O que pode causar a alergia?
Vários são os fatores, sendo os mais comuns os relacionados a mudanças de hábitos alimentares e a predisposição genética. Ainda não existe tratamento que garanta a cura.
A alergia é uma resposta atípica do organismo a uma proteína considerada “estranha”. O sistema imunológico reconhece determinada proteína do alimento como um “inimigo”, produzindo anticorpos responsáveis pelos sintomas.
A maioria das reações aparece quando as crianças alérgicas ingerem leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar. Na escola ou em casa, é preciso que essa criança possa contar com alimentos que não criem desconfortos e, ao mesmo tempo, garantam os nutrientes necessários, sendo, também, saborosos e atraentes.
Mas como fazer isso?
Uma dica é recorrer ao livro de receitas organizado pelos especialistas do Instituto Girassol, e que pode ser baixado gratuitamente.
A publicação contém diversas opções para substituir alimentos que causam a alergia. Dentre as deliciosas receitas doces estão: biscoito de limão (sem leite e soja), bolo de banana, de cenoura, de chocolate, de laranja (todos sem leite e soja e alguns também sem ovo) e brigadeiro (sem leite, ovo e trigo).
Na parte dos salgados, há várias opções, como: estrogonofe (sem leite e ovo), maionese de soja (sem leite, ovo e trigo), nhoque tradicional (sem leite, soja e trigo), pãezinhos de polvilho (sem leite, soja e trigo), panqueca de carne (sem ovo e soja), panqueca de frango (sem leite, ovo, soja e trigo) e pão caseiro (sem leite, ovo e soja).
Para fazer o download do livro, clique aqui.
Fonte: EBC
O blog de vocês é muito bom! Assim como o atendimento médico, esse espaço é bastante esclarecedor e com certeza tira muita gente do desespero, assim como fez comigo. Muito obrigada por este espaço! <3
ResponderExcluirMuito obrigado, Alice. As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Um abraço!
ResponderExcluirBilastina corta o efeito do anticoncepcional?
ResponderExcluirNão há descrição de interação medicamentosa do antihistamínico Bilastina com anticoncepcionais orais. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluir