Foi lançada uma cartilha sobre a alergia alimentar pela equipe da campanha "Põe no rótulo", feita em parceria com a Proteste e com a ASBAI. Nela você encontrará informações sobre seus direitos e sobre os principais alérgenos.
A campanha Põe no Rótulo foi criada em fevereiro de 2014 por famílias brasileiras de alérgicos alimentares que não encontram opções seguras para seu consumo pela falta de informações nos rótulos. Juntas, pela internet, elas se mobilizaram para conscientizar a população sobre a necessidade do direito à informação. Para entrar em contato com a organização da campanha, o e-mail é poenorotulo@gmail.com
O problema da alergia alimentar é grave e merece atenção: atinge cerca de 5 milhões de crianças e aproximadamente 4 milhões de adultos somente no Brasil. A tendência mundial aponta para o crescimento no número de casos. Estas famílias querem segurança, de modo geral: comer com segurança, tomar medicamentos com segurança, usar material escolar com segurança.
A campanha chama a atenção para a necessidade da rotulagem correta e com destaque dos alimentos alergênicos, como leite, soja, ovo, crustáceos, amendoim, oleaginosas, peixes e glúten. A lista de ingredientes nem sempre traz nomes de fácil compreensão e em muitos rótulos há falta de clareza em relação à presença dos principais alérgenos alimentares. A omissão da presença de traços (contaminação com alergênicos ao longo da produção) pode causar desde reações leves, como intestino preso, vômitos e baixo peso, a reações graves, como choque anafilático e fechamento de glote.
Para acessar e fazer download da cartilha clique no link do site da campanha ou no site da Proteste.
Olá!
ResponderExcluirNo ano passado tive urticarias no corpo todo; fui ao alergista e fiz o teste alérgico onde contatamos alergia alimentar: chocolate, castanhas, corante, conservantes. Fiz o tratamento e a urticaria desapareceu!
Agora desde de Maio estou sofrendo com coceira pelo corpo, a principio fui diagnosticada pelo dermatologista como ptiriase rosea, pelo tempo seco e etc...
Mas até hj não melhorou; voltei ao alergista e ele me disse q continua sendo a alergia alimentar que agora ao invés de urticárias, provoca dermatite atopica...mas não repetiu os exames! Melhorei por um tempo, mas logo volta a coçar...e as feridas mais antigas deixaram manchas brancas semelhantes a pano branco mas bem maior; principalmente nos membros!
Por favor me ajudem...pois não sei mais o que fazer!
Adorei o blog...muito esclarecedor!
nnubbia@hotmail.com