Urticária ao frio é um subtipo de urticária induzida, ou seja, aparece após um estímulo conhecido – neste caso, após o contato da pele com o frio (ar, líquidos ou objetos frios).
Os portadores de urticária ao frio podem apresentar urtica ou angioedema. As lesões ficam restritas às áreas em que houve exposição ao frio e surgem minutos após o estímulo. No entanto, se uma grande superfície de pele entrar em contato com o frio (por exemplo, se o portador entrar em uma piscina de água gelada), a reação pode ser generalizada e levar à queda súbita de pressão e perda de consciência, o que chamamos de anafilaxia. Existem vários relatos de morte por anafilaxia em portadores de urticária ao frio após entrar em piscina ou mar de água gelada.
A urticária ao frio é mais comum do que imaginamos e representa mais de um terço de todos os casos de urticária induzida. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos jovens.
O diagnóstico é feito por meio da história clínica e do teste do cubo de gelo, que é realizado aplicando-se um cubo de gelo (protegido por um saco plástico) na parte interna do antebraço por aproximadamente cinco minutos. Quando o teste é positivo, observa-se vermelhidão e inchaço no local de contato com o gelo, além do paciente poder referir sensação de coceira ou de queimação no local.
O tratamento baseia-se em evitar o contato com o frio e no uso de anti-histamínicos. Para melhorar sua qualidade de vida, os portadores muitas vezes precisam evitar:
– Esportes aquáticos em água fria;
– Bebidas e comidas geladas, pelo risco de inchaço na garganta;
– Ambientes muito frios.
– Esportes aquáticos em água fria;
– Bebidas e comidas geladas, pelo risco de inchaço na garganta;
– Ambientes muito frios.
Visite o site do GUIA. Conheça o trabalho bacana que tem objetivo de melhorar a qualidade de vida dos portadores dos diversos tipos de urticária por meio da divulgação do conhecimento sobre a doença e do apoio humano ao portador. O site oferece download gratuito do livro: “URTICÁRIA CRÔNICA – VOCÊ CONHECE?”, no formato PDF.
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".