A pandemia do Coronavírus tem sido um grande desafio para a humanidade. As vacinas para Covid-19 estão disponíveis no Brasil e no Rio de Janeiro, de acordo com a faixa etária, desde Janeiro deste ano (2021), tendo extrema importância para o combate à pandemia.
Hoje se inicia a vacinação de grupos prioritários, incluindo pessoas portadoras de comorbidades.
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia do Rio de Janeiro (ASBAI-RJ) destaca que dentre as comorbidades incluídas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), duas são acompanhadas por nossa especialidade:
PNEUMOPATIAS CRÔNICAS GRAVES INCLUINDO ASMA GRAVE COM USO RECORRENTE DE CORTICOIDES SISTÊMICOS, INTERNAÇÃO PRÉVIA POR CRISE ASMÁTICA.
IMUNOSSUPRIMIDOS: IMUNODEFICIÊNCIAS PRIMÁRIAS, IMUNODEFICIÊNCIAS SECUNDÁRIAS AO USO DE IMUNOSSUPRESSORES, INFECÇÃO PELO VÍRUS HIV.
As pessoas com as comorbidades supracitadas devem apresentar atestado médico descritivo da doença, indicando a necessidade da vacina por conta da condição de saúde elegível (são aceitos atestados com QR code ou originais com assinatura e carimbo), devendo ser apresentado no momento da vacinação, junto com documento de identificação pessoal com foto.
Deste modo, no momento, pacientes com diagnóstico de asma leve ou moderada, que não necessitem de corticoide sistêmico recorrente e não tenham história de internação por crise de asma, não estão contemplados na fase atual da vacinação.
Diretoria e comissões ASBAI-RJ 2021-2022
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".