O carrapato estrela solitário é nativo do Texas, nos Estados Unidos e pica animais e pessoas sem causar dor, podendo ficar até uma semana grudado à vítima sugando seu sangue sem ser percebido. Porém, o carrapato provoca uma doença bizarra: a alergia à carne.
Por motivos desconhecidos, a picada desse carrapato reprograma o sistema imunológico humano e ataca o carboidrato alfa-gal presente na carne de boi e de porco. Isso significa que, se o infectado comer esses tipos de carne, poderá ter uma reação alérgica violenta. O carrapato repassa para o organismo humano um carboidrato que não produzimos, resultando numa reprogramação do sistema imunológico, surgindo no futuro a sensibilização e a alergia.
Os casos eram descritos inicialmente apenas nos Estados Unidos. Contudo, estudos recentes apontam que no Brasil, um carrapato da mesma família, conhecido popularmente como carrapato estrela ou "micuim", presente principalmente na região central e sul do país, podendo causar o mesmo problema em algumas pessoas.
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".