Adenoides são amídalas. Situam-se na região que fica por trás do nariz, perto da comunicação com a tuba do ouvido. Costumam ser chamadas de “carne no nariz”, embora não fiquem no nariz. Todas as crianças têm adenoides e portanto não são uma doença: diminuem por volta da adolescência e adultos não as têm mais.
Para que servem as amídalas? As amídalas são conhecidas também como tonsilas e fazem parte do chamado anel linfático de Waldeyer: são constituídas por tecido linfoide e ricas em glóbulos brancos. Participam do sistema imunológico, da defesa e proteção do organismo. São elas: 1) Amígdala lingual, 2) Amídala palatina e 3) Amídala faríngea (adenoide).
Principais sinais e sintomas das adenoides aumentadas: As crianças que têm as adenoides aumentadas, podem ter muitos problemas: Obstrução nasal, Sintomas nasais agravados, Infecções repetidas (amigdalite, otite), Respiração com a boca aberta, Voz anasalada, Alterações fonoaudiológicas, Alterações na face e na arcada dentária, Babam no travesseiro e roncos durante o sono, Apneia de sono, Alterações no desenvolvimento corporal, entre outros.
Diagnóstico: O aumento das adenoides pode ser detectado clinicamente, ou seja, quando o médico analisa a história da criança. A visualização pode ser feita através de exames de imagem, como as radiografias em perfil (chamadas radiografias do cavum), tomografia computadorizada dos seios da face ou por vídeoendoscopia nasal.
Fatores associados: A rinite alérgica é uma causa comum do aumento das adenoides. Por isso, todas as crianças com adenoides aumentadas devem ser avaliadas em conjunto com o alergista.
Tratamento: A criança com adenoides aumentadas deve ser acompanhada com avaliações periodicas com médico e encaminhada para alergista e avaliação de rinite alérgica, pois com a terapia imunológica da rinite pode ter grande melhora. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento melhor. Casos específicos necessitam de cirurgia.
Fonte da Imagem: Dráuzio Varela
Excelente as informações. Operei minhas amígdalas em 1968 sempre muivo inflamadas. Atualmente não se operam mais. Evolução da medicina. Celso Mattos - asmático saudável - 74 anos
ResponderExcluirUm abraço saudoso em minha querida médica Fátima Emerson.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir