Muitas pessoas afirmam ter alergia alimentar. Porém, a realidade parece ser outra. Nos Estados Unidos, uma universidade aplicou questionários sobre hábitos alimentares em 40.443 americanos. 19% dos entrevistados afirmaram ter alergia a algum alimento e quase metade dessas pessoas relatava que já havia procurado atendimento em hospital por esse motivo.
Contudo, quando era solicitado que descrevessem os sintomas para caracterizar a alergia, o resultado apontou que metade das pessoas que informavam ter alergia alimentar na realidade não sofria desse problema. Ou seja, estas pessoas não relatavam sintomas compatíveis com uma alergia alimentar. Além disso, só metade dos que afirmavam ter alergia alimentar tinham sido diagnosticados por um médico, e a menos de um quarto tinha sido receitada adrenalina, administrada em casos de reações alérgicas graves.
Na verdade, a grande maioria descrevia sintomas compatíveis com intolerâncias alimentares, cujos sintomas - dor de barriga, diarreia, náuseas, entre outros, podem ser bastante incômodos, mas não ameaçam a vida. Algumas pessoas haviam tido intoxicações, por ingestão de alimentos estragados, mal conservados ou de qualidade duvidosa.
Os sintomas principais das alergias alimentares, de origem imunológica, envolvem vários órgãos e sistemas, ao mesmo tempo: manchas na pele, urticária, coceiras, inchaços, vômitos, dificuldade respiratória, sensação de garganta fechada e anafilaxia, que pode ser fatal.
Os investigadores alertam para a importância de se consultar um médico especialista em Alergia para um diagnóstico correto antes de se eliminar, de vez, um produto da dieta. E, nos casos confirmados de alergia alimentar, que os pacientes sejam orientados a reconhecer os sintomas da anafilaxia e aprendam a utilizar a adrenalina auto-injetável, que pode salvar vidas.
FONTE: Gupta RS, Warren CM, Smith BM, et al. Prevalence and Severity of Food Allergies Among US Adults. JAMA Netw Open. 2019;2(1):e185630. doi:10.1001/jamanetworkopen.2018.5630
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".