As pessoas idosas que tem asma, em sua maioria têm história de rinite no passado, com uma média de até 10 anos antes do diagnóstico da asma, de acordo com pesquisa recente em Hospital da Brescia, na Itália.
Esta colocação veio comprovar uma observação clínica de que a rinite e a asma são doenças muito ligadas. Os estudos mostram que cerca de 80% das pessoas que têm asma, têm também a rinite alérgica.
Nariz e Pulmões
Nariz e pulmões pertencem ao mesmo aparelho respiratório, numa mesma pessoa. É errado raciocinar como se fossem estruturas separadas. Na realidade, o aparelho respiratório é único: começa no nariz e termina nos alvéolos pulmonares, em total sincronia: VIAS AÉREAS UNIDAS ou, como dizem os americanos: “UNITED AIRWAYS”.
A Respiração
O trabalho respiratório é integrado. Ao inspirar, o nariz recebe o ar e imediatamente começa o processo da respiração. Este ar será aquecido, filtrado, umedecido, condicionado e limpo, proporcionando melhores condições para que a respiração pulmonar se realize adequadamente. Ou seja, o nariz é o primeiro passo da respiração. Protege o organismo contra o ingresso de microrganismos presentes no ar que respiramos, retém as impurezas, regula a temperatura e a umidade do ar que passa em direção aos pulmões. O ar continua seu caminho em direção aos brônquios, por onde entra nos pulmões e daí percorrerá um caminho até os alvéolos onde ocorrerá a troca do oxigênio (O2) pelo gás carbônico (CO2) que será exalado.
Conclusão
A conclusão do estudo mostrou que aproximadamente 60% dos idosos com asma tinham rinite antes do aparecimento da asma. Os ácaros domiciliares foram a sensibilização mais frequentemente relacionada com a rinite alérgica e com a asma.
Ou seja, algumas pessoas tiveram asma na infância deixam de ter crises, mas
mantém rinite, que não valorizam, não tratam e na idade adulta podem
voltar a ter asma.
E, na base das duas doenças, estão os mesmos problemas: a inflamação que
atinge as vias respiratórias e a alergia aos ácaros da poeira de casa e
aos inalantes.
Fica fácil concluir que a asma e a rinite alérgica são doenças intimamente
ligadas. Uma pessoa que sofra de rinite alérgica está mais exposta a ter
asma. Tratar a
rinite pode ser um fator importante para evitar a asma no idoso.
Fonte
Boa tarde! Quem tem alergia a antiinflamatorio e analgésicos pode tomar terbutalina= BRICANYL
ResponderExcluirLecy: não há correlação química direta entre anti-inflamatórios e analgésicos com osbroncodilatadores (ex. terbutalina). De qualquer modo, é aconselhável que entre em contato com seu alergista antes de iniciar uma nova medicação Gratos por sua visita.
ResponderExcluirOlá bom dia parabéns pelo blog conhecir agora RS sou jovem e tenho rinite desde minha infância sempre vou ao otorrino e faço tratamento com antialérgicos mais depois do tratamento as crises de espirros retornam. Será que existe um outro meio de alivio ?
ResponderExcluirAgradeço
Amei conhecer o blog, parabéns por essa disposição!
ResponderExcluirMeu filho tem 19 anos e tem rinite e asma desde sempre, com melhoras e pioras. Quando ataca a asma usa alenia, e pra rinite loratadina e spray nasal. Gostaria de saber se pode tomar o montelair e usar spray nasal busonid juntos. Grata!!
Sil: não há problema no uso associado do spray e do montelukast. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF dos livros sobre a Rinite alérgica e a Alergia. Agradecemos sua visita.
ResponderExcluir