Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial de combate à asma




Na primeira terça feira do mês de maio acontece o o Dia Mundial de Asma, instituído pelo GINA(Iniciativa Global contra a Asma) em colaboração com grupos de saúde e educadores de asma em todo o mundo, com objetivo de chamar a atenção para a conscientização e educação sobre a doença.

A asma afeta milhões de pessoas em todo o mundo, acometendo todas as idades: crianças, adultos e idosos. É uma das doenças crônicas mais comuns na infância, prevendo-se que na próxima década possa se tornar a doença crônica com maior prevalência entre as crianças. 

A asma, conhecida também como “bronquite alérgica”, é uma doença das vias respiratórias pulmonares e se acompanha de inflamação crônica dos brônquios, levando a obstrução reversível do fluxo de ar. Tem origem genética que sofre a influência de fatores variados: ambientais e pessoais. 

Manifesta-se de formas variadas, desde sintomas leves como tosse e sensação de aperto no peito mas pode se agravar, com falta de ar, cansaço, tosse com catarro, chiado, mal-estar, interferindo sono e nas atividades diárias. Casos graves necessitam atendimento hospitalar.



O tratamento da asma deve ser feito o mais precoce possível. O objetivo não é tratar crises, mas sim controlar a doença, evitar a piora e ter qualidade de vida.  Os medicamentos antiasmáticos podem ser divididos em dois grupos:
- Medicações de resgate - para alívio dos sintomas
- medicações de manutenção - usados para controle da doença. 
A via inalada é preferencial, uma vez que os remédios inalados atuam diretamente na via respiratória, tem efeito mais rápido e menores efeitos colaterais. por isso, é importante q orientação correta dos inaladores para que seu efeito seja pleno. Além disso, é importante detectar e controlar os fatores ambientais e pessoais, que variam em cada pessoa, de modo a criar estratégias para controlá-los. 

A alergia aos ácaros da poeira domiciliar são frequentes causadores da alergia respiratória e agravantes da asma. Por isso o ambiente da casa, em especial os locais onde a poeira se acumula,devem ser limpos cuidadosamente: colchões e travesseiros, carpetes, bichos de pelúcia, estantes, entre outros. Animais de estimação devem ser mantidos fora dos quartos. Focos de mofo e infiltração combatidos.

É importante o papel integrado do médico com todos os profissionais de saúde envolvidos. O paciente e seus cuidadores devem ser educados e orientados para aderirem ao tratamento e para o auto manejo da doença, incluindo recebendo um "plano de ação" para uso pessoal.


A asma é uma doença que pode ser controlada de forma adequada, permitindo uma vida normal. Convidamos que escrevam para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e recebam gratuitamente uma cópia do livro " Viver bem com Asma", editado pela ASBAI.






Comentários

  1. Anônimo7/5/18 20:12

    Olá... Chamo-me Marcela. Sempre usei o medicamento cetoprofeno. Nas ultimas tres vezes q usei tive um leve edema de palpebra, rouquidão e falta de ar. Fiquei mto nervosa e fui à emergência. Chegando lá o médico verificou minha respiração e me examinou com oxímetro... Disse que a respiração estava normal, porem eu estava muito nervosa. Tomei 100 mg de hidrocortisona via venosa e 25mg de fenergan injetável. Procurei o especialista que indicou excluir dipirona, analgesicos em geral, anti inflamatorios e antigripais em geral. Tenho algumas dúvidas ainda não sanadas... O que tive foi anafilaxia? As pomadas também devem ter uso afastado... por exemplo Cataflan? O estado ansioso piora o quadro? Qual a probabilidade de ter um processo de anafilaxia em outra situação? O exame de IGE é eficaz nessa situação? Obrigada e Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Marcela Bom dia
    1) Recomenda-se suspender medicamentos similares aos suspeitos. Publicamos um texto sobre o tema. Convido que leia: https://blogdalergia.blogspot.com.br/2009/05/alergia-analgesicos-e-antinflamatorios.html
    2) Os dados enviados em seu relato não permitem afirmar que tipo de reação você apresentou.
    3) A ansiedade não é a causa. Mas tende a agravar o problema.
    4) A dosagem da IgE não está indicada na investigação de alergia a anti-inflamatórios.
    Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno