Os mosquitos são insetos sugadores (hematófagos), sendo os mais comuns os pernilongos ou muriçocas. A alergia à picada dos mosquitos é conhecida com o nome de “Estrófulo”, sendo frequente no verão e mais comum nas crianças.
A alergia se manifesta com lesões no local da picada do inseto: a pele fica avermelhada e inflamada. As feridas coçam bastante, podendo surgir bolhas com saída de secreção. Em alguns casos, essas feridas podem piorar e infeccionar, podendo evoluir para impetigo. Uma única picada pode levar a várias lesões.
Na maioria dos casos, a evolução é benigna, melhorando com a idade. Mas, em algumas pessoas, podem persistir manchas ou cicatrizes na pele, causando desconforto e problemas sociais.
As lesões são mais comuns nas áreas expostas do corpo: braços e pernas, tronco. Este tipo de alergia tende a desaparecer no adulto.
O TRATAMENTO INCLUI:
l Medidas de proteção: telas em janelas, dedetização, uso de repelentes.
l Medicamentos para alívio e tratamento dos sintomas alérgicos.
l Imunoterapia ou vacina para alergia: induz a criação de anticorpos capazes de bloquear a reação e controlando a alergia.
COMO PREVENIR:
l Evitar locais onde haja maior frequência de insetos picadores (campos, porões, proximidade de lixeiras, etc.)
l Evitar depósitos de água parada.
l Evitar acumulo de lixo
l Fechar as janelas no final da tarde. Usar telas nas janelas e portas.
l Usar repelentes quando estiver em locais que predisponham à mosquitos.
l Evitar uso de perfumes, loções ou óleos perfumados.
l Evitar roupas com cores vivas e brilhantes.
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".