Pular para o conteúdo principal

Entendendo como os medicamentos controlam e previnem a asma


Atualmente, existem dois principais tipos de medicamentos considerados efetivos para o tratamento da asma: as chamadas medicações de “controle” de uso prolongado e aquelas para o “alívio” rápido dos sintomas .
O tipo de medicação necessária e as suas respectivas doses dependerão de uma avaliação inicial da gravidade de sua doença. O tratamento moderno da asma baseia-se numa estratégia gradual, tipo passo a passo: quando sua asma estiver pior, você poderá aumentar a dose do medicamento ou modificar o tratamento. Quando houver melhora, na maioria das vezes você poderá reduzir a dose ou retornar à medicação anteriormente utilizada. Porém, é importante que você sempre consulte seu médico antes de modificar o medicamento prescrito.
Os medicamentos de controle de uso prolongado são preventivos e devem ser tomados diariamente. Eles auxiliam você a alcançar e manter o controle de seus sintomas de asma. Como exemplos temos:
· Antileucotrienos (Singulair)
· Corticoesteróides inalatórios (Pulmicort, Busonid, Flixotide, Fluticaps, Miflonide, Miflasona, Beclort, Clenil, Beclosol, Beclort, Alvesco)
· Broncodilatadores de longa duração (Serevent, Fluir, Foradil, Formocaps)
· Estes últimos são comumente associados aos corticosteróides inalatórios, sendo esta combinação reconhecida atualmente como o mais efetivo tratamento para asma (Seretide, Symbicort,Alenia, Foraseq )
· Xantinas (Talofilina, Bamifix)
Os medicamentos de alívio são usados para tratar os sintomas de asma quando estes estão presentes. Eles aliviam os sintomas de asma rapidamente, e em geral são utilizados apenas nas crises. Exemplos:
· Broncodilatadores Beta2-agonistas de curta duração (como Aerolin, Aerogold, Berotec, Bricanyl)
· Anticolinérgicos (Atrovent)
· Corticosteróides orais (como a Prednisona, Prednisolona)
A inflamação dos pulmões exerce um papel crítico na asma e por isso as medicações anti-inflamatórias como os corticosteróides inalatórios são as mais efetivas para o controle prolongado da doença. Estes medicamentos são eficazes e seguros, prevenindo o aparecimento dos sintomas da asma, normalizando a função pulmonar, além de possibilitar a prevenção de
problemas irreversíveis dos pulmões.


Quando procurar um especialista
O médico especialista em asma poderá diagnosticar e ensinar mais sobre a sua doença, além de ajudar na elaboração de um plano de tratamento. Você deverá procurar um alergista se houver
dificuldade em alcançar ou manter o controle de sua asma, como nas situações abaixo:
· Se você teve uma crise de asma muito grave que o colocou em risco de vida
. Se você não consegue alcançar o controle da asma após 3 a 6 meses de tratamento, ou seu médico acha que você não está respondendo ao tratamento atual.
· Se você tem sintomas respiratórios incomuns ou de difícil diagnóstico.
· Se você tem outras doenças alérgicas ou respiratórias associadas como rinite alérgica e/ou
sinusite que complicam sua asma ou seu diagnóstico.
· Se você necessita de mais exames diagnósticos para determinar a gravidade de sua asma ou determinar a causa de sua doença.
· Se você quiser maiores informações sobre o seu tratamento e/ou sobre medidas educacionais para um melhor uso dos medicamentos e evitar os fatores desencadeantes das crises de asma.
· Se você for um candidato à imunoterapia (vacinas anti-alérgicas)
· Se você tem asma grave persistente.
· Se você tem que usar corticosteróides orais ou altas doses de corticosteróides inalatórios
continuamente.
. Crianças com asma moderada ou grave, ou que começaram a usar medicamentos de controle de uso prolongado, também deverão ser encaminhadas a um especialista.


Tratando sua asma em parceria com o seu médico
Pessoas que cuidam ativamente de sua própria saúde tendem a ser mais saudáveis. Isto é especialmente verdadeiro para as pessoas com asma. Um relacionamento franco e a comunicação freqüente com o médico permitirá um ajuste do tratamento de acordo com suas necessidades individuais, propiciando um melhor controle da sua asma e do alcance das metas e expectativas traçadas no plano terapêutico inicial. Este plano deverá, quando necessário, envolver sua família, escola ou trabalho.



Lembre-se:


· Procure um diagnóstico preciso para sua doença, assim que for possível.
· Faça em conjunto com seu alergista um plano de ação diário por escrito para o controle dos seus sintomas de asma.
· Controle seu ambiente, evite os fatores desencadeantes conhecidos
· Siga o plano de medicação prescrito pelo seu médico. Comunique seu médico sobre possíveis
problemas relacionados aos medicamentos em uso.
· Monitore sua resposta ao tratamento.
· Comunique-se com seu médico

Comentários

  1. queria saber se posso dar o clenil 250 mlg para meu filho que tem 4 anos a medica disse que posso dar mais estou com medo porque na bula diz que para criança o aconselhavel é o de 50 mlg ????

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é Danielle e meu filho tem 3 anos e faz uso contínuo do clenil hfa 50 mcg pra evitar as crises de asma e o que eu gostaria de saber é se ele ficará usando para sempre ou essa bombinha tem um período pra ser uasado?( não vai parar mais)

    ResponderExcluir
  3. Boa noute! Meu filho tem 5 anos e tem uma alergia grau 5 para acaros e pieira de casa. Ele faz uso continuo de flixtide e piemonte, e nas crises moderadas de alegra, predisin e nasonex. Ja nas agudas todoscestes + aerolin e inalacao com berotec. Gostaria de saber se essa interacao faz mal?

    ResponderExcluir
  4. Danielle: o tempo de uso da medicação de controle para asma (exemplo, Clenil) não é igual para todas as pessoas. Depende do tipo de asma, gravidade, tipo de crises, etc. Cada criança necessita ser avaliada pessoalmente para que se possa definir o tempo de uso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Emanuele: as medicações são seguras, Quanto menos seu filho precisar das medicações de alívio, melhor controlada estará sua asma. As crianças alérgicas se beneficiam com a imunoterapia (vacina para alergia) e auxilia na diminuição da necessidade de uso dos medicamentos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia,

    ResponderExcluir
  6. Patrícia Kelly: não tenho condições para opinar especificamente sobre o caso do seu filho pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Contudo, Clenil HFA 250 pode ser dado em crianças, obedecendo as orientações do médico, mesmo não sendo indicado em bula.
    Trata-se do uso "off label" , isto é, que não consta na bula. Segundo definição da Anvisa, " Podem ocorrer situações de um médico querer tratar pacientes que tenham uma certa condição que, por analogia com outra semelhante, ou por base fisiopatológica, ele acredite possam vir a se beneficiar de um determinado medicamento não aprovado para ela. Aconselho que converse com o(a) médico(a) que prescreveu para seu filho e exponha seu temor, objetivando assim esclarecer sua dúvida. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Clenil a inter fere em exame

    ResponderExcluir
  8. A sua pergunta ficou incompleta. Por favor, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com informando mais detalhes para que possamos orientar adequadamente Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Ola bom dia!! Minha neta tem tem bronquite alérgica e asmática e faz uso da bombinha com seretide, e commesse tratamento estava algum tempo sem ter as crises. Sendo que agora acreditocque devido ao tempo seco esta com um pouco de falta de ar e dor na barriga os mesmos sintoma de antes sendo que mais fraco, gostsria de saber se poderia dar a prednisolona faxendo uso da bombinha?

    ResponderExcluir
  10. Olá, boa noite. Gostaria que nos compreendesse, mas não receitamos sem examinar os pacientes. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Meu filho fsz uso de budesonida todos os dias agora esta em crise o medico receitou. Seretide posso fazer uso dos dois juntos. obrigado


    ResponderExcluir
  12. Meu filho tem um ano e dez meses e hj ja começou a renite e ja está começando as tosses que é a crise de asma o pumonologista dele receitou o aerolin spray ou o xarope de salbutamol mas esses dois não estão fazendo efeito, oque faz efeito mesmo é a inalação com berotec e atrovent e mais o xarope de premidisolona, minha pergunta é -eu posso associar o aerolin spray junto com m o xarope de premidisolona pra ver se faz efeito?

    ResponderExcluir
  13. Olá. Mim chamo karol. Meu bb foi diagnosticando com asma cronica.. desde os 04 meses hoje ele ja ta com 3 aninhos e começou o tratamento agora. Ele tava usando clenil a 50 cmg. Mais ainda tava tendo as crises voltei aí médico e ele passou clenil 250cmg.. mais tem dizendo que é pra adulto.. e eu estou com medo de dar.. quero saber se pode dar au meu bebê sem medo??

    ResponderExcluir
  14. Olá mim chamo karol e tenho um BB de 3 aninhos ele foi diagnosticando com asma cronica a 2anos e 7meses ele tava fazendo o tratamento com clenil a50 cmg mais ele ainda continuava na Crise fui aí médico e ele passou clenil a 250 mais estou com medo de dar a ele porq tem o nome uso adulto.. faz mal eu dar a ele sem medo???

    ResponderExcluir
  15. José Mauro: Seretide e Budesonida podem ser usados simultaneamente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Vale lembrar que prednisolona é um corticóide e só deve ser usado sob orientação médica. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Olá Karolayne Gomes, boa tarde. A medicação em dosagem mais alta é referido como para adultos por orientação da Anvisa, o que não impede de ser usada em população pediátrica. O (A) médico (a) assistente de seu filho deve ter pesado todos os porém na hora de prescrever, mas em caso de duvidas O(a) consulte. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Minha filha tem 1 ano e 5 meses. Teve pneumonia com 10 meses e agora, foi diagnosticada com bronquite e adenoide depois de um raio X com secreção nos bronquios e outro do nariz. O medico receitou budesonida (2x ao dia/continuo) e Piemont (1 ao dia/ continuo). E bombinha de clenil para epocas de crise. Estou muito preocupada com tudo porque ela é só uma bebe... Sera que a medicação esta correta? Isso vai resolver esse problema tão serio? O que mais ela poderia fazer?

    ResponderExcluir
  19. Olá Gessyca, boa tarde. Essas medicações prescritas podem ser usadas nessa faixa etária. A questão de dosagem e posologia depende do quadro, portanto sem examiná-la, não temos como julgar. O que pode ser feito é exatamente o que você está fazendo, que acompanhar com um especialista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Olá meu filho foi diagnosticado com renite ele tem 7anos o médico dele receitou prednisolona em comprimido 3vezes ao dia não tem problema ele toma 3vez ao dia

    ResponderExcluir
  21. Débora: o medicamento prednisolona pode ser usado em crianças. Mas a dose varia de acordo com cada caso, peso, gravidade dos sintomas, etc. Por isso, não posso avaliar sem conhecer os dados clínicos do seu filho. Aconselho que entre em contato com o médico que trata dele, peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. A prednisolona pode ser usada junto com Clenil A ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Meu BB Tem 5 meses e está com bronquiolite. Ele tomou prelome por 7 dias e o mdico receitou o aerolin de 4 em 4horas já tem 8 dias q ele está tomando, mas não melhorou totalmente. Quero saber até quantos dias ele pode tomar sem riscos. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  24. Deise: Sim. Prednisolona pode ser usada durante o tempo de uso das nebulizações com Clenil A. Abraço. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. A escolha da medicação e o tempo de uso se baseia na avaliação do médico, de acordo com a gravidade e necessidade de cada caso. Não há um tempo padronizado que sirva para todos os pacientes. Por isso, não há como avaliar o caso para seu bebê sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que exponha suas dúvidas e temores ao médico que trata do seu bebê. O diálogo entre o médico e a família é um fator essencial durante um tratamento. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Olá. Faço tratamento para lúpus há mais de 1 ano. Ele está em remissão mas estou seguindo o protocolo de tratamento e no momento tomo doses alternadas de 5 e 10mg de prednisona. Já fiz um tratamento muito eficiente em 2009 com Alenia e minhas crises severas de bronquite asmática foram curadas. Gostaria de saber se poderei usar o Alenia junto com a prednisona se tiver uma nova crise de asma. Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  27. Sim. Alenia pode ser usado mesmo em pessoas que façam uso de corticóide sistêmico, como é o caso da prednisona. Aproveito para ressaltar que Alenia não é um medicamento para uso nas crises. É uma medicação de controle da asma e deve ser usado por tempo longo, mesmo que a pessoa esteja bem, Converse com seu alergista e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. Meu filho vai fazer 3 anos e usou por 1 ano, 2 vezes ao dia, 2 puffs de aerolin e flixotide que foram receitados pela pneumologista. Agora, a pediatra / alergista trocou esta medicação por alvesco, 1 puff 1 vez ao dia. Vi que ele é recomendado para criança s acima de 4 anos. Alem disso, depois que começou a usar, há uns 2 meses, surgiram bolinhas vermelhas ao redor do nariz e da boca, exatamente onde pega o espassador. Gostaria de saber se essas bolinhas podem ser consequência do alvesco e o que posso passar para melhorar. E quais os prejuízos do uso deste medicamento por um menor de 3 anos

    ResponderExcluir
  29. Melina: 1)não posso opinar sobre as lesões que descreve sem examinar pessoalmente. 2) Toda medicação, ao ser aprovada pela Anvisa para uso no Brasil, recebe uma bula. Mas, segundo a própria Anvisa, " Podem ocorrer situações de um médico querer tratar pacientes que tenham uma certa condição que, por analogia com outra semelhante, ou por base fisiopatológica, ele acredite possam vir a se beneficiar de um determinado medicamento não aprovado para ela. 2) Quando o medicamento é empregado nas situações descritas acima está caracterizado o uso off label do medicamento, ou seja, o uso não aprovado, que não consta da bula". Caso queira, pode ler neste link o texto completo da Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/registro/registro_offlabel.htm
    Ou seja, o médico pode utilizar uma determinada medicação fora das indicações da bula ("off label") se julgar necessário e benéfico ao seu paciente. Aconselho que exponha sua preocupação à pneumologista que cuida do seu filho pois conhece seus dados clínicos podendo esclarecer de forma adequada. 3) Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.
    Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia minha filha com 2 meses e meio teve bronquiolite e com um ano e dois meses o medico mandou dar aerolin xarope, mas me disseram que é muito perigoso, ela voltou a ter crise de tosse e os antialergicos parece que não dão resultado nenhum, faço nebuslisação com berotec e uso acebrofilina. mas já faz quase um mês que está com tosse e não passa, será que posso usar o salbutamol sem preocupação? uso 2,5 ml apenas uma x ao dia, gostaria de uma orientação, hoje ela tem 3 anos e meio.

    ResponderExcluir
  31. Keila: não recomendo que dê a medicação para sua filha sem falar com o(a) alergista que trata dela, uma vez que o Berotec (fenoterol) usado na nebulização é um broncodilatador similar ao salbutamol. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Keila, é quase o caso do meu filho. Ele teve bronquiolite com 6 semanas de vida. Com um ano e pouco, ele teve bronquite (asma), e o pediatra receitou Aerolin spray. Eu quase surtei porque sempre ouvi falar mal dessa medicação. E o pediatra disse que o Aeorlin foi a melhor coisa que poderiam ter descoberto para a asma. O atual pediatra do meu filho diz que o problema é que as pessoas procuram os médicos quando já é tarde. Quem tem asma tem que tratar e não deixar que ela piore. Com 2 anos e 9 meses, meu filho ainda usa Aerolin quando está em crise, o que tem sido pouco frequente e de pouca intensidade, já que ele faz tratamento preventivo com outras medicações. Converse com o pediatra do seu filho e exponha suas preocupações. Tenho certeza de que ele vai te orientar e te deixar mais tranquila.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  33. Joana: é isso mesmo.A medicação quando bem indicada e no momento certo, traz benefícios. Por isso, deve ser feita com orientação médica . Convido você também para escrever para nós e receber a cópia do livro. Obrigado por sua participação em nosso Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite! Sou asmática desde os 4 anos de idade e sofro da maior parte alergias respiratórias.
    A partir de 29/12/15 começaram a se apresentar reações alérgicas estranhas tais como: edemas (lábios e interno boca), erupções cutâneas com coceira excessiva.
    Fazendo uma análise acurada as duas únicas substâncias presentes em todos os episódios alérgicos são: ventolin e clenil hfa.
    Já procurei um especialista e estamos fazendo testes (e até agora nada). Porém ele já descartou, de cara, que possa ser uma alergia ao excipiente destas duas medicações.
    Apesar de ser muito difícil (sou consciente disso), é possível que seja um caso de alergia ao HFA134A? Vocês sabem de algum caso de alergia a esse excipiente? Desde já agradeço. Loureley

    ResponderExcluir
  35. Loreley: é baixo o índice de efeitos colaterais observado com o uso destes medicamentos inalados usados no tratamento da asma. Clenil HFA tem como efeitos colaterais mais comuns a alteração da voz (disfonia), irritação na garganta e candidíase ("sapinho"). Daí a recomendação de lavar a boca após o uso. No caso do Ventolin (salbutamol) o efeito adverso mais comum é taquicardia. Mas, para afirmar, é essencial uma avaliação criteriosa. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  36. Agradeço muito a resposta.
    Infelizmente não vivo no Brasil.
    Ontem refiz uma bateria de testes (sempre os "clássicos") que simplesmente confirmaram as alergias ja conhecidas. Não foi e nem sera feita uma pesquisa mais profunda para saber o que foi que provocou esses novos episódios alérgicos.
    Enfim... Espero apenas que eu esteja enganada e que eu não seja um dos raros casos de hiper reação aos componentes destas medicações e que não seja "obrigada" a usá-las.
    Se encontrar um medico disposto a ir mais a fundo na questão volto para dar um feedback. ;)
    Mais uma vez, obrigada!!!
    Loureley

    ResponderExcluir
  37. Estou fazendo um tratamento para bronquite asmática com o medicamento relvar de 100/25mcg uma vez ao dia eu gostaria de saber se o Alenia ou seretide são similares ?

    ResponderExcluir
  38. Loreley: desejamos melhoras em seu tratamento. Quando vier ao Brasil, venha nos visitar pessoalmente. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. Meu filho vai fazer 3 anos e desde 1 ano e meio tem crises de tosse seca, seguida de tosse carregada. As vezes começa com o nariz corizando, mas na maioria das vezes, é só a tosse seca. É uma tosse desesperadora, parece de cachorro e que está colocando o pulmão pra fora. As vezes só melhora com cortiçoide o de oral e depois de um tempo, é desesperador . Ele usa nasonex,montelair, desloratadina,clenil hfa 50. As vezes ele melhorar, mas 15 dias depois a tosse volta de novo. Nos exames o pulmão tá sempre limpinho e tudo ok. Só melhora a tosse quando o catarro parece começar a soltar. Minha dúvida é : Como saber se o que ele tem Erasmo ou alergia? Ele não tem cansaço, nem chiado no peito,só a tosse. A não ser quando do fica encatarrado.apenas a tosse pode ser o único sintoma da asma?

    ResponderExcluir
  40. Elvis, embora todos sejam terapias combinadas de um broncodilatador de ação longa e um corticóide inalatório, são medicamentos diferentes, pois possuem princípios ativos diferentes. Em alguns casos, poderão ser substituídos um pelo outro, mas somente sob supervisão médica. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  41. Deborah: a asma pode se manifestar apenas com tosse, sem chiados ou falta de ar aparentes. Em geral é uma tosse seca e que piora ao riso, aos esforços e à noite. Vale lembrar que a rinossinusite é uma causa de tosse. Escreva para nós e enviaremos a cópia do livro sobre a alergia (blogdalergia@gmail.com). Obrigado pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Deborah nunes28/2/16 17:44

    Preciso de ajuda
    Minha filha foi diagnoticada essa semana cm bronquite asmatica ja estou fazendo tratamneto porem estou cm duvida ela esta fazendo de 4/4hrs o salbutamol so que a medica nao falou quantos tempo usar ela nao esta cm tosse ai nao sei se paro de usar ou continuo.

    ResponderExcluir
  43. Deborah: Salbutamol é um broncodilatador de ação como preventivo de crises. Por isso, deve ser usado nos períodos de crises. Após a melhora, deve ser trocado por um medicamento para controle da asma e assim prevenir novas crises. Convido que escreva para nós no e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você a cópia do livro sobre a alergia. Obrigado pela participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo3/3/16 16:34

    Minha filha tem 9 anos ta com crise de rinite estou dando predsin e fazendo nebulizaçao com ClenilA mas tenho duvidas quanto o horario da nebulização e do predsin me ajude por favor

    ResponderExcluir
  45. Predsim deve ser feito preferencialmente pela manhã. As nebulizações devem ser feitas de acordo com a prescrição do(a) médico(a) que trata de sua filha. Convido que escreva para nós no e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você a cópia do livro "Alergia, doença do século XXI". Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  46. Boa noite tou com meu filho q estar muito cansado mais ja levei ele a o medico e ele ficou internado por 9 dias mais mesmo cansado a medica deu alta a ele ja tem 10 dia q ele teve alta e o medicamento q ela passou nao ta resolvendo o cansaço dele ja nao sei o q fazer por favor alguem mim ajude

    ResponderExcluir
  47. Se seu filho continua cansado mesmo após a alta do hospital, é aconselhável que retorne ao médico para que o tratamento seja reavaliado e orientado. Infelizmente não sei como posso ajudar neste aconselhamento na internet. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao dispor. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Bom dia
    Meu filho tem 3anos foi diagnosticado com rinite. Ele faz uso de Busonid 32mg, montelair 4mg.
    Foi receitado flixotide 250 spray aerosol 1puff uma vez ao dia.
    Minha preocupação e q ele ja faz uso desses outros medicamentos e a indicação na bula do flixotide e pra asma.
    Tbm se trata rinite com bombinha de flixotide?
    Desde ja agradeço.
    Juliana

    ResponderExcluir
  49. Bom dia,
    Meu filho tem 3 anos e tem asma. Digo que é da mais "suave", pois, quando em crise, ele tosse muito, sem ter falta de ar. O próprio pediatra disse que a tendência é desaparecer depois dos quatro anos. Enfim, quando em crise, ele usa Predsim e Aerolin (spray quando acordado e xarope quando dormindo). Nunca havia notado, mas hoje, depois de aplicar o spray, as mãos dele estavam trêmulas. Li na bula que é um distúrbio comum do sistema nervoso de quem usa essa medicação. É algo que eu deva me preocupar? Ele só usa a medicação quando em crise, na dose recomendada e nos horários indicados (4/4h spray e 6/6h xarope).
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  50. Bom dia,
    Gostaria de saber qual a diferença entre Clenil HFA 50 e Flixotide 50. Meu filho usava o Clenil e, agora, por recomendação do pediatra, usará o Flixotide. Apenas para entender.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  51. Joana: o tremor pode ser um efeito colateral comum aos broncodilatadores usados no tratamento da asma. Mas, existem medicamentos para controlar a doença e evitar crises que não utilizam broncodilatadores. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Joana Clenil e FLixotide são medicamentos contendo diferentes tipos de corticóides inalados. Flixotide (fluticasona) tem maior potência e menor disponibilidade no resto do organismo comparado ao Clenil (beclometasona). gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. Juliana: crianças que tem rinite podem desenvolver asma As diuas doenças tem características bastante semelhantes Por isso alguns medicamentos indicados no tratamento da asma (exemplo: montelair e flixotide) podem ser uteis para evitar o surgimento de crises de asma nessas crianças. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Anônimo4/4/16 17:45

    Meu nome é Renata,minha filha de 6 meses,faz uso diário de clenil à 20 dias,2pufs de 12/12,gostaria de saber se ela pode tomar as vacinas de rotina normalmente,ou o uso do clenil interfere por ser um corticoide?

    ResponderExcluir
  55. Renata: Realizei uma pesquisa na literatura médica e não encontrei dados que contraindiquem o uso de corticosteróides inalatórios em doses baixas para a vacinação contra gripe influenza h1N1. Contudo, considero que deve prevalecer o bom senso, ou seja, como desconheço a dosagem da medicação, recomendo que entre em contato com o(a) pediatra de sua filha para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  56. Meu pai tem tosse , está quase sem voz e durante a madrugada tosse e vomita um muco branco com um pouco de catarro..ele tem hérnia de hiato confirmada...isso é sintoma desta anomalia

    ResponderExcluir
  57. João: uma tosse pode ser causada por refluxo gastro esofágico, que por sua vez pode ser associado à hérnia de hiato. Contudo, não é possível afirmar a causa da tosse do seu pai sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Olá!! Boa tarde...Na segunda,dia 18/04/16 procurei um clínico prq sentia um incômodo na garganta,com uma coceira e tipo um bolo preso que me deixava incomodada!! Falei todos os sintomas que me lembrei e ele me receitou amoxicilina clavulânico 500mg + 125mg e prednisona 20mg.Estou no tratamento a três dias,percebi uma boa melhora, porém a tosse e coceira na garganta persistem...com qnto tempo de uso da medicação terei melhora significativa e completa? Obrigada pela atenção...minha dúvida é se nesse meio tempo devo voltar ao médico para relatar que nesse período de uso ainda tenho algum sintomas do início da minha queixa ou devo esperar até o final da medicação?

    ResponderExcluir
  59. Meu filho tem 7 anos e tem asma à 1 ano. Após parar 2 vezes no hospital com a respiracao irregular, o encaminharam à um pneumologista, que diagnosticou a doenca. Comecou usando Seretide 50/100 (1 dose, 2x ao dia) e Piemonte 5 mg (1x ao dia). Após alguns meses, o Piemonte foi retirado e passou a usar o Seretide 25/50 (2 doses, 2x ao dia) com o espacador, pois o 50/100 estava inflamando sua garganta. Desde que foi diagnosticado, nao teve mais crises e em todas as consultas de acompanhamento a medica diz que o pulmao dele ta limpo. Mesmo assim, disse que a medicacao tem que continuar sendo usada, mas o pediatra que o acompanha disse que poderia parar com a medicacao e retomar pouco antes do outono chegar. Fico confusa! Como costuma ser o tratamento? Tenho medo de tirar o medicamento e ele ter uma crise, mas tambem tenho medo de ficar dando remedio sem necessidade

    ResponderExcluir
  60. Sugiro que espere até o final da medicação, uma vez que já teve uma melhora inicial. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Bom dia
    Tem dez anos que comecei a desenvolver alergia a medicamentos, tenho rinite,o médico especialista em alergia disse que já mais voltarei a usar os medicamentos novamente, e além disso, são poucos o que posso tomar, entre os remédios contra as dores só posso tomar o traumax e paracetamol, os antiinflamatórios só o celebra, ainda disse que eu posso desenvolver alergia desses também.... To fazendo o uso de Nasonex, Rinosoro, Allegra e Relvar. Estou com rouquidão, sentindo a respiração seca e com dor nas costas depois que comecei a usar o Relvar estou com medo....além disso ele me passou as injeções de imunoterapia mas o tratamento de cinco anos custa sete mil reais, e não tenho dinheiro, gostaria de saber se não tem outras alternativas, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  62. Eliza: a alergia a medicamentos pode ser controlada através do uso de analgésicos e anti-inflamatórios alternativos àqueles que causaram a reação. O tratamento da alergia respiratória (asma e rinite) pode ser modificado em cada paciente, de acordo com as características clínicas da doença. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atender você no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  63. Ilana: o tempo que cada criança precisará do tratamento contínuo da asma não é padronizado, uma vez que cada criança é diferente e necessita uma avaliação personalizada. Por isso, recomendo que entre em contato com o pneumologista que trata do seu filho pois ele conhece seus dados clínicos , sendo a pessoa mais adequada para orientar de forma adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  64. Oi, minha filha usou o Alvesco por um ano, e agora está rejeitando ela tem sensibilidade no fígado com certos medicamentos, e agora não sei o que fazer entrou em crise de bronquite e asma já falei com médico trocou para clenil a reação foi pior, o médico às vezes fica sem saber o que fazer, já pensei em levar na policlínica, embora seja difícil chegar lá, mas acho que terei que arriscar, pois estou vendo que são ótimos profissionais

    ResponderExcluir
  65. faço uso continuo do medicamento Miflonide, o farmacêutico me entregou o Miflosona posso substitui-lo?

    ResponderExcluir
  66. Andrea: estamos ao seu dispor. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Embora ambos sejam corticoides inalatórios usados no tratamento da asma, estes medicamentos contém princípios ativos diferentes: Miflasona=Beclometasona e
    Miflonide=Budesonida.
    Por isso, aconselho que entre em contato com seu médico antes de usar o medicamento, para que receba uma orientação adequada e segura. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  68. Silvia regina3/5/16 17:49

    Olá boa tarde. Minha filha tem 2 anos e meio. Depois de várias idas e vindas de hospital com crises de asma e junto a renite. Levei ela para consulta com um pneumologista que prescreu o medicamento montelair 4mg e mais um spray de corticoide para o nariz. Agora ela não tem tido mais as crises de asma. Até seu sono melhorou e nem escuto mais a respiração pesada que antes ela tinha. O médico me disse que esses medicamentos é para serem usados a perder de vista. Fico feliz por ela estar bem. Minha única preocupação é se não pode fazer mal tanto tempo de uso.

    ResponderExcluir
  69. Silvia: é importante que as medicações sejam mantidas por tempo prolongado, em especial no outono e inverno. A medicação inalada é segura pois é formulada em doses mínimas (microgramas) de forma que atuem no sistema respiratório com mínimos reflexos no organismo.Crianças podem ter a alergia como causa das crises. Sugiro que mantenha o tratamento com pneumologista e procure um(a) alergista. O tratamento com vacinas (imunoterapia com alérgenos) pode ser um grande benefício para o tratamento da asma e da rinite alérgica, modificando o curso natural da doença e diminuindo a necessidade de remédios. Obrigada por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Ola,

    Minha filha tem 12 anos e tem crises constantes de sinusite, asma, etc. Esta tomando ha quase dois anos viatine 10 mg e nasonex. Agora o medico mandou substituir o viatine por esalerg 5 mg. Eles tem a mesma acao no organismo? Posso usar o zyxem ao inves do esalerg?
    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  71. Esalerg e Zyxem são antialérgicos, mas possuem princípios ativos diferentes: Desloratadina e Levocetirizina. recomendo que a substituição seja feita em acordo com o médico que trata de sua filha. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  72. Minha filha tem 2 anos e 7 meses,a 20 dias atrás ela estava tossindo muito ,levei no pronto socorro a médica a médica falou que ela estava chiando ela receitou aerolin com espassador ,predsolina,dei em torno de 5 dias a mais de uma semana ela voltou a tossir muito ,levei no médico ele receitou clemir 250 com espassador de 8/8 horas,eu posso dar o clemir e também o avamys,o clemir ela dar aceleração do coração

    ResponderExcluir
  73. Clenil 250 (beclometasona) é um tipo de corticóide para uso inalado e não provoca efeitos colaterais cardíacos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Olá!
    Gostaria de saber se usar prelone juntamente com salbutamol é correto.

    ResponderExcluir
  75. Olá! Meu neto tem 5anos e faz uso diário 2x ao dia do medicamento DECONGEX, pois tem uma rinite alérgica mto forte. Isso pode acarretar algum problema cardíaco? Mto obrigada desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  76. Nanda: Prelone pode ser usado associado ao salbutamol. Mas, vale ressaltar que estes medicamentos tem ação de alívio, mas não tratam a doença que origina o sintoma. Ou seja, assim que melhorar, é importante procurar um tratamento de controle e prevenção de crises Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Decongex é uma medicação que não trata, apenas alivia sintomas nas crises de rinite. Por isso, deve ser usada por tempo curto e depois substituída por medicações de ação preventiva (controladora) para evitar novas crises. Escreva para nosso e-mail e enviaremos para você a cópia em PDF do livro sobre a Rinite. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde, meu filho de 2 anos, à duas semanas atras teve uma crise asmática, mas a medica informou que nao significava que ele tinha asma, mas agora ele teve novamente mais uma crise e um pouco pior, estou querendo trocar os remédios :atrovent e Berotec, pelo clenil pois fui informado que ele é mais eficiente. Gostaria de saber de quantas em quantos horas posso aplicar a nebolizacao? Atualmente estamos fazendo de oito em oito horas.

    ResponderExcluir
  79. Anônimo1/6/16 21:06

    Olá boa noite clenil e fluxiotite sao as mesmas coisas meu filho tem asma e em casa tenho clenil outra médica falou que podia usar clenil?

    ResponderExcluir
  80. Clenil é uma medicação usada no controle da asma e não para alívio de crises. Atualmente sugere-se o uso da medicação usando-se spray (aerossol) e na criança, acoplado a um espaçador. A criança pequena deve ser avaliada pois existem doenças que fazem chiar e provocam cansaço e podem ser confundidas com asma. Aconselho que leve seu filho a um(a) alergista. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  81. Clenil (Beclometasona) e Flixotide (fluticasona) são corticóides inalados mas contém princípios ativos diferentes e tem mecanismo de ação e potência também diferentes. Por isso, o ideal é que você entre em contato com a médica que trata do seu filho e a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  82. Meu filho usou por um bom tempo o Clenil, mas aí o pediatra trocou por Flixotide. Ele disse que o Flixotide tem menos efeito colateral, e, a meu ver, parece mais eficiente.. Tanto com um quanto com o outro, meu filho ficava muito tempo sem ter crises, e quando entrava em crise, era por pouco tempo. O tratamento preventivo é fundamental.

    ResponderExcluir
  83. Jona: boa noite. Agradecemos seu depoimento. O tratamento contínuo tem efeito preventivo, pois combate a inflamação dos brônquios que gera as crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Flixotide e Piemonte tem a mesma função?

    ResponderExcluir
  85. Não. Flixotide e Piemonte são medicamentos diferentes. Flixotide (Fluticasona) é um corticóide usado na forma inalada usado no tratamento de controle da asma. Piemonte (Montelukaste) é um antileucotrieno e atua no tratamento de controle da asma e da rinite. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Posso tomar o aerolin e duas hrs depois tomar inalação com berotec ?

    ResponderExcluir
  87. Não recomendo. Ambos (Aerolin e Berotec) são broncodilatadores. Não tratam a asma, apenas aliviam sintomas. O fato de precisar usá-los indica que sua asma está sem controle adeqado. Por isso, a recomendação é procurar atendimento médico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Nunca tive falta de ar. Mas agora com 37 anos passei a ter falta de ar e aperto no peito para respirar sempre que fico muito nervosa. Pode ser asma?

    ResponderExcluir
  89. Boa noite, eu gostaria de saber se o meu usar a bombinha de Flixotide50mg e mas o Aerolin 100mg, em caso de crise, posso acresentar nebulização ´so de soros?

    ResponderExcluir
  90. Flávia Boa noite O relato de uma falta de ar não é suficiente para fazer diagnóstico de asma. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Nebulizar com soro não trata sua asma - apenas umedece as vias respiratórias. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  92. Anônimo4/7/16 13:18

    Boa tarde. Minha filha tem asma e faz tratamento há 1 ano. Hoje ela está com 2 anos e 3 meses. Ela usa Flixotide e Viatine diariamente. Mesmo assim tem crises constantes que só passam com Pulmicort. O Pulmicort pode ser usado em substituição ao Flixotide?

    ResponderExcluir
  93. Olá. Minha filha tem dois anos e ronca. Além disso, vez por outra tem reação alérgica obstruindo suas narinas e desencadeando uma tosse(não sabíamos q era alergia, sempre achávamos q era um resfriado). Recentemente trocamos de pediatra e relatamos o caso a ele. Minha filha foi diagnosticada com rinite alérgica (provavelmente por viver em meio a fumantes) e descobrimos q ela tem uma obstrução no nariz, n me recordo o nome, mas era algo com polipo nasal. O pediatra receitou busonid 34mc, um jato em cada narina uma vez ao dia, e sorine jato contínuo sem conservantes à vontade. O busonid ele pediu p fazer por 2/3 meses e retornar p avaliar. Mas ao ler a bula, vi q o busonid usado a longo prazo pode inibir o crescimento. Gostaria de saber o qto inibe? O crescimento da minha filha vai ser prejudicado?

    ResponderExcluir
  94. É possível, mas esta orientação deve ser feita pelo médico que trata de sua filha.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Oliveira: Busonid é um medicamento que contém um corticoide, mas que é formulado em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente na mucosa do nariz e não interfere no crescimento infantil, mesmo quando usado a longo prazo. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Boa Tarde gostaria de uma informação que ainda tenho dúvida quando minha filha entra em crise eu paro com o Seretide ou só acrescento o aerolin nebules e o Clenil A??

    ResponderExcluir
  97. Bom dia. Os consensos médicos de tratamento da asma recomendam que o tratamento nas crises se baseia no broncodilatador de ação curta, como é o caso do salbutamol - Aerolin) Contudo, o ideal é o(a) alergista que trata de sua filha oriente a conduta adequada, uma ve z que desconheço seus dados clínicos. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  98. Anônimo2/8/16 19:24

    Por favor me ajuda,minha filha tem sinusite,rinite ela tem quase 7anos o medico receitou montelair e nasonex
    O montelair por 4meses de 5mg
    Sera wue e o remedio certo

    ResponderExcluir
  99. Os dados que envia em seu relato não são suficientes para que eu possa avaliar a medicação prescrita para sua filha. É preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde! O uso prolongado de Clenil A (nebulização) oferece riscos? Só o Clenil HFA 50mcg é de uso prolongado? Pergunto pois não consigo usar a bombinha no meu filho de 2 anos, ele destesta. Ele prefere a nebulização. Obrigada!

    ResponderExcluir
  101. Milaine: Bom dia; Clenil é um corticoide inalado (beclometasona) e é similar em todas as suas apresentações. A preferência pelo spray se dá pela facilidade de uso, rapidez na inalação, sem necessidade de eletricidade . Converse com o(a) alergista que trata do seu filho para que se ache a melhor solução para ele. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  102. Oi, Milaine,
    Quando você diz bombinha, se refere ao espaçador, correto? Meu filho também detestava o espaçador (ele usa desde 1 ano de idade). Tivemos de fazer todo um teatro para ele aceitar. Hoje, com 3 anos, ele aceita normalmente. O pneumologista dele ressaltou a importância de utilizar o spray com espaçador em vez de nebulização, visto que as partículas são bem menores e a eficácia é infinitamente maior. Ele falou que inalação só é eficaz apenas para uso de oxigênio, no hospital.

    ResponderExcluir
  103. Boa noite meu filho tem 5 anos e a médica receitou clenil a ampola pra ele eu tenho clenil hfa 200 mcg bombinha gostaria de saber se é o mesmo medicamento? Na bombinha vêm escrito uso adulto poderia me ajudar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  104. Jaqueline: o medicamento é o mesmo (beclometasona) - muda apenas o tipo de inalação: em spray ou usando nebulizador. Crianças podem usar o Clenil spray 200mcg utilizando um espaçador. Converse com a médica alergista que trata do seu filho para que se ache a melhor solução para ele. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Oi... meu filho faz uso de flixotide 50.. ele usa 2 vezes ao dia...posso usar predsin por alguns dias... pois ele está com tosse rouca..... tem algum problema em misturar os dois?????

    ResponderExcluir
  106. Minha bebe tem quatro meses e o médico receitou aerolin e clenil com o espaçador de 12/12 horas eu posso usa com ela dormindo?

    ResponderExcluir
  107. Pri: é possível associar medicações, mas é muito importante seguir as recomendações do médico que trata do seu filho. A auro medicação pode ser perigosa. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Afia: a inalação deve ser feita com a criança acordada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Olá,
    Meu filho faz tratamento preventivo para asma com Flixotide 250 e trata rinite com Avamys. Quando em crise de asma (em que ele apenas tosse muito, sem presença de falta de ar), ele usa Aerolin (spray ou xarope). Os médicos sempre me disseram que o spray é muito mais efetivo e menos prejudicial do que o xarope, no que eu não tenho dúvidas. Contudo, na minha percepção, o xarope parece fazer efeito mais rápido e de maior duração do que o spray. É possível isso? Ou deve ser apenas impressão minha?

    ResponderExcluir
  110. Joana: Boa noite. Em tese, medicamentos inalados atuam mais rápido, são eficazes, usam doses mínimas e têm menos efeitos colaterais, comparados aos xaropes. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Gostaria de saber se nazonex e seretide podem ser usados continuos ou seja para sempre ...todos oa dias sem causar danos a saude e sem ter que ficar fazendo acompanhamento medico

    ResponderExcluir
  112. Patrícia: Boa noite
    Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes.
    Os corticoides usados sob a forma de sprays nasais, como é o caso do Nasonex, são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo.
    Vale lembrar que tratar não é só tomar remédios. São vários os motivos pelos quais você deve manter acompanhamento médico com alergista, pois só assim manterá a doença controlada, evitará crises e sofrimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  113. Otorrino passou pra mim desloratadina e montelucaste pra rinite fiz exames e ta muito alto a minha alergia ai fui encaminhada para passa no alergista devo toma os temefios manipulados q falei no começo

    ResponderExcluir
  114. Daniela Boa noite Você pode iniciar a medicação prescrita pelo otorrino até que possa ir à consulta com o(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Após o uso de aerolin spray e a crise persistir, quanto tempo eu devo esperar para fazer inalação com aerolin ? Pois como sou portador de asma meu médico pediu para eu fazer inalação com aerolin e não utilizar berotec e atrovente.

    ResponderExcluir
  116. Renan Boa noite Estudos comprovam que o medicamento inalado em forma de spray tem efeito equivalente ao usado sob a forma de nebulização. Por isso, deve-se evitar o uso simultâneo para evitar efeitos colaterais indesejáveis. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Tem três semanas que meu filho da crises de tosse e baixa oxigenação o médico receitou aerolin e clenil(como uso continuo) ele tb está com muito catarro e peito xiando. Este tratamento te parece certo?

    ResponderExcluir
  118. Tenho um bebê de 1 ano e 4 meses
    Até seu primeiro aniversário ele não havia demonstrado nenhum problema respiratório.
    Com 1 ano ele teve uma gripe muito forte com direito a garganta muito inflamada com pus e muito catarro, estávamos viajando num lugar muito frio e ele foi diagnosticado e tratado com antibióticos prelone + fluimicil inalação + decongex gotas.
    Quando voltamos de viagem (ambiente de calor)
    Ele começou a piorar novamente em poucos dias.
    E foi internado com broncopneumonia e ficou 10 dias
    Foi tratado com claricid + aerolin na inalação + abrilar + predsin
    Aí quando teve alta manteve mais 10 dias de claricid em casa e predsin e aerolin no espaçador

    Aí a pediatra dele receitou montelair e.continuar com aerolin 4x ao dia sempre

    Ouvi absurdos sobre o aerolin que ia matar que ia dar problema de coração, okay


    Procurei um alergologista pneumologista pediátrico conceituado da região:
    Quando cheguei lá nem sabíamos mas meu bebê já estava novamente com broncopneumonia no início e uma sinusite forte.
    Foi tratado com: Ceclor + decadron + clenil e aerolin no espaçador + fluimicil e aerolin de inalação


    Fizemos uma bateria de exames nenhuma alergia foi detectada ( ele pediu umas 30 incluindo leite, ovo, pó, ácaro,caseína etc). Fizemos uma cintilografia: não tem refluxo nem aspirações pulmonares.

    Fizemos acompanhamento semanal por 2 meses e ele apresentou sinusite sempre, a produção de catarro dele sempre ia e voltava.

    Depois da broncopneumonia curada ele receitou uso contínuo de clenil e aerolin duas vezes ao dia.

    Para a sinusite receitou uma mistura de um antibiótico Garasone + antialergico Rilan 2% + Rinossoro e pingar essa mistura 3X ao dia no nariz do bebê por 3 meses

    Já tem 2 meses quase dessa mistura do nariz.
    E a coriza do nariz nunca cessa 100% e melhora e piora e melhora novamente.

    Ele também receitou o paxoral como tratamento auxiliar.
    Ele tomou a primeira caixa com 10 agora está na pausa de 20 dias. Iremos repetir isso mais 2 vzs (3 meses de tratamento)

    Queria saber se o caminho está correto, ainda tenho medo de ter outras opções que não conheço Ou que possa conversar com o médico para melhorar a saúde do meu bebê. Hoje por exemplo ele está há 2 dias com o peito xiando (e o uso contínuo dos clenil e aerolin são sempre feito).
    O próprio paxoral tem efeitos colaterais!?
    Essas medicações causam dependência ou com o tempo ele possa precisar de remédios muito mais fortes? Afinal ele é um bebê apenas.
    Sei que é um texto gigante mas vi suas respostas a outras perguntas e queria um ponto de vista a mais dos que já tive.

    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  119. Nane Bom dia Eu não tenho condições para emitir um parecer sobre seu filho, mas gostaria de fazer algumas considerações: Crianças pequenas pequenas têm características próprias:
    - seu organismo é imaturo
    - As vias respiratórias infantis, são mais estreitas, sua imunidade ainda é imatura.
    - Nem sempre as crises de asma são causadas apenas por alergia. Podem contribuir: vírus, refluxo, entre outras causas.
    - Nesta faixa etária, eles permanecem mais tempo em locais fechados, estando mais expostos aos ácaros da poeira, mesmo em casas limpinhas
    - A rinite deve ser tratada pois pode impedir a melhora da asma.
    - Testes e exames podem ser negativos. O dagnóstico é clínico, ou seja, é baseado na avaliação clínica feita pelo médico.
    - Os remédios inalados não causam mal ao coração.
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  120. Conversa franca: Boa tarde. O tratamento de uma crise de asma varia de acordo com o tipo e com a intensidade dos sintomas. Mas, se não houve melhora com a medicação e a crise persiste há 3 semanas, é aconselhável que retorne ao médico que trata do seu filho para que reavalie a conduta de tratamento. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  121. meu filho esta com uma alergia no olho o olho fica inchado e vermelho bom o ofalmologista disse que e alergia ele tem tambem broquite e rinite e dermatete devo procurar um alergista para fazer um tratamento

    ResponderExcluir
  122. Sim. É aconselhável que seu filho seja avaliado por um(a) alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  123. Olá, minha filha utiliza alenia, gostaria de saber se o alenia pode ser utilizado juntamente com aerolin.

    ResponderExcluir
  124. Telma: o uso do Alenia deve ser contínuo, mesmo que sua filha esteja bem. Aerolin só deve ser usado em caso de crise. Se a asma está controlada, não há necessidade do uso do Aerolin. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. Tenho 35anos e asma a pelo menos 5. Tenho rinite e sempre tive crises alérgicas, mas depois que me mudei para o interior piorei e a asma chegou. O clima é mais frio e tenho alergia de várias coisas mas percebi que tenho alegria ao polêm. Pois nos meses de setembro em diante tenho crises mais repetidas. E isso vai até dezembro. O problema é que aqui no interior é muito difícil para fazer exames e consultas especializadas na área. EU uso só o aerolin e anti alérgicos, mais queria mesmo tratar e parar com essas crises de asma, pois meu filho coitado, tem 9anos e já tem asma desde os 5.

    ResponderExcluir
  126. O tratamento da asma não pode se restringir a tratar apenas os sintomas das crises. É preciso tratar para combater a inflamação das vias respiratórias. Assim será possível controlar a doença evitar crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  127. Gostaria de saber se posso usar aerodinâmica tomando prednisona obrigadi

    ResponderExcluir
  128. Everton Boa noite Não compreendi sua dúvida Por favor, escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com para que possamos orientá-lo Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  129. Bom dia, tenho um filho com 4 anos de idade e alergologista receitou Clenil HFA 250. Mais lendo a bula vi que contém álcool. Gostaria de saber se causa alguma dependência? E também na bula tem que o 200 e 240 não pode ser usado que crianças. Gostaria de saber se posso utilizar sem medo? Se ele é realmente receitado para crianças? Obrigada.

    ResponderExcluir
  130. Irla: apesar da indicação de bula, Clenil 250 pode ser usado também em crianças, à critério médico, com segurança. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. De manhã é sempre recomendado por médicos

    ResponderExcluir
  132. Não entendi seu comentário. Por favor escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com para que possamos orientar e esclarecer sua dúvida. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  133. Boa noite.minha filha tem 3 anos, e tem asma. Soube que o leite pode agravar as crises.isso e verdade? O médico receitou o tratamento de 6 meses de clenil a ela.porém achei que ela já estava boa e interrompi o tratamento com 3 meses de uso. Será que posso voltar novamente a fazer o uso do clenil? Tem uns 3 meses que parei.

    ResponderExcluir
  134. Bianca Bom dia. Leite causa sintomas em pessoas sensíveis ao alimento. Clenil é indicado para controle da asma e deve ser usado por tempo longo (definido pelo médico) para evitar as crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Boa tarde, há algum efeito colateral no uso de simultâneo de corticoesteroides inalatórios e orais? Exemplo: usar Clenil A para inalação com soro e ao mesmo tempo tomar uma dose diária de Fosfato de Prednisolona?

    ResponderExcluir
  136. Boa tarde, meu filho já internou três vezes em ti com asma e bronquite. Desde de a última internação em q ele tinha 4 anos e meio ele está fazendo uso de seretide 25/125 manhã e noite e tratamento c vacinas de 2 anos. Desde então, não teve mais crises , mas na última rinite em novembro de 2016, a médica passou também montelair.
    Ele faz 7 anos agora em abril e fico preocupada com o uso do seretide em bombinha por tanto tempo. Quando a decisão de parar o seretide se torna segura??? Como ele deve ser retirado??? De uma só vez ou passando p uma vez ao dia e alternando??
    Embora a asma esteja controlada, fico com receio do período longo com remédios.... Mas quero tirar de um jeito seguro....
    É prejudicial o uso do seretide por mais de 2 anos? Grata

    ResponderExcluir
  137. Rafaela Bom dia. Sim, em casos específicos, o médico pode prescrever corticoides orais associados a inalados. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  138. Alan Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. A retirada é feita de acordo com a avaliação clínica feita pelo(a) médico(a). Em alguns casos é recomendado inicialmente utilizar uma medicação inalada apenas com corticoide e usar o broncodilatador SOS. Converse com o9a) médico que trata dele e peça que o oriente de forma adequada e segura. Obrigado por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  139. Anônimo7/4/17 21:16

    Gostaria de uma opinião sobre meu caso pois já fui em vários médicos (pneumologista, alergista e otorrino) e continuo sem um tratamento eficiente.
    Há alguns meses depois de um período de tosse muito intensa, comecei a sentir falta de ar praticamente todos os dias. Nem sempre na ausculta do meu pulmão houve-se ronco mas quase todas as vezes que houve ronco, se me é pedido para tossir, o ronco pára. Um médico disse que tenho asma inspiratória. Isso é possível? O certo é que tenho sentido que a falta de ar está cada diz mais frequente.

    ResponderExcluir
  140. É um fato comprovado que a asma pode se iniciar em qualquer idade. Em alguns casos, pode se iniciar apenas com tosse e depois evoluir com outros sintomas. Mas, não tenho condições para opinar especificamente sobre seu caso sem uma análise criteriosa e pessoalmente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  141. Tenho um bb de 1 ano e 11 meses e nos últimos três já foi ao ped várias vzs por estar com febre,garganta e ouvido inflamado...Na última vez que foi a cerca de vinte dias,depois do tratamento ficou uma tosse que não termina então ontem o levei novamente e o ped no exame clínico disse que está td ok,que é só a tosse mesmo, e então prescreveu predinisolona gotas por 5 dias,zyxem 5 gotas de 12/12 qdo necessário e nasonex 50mg 1 gota em cada narina manhã e noite por dois meses pra ver se melhora...Gostaria de saber se posso usar tranquila toda essa medicação em um bb de menos de 2 anos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  142. Silvia: a medicação parece estar adequada. Vale ressaltar que são usadas para tratar crises. Passada a crise, é importante buscar meios de prevenir novos episódios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  143. Minha filha tem três anos está fazendo um tratamento com clenil de 200de manhã e a noite 1jato é um comprimido de peumonte ao dia durante três meses mas fora o Aerolin mas não estar adiantando nada ela tá sendo socorrida direto muito cansada e tá tendo uns aperto na barriga não sei mas o que fazer

    ResponderExcluir
  144. Jessica: se sua filha está utilizando a medicação e não está melhorando, é importante voltar ao médico. Pode ser que seja necessário trocar a medicação. Mas, lembro sempre que tratar não se resume aos remédios. É importante pesquisar se existe algum fator que esteja agravando a doença e não tenha sido identificado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  145. Olá, meu filho tem 4 anos e tem quase 1 ano que está fazendo tratamento com clenil 50 sendo somente 1 puff por dia,
    Pode fazer isso prolongado deste medicamento? Por quanto tempo se pode usar?

    ResponderExcluir
  146. Em toda a minha vida nunca tive asma, mas há 5 meses venho passando mal com cansaço, falta de ar, dores no peito e uns tremores estranhos e não consigo nem andar, não posso fazer esforços e nem acelerar os passos, se correr um metro parece que vou morrer e me vejo impedida de seguir em frente e sou obrigada a para e recostar-me nas paredes, segurar nos postes a respiração falha e não consigo dar um passo. Aí paro e espero normalizar e continuo segurando e controlando a respiração, muito triste desgastante essa situação, vejo-me impedida de cuidar de minha própria casa, não tenho forças.
    Sexta feira fui ao médico que receitou Alenia 12mcg/400mcg + busonid caps 200mcg e comecei ontem o tratamento e não percebi nenhuma diferença. A médica pneumologista viu que tem um caroço em meu pulmão de uma pneumonia que tive há anos devido a uma tosse que não parava e acabou afetando os pulmões e deixou esta sequela e no mais está tudo normal.


    Como acontece a asma?
    De onde e porque aparece esta doença em pessoas idosas (60 anos).


    Não consigo fazer nenhum exercício e fui obrigada a abandonar a hidroginástica. Tenho outros comprometimentos clínicos: diabete, colesterol, distúrbios de memórias, circulação, gonartrose, fiz bariátrica e sou obrigada a tomar várias medicações pelo resto da vida (fórmulas, omeprazol, vitaminas, etc ...). Só Jesus por mim.

    Vou ficar curada desta asma?
    Poderei voltar para a hidroginástica?

    Meu médico ortopedista manda fazer exercício, alongamentos e caminhadas, mas eu não consigo e me sinto envergonhada da situação que vivo hoje, tenho bulsite e tendinite nos braços e ombros, bicos de papagaios na coluna e qualquer coisa que bate em meus braços e pernas deixam marcada e roxo na mesma hora, será devido aos excessos de medicações?

    Agradeço a atenção dispensada e parabéns pelos serviços que prestam a comunidade, dando os esclarecimentos solicitados.

    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  147. Rosa Boa noite A asma pode se iniciar em qualquer idade. Mas quando se inicia no adulto e no idoso deve ser diferenciada de outras causas de falta de ar que podem confundir o diagnóstico.
    O tratamento adequado da asma permite o controle das crises e uma vida normal a você.
    O tratamento de reabilitação e fisioterapia pode ser útil não apenas nos problemas articulares que descreve como também na reeducação respiratória.
    Agradeço suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.
    Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  148. Boa noite, minha filha de 1 ano e meio foi diagnosticada com bronquite catarral e asma e ele receitou clenil 250 hpa 2x ao dia e nas crises aerolin de 6/6hs. Mi ha dúvida é se na crise posso usar os dois ou devo parar com o clenil que é de uso continuo enquanto trata a crise com aerolin?

    ResponderExcluir
  149. Flavinha Bom dia. Não há contraindicação no uso dos dois medicamentos associados. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI". Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  150. Oi Eliana bom dia gostaria de saber sir tem problema deu da o remédio Clenil pro meu filho as 8:00 da manhã e o aerodini às 9:00 o aerodini e em 6 em 6 horas ai ele ficar próximo ao Clélio ao Clenil tem algum problema?

    ResponderExcluir
  151. Bom dia, Eliana. Não há problema se a medicação inalada for associada próxima uma da outra. Recomenda-se inalar primeiro o broncodilatador(Aerodini) e depois a medicação de controle (clenil) Ambos devem ser inalados com espaçador Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  152. Luciana Boa noite O uso do Clenil é seguro mesmo quando usado por tempo prolongado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  153. Anônimo3/6/17 07:30

    O medico não orientou. Devo fazer primeiro o jato com fluticasona ou primeiro com Aerolim? Minha filha está com 2 anos. Fluticasona de 12/12 e Aerolim de 6/6 horas. Obrigada

    ResponderExcluir
  154. Boa tarde! A alergista dá minha filha de 1 ano, solicitou que após a inalação de clenil HFA de 200, fosse importante que ela tomasse água. Qual a relação ou a importância dá água com a inalação desse medicamento?

    ResponderExcluir
  155. A inalação do Aerolin é feita antes de inalar a fluticasona. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  156. Elemara: os medicamentos contendo corticóides em forma de spray são bastante seguros. Mas a repetição do uso pode levar a irritação na garganta, rouquidão. Por isso recomenda-se lavar a boca após o uso (gargarejar, cuspindo ao final) Como a criança pequena não tem condições para tal, recomenda-se que beba um pouco de água. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  157. Jackie Desiderio7/6/17 02:10

    Meu filho foi ao P.S e la a médica falou q elel estava desenvolvendo bronquite. Realmente elel estava com uma tosse muito carregada falta de ar, cuando no peito. E receitou aerolin nebules , predsin xarope e acebrofilina tb xarope. Fico receiosa de dar tantos medicamentos. É seguro misturar os 3?
    Ah! Meu filhote tem 8 anos.

    ResponderExcluir
  158. Jackie: é possível associar medicamentos para tratar a crise de bronquite (ou asma) Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  159. Qual a diferença do flixotide e clenil

    ResponderExcluir
  160. Ola boa tarde.

    Utilizou Clenil, Aerolin e Seretide há varios anos, porém de um tempo para cá começou a aparecer sapinho na minha boca/garganta, lendo a bula verifiquei que é efeito colateral, é normal isso acontecer?

    PS: Eu estou me esquecendo de lavar a boca depois da aplicação do medicamento.

    ResponderExcluir
  161. Oi meu filho está tossindo de vez em quando e entupido posso fazer nebulizacao com clenil A c ele tomando Montelair

    ResponderExcluir
  162. Boa tarde. Os dois medicamentos são corticóides inalados, indicados no tratamento de controle da asma. Porém, contém princípios ativos diferentes: Flixotide=Fluticasona e Clenil=beclometasona. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  163. Eduardo Boa tarde A lavagem da boca após o uso (gargarejar com água e cuspir) tem finalidade de evitar a ocorrência da infecção por fungo ("sapinho") . Converse com seu médico e peça que o oriente.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. Roberta: não recomendo que faça a medicação sem antes falar com o (a) médico(a) que acompanha seu filho. A nebulização atua nos problemas brônquicos mas não atua na obstrução das narinas. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  165. Bom dia!
    Meu filho ficou internado 12 dias por causa de uma pneumonia.
    Ele tomou Aerodini e Clenil.
    Quando ele teve alta a doutora falou para continuar com o Clenil de 12/12h.
    Só que lendo a bula observei que esse clenil que ele está tomando é para uso adulto.
    É Clenil 250mcg spray.
    O que faço?
    Meu filho só tem 2 anos.

    ResponderExcluir
  166. Vanessa: pesar da indicação da bula, o medicamento Clenil 250mcg pode ser usado em crianças, à criterio do especialista na dose adequada para a idade e peso corporal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  167. Anônimo6/8/17 06:00

    Bom dia! Meu filho tem 4 anos e rinite alérgica que só manifesta em contato com poeira mas é bem baixa. Alguns espirros e passa. Mas noto que não e sempre, apenas quando ele faz muito esforço fisico no judô e futebol ele nao tem tosse nem fica com aquele cansaço tipico de asma, mas da pra ouvir um sibilo que logo some. Conversei com nosso medico mas ele de férias orientou que ministrasse berotec com atrovent por inalação e dexametasona xarope 1x ao dia. Quando acontecer
    Vi que some sozinho o sibilo quando ele para e descansa.
    Tenho muito da dexametasona por ser muito forte. Sera que nesse caso precisa mesmo? Ele não tem asma ou bronquite.
    Por favor me responda. Obrigado

    ResponderExcluir
  168. Calfi: os sintomas que descreve sugere que seu filho esteja iniciando com sintomas de asma. Mas não ´possível afirmar sem examiná-lo. as pessoas portadoras de rinite (crianças ou adultos) têm alto risco de evoluir com surgimento de asma. O inicio da asma pode passar despercebido, surgindo como uma tosse insistente, quando ri, brinca, ao fazer esforços ou durante a noite.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.



    ResponderExcluir
  169. Boa noite,
    A mais ou menos 6 meses estou tratando minha filha de 2,7 anos de asma e rinite. Porém nas crises asmáticas dela ela tem muita tosse, muita tosse mesmo.
    Ela toma montelair pela manhã, busonid ao deitar para controle e em caso de crise, aerolin xpe. Mas como disse, mesmo dando aerolin e os outros ao mesmo tempo, a tosse dela não alivia, é de dar dó.
    Gostaria de saber se o tratamento está sendo correto e se tem outro medicamento mais efetivo que o aerolin?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  170. Rafael: a tosse pode ser sintoma da rinite (secreção pós nasal) ou pode ser indício da asma. Por isso, para orientar tratamento, é preciso examinar sua filha. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  171. Oi eu tinha isso, fiz tratamento com vacinas quando era criança e hoje só tenho alergia a mofo. Nao sei dizer o motivo do gelado causar a bronquite...

    ResponderExcluir
  172. Karlaya Boa noite Não entendi sua dúvida por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e informe mais detalhes para que possamos orientar você de forma adequada, Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  173. Meu filho tem 9 anos e faz uso de Alenia, ele pode tomar xarope pra tosse ou devo administrar o predinisolona?

    ResponderExcluir
  174. Prednisolona é um corticóide (cortisona) e não deve ser administrado sem acompanhamento médico. Fale com o(a) médico(a) que trata do seu filho. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. Olá. Meu filho tem 4 anos e 7 meses, esteve internado por uma provável crise asmática, com 85 de saturação, tosse e vômitos no momento da internação, sim febre!
    Por 3 dias foi medicado com saltamos_ 3 puffs 3x ao dia e pressiona 5ml. E inalação com soro.
    Minha duvida é:
    Na alta ela prescreveu
    *SALBUTAMOL 3 PUFFS por 5 dias. 3 x ao dia.
    *FLIXOTIDE 1 PUFFS DE MANHA E A NOITE.
    Posso fazer as duas no mesmo horário...na manha e na noite?
    Não é perigoso????



    ResponderExcluir
  176. Posso fazer a inalação do aerolin e clenil juntoe

    ResponderExcluir
  177. Sim. Faça primeiro a inalação do Salbutamol (broncodilatador) e lodo após, a inalação com Flixotide (corticcóide inalado). Caso tenha dúvida quanto à técnica de inalação, assista o filme de orientação no site do INCOR (www.incor.usp.br) Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  178. Juratual: Sim. Recomenda-se inalar primeiro o Aerolin (broncodilatador) e lodo após, fazer a inalação do Clenil (corticcóide inalado). Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  179. Boa noite. Gostaria de saber c posso aplicar o budesonida no nariz do meu filho se 5 anos(a mamdo do medico)e logo em seguida dar um aerosol pra ele com 5ml de soro e 3 gotas de berotec.

    ResponderExcluir
  180. Lorenna Bom dia Você pode aplicar o spray nasal de budesonida e logo após realizar a medicação inalada com broncodilatador. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com asma”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  181. Neidiane: não se recomenda que os medicamentos sejam tomados simultaneamente. Espaçando os horários, pode-se diminuir a possibilidade de ocorrer irritação gástrica. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  182. Bom dia!
    Meu filho tem anos,e desde bebê apresenta quadro de alergia respiratória. Já fui diversas vezes com ele até a emregência com crises de tosse,chiados e um leve falta de ar,que após medicação melhoravam.
    já fizemos teste cutâneo e também de sangue mas não apareceu que ele é alérgico,porém temos casos de pai,avós,tios na família com rinite,sinusite e asma.
    Vez ou outra ele começa a espirrar bastante,tem corizas,dai evolui para tosse seca,depois tosse carregada com catarro ja expesso,que acaba tendo que ser tratado com antibiótico,pois fica preso na face e o pediatra trata assim para não evoluir para uma sinusite. Procurei uma alergista e ela receitou medicações que eu kja usei e conheço,sendo que dentro uma delas receitou Clenil HFA 250 e quando fui ler a bula diz que nõa deve ser usado por crianças,somente a versão de 50 pode ser usada (que por sinal ele já usou certa vez). ele atualmente faz uso de Montelair 4mg e Avamys spray. Estou com medo de administrar essa bombinha,seria seguro p ele? Ela tbm receitou em casos de crise,aerolim e nebulização com berotec e artrovent,podendo intercalar caso a correria do dia a dia n desse para fazer ou 1 ou outro no momento. Nunca usei os dois ao mesmo tempo,oq devo fazer? receito tbm Predsim 2x ao dia,sendo que nos 3 anos de vida dele só usei predsim 1x ao dia. Poderiam me ajudar?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  183. Dayane Bom dia O princípio ativo do Clenil HFA 50 é idêntico ao 250. E, Clenil 250, a despeito da informação na caixa, pode ser usado em crianças, com segurança, desde que seja indicado e com acompanhamento médico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Boa noite! Primeiramente, parabéns pelo blog! Gostaria de saber a diferença do Clenil HFA 250 mcg e o Flixotide spray, 250 mcg no que se refere à efeitos colaterais? O Flixotide possui menos efeitos colaterais que o Clenil? Obrigada

    ResponderExcluir
  185. Boa tarde. Clenil HFA e Flixotide spray são corticoides para uso inalado e usados no tratamento de controle da asma. Os corticoides inalatórios são medicações eficazes que atuam reduzindo a inflamação dos brônquios, em especial nos casos de asma persistente. Ambos são eficientes e seguros. Mas, podem diferir no que diz respeito à potencia e disponibilidade (nos pulmões e no organismo) bem como de acordo com o tipo de inalador utilizado. Além disso, é importante lembrar que há uma aceitação individual, que deve ser levada em conta. Os efeitos colaterais são discretos sendo mais frequentes : alteração de voz (disfonia), irritação na garganta,que podem ser diminuidos com a lavagem da boca após o uso e com a utilização de espaçadores. Efeitos sistêmicos tendem a ser raros nas doses habituais, em ambas as apresentações. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  186. Minha filha usa seretine bombinha porem as vezes quando ela ta começando a crise eu dou uma dose baixa de 2;5 para tentar cortar o começo da crise ,porem as vezes corta as vezes não , ai fico com medo de fazer a bombinha em seguida , gostaria de saber é perigoso dar uma baixa dose ,2;5 no começo de e ela aumentando depois de uma hora fazer a bombinha ?É perigoso?

    ResponderExcluir
  187. Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma Ou seja, todos os dias, mesmo que esteja bem. Na crise, a medicação deve ser modificada de acordo com o plano de ação orientado pelo(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com asma”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. meu filho de 8 anos tomou acebrofilina com celestrat e o prazo terminou ontem que era 5 dias ,mais continua com tosse posso hoje dar para ele alenia pq quando o medico passa um medicamento suspendo o alenia agora queria voltar não faz mal

    ResponderExcluir
  189. Reinicie o uso da medicação, mas entre em contato com o alergista que trata do seu filho e comunique que a tosse não cedeu, para que a oriente de forma adequada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com asma”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  190. Boa tarde,
    O pediatra do meu filho prescreveu Aerolin spray, mas meu filho tem resistência a fazer uso da bombinha. Ele pode usar o xarope? Ele não tem falta de ar. Qual a diferença do spray para o xarope? É mais eficaz?

    ResponderExcluir
  191. Joana: a formulação do medicamento na forma de spray atua mais rápido, com menor dosagem e com menores efeitos colaterais comparado ao xarope. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Viver bem com asma”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  192. Olá minha filha faz o uso de aerolin spray,e tem sentido queimação na língua. Oque pode esta ocorrendo?

    ResponderExcluir
  193. Boa noite A sensação de "queimação na língua" não é um efeito colateral atribuído ao uso do spray citado Recomendo que entre em contato com o(a) médico(a) que trata de sua filha para que seja examinada e orientada de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  194. Bom dia! Qual é mais eficaz, Clenil ou Alvesco?

    ResponderExcluir
  195. Bom dia A eficácia de um medicamento é avaliada na capacidade de produzir um efeito terapêutico. Mas, a eficácia de um medicamento depende também do organismo de quem o toma. Ou seja, o poder de ação de um fármaco é influenciado pelas características de cada pessoa. Por isso, uma mesma medicação pode ser eficaz em uma pessoa e não obter resultado satisfatório em outra.
    Clenil (beclometasona) e Alvesco (ciclesonida) são corticoides inalados utilizados no tratamento da asma Em tese o segundo é mais moderno do que o primeiro. Mas ambos podem ser eficazes no tratamento de controle da asma .
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e e enviaremos para você a cópia do livro "Viver bem com asma". Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  196. Olá, gostaria de saber se pode associar o Aerolin + pulmcort juntos na mesma inalação? Estou insegura quanto a isso. Meu filho está tomando o Clenil (bombinha), predsin, Abrilar, e a inalação com 5 gotas de Aerolin e 1ml de pulmcort em 3ml de soro.

    ResponderExcluir
  197. Monaliza - Bom dia. a associação de medicamentos é possível, mas deve ser avaliada conhecendo os sinais e sintomas clínicos associados ao exame físico de cada paciente. Por isso, para responder sua pergunta seria necessário examinar seu filho pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e encaminharemos para você uma cópia do livro: "Viver bem com asma" Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  198. Seretide e prednisolona tem algum problema fazer o uso dos dois medicamentos?

    ResponderExcluir
  199. Bom dia. O uso destes medicamentos pode ser feito, sempre sob prescrição médica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e encaminharemos para você uma cópia do livro: "Viver bem com asma" Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c...

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno...

"Olho vermelho"

  Olhos são estruturas sensíveis e podem ficar avermelhados com facilidade: se choramos, se ficamos cansados, num resfriado ou se estão irritados por algum motivo, como por exemplo, shampoo, fumaça, poluição, ar refrigerado, etc. Se algo entrar nos olhos, por menor que seja o corpo estranho, logo surge a vermelhidão. Mas o que parece normal, pode ser sinal de um problema: se seus olhos estão constantemente irritados, avermelhados...pare e procure a causa! A causa mais comum de olhos vermelhos é a inflamação da conjuntiva, que é o revestimento delgado e resistente que cobre o branco do olho e a parte posterior da pálpebra, servindo para proteção contra microorganismos, substâncias químicas, entre outras. Serve também para lubrificar a região e para permitir a movimentação dos globos oculares. Quando a conjuntiva fica avermelhada, é em geral porque ocorreu dilatação dos vasos nessa região. Chama-se portanto de conjuntivite, a inflamação da conjuntiva. Entretanto, é importante e...