Angioedema é o nome dado ao inchaço das camadas mais profundas da pele. Antigamente era conhecido como edema de Quincke ou edema angioneurótico.
O angioedema acomete qualquer idade. Pode ocorrer isolado ou em associação com a urticária. Em geral não coça, tem início súbito e pode ser precedido por sensação de ardor. Obedece aos mesmos mecanismos determinantes da urticária, porém, localiza-se em áreas de tecido frouxo, mais distensível e propício à infiltração da camada subcutânea, principalmente nas pálpebras, lábios, orelhas, língua, garganta (edema de glote), mãos e genitália (pênis e vulva).
O tempo de duração do angioedema é variável, de poucas horas até permanecer por mais de um dia. Quando compromete a garganta (edema de glote), pode levar a casos graves de falta de ar e necessitar atendimento de emergência.
A principal causa do angioedema é medicamentosa. Em especial, podemos citar os anti-inflamatórios comuns, chamados não hormonais, analgésicos, bem como alguns tipos de medicamentos usados no tratamento da hipertensão arterial como por exemplo: captopril/enalapril
Trata-se de um defeito do sistema imunológico, caracterizado como uma imunodeficiência. A pessoa nasce com deficit de uma proteína chamada inibidor de C1, apresentando inchaços repetidos e graves em diversos locais do corpo.
Se você está apresentando algum tipo de inchaço sem motivo aparente, procure o atendimento de um especialista em Alergia e Imunologia.
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".