A rinite alérgica é uma doença frequente nas crianças e se caracteriza por sintomas nasais como: - - - Espirros repetidos,
- Coriza clara e abundante,
- Obstrução nasal,
- Coceira no nariz, olhos, ouvidos e garganta.
Pode ser confundida com gripes e resfriados e por isso, atrasar o diagnóstico e o tratamento.
Complicações da rinite alérgica
O problema é que o nariz está interligado aos seios da face, ouvidos, garganta, pulmões, entre outros. A repetição desses sintomas pode trazer muitas complicações, como por exemplo:
- Tosse crônica, asma
- Sinusite,
- Otite,
- Respiração bucal,
- Doenças de amígdalas e adenoides,
- Alterações de olfato, paladar, audição, entre outras.
Além disso, os sintomas nasais repetidos podem interferir no dia a dia da criança, na qualidade do sono, e no descanso. E, uma das consequências é a dificuldade na concentração e no aprendizado escolar.
Se você percebe que seu filho ou filha está ficando "gripado" com muita frequência, respira com a boca aberta, tem dificuldade para se concentrar, dorme mal, ronca, procure um(a) alergista para orientar seu tratamento.
A rinite alérgica não é uma gripe nem um resfriado que se repete e não significa baixa imunidade. É uma doença alérgica e o tratamento adequado melhora a qualidade de vida da criança, em qualquer idade.
Alergia de peles e respiratória o vilão é o ar seco sempre,,ninguém tem essas condições morando num pais clima chuvoso anual, como o estado do Amapá, pode pesquisar os q sofrem dessas mora em lugares clima seco,árido, e chuvas escassas, umidade atmosférica sempre baixa..Enquanto morar nesses lugares remédios afins não resolvem,as vezes até piora pois à o efeito refeito.. !!
ResponderExcluirA medicina é uma ciência onde se lida com uma grande diversidade de reações e respostas aos estímulos externos. Por exemplo, grande parte de pessoas que têm alergia respiratória fica melhor em ambientes menos úmidos, uma vez que os ácaros, grandes causadores da alergia respiratória se desenvolvem mais em ambientes com maior índice de umidade. Contudo, verifica-se que outros pacientes agravam seu quadro em ambientes muito secos, que podem irritar a mucosa respiratória. Em resumo, não há uma conduta médica ou tratamento que seja eficaz para todas as pessoas. É preciso conhecer e avaliar as condições clínicas de cada paciente e tentar adequar o tratamento para cada caso. Abraço e obrigado por sua participação no Blog da Alergia.
ResponderExcluir