Lenços umedecidos são bastante práticos para limpeza nas trocas de fraldas em bebês e crianças pequenas. Porém, nos últimos anos, tem sido descritos casos de alergia, em consequência de produtos neles contidos, em especial pela presença de uma substância denominada metilisotiazolinona.
Hoje, a maior parte dos lenços umedecidos já modificou suas fórmulas. Mesmo assim, possuem outros ativos químicos, como como conservantes, fragrâncias, ácidos, entre outros. Por isso, o melhor é usar o mínimo possível.
É aconselhável ler atentamente o rótulo e escolher marcas que não contenham o conservante mencionado, assim como a menor quantidade possível de produtos químicos.
Vale lembrar que mesmo os que trazem na embalagem avisos como: "dermatologicamente testados” ou “naturais” ou “hipoalergênicos” podem provocar reações alérgicas ou irritativas na pele.
DICAS ÚTEIS
- Limpar com algodão embebido em água filtrada.
- Se necessário, usar sabonete infantil neutro.
- Secar bem após fazer a higiene.
- Usar lenços umedecidos o mínimo possível - reservar para situações especiais.
- Não usá-los para limpeza de mãos e no rosto do bebê.
- Leia sempre o rótulo antes do uso.
- Caso tenha dúvidas, ou se a criança já apresentar uma pele sensível ou alergia prévia, peça orientação médica antes do uso.
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".