O programa "É de casa" montou um ambiente de um quarto e recebeu a médica especializada em Alergia, Ekaterine Goudouris. De acordo com ela, pessoas que têm rinite alérgica, asma, bronquite ou sofrem de alergia de pele, como dermatite ou eczema, não podem ficar em um ambiente que tenham os seguintes erros.
Cama: Segundo Ekaterine, o que causa alergia são os ácaros. Tudo em uma cama que possa fazer acumular ácaros são prejudiciais às pessoas alérgicas. Exemplos: pelúcias, colchas de lã, travesseiros e colchões desprotegidos.
Livros: Livros expostos em um ambiente também devem ser evitados para pessoas alérgicas, pois acumulam poeira. O ideal é guardar os livros dentro do armário, caixas ou recipientes fechados.
Tapetes: são locais que guardam poeiras e ácaros. O ideal para pessoas com problemas respiratórios é não ter tapetes e fazer a limpeza da casa com pano úmido.
Cortinas: Para evitar alergia, cortinas que não sejam de tecidos são melhores opções. Blackouts ou cortinas de plástico são mais fáceis para a limpeza.
Ventilador: Segundo a médica, a pá do ventilador precisa estar sempre limpa, senão ele estará espalhando a poeira pelo ambiente. Outro aspecto importante é que, se o cômodo não estiver limpo, o ventilador movimenta a poeira com mais facilidade. Por isso, limpeza no ventilador e no ambiente, com pano úmido, facilita a vida dos alérgicos.
Mofo: O mofo na parede é um perigo para quem sofre de problemas respiratórios, pois a umidade facilita a presença de ácaros. Como o mofo significa fungo e eles também causam alergia, assim como os ácaros, deve-se tentar corrigir o problema da parede o mais rápido possível.
Odorizador de ambiente: Para pessoas alérgicas, qualquer cheiro com produtos químicos em suspensão no ar, assim como o pior inimigo do nariz, a fumaça de cigarro, irritam a respiração, desencadeando mais sintomas de alergia.
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".