Um estudo publicado em novembro 2018 na revista "Pediatrics" apontou a obesidade entre crianças com asma parece aumentar a gravidade da doença. E conclui: cerca de 10% dos casos de asma em crianças poderiam ser evitados se a obesidade infantil fosse eliminada.
A pesquisa incluiu dados sobre mais de 500 mil crianças nos Estados Unidos
"A asma é uma das condições mais prevalentes na infância e tem um alto custo para pacientes, familiares e sistema de saúde. Existem alguns fatores evitáveis para reduzir a incidência de risco de asma, mas os nossos dados mostram que controlar a obesidade poderia reduzir significativamente o número de casos de asma. Abordar a obesidade infantil deve ser uma prioridade para ajudar a melhorar a qualidade de vida das crianças e ajudar a reduzir a asma pediátrica" - explica Terri Finkel, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.
O estudo foi retrospectivo e analisou dados de um número de pacientes de 2 a 17 anos, sem histórico de asma que tinha vindo para 6 centros médicos entre 2009 e 2015. Os pacientes estavam com sobrepeso ou obesos em comparação com o peso pacientes própria idade normal, sexo, raça, origem étnica, etc. No total, o estudo incluiu dados sobre 507.496 crianças.
Os resultados revelaram que a incidência de asma diagnosticada entre crianças obesas foi significativamente maior do que em crianças com peso normal e 23 a 27 por cento dos novos casos de asma em crianças com obesidade são diretamente atribuíveis à obesidade . Este é o primeiro estudo que analisa a obesidade e o risco de desenvolver asma em uma população pediátrica
Além disso, os pesquisadores descobriram que a obesidade entre crianças com asma parece aumentar a gravidade da doença. O sobrepeso foi identificado como fator de risco, embora menor, para asma.
Leia o artigo completo neste link: Pediatrics
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".