Pular para o conteúdo principal

Poluição e doenças alérgicas



A poluição do ar é responsável por doenças e por mais de 2milhões de mortes por ano em todo o mundo, segundo documento elaborado em 2006 pela Organização Mundial de Saúde. Em verdade, qualquer ser humano exposto à poluição pode sofrer consequências, maiores ou menores. Mas, uma parcela que engloba crianças, idosos, portadores de doenças que afetam o sistema respiratório, será mais sensível. 

Ressalta-se que as crianças são expostas de forma mais intensa aos contaminantes do ar. 
Crianças bebem mais água, comem mais e respiram mais ar, proporcionalmente ao seu peso corporal. Estando em repouso, respiram cerca de duas vezes o volume de ar de um adulto. Além disso, o metabolismo infantil é imaturo e sua habilidade de reagir é mais limitada. 


Poluição atmosférica 
O ar inalado (mesmo que não seja considerado poluído) contém partículas e gases variados, compostos orgânicos e material particulado. Mas a simples presença de poluentes não significa que o ar esteja contaminado. Além disso, o clima e outros fatores meterológicos influenciarão nos efeitos sobre o ambiente e sobre o agravamento do problema. 

Poluição dentro de casa
A vida moderna faz com que as pessoas permaneçam grande parte do dia em recintos fechados (casa, escola, trabalho, etc.), onde também serão expostos a agressões ambientais danosas ao sistema respiratório. Crianças e idosos, além de terem maior suscetibilidade, tendem a permanecer maior parte do dia em ambientes internos. 

Ressalta-se a importância do cigarro como uma grande fonte de poluição dentro de casa, sendo comprovado o dano tanto para o fumante como para as pessoas que convivem no mesmo ambiente. Estudo realizado em S Paulo (Projeto Latino-Americano para investigação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC) apontou que 12% dos pacientes nunca haviam fumado. No interior do Brasil, ressalta-se o uso de lenha e carvão para aquecimento e para cozinhar, responsável por 22,1% no mesmo estudo. 

Efeitos sobre o sistema respiratório
O nariz e as vias respiratórias superiores protegem os pulmões e as vias inferiores através da limpeza, aquecimento, umedecimento e filtração do ar. O ar frio, seco e poluído é capaz de causar irritação da mucosa respiratória, oque se reflete no agravamento de doenças, incluindo nas vias respiratórias inferiores. 

A prevalência de asma e da rinite aumentou nas últimas décadas e embora muitos fatores estejam envolvidos, evidências apontam para um papel significativo do aumento da poluição ambiental. Doenças alérgicas como rinite e atopia cutânea são mais comuns, mesmo em pessoas sem história familiar relevante. 

O fato é que há 50 anos, as alergias eram bem mais raras. Ainda não há respostas definitivas. Será uma combinação da genética com exposição a poluentes? Efeito da urbanização, industrialização, remédios, hábitos de higiene, moradia e outros fatores da vida moderna? Hoje, cerca de 30% da população mundial tem alergia. Breve, chegaremos à metade da população? Há algo a fazer? 
Pontos para reflexão.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno