Na primeira terça feira do mês de maio acontece o o Dia Mundial de Asma, instituído pelo GINA(Iniciativa Global contra a Asma) em colaboração com grupos de saúde e educadores de asma em todo o mundo, com objetivo de chamar a atenção para a conscientização e educação sobre a doença.
A asma afeta milhões de pessoas em todo o mundo, acometendo todas as idades: crianças, adultos e idosos. É uma das doenças crônicas mais comuns na infância, prevendo-se que na próxima década possa se tornar a doença crônica com maior prevalência entre as crianças.
A asma, conhecida também como “bronquite alérgica”, é uma doença das vias respiratórias pulmonares e se acompanha de inflamação crônica dos brônquios, levando a obstrução reversível do fluxo de ar. Tem origem genética que sofre a influência de fatores variados: ambientais e pessoais.
Manifesta-se de formas variadas, desde sintomas leves como tosse e sensação de aperto no peito mas pode se agravar, com falta de ar, cansaço, tosse com catarro, chiado, mal-estar, interferindo sono e nas atividades diárias. Casos graves necessitam atendimento hospitalar.
O tratamento da asma deve ser feito o mais precoce possível. O objetivo não é tratar crises, mas sim controlar a doença, evitar a piora e ter qualidade de vida. Os medicamentos antiasmáticos podem ser divididos em dois grupos:
- Medicações de resgate - para alívio dos sintomas
- medicações de manutenção - usados para controle da doença.
A via inalada é preferencial, uma vez que os remédios inalados atuam diretamente na via respiratória, tem efeito mais rápido e menores efeitos colaterais. por isso, é importante q orientação correta dos inaladores para que seu efeito seja pleno. Além disso, é importante detectar e controlar os fatores ambientais e pessoais, que variam em cada pessoa, de modo a criar estratégias para controlá-los.
A alergia aos ácaros da poeira domiciliar são frequentes causadores da alergia respiratória e agravantes da asma. Por isso o ambiente da casa, em especial os locais onde a poeira se acumula,devem ser limpos cuidadosamente: colchões e travesseiros, carpetes, bichos de pelúcia, estantes, entre outros. Animais de estimação devem ser mantidos fora dos quartos. Focos de mofo e infiltração combatidos.
É importante o papel integrado do médico com todos os profissionais de saúde envolvidos. O paciente e seus cuidadores devem ser educados e orientados para aderirem ao tratamento e para o auto manejo da doença, incluindo recebendo um "plano de ação" para uso pessoal.
A asma é uma doença que pode ser controlada de forma adequada, permitindo uma vida normal. Convidamos que escrevam para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e recebam gratuitamente uma cópia do livro " Viver bem com Asma", editado pela ASBAI.
Olá... Chamo-me Marcela. Sempre usei o medicamento cetoprofeno. Nas ultimas tres vezes q usei tive um leve edema de palpebra, rouquidão e falta de ar. Fiquei mto nervosa e fui à emergência. Chegando lá o médico verificou minha respiração e me examinou com oxímetro... Disse que a respiração estava normal, porem eu estava muito nervosa. Tomei 100 mg de hidrocortisona via venosa e 25mg de fenergan injetável. Procurei o especialista que indicou excluir dipirona, analgesicos em geral, anti inflamatorios e antigripais em geral. Tenho algumas dúvidas ainda não sanadas... O que tive foi anafilaxia? As pomadas também devem ter uso afastado... por exemplo Cataflan? O estado ansioso piora o quadro? Qual a probabilidade de ter um processo de anafilaxia em outra situação? O exame de IGE é eficaz nessa situação? Obrigada e Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirMarcela Bom dia
ResponderExcluir1) Recomenda-se suspender medicamentos similares aos suspeitos. Publicamos um texto sobre o tema. Convido que leia: https://blogdalergia.blogspot.com.br/2009/05/alergia-analgesicos-e-antinflamatorios.html
2) Os dados enviados em seu relato não permitem afirmar que tipo de reação você apresentou.
3) A ansiedade não é a causa. Mas tende a agravar o problema.
4) A dosagem da IgE não está indicada na investigação de alergia a anti-inflamatórios.
Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.