A resposta é não. Nem toda tosse está envolvida com a alergia.
O QUE É TOSSE
A tosse é um reflexo natural do organismo, indicando que alguma coisa “está fora de sintonia”. É um mecanismo de defesa que o organismo lança mão para expulsar agentes nocivos das vias respiratórias, como, por exemplo: muco, agentes infecciosos, substâncias estranhas, secreções, poeira etc. A tosse também pode ser sintoma de diversas doenças, desde gripes, alergias, infecções, até situações graves da via respiratória..
A tosse incomoda a pessoa que tosse e às pessoas que estão à sua volta. Incomoda também os familiares, o que pode levar ao uso exagerado de medicamentos e xaropes caseiros, atrasando a identificação da casa e o tratamento medico adequado.
TIPOS DE TOSSE
A tosse pode ser seca ou produtiva. Na tosse produtiva, há eliminação de secreção ou catarro. Em casos especiais, pode ocorrer eliminação de sangue.
Pode ser uma tosse aguda (de início recente) ou uma tosse crônica (de duração arrastada, com mais de 6 semanas de duração).
CAUSAS PRINCIPAIS
As principais situações e doenças que podem levar à tosse são:
Tabagismo (cigarro, charuto, cachimbo, cigarros eletrônicos, etc.)
Gripes e resfriados,
Rinite, secreções nasais, Sinusites
Asma
Refluxo de substâncias ácidas do estomago
Engasgo, presença de material estranho
Medicamentos usados no tratamento da hipertensão arterial
Doenças pulmonares
Doenças cardiovasculares.
O QUE É TOSSE ALÉRGICA?
A expressão “tosse alérgica” não é um diagnóstico. É empregada quando há suspeita de que a tosse possa ser resultante de uma doença de origem alérgica.
Dizemos que não é um diagnóstico, pois é preciso identificar a causa do sintoma. Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção "pós-nasal", ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta, provocando o sintoma. Contudo, a asma também pode se manifestar por tosse, em especial relacionada ao riso, aos esforços ou à noite.
O diagnóstico se baseia na análise clínica feita pelo especialista e os métodos variam em cada paciente, seja uma criança, um adulto ou um idoso. Os dados do histórico clínico; a forma com que a tosse se manifesta, características, doenças concomitantes, uso de medicamentos. etc. Além disso, exames complementares e testes alérgicos confirmarão o diagnóstico.
TRATAMENTO DA TOSSE
O tipo de tratamento depende do diagnóstico, ou seja, do reconhecimento da causa e dos fatores envolvidos na tosse.
É um sintoma e deve ser pesquisado para identificar a causa.
Procure atendimento médico.
Xaropes não resolvem se a causa não for detectada e tratada
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".