Uma dieta rica em fibras, frutas e legumes, ajuda a prevenir a asma alérgica, graças ao efeito protetor causada pela fermentação destas fibras pelas bactérias intestinais. Esta é a conclusão de um estudo publicado na revista Nature.
O artigo procura relacionar o aumento de casos de asma alérgica nos últimos 50 anos nos países ocidentais com uma queda geral no consumo de frutas e verduras. Os cientistas realizaram testes em ratos. Uma parte dos roedores foi submetido a uma dieta de baixo teor em fibra, em torno de 0,3 % ( a proporção de fibra na dieta ocidental é de cerca de 0,6 % ), enquanto que no segundo grupo, os ratos comeram mais fibras (superior a 4 % ). Depois, os dois grupos foram expostos a extratos de ácaros.
Os animais que receberam uma dieta rica em fibras desenvolveram significativamente menos reações alérgicas e tiveram menor produção de muco nos pulmões.
Os investigadores afirmam que este efeito protetor é o resultado de uma reação em cadeia, em vários níveis, com início no momento em que a fibra atinge o intestino grosso onde é fermentada por bactérias e convertida em ácidos gordos de cadeia curta, os quais são transportados na sangue e contribuem para a maturação das células imunes. Estas células migram para os pulmões, onde provocam uma reação de defesa contra os acaros, principais causadores de crises de asma.
Já é conhecido o papel importante da diversidade microbiana no intestino , onde os alimentos a base de fibras são digeridos e fermentados, constituindo uma forma importante na prevenção de certas doenças como o câncer do cólon. Esta investigação pioneira demonstra que a influência de bactérias intestinais pode ir além, atingindo os pulmões, protegendo e prevenindo a asma alérgica.
Fonte: Nature Medicine, 2014
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".