Gergelim é uma semente oleaginosa oriunda do Oriente Médio, usada em pães, bolos, biscoitos, refogados de vegetais, etc. É usado também sob a forma de óleo, manteiga e leite de gergelim. A palavra origina do latim sesamun. É também conhecida como sésamo em espanhol e em inglês, como sesame.
O uso do gergelim em alimentos é comum na culinária japonesa, árabes, chinesa. Mas hoje é amplamente utilizada. Quem se recorda da propaganda de uma conhecida rede de fast food, que entre outros ingredientes anunciava um molho especial e um pão com gergelim?
A alergia ao gergelim foi descrita na década de 50 e desde então, se verifica um aumento progressivo do número de casos. Pesquisas recentes apontam o aumento significativo desta alergia.
A manifestação da alergia alimentar pode variar desde sintomas leves até formas graves, necessitando atendimento em serviços de emergência. Os sintomas incluem: prurido, urticária, angioedema, asma, e até anafilaxia. Foram descritos casos de asma em trabalhadores de padarias. Relata-se ainda a possibilidade de surgir dermatite de contato com cosméticos ou produtos farmacêuticos contendo o alérgeno.
Evitar os alimentos comprovadamente contendo gergelim é fácil. O problema é a ingestão acidental do gergelim. Rótulos inadequados ou incompletos e até mesmo expressões vagas como “óleo vegetal” podem esconder a presença do alérgeno. Alimentos inocentes como carnes preparadas à milanesa, onde o pão é torrado para preparo do prato, podem se tornar ameaçadores..
Pessoas sensíveis ao gergelim poderão desenvolver também alergia ao amendoim, pela semelhança química entre os dois alimentos. Da mesma forma, poderá ter alergia a: centeio, papoula, alguns tipos de nozes e avelãs, Kiwi, pistache, entre outros.
Portanto, se você é alérgico, procure a orientação do especialista e acostume-se a ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos. Mesmo quando o rótulo traz apenas uma advertência de que pode conter traços de gergelim, deve ser evitado, pois a alergia pode surgir mesmo com a ingestão de mínimas quantidades.
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".