O inverno chegou derrubando as temperaturas e, com ele, chegam também as alergias, mais comuns durante a estação. Além de tirar os casacos e gorros do armário, é hora de tentar organizar a casa para tentar ajudar quem sofre com problemas respiratórios, como a asma, rinite, bronquite e outras “ites”.
- As pessoas que têm algum tipo de alergia respiratória têm que tomar cuidado especial no inverno, pois há sempre um aumento de crises — explica o coordenador do Departamento Científico de Asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Pedro Francisco Bianchi Jr.
Com o ar mais seco e frio, muitas pessoas buscam nos umidificadores de ambiente a alternativa para tornar a respiração mais confortável. Porém, o imunologista explica que eles podem favorecer os ácaros que desencadeiam crises alérgicas. Por isso, é melhor evitar esse tipo de recurso e buscar manter os ambientes da casa com ventilação natural, com janelas abertas e, se possível, com iluminação solar direta.
É imprescindível prestar atenção também no acúmulo de poeira sobre os móveis e objetos nos cômodos, sobretudo nos quartos, conforme aponta a designer de interiores Tainã Boone. Cabeceiras estofadas são um prato cheio para o acúmulo de ácaros e devem ser evitadas.
- Quando se tem cabeceiras estofadas, mais pele morta se acumula, fazendo com que os ácaros se acumulem nessa área, já que eles se alimentam de pele morta . O ideal são cabeceiras de materiais de fácil limpeza, procurando evitar as lindas cabeceiras de palha e painéis ripados.
Uma dica valiosa da decoradora para o quarto é a utilização de capas de edredons e travesseiros, que são mais fáceis de lavar e são feitas, geralmente, de materiais que não causam alergias. Cortinas e persianas podem virar vilãs. Segundo Tainã, o ideal é usar tecidos sintéticos, já que têm uma manutenção mais simples. Carpetes e tapetes felpudos? O ideal é evitar. A não ser que sejam de pelo baixo e que não acumulem tanto pó:
— Outra coisa muito importante é estar atento à limpeza. Fazer a lavagem a seco periódica de cabeceiras estofadas, sofás e tapetes é uma regra.
As cores da estação
Para quem não tem problemas com alergias, o inverno pode também ser uma chance para dar aquela repaginada básica no visual da casa, deixando-a mais aconchegante para a estação.
A designer de interiores Tamires Malet recomenda a utilização de uma iluminação em tons amarelados, além da aposta em almofadas, mantas e elementos que tragam a sensação de acolhimento e que, claro, também sejam úteis para aquecer.
A aposta é em materiais de tons mais quentes ou amadeirados, derivados do amarelo e vermelho. Depois desses pequenos ajustes, é só curtir o ambiente, que vai estar preparado para receber um inverno gostoso.
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".