Em alguns casos, pode se associar com o angioedema, ou seja inchação em locais do corpo como: pálpebras, face, lábios, genitália, entre outros.
A urticária pode ser classificada de forma temporal, em:
- Aguda: tempo inferior a 6 semanas
- Crônica: superior a 6 semanas
A urticária aguda é mais frequente em crianças pequenas e adolescentes, enquanto a crônica é mais prevalente a partir da idade escolar.
A urticária crônica em crianças pode comprometer a qualidade de vida, afetando a relação com o meio social, acarretando falta às aulas e prejuízo no aprendizado.
Na urticária, ocorre liberação de uma substância, a histamina, produzida por uma célula do corpo humano chamada mastócito. A liberação desta substância no organismo humano causa a crise de urticária, pois a histamina age nos vasos sanguíneos e na pele, causando o inchaço e vermelhidão.
Nem toda urticária é causada por alergia. As urticárias agudas têm mais tendência para ser alérgica. As causas mais comuns são:
- alimentos (nas crianças pequenas, leite de vaca, ovo, amendoim e trigo. Nas maiores: frutos do mar, nozes e castanhas)
- medicamentos (em especial: analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos)
- infecções (causadas por bactérias ou por vírus)
Nas urticárias crônicas, destacam-se:
- urticária espontânea
- urticárias induzidas, ou seja, desencadeadas por um agente físico. São mais comuns o dermografismo e a urticária colinérgica, relacionada com o aumento da temperatura corporal.
Mas, na verdade, muitos fatores podem estar envolvidos e devem ser pesquisados em cada criança.
Diagnóstico da urticária infantil
O diagnóstico é clínico, ou seja, se baseia na avaliação feita pelo médico, baseado na história, exame físico e, se necessário, exames complementares.
Não há um teste definitivo para fazer o diagnóstico da urticária.
Tratamento da urticária na infância
A medicação tem objetivo de aliviar os sintomas e os anti-histamínicos (antialérgicos) são a base para tratar a urticária nas crianças. Recomenda-se preferencialmente os produtos modernos conhecidos como anti-histamínicos de nova geração, por terem menores efeitos colaterais. O uso de corticoides é restrito aos casos necessários. Recentemente foi lançado para tratar os casos de urticária crônica espontânea na infância um anticorpo monoclonal (omalizumab) mas apenas para crianças maiores de 12 anos de idade.
Dicas finais
- Urticária não é contagiosa e não "pega"
- Banhos não devem ser quentes nem demorados. A pele está sensível, use sabonetes suaves Evite os sabonetes bactericidas pois ressecam a pele.
- Aplicar hidratante logo após o banho com a pele ainda umedecida.
- Não há necessidade de dieta, a menos que o médico indique.
- Corantes e conservantes não são causas mais comuns de urticária. Cada criança deve receber uma orientação específica para seu caso.
- A medicação deve ser mantida pelo tempo indicado pelo médico. Evite suspender para "testar" o efeito.
Aos pais: aproveitem o momento da consulta para esclarecer dúvidas
Se houver dúvidas quanto à causa, recomenda-se fazer um "diário" onde devem ser anotados alimentos, medicamentos e hábitos da criança.
Evitar medidas ou tratamentos caseiros.
Boa noite, tenho Dermatite de Contato no uso de sapatos, todo revestimento do sapato causa vermelhidão, terríveis crises de coceira e escamação da pele, fica em carne viva em meus pés, esta alergia iniciou depois dos 34 anos.
ResponderExcluirNo mês passado fui fazer uma Escova Progressiva no meu cabelo e tive uma reação horrível, meu tronco ficou todo vermelho com pintas pequenas, meu rosto inchou muito, como na cidade onde moro no interior do Mato Grosso não tem alergista, não fiz exames, mas outro médico falou que foi uma reação alérgica.
Tenho medo hoje de voltar a fazer o procedimento no meu cabelo e ter uma reação pior, pode ser pior ou será igual? Tem como saber?
Tenho uma cirurgia marcada para daqui a 2 meses com anestesia geral, tenho 2 filhos e não tive reação alérgica a anestesia do parto, mas tenho medo de apresentar a alergia, pois os partos foram antes dos meus 34 anos, estou com muito medo de fazer a cirurgia e ter reação alérgica e sofrer choque anafilático.
Não tenho alergia a medicamentos, nem a alimentos, por favor me ajude.
Giovana Boa tarde. 1) Não recomendo que repita o procedimento de escova progressiva sem antes ser orientada por um(a) alergista. A tendência é que a reação se repita e se torne mais grave. 2) Os dados que envia não permitem prever se você poderá ou não ter alergia a anestésicos. É pouco provável, uma vez que a reação de dermatite de contato não tem o mesmo mecanismo de um choque anafilático. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia
ResponderExcluirboa noite sou mae de uma criança de onze anos desde os seis anos desenvolveu urticarias fui em varios medicos e nunca descobriram a causa fez acompanhamento psicologico e nada do jeito que apareceu sumiu passou 3 anos sem ter urticarias e agora voltou com força ja fui em varios medicos e nada não consigo entender como sumiu por 3 anos e voltou novamente por favor me ajude me sinto muito mal em não conseguir ajudar meu filho moro no estado do Rio em SÃO GONÇALO como faço para marcar uma consulta com vcs tbm gostaria de saber se atende unimed PS ouviu falar sobre esse novo remedio omalizumab meu filho faz 12 anos em novembro gostaria de fazer uso do mesmo aguardo contato obrigada .CELIa
ResponderExcluirCélia Boa tarde O seu relato sugere que seu filho tenha uma urticária crônica espontânea. Mas, para afirmar, é essencial examinar seu filho pessoalmente. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para 2210 2810, no horário citado, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao Blog da Alergia.
ResponderExcluirOlá,boa noite.Tenho um filho de 5 anos que a mais ou menos 4 semanas vem desenvolvendo uma crise de urticária já passei num alergista o qual me passou vários exames p fazer do meu filho e uma dieta tb,sempre leio esse blog,pois meu filho é uma criança alergica e o blog tem me ajudado muito,gostaria de saber sobre a questão da urticária surgir por meio de roupa por exemplo,pode ser desencadeada por causa do sabão q lavo as roupas dele?Ele tá sendo medicado,fazendo dieta mais mesmo assim tem aparecido a urticária,só p tirar dúvidas,o retorno com alergista é na semana que vem,Obrigada ☺️
ResponderExcluirJoseane Boa noite A urticária não é causada pelo sabão usado pra lavar a roupa do seu filho usa. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluirOla,boa noite! Tenho uma filha de sete anos Ana Clara a duas semana s,está com orticaria,tomando medicamento, predisin,antibiótico cefalexina ,estou desesperada,pois some e aparece as manchas vermelhas e ela reclama que coça, não sei o que fazer,por favor me ajudem
ResponderExcluirSe sua filha está medicada e não está apresentando melhora, ela precisa ser reexaminada para definir a causa. Se a causa não for detectada e controlada, as lesões não melhorarão. Caso você more no Rio, a nossa equipe está ao dispor. Gratos por sua viista.
ResponderExcluirBoa tarde! minha filha tem trez anos e tive ate que leva ela na urgencia e teve que toma adrenalina , ja esto com ela em casa tomando os medicamentos que o medico passo mas nao esto vendo melhoras hoje faz 4 dias. sera que por quanto tempo mais vo ter que espera pra acabar com as manchas e coceiras?? não sei mais o que fazer ,ela ja passou por 3 medicos .
ResponderExcluirPaloma: a urticária se manifesta com lesões de fácil reconhecimento: placas avermelhadas coçando bastante. Porém, a causa e os fatores envolvidos variam de pessoa para pessoa. O tratamento com medicamentos alivia sintomas mas para que se resolva, é essencial definir e tratar a causa. Não tenho condições para opinar sem examinar sua filha, avaliar sua história clínica, conhecer os medicamentos que faz uso, etc. recomendo que ela seja avaliada por um (a) especialista em Alergia e Imunologia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.
ResponderExcluir