Embora seja mais comum na infância, a asma pode acometer qualquer idade, do bebê até o idoso. Existem casos em que a asma se inicia no adulto e até mesmo na terceira idade.
SINTOMAS
Uma crise de asma que está iniciando (leve) provoca o aparecimento de sinais que podem variar muito e incluem:
- Sensação de “peito preso” ou de “respiração incompleta”.
- Tosse ou chiado durante atividades diárias, quando ri, pratica exercícios ou esportes
- Cansaço leve, Pigarro insistente
Em algumas pessoas, a tosse pode ser o único sintoma inicial da crise de asma.
CRISE GRAVE
Uma crise grave de asma se manifesta com intensa sensação de falta de ar, respiração difícil, entrecortada e ofegante. O cansaço se acompanha de dificuldade em falar caminhar ou se alimentar. Os lábios e unhas podem se tornar arroxeadas. A tosse se torna intensa e observa-se batimento das asas do nariz, uso da musculatura do pescoço e esterno para respirar
Mas lembre-se: a crise de asma não começa grave. Por isso é importante reconhecer sintomas leves, para tratar adequadamente e evitar as crises graves.
O tratamento da asma requer um acompanhamento regular com um médico especialista, monitoramento do uso correto do medicamento e avaliação a cada consulta do nível de controle da doença.
- Tratar não se resume aos remédios. É preciso identificar o tipo de asma, classificar sua gravidade, identificar fatores que possam desencadear crises, verificar o grau de alergia, entre outros cuidados.
- Medicamentos inalados e as chamadas "bombinhas" são seguras e não fazem mal ao coração. Devem ser usadas com orientação do médico especialista.
- É importante ressaltar que o tratamento deve ser mantido mesmo quando a pessoa está bem, sem sintomas.
Hoje a medicina dispõe de modernos medicamentos inalados para o tratamento de controle da asma. Em casos de asma grave, o tratamento com anticorpos monoclonais é capaz de controlar a doença e permitir uma melhor qualidade de vida para muitas pessoas.
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".