Enfim chegou o verão! Sol, praia, férias!
Muita gente imagina que as doenças respiratórias não são um problema nessa estação. É verdade que o clima de verão é mais propício para quem tem asma e rinite, mas de modo algum significa que as crises não surgem no verão, nem justifica a suspensão do tratamento e das medidas de controle.
A asma e a rinite necessitam cuidados também neste período do ano. É verdade que no calor, há uma diminuição de ácaros no ambiente. Mas, outros fatores, como por exemplo as mudanças bruscas de temperatura, a intensificação do uso do ar-condicionado, ventiladores e o excesso de chuvas podem desencadear crises alérgicas respiratórias.
O ar condicionado pode ser usado, mas com cuidado, pois como resseca o ambiente, pode tornar as vias aéreas mais vulneráveis. Ventiladores também necessitam cuidados, em especial os modelos instalados no teto, de difícil alcance para a limpeza diária.
Durante o verão, também são comuns viagens para casas de veraneio que passam muito tempo fechadas, acumulando poeira, mofo e ácaros. Um alérgico, ao chegar naquele ambiente, pode ter crise de asma ou rinite.
PRINCIPAIS SINTOMAS DA ASMA: Tosse (surge aos esforços, quando a pessoa ri, chora ou durante a noite), dificuldade para respirar, sensação de cansaço, falta de ar, chiados ou catarro no peito.
PRINCIPAIS SINTOMAS DA RINITE: espirros repetidos, coriza abundante e clara, coceira (no nariz, olhos, ouvidos, garganta) e congestão - obstrução nasal.
DICAS
Cuidados com a casa:
l Mantenha os ambientes arejados.
l Limpeza diária com pano úmido e produtos de limpeza sem odor ativo.
l Manter limpo o aparelho de ar condicionado, bem como os dutos de ventilação.
l Limpar as pás de ventiladores, incluindo aqueles instalados no teto.
Ao viajar para locais de veraneio, lembre-se:
l Abrir a casa antes para arejar e realizar uma limpeza cuidadosa.
l Levar travesseiros e roupas de cama.
l Não use roupas guardadas antes de serem lavadas.
l Coloque colchões ao sol.
l Não use colchonetes que estejam guardados sem higienizá-los.
l Vida ao ar livre e atividades físicas podem ajudar. Beba bastante água durante o dia
l Lavar narinas com soro fisiológico
l Lavar as roupas que estão guardadas antes de usá-las
E, o principal:
Não interrompa as medicações contínuas, mesmo que esteja bem. Obedeça as orientações médicas. Em viagens de férias, é fundamental levar os medicamentos e seguir a orientação médicas relacionadas.
Gratidão aos cuidados e alertas sobre essa doença. ...Abraços saudosos em minha querida médica Dra. Fátima Emerson.
ResponderExcluirObrigado! Agradeço em nome da Dra. Fátima e em nome da equipe do Blog da Alergia.
ResponderExcluir