Hoje é o dia Nacional de Combate ao Fumo.
A data, dia 29 de agosto foi criada em 1986 pela lei nº 7488, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública, sendo uma das principais causas de morte evitável no mundo.
Mas, o dano do cigarro é maior e se estende para todos que convivem com o fumante, que se tornam fumantes passivos. Ou seja, ao inalar a fumaça do cigarro, a pessoa ao lado também fuma, mesmo sem colocar um cigarro na boca.
O fumante passivo inala não apenas o tabaco, mas também a fumaça resultante da expiração do fumante e muitas substâncias químicas exaladas e que podem causar ou agravar doenças respiratórias.
É comprovado que a fumaça do cigarro pode provocar crises e agravar doenças respiratórias como a asma e a rinite alérgica. E, quando se fala de crianças alérgicas, o risco aumenta.
Crianças asmáticas que convivem com tabagismo têm mais chance de gravidade, maior necessidade de atendimento em pronto
socorro, aumento de internações, bem como têm maior probabilidade de provas de função pulmonar alteradas;
comparadas com crianças portadoras de asma mas sem exposição ao tabagismo
passivo.
Hoje é um dia especial para lembrar que parar de fumar sempre vale a pena, em qualquer momento da vida. Procure ajuda médica para conseguir largar este vício.
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".