1. Você pode ser alérgico a qualquer alimento
VERDADE. Mas, alguns alimentos causam alergia de forma mais comum, como: leite, ovos, peixes, crustáceos, amendoim, soja, trigo e frutas secas.
2. É frescura dizer que é alérgico a uma comida
FALSO. A alergia alimentar pode causar reações graves e até morte.
3. A intolerância alimentar é diferente da alergia. É menos grave.
VERDADE. A intolerância alimentar é menos grave, mas pode causar desconforto.
4. Se eu comer só um pouco, não vai acontecer nada.
FALSO. Qualquer quantidade importa. E tirar o alergênico de uma refeição já preparada, não adianta. É preciso muito cuidado com contaminações e ingestão inesperada.
Uma pessoa alérgica pode ter sintomas mesmo com pequenas quantidades do alimento ao qual é sensível, como por exemplo, com talher ou vasilhames contaminados.
5. É possível impedir a alergia após cozimento do alimento.
FALSO: Não importa o tempo de cozimento ou usar fogo alto para impedir que uma alergia ocorra.
6. Alergia a alimentos são raras
FALSO: No Brasil, a alergia alimentar atinge cerca de 8% das crianças e 5% dos adultos. Calcula-se que a alergia alimentar afete entre 220 a 520 milhões de pessoas no mundo.
7. É possível ficar livre da alergia alimentar?
VERDADEIRO... e FALSO.
A maioria das crianças deixa de ter alergia a leite e ovos em torno de 5 anos de idade.
Porém, outras alergias alimentares, como a amendoim, frutos do mar, peixes e nozes tendem a ser permanentes.
Fontes: BBC Brasil - Organização Mundial de Alergia e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia
Boa noite. Eu estou tendo crises de urticária diariamente se não tomar antialérgico, tomo Hixizine, porém não sei o que causa, já fiz vários exames e nada da conclusivo. Sei que não posso fazer uso a longo prazo desse remédio. Queria saber se posso substituir por algum outro é qual seria. O Hixizine da muito sono, é horrível
ResponderExcluirKalidja Boa noite Existem outros medicamentos, chamados antialérgicos de nova geração e que não causam sonolência, permitindo que possam ser usados por tempo longo, com mais conforto e segurança. Mas, Blog da Alergia obedece a norma do Conselho Federal de Medicina que não permite prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Converse com o(a) alergista que acompanha o tratamento para que seja orientada de forma adequada.
ResponderExcluirConvido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Abraço, Fátima Emerson, médica coordenadora do Blog da Alergia.