A fisioterapia respiratória utiliza um conjunto de técnicas manuais tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar oxigenação, promover reexpansão pulmonar, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.
São utilizadas manobras de higiene brônquica (drenagem postural, percussão ou tapotagem, compressão torácica e aspiração), manobras de reexpansão pulmonar e também alguns recursos fisioterapêuticos como respiração com pressão positiva intermitente ( RPPI ), pressão expiratória positiva ( PEP ), oscilação oral de alta frequência ( Flutter, Shaker ), além de exercícios respiratórios.
As manobras manuais melhoram a mobilização das secreções pulmonares, propiciando maior expectoração, melhora da complacência pulmonar e melhora da troca gasosa. Ou seja, melhor oxigenação e diminuição da falta de ar.
O tratamento não envolve nenhum tipo de medicamento. Constam apenas de técnicas manuais, que beneficiam muitas pessoas. Estudos científicos a nível mundial comprovam a eficácia das técnicas de fisioterapia respiratória.
Fonte: Blog da saúde
ha uma semana que ando co uma tosse seca horrivel pior durante a noite quase que me egasgo que fazer
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluirObrigado Dolly. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.
ResponderExcluirA tosse é um sintoma que pode acompanhar muitas doenças. Por isso, para tratar, é essencial definir a causa da sua tosse. Aconselho que porocure um alergista para orientar seu tratamento. Estamos ao dispor na Policlínica RJ
ResponderExcluirJá assinei...inclusive recebi ontem nova postagem de vocÊs.Parabéns pelo blog...muito bom!
ResponderExcluirObrigada pelo seu carinhoso incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Ficamos felizes em saber que podemos ajudá-la!
ResponderExcluirMeu filho,vem cansando direto.no RX deu uma infritacao o q devo fazer?
ResponderExcluirUma radiografia deve ser analisada relacionada aos dados clínicos do seu filho. Infelizmente não é possível orientar pela internet, sem examiná-lo. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata do seu filho Gratos pela visita.
ResponderExcluir