A maconha pode atuar como alérgeno (substância capaz de provocar uma reação alérgica - imunológica). A alergia à maconha (cannabis) resulta de uma sensibilização a uma proteína conhecida como Can s 3, presente na Cannabis sativa.
A sensibilização alérgica à cannabis pode ocorrer através do consumo ativo com exposição por inalação, contato cutâneo, ingestão ou uso intravenoso. A maioria dos pacientes apresenta rinoconjuntivite e asma e / ou prurido, urticária de contato e / ou angioedema. Os efeitos da exposição indireta à cannabis na sensibilização alérgica ainda são pouco conhecidos.
Recentemente foi publicado na revista americana "The Journal of Allergy and Clinical Immunology" o relato de dois casos em que a sensibilização e alergia de cannabis estava associada a alergias alimentares cruzadas, parecendo resultar da exposição passiva à cannabis. Tanto a cannabis como as alergias alimentares foram documentadas por uma história completa, testes cutâneos e por testes imunológicos.
Os autores descrevem um adulto e uma criança que apresentam sintomas alérgicos respiratórios e cutâneos na exposição passiva de cannabis e que negam qualquer exposição ativa anterior ao fármaco. Ambos os pacientes tinham sintomas alérgicos generalizados e graves ao ingerir frutas. O diagnóstico da alergia à cannabis foi comprovado e se baseou na história clínica e em testes cutâneos cutâneos positivos.
Em essência, estas descrições de caso suportam a presunção de que a exposição indireta da cannabis sem qualquer exposição ativa anterior poderia ter causado sensibilização e elicitação de sintomas alérgicos à cannabis. Estudos maiores são necessários para confirmar esses achados preliminares.
Alergia a maconha é pouco relatada ao médico, em função de sua ilegalidade.Pode ocorrer em usuários e em trabalhadores que manipulam a maconha. Parece que as pessoas sensíveis a plantas e polens teriam maior risco. Os sintomas em geral são discretos, podendo ocorrer rinite alérgica, asma, conjuntivite. Também são descritos casos de coceira e urticária e até mesmo casos graves, com sintomas anafiláticos.
Gostaria de saber se já foi publicado algo sobre a alergia ao clima. Eu tenho esse problema e ele é sério!! Passo muito bem no inverno seco ou sob ar condicionado e tenho péssima resistência ao calor. Muito obrigada!
ResponderExcluirMaci Boa noite A adaptação de cada pessoa às condições climáticas é bastante individual. Muitas pessoas agravam sua alergia no inverno e outras com o calor. Mas, não se pode afirmar que seja uma "alergia ao clima". Publicamos alguns textos abordando a influência das mudanças climáticas sobre as doenças alérgicas. Você pode localizar na "nuvem de palavras" que se localiza no final da página ou no setor de pesquisa na coluna da direita. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDaciele: boa noite. O diagnóstico é clínico e não depende da realização de testes ou exames. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.
ResponderExcluirTenho urticária, minha alergia é ao café parei e não parou a alergia, li que o thc poderia ajudar na cura da urticária.
ResponderExcluirIsso procede?
Desconheço a substância o que me impede de opinar. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluirOi pessoal, segue de um artigo publicado pelo Anais Americano de Alergia Asma e Imunologia. Tem informações bastante elucidativas. Creio que podem ajudar muitas pessoas:
ResponderExcluirhttp://www.annallergy.org/article/S1081-1206(15)00035-6/fulltext
Boa dica. Obrigada pelo envio do artigo e por sua participação no Blog da Alergia.
ResponderExcluirBoa noite, eu fumo Maconha a pouco mais de 7 anos e de uns tempos pra cá eu estou sentindo urticarias pela corrente sanguinea braços maos um pouco nas pernas tbm e problemas respiratorios leve, mesmo se eu nao fumar e ficar proximo de quem esta fumando ou ate mesmo se eu sentir o cheiro da maconha me afeta eu tbm sinto dores nas articulaçoes da cabeça e sinto meu pescoço inxar alem de sinais pequenos pretos e manchas vermelhas e sinais pelo pescoço tbm pequenos pretinhos eu realmente nao estou mais fumando mas mesmo assim os sintomas ainda nao passou, pode me dizer oq eu posso fazer eu sinto alem disso pontadas na cabeça de leve. se puder me ajudar agradeço muito obrigado!
ResponderExcluirBoa tarde. Recomendo uma consulta com especialista em Alergia para que seu caso seja avaliado, definindo o diagnóstico e assim possa iniciar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluirUsuários que possuem alergia a maconha irão apresentar os sintomas toda vez que fumarem?
ResponderExcluirSim A alergia surge sempre que entrar em contato com a substância causadora da reação. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluir