O Dia Nacional da Asma é lembrado em 21 de junho. A intenção desta data é chamar a atenção para a doença, formas de prevenção e tratamento.
A asma, muitas vezes chamada de bronquite alérgica, bronquite asmática ou simplesmente bronquite, é uma doença que se acompanha de uma inflamação das vias respiratórias. É uma condição genética e pode acometer as pessoas em qualquer idade, do bebê até o idoso.
Nas crises, há um estreitamento dos brônquios, chamado broncoespasmo e edema (inchação) desses canais que conduzem ar aos pulmões, gerando os sintomas, como a falta de ar, que é muito incômoda. As crises podem se agravar, sendo necessário atendimento em pronto socorro, podendo gerar internações hospitalares e até risco de vida. Por isso é muito importante que as pessoas que têm asma - ou seus cuidadores - conheçam a doença. Dessa maneira, é possível reconhecer os sintomas leves, bem como manter o tratamento de controle, sendo possível tratar quando se está bem para controlar a doença e evitar a piora.
A data também é importante para combater preconceitos, como os sprays, chamados de forma depreciativa como "bombinhas". É importante divulgar a segurança do uso dos medicamentos inalados em forma de spray, em especial dos corticoides inalados, essenciais para controle da doença.
Até hoje, ainda predomina a "vida do não pode", impedindo uma vida normal, em especial nas crianças: não pode tomar sorvete, não pode ficar descalço, não pode brincar...
É importante chamar a atenção para o tratamento correto: tratar asma não significa tratar crises. A asma é uma doença crônica e não tem cura. Mas tem controle e necessita tratamento adequado. Com a doença bem controlada, o asmático pode ter uma vida normal.
Infelizmente em nosso imenso país, estamos longe de ter um amplo atendimento aos asmáticos, sendo poucos os centros especializados, em especial na rede pública, dificultando o acesso à informação correta. A farmácia popular oferece muito pouco para tratar a doença.
O Dia Nacional da Asma é muito importante para a conscientização do público, dos gestores, legisladores, de todos enfim, para que este cenário seja modificado.
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".