nosso blog.
ResponderExcluirboa tarde sou Kika, estou com 13 semanas de gravidez. Tenho Disidrose a anos e minha medica me falou que alguns alimentos tambem fazem surgir as feridas, como frutas acidas, tomate e outos. Será que tem algum problema para o meu bebe (feto), pois tento ate evitar algumas frutas mas nao consigo evitar tudo e nas maos continuo com as feridas.
ResponderExcluirKika: procure seguir o tratamento e as orientações de sua médica, mas fique tranquila, a disidrose não afeta seu bebê. Gratos pela visita ao nosso blog.
ResponderExcluirEssa semana fui fazer uma ressonância do crânio ancio e cervical , a enfermeira me comunicou que teria que usar o contraste , e perguntou se eu tenho alergia a alguma coisa. Disse que nao!
ResponderExcluirTomei o contaste e logo veio a queimação dor e aceleração cardíaca , nari e boca nao conseguia respirar.. Me carregaram para emergência e aplicaram. Remédios soros e colocaram no oxIgenio !
O que devo fazer agora ? Que medico que tenho q procurar ?
Os dados enviados em seu relato não são suficientes para definir o tipo de reação ocorrida. Aconselho que solicite ao médico radiologista que a atendeu um laudo descritivo do seu caso e procure um alergista para que possa orientá-la. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirpuxa vida !
ResponderExcluirainda bem que encontrei vcs
ha mais ou menos 3 anos que tenha sofrido com isso nas maos e pes nossa é uma coceira enorme nas maos e pes de tal ponto que os dedos ficam bem inchados ! e quando passohidratante isso parece piorar !! meu Deus gostaria tanta de ser curada pois tenho ate deixado de usar certos tipos de sapatos por causa disto!
A disidrose é uma doença que pode ter difícil controle, pois nem sempre é possível identificar todos os fatopres envolvidos. O tratamento envolve o alívio dos sintomas mas também uma análise minuciosa das características envolvidas em cada pessoa. Contudo, não é possível orientar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.
ResponderExcluirola adorei esse blog nao fico feliz por encontrar colegas q tenha esse eczema mas fico feliz por ver q nao é só eu q tenho essa angustia...estou desesperada axei q eu indo em um dermato iria ser como qualquer uma de minhas alergias,pomadas remédios em im e curaa...mas nao é assim ja tenho muitas alergias mas essa veio muito severa....nas maos e pés...eu era tratada como dermatiti de contato,mas esse ano descobri q nao era eczema desidrótico MEU DEUS lendo os relatos e depois q a dermato disse q nao tem cura me apavorei minha pele do pé será q nunca vao volta ser a mesma?? meu pé ja é feio com sicratrizes pioro.........obrigado pessoal desabafei...ahhhh tenho alergia a luvas será q tenho alergia ao látex?
ResponderExcluirÉ preciso investigar pois existem outros tipos de alergia que podem se confundir com a alergia ao látex. Aconselho que procure um alergista. Para localizar um médico especialista em sua cidade, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.
ResponderExcluirTiago: o seu relato não sugere que seja uma disidrose. Aconselho que retorne ao dermatologista. Infelizmente não é possível emitir um parecer sem avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Gratos pela visita.
ResponderExcluirha cerca de 1 mes apareceu me uma especie de frieira entre dois dedos do pé, e passado 2 semanas mais ao menos começaram a aparecer me as tais bolhas nas maos e nos pés, gostava de saber se é devido há possivel infeção fungica que tenho no pé e se as bolhas vao desaparecer se a infeçao desaparecer tambem ou se vou ficar com isto para sempre. por favor aguardo a resposta o mais rapido possivel
ResponderExcluirO paracer que solicita não pode ser emitido através da internet. Para fazer o diagnóstico, apontar a causa e julgar o tempo de duração das lesões, é essencial examinar sua pele e avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.
ResponderExcluirOla meu nome e renata a mais o menos 1ano comecei com uma coceira na palma d minha mao bolhas de pus q cocam muito por favor me ajude o q devo fazer
ResponderExcluirRenata: compreendo sua preocupação, mas infelizmente não há como ajudá-la sem examiná-la pessoalmente. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita ao nosso blog.
ResponderExcluirOi eu tb tenho disidrise a muitos anos, por vários anos esteve somente no pé e a uns dois meses apareceu na ponta do dedo indicador da mão e depois evoluiu e já esta na metade do dedo! Comecei a tomar predilisona por conta própria e deu certo !!! Melhorou muito chegou a desaparecer, mas se eu passar por uma situação de stress ela volta!!! É uma droga!!!
ResponderExcluirO tratamento da disidrose é demorado e envolve o conhecimento de cada caso, exigindo disciplina e persistência. Prednisona é um corticóide e não deve ser repetido sem orientação médica. O uso inadequado aumenta a possibilidade de efeitos colaterais indesejáveis. Gratos pela visita ao blog da Alergia.
ResponderExcluirola! tenho disidrose desde que me intendo por gente,eu acho que é genética porque minha mae disse que quando mais nova tinha disidrose tambem,e meu filho de 3 anos tambem tem.até hoje nunca usei nenhuma pomada , sepre que aparecem eu furo com uma agulha e depois coça muito,fica resecada e a pele fica descascando e sempre uso pomada para as maos pq resecam muito,será que tem algum problema nao usar nenhuma pomada e poder furar as bolhinhas ??
ResponderExcluirNão é recomendável pois esta conduta pode predispor a complicações como por exemplo, infecções secundárias. Aconselho que solicite ao seu médico que o oriente. Gratos pela visita ao nosso blog.
ResponderExcluirUfa! Enfim acho que encontrei a resposta para o meu problema. Gostei muito do blog pois a minha alergia é uma disidrose com certeza obrigada por ajudarem pessoas através dessas respostas,por que me ajudaram muito, obrigada mesmo!
ResponderExcluirSlis: obrigado por seu depoimento. Melhoras para sua disidrose!
ResponderExcluirola !! meu nome é auérica estou gestante e desde que fiz dois meses de gravides começaram aparecer bolhinhas nas maos e nos meus pés que coçam muito e com o tempo foi descascando meu pé e minha mão hoje estou de cinco meses quase sem couro nos pes e com muita coceira por favor nao agento mais mal consigo dormir a noite alguem pode me ajudar!!!
ResponderExcluirÉrica: lesões na pele podem parecer semelhantes mas ter causas diferentes. Por isso, é impossível fazer diagnóstico ou medicar sem examiná-la pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.
ResponderExcluirOlá, meu nome é Larissa, eu tbem tenho desidrose na mao esquerda. Isso apareceu faz uns 9 anos, depois q trabalhei por 3 anos em um banho e tosa. Eu segurava os cachorros por baixo com a mão esquerda para tosar os pelos deles. E minha mão ficava em contato com a parte mais suja dos animais. Nao usava luvas porque me dava alergia. Será que foi por isso q apareceu só na minha mao esquerda? Esta relacionado a alguma bacteria, fungo ou doença dos animais? è muito ruim ter isso, usa pomada corticoide direto, e morro de vergonha de expor minha mão :(
ResponderExcluirLarissa: a possibilidade existe, mas infelizmente não é possível fazer o diagnóstico pela internet. É essencial analisar seus dados clínicos e, principalmente: examinar pessoalmente. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para prestar mais esclarecimentos. Gratos pela visita.
ResponderExcluirOlá td bem?
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizar a equipe pelo Blog, que de fato é de grande ajuda nos casos de informações a respeito das diversas doenças, infecções e alergias que a grande massa desconhece.
Bom gostaria de relatar a situação de uma grande amiga que esta passando por uma agravante crise que acredito ser Disidrose, pois alguns meses atrás ela pouco deu importância a aparição de algumas bolinhas nas mão, que logo as mesmas bolinhas apareceram nos pés, entre muita coceira e ardor ela começou a estourar as vesículas de água e percebeu que conforme as estourava outras apareciam no local, multiplicando as vesículas. Ela procurou um médico que a orientou procurar uma dermatologista que não soube diagnosticar a causa das vesículas e no caso não lembro também se soube diagnosticar o que seria as mesmas.
Logo em seguida sem muita informação ela procurou outro Dermatologista que também não sei se soube diagnosticar o q seria as vesículas, mas diagnosticou a causa como emocional.
Fico muito preocupado pois acredito ser Disidrose e no caso dela acredito que já esta com uma infecção secundária pois as vesículas já não possuem mais um liquido, ela agora esta cheia de pus, o pé dela esta terrível escamando e se deformando conforme as vesículas se rompem, ela já não suporta a coceira que cada vez mais se torna terrível, sem falar como o pé dela aquece e piora conforme ela coça.
Andei vendo que no caso de Disidrose não se pode ter contato com produtos que irritam, mas devido a coceira intensa ela acabou passando álcool no local e o alívio só veio quando ela mergulhou os pés em gelo.
Sei que a melhor medida a ser tomada é procurar um especialista que indique um tratamento adequado, embora até hoje no meio de nossas procuras em saber o que fazer nessa ocasião não conseguimos um profissional que indicasse nem se quer um exame, em meio a desespero gostaria de saber ao menos como minimizar a coceira que acaba atrapalhando ela na hora de dormir.
Bom gostaria de agradecer a atenção e caso puderem me responder, tenho urgência na resposta, embora eu entre no blog atrás da resposta deixo meu aqui meu face pessoal caso puderem me responda por lá...
https://www.facebook.com/nilson.silva.39589?ref=tn_tnmn
OBRIGADO...
Nilson: o seu relato sugere que seja mesmo um caso de disidrose. Mas, não há como diagnosticar sem examinar pessoalmente. Existem alergias e outras doenças dermatológicas que podem ter lesões bastante parecidas com a disidrose, como por exemplo o eczema de contato, alguns tipos de psoríase, entre outras situações clínicas que deverão ser investigadas. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para atender sua amiga e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.
ResponderExcluirOlá! Tenho essa tal de Disidrose nos pés e ela me ataca principalmente no calor. Estou há dois dias com bolhas enormes e doloridas na sola do pé! Nem consigo calçar sapatos. O que fazer para amenizar as bolhas? Estou passando Quadilon, sem muito efeito...
ResponderExcluirPeço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.
ResponderExcluirOi meu nome é Maria, e tenho 11 anos e estão preocupada, começaram pequenas bolinhas e hoje quando eu vi estava com buraquinhos e estão com medo que minha mão fique cheia de buraquinhos, o que é isso por favor me responda estão muito preocupada!!!
ResponderExcluirMari: compreendo sua preocupação, mas não é possível dizer "o que é isso", fazer o diagnóstico e indicar tratamento pela internet sem examinar pessoalmente. A análise pela internet pode induzir a erros, já que lesões semelhantes podem ocorrer em doenças diferentes. O melhor mesmo é procurar um médico para examinar e orientar de forma adequada. Obrigado pela visita ao nosso blog.
ResponderExcluirAdorei o blog achei o q estava me incomodando de tempo em tempo aparece algumas bolhinha de agua em volta da minha unha no começo era só em um dedo era tantas bolhinhas q tinha até sob a unha, a unha chegou a ficar deformada se deixasse crescer um pouco piorava. Agora já não aparece mais nesse dedo e sim em outro gostaria de saber se é normal esse "vai e vem" da alergia e se eu deveria procurar um dermatologista pois faz mais de 3 anos q eu tenho isso. Desde já agradeço a atenção e obrigada pela postagem.
ResponderExcluirO eczema disidrótico tem um caráter recidivante, frequentemente podendo acometer as mãos em diferentes seguimentos.
ResponderExcluirAgradeço pela atenção.
Ola, no meu caso, aparecem lugares com pele ressecadas e as famosas bolhas que juntos coçam exaustivamente, trabalho em um restaurante e sempre estou ligado a produtos de limpeza e agora estou usando luvas mas o numeros de manchas que coçam estao grande o que vai demorar a acabar, queria saber o que fazer?
ResponderExcluirEstou passando própolis e tomando (30 gotas diluídas em água, 2 vezes ao dia) e está me ajudando. Recomendo luva nitrílica para substituir o látex, mas a mão sua do mesmo jeito, o que agrava a situação de quem precisa ficar de luvas por muito tempo. Tive que abdicar de tarefas domésticas por isso...
ResponderExcluirBoa noite, ha algum tempo venho sofrendo com uma alergia, ja fui ao dermatologista, que muito rápido diagnosticou eritema toxico medicamentoso, me receitou um medicamento por nome beta trinta, durante 26 dias fiquei bom, depois voltou os sintomas, que são umas manchas vermelha nas palmas das mãos e plantas dos pés,
ResponderExcluirsão doloridas e coçam muito, não tem fluidos, já não sei mais o que faço, vocês podem me ajudar.
obrigado