É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c...
Boa noite SOCORRO
ResponderExcluirPreciso de ajudaaa estou cm alergia. aos proprios antialérgico, pois tenho alta tolerancia a substancias que possuem metais em suas composiçoes (como magnésio, ferro, alumínio, titânio, etc.. ) tbm tenho tolerancia a lactose e diversos outros tipos de aleria. Gostaria muito de saber qual remedio seria ideal para mim ou para pessoas que possuem o mesmo tipo de problema com alergia
Jorge: não há um remédio que seja o "ideal". Esta orientação deve ser personalizada e baseada numa análise criteriosa e pessoal em cada caso. Por isso, não é possível atender sua solicitação pela internet. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar e prestar esclarecimentos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.
ResponderExcluirBoa tarde. Necessito c urgência da ajuda de vcs. Estou em viagem e apresento uma grave alergia a arnica. Parece somente nos locais que estava passando a arnica (ombro, joelho e tornozelo). Há mais de seis meses que estava passando arnica é somente agora apresentei essa reação.
ResponderExcluirTento evitar coçar (o que nem sempre é fácil) e coloco comoressa de água fria. Alivia mas volta a coçar e empolar. Está muito irritado e empolado. E parece que está piorando. O que devo fazer?
Rogério: Boa noite. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluir