Pular para o conteúdo principal

Jogos esportivos para crianças e adolescentes portadores de asma e alergias

Em Junho de 2013 serão realizados na província austríaca de Salzburg os Jogos esportivos para crianças e adolescentes portadores de asma e alergias, com objetivo de demonstrar que o controle adequado da doença permite uma vida esportiva saudável e que a atividade física auxilia na superação da doença. 

O Dr Natalio Salmun (Argentina) esclarece: “ - Nós convidamos delegações, cada uma composta por um máximo de 12 crianças entre 12 e 16 anos e três acompanhantes adultos por cada país. As competições englobam uma grande variedade de esportes: atletismo, natação, basquete, vôlei e futebol.  A mensagem que queremos transmitir às crianças é que elas podem ter uma vida esportiva ativa, mesmo sendo portadoras de asma e que a prática regular de esportes é boa para a sua saúde, desde que sejam respeitadas suas caracterísicas e limites individuais.” 
Estudos demonstram que a boa forma física tem efeito favorável sobre a asma. A atividade física regular é benéfica para o funcionamento dos pulmões, auxiliando também no controle da asma. 

Os Jogos Esportivos serão realizados de 13 a 20 de junho de 2013, mas as reservas de participação se encerrarão em 18 fevereiro de 2013. 

O evento é organizado pelo GAAPP - Plataforma Global para pacientes com alergias e asma
O local foi escolhido por sua proximidade com as Cataratas Krimml, localizadas em 380 metros acima do nível do mar, uma das mais altas do mundo. Estas cachoeiras produzem uma névoa fina que parece exercer efeitos positivos diretos sobre o sistema respiratório. Autoridades médicas de Salzburgo afirmam que os íons liberados no ar tem efeito benéfico sobre o funcionamento pulmonar, reduzindo crises de alergia e asma. 
(Estes dados foram publicados no "Jornal de Química e Física", 2012: Caracterização de íons em Cachoeiras Alpine; bem como no períódico "Journal of Asthma", 2012: Efeitos da Cachoeira ionizada em Aerosol Asma Pediátrica alérgica). 

Conheça o GAAPP: A Plataforma Global para pacientes com alergias e asma, foi fundada em 2011 como uma organização reguladora para a coordenação global de auto-ajuda e iniciativas de pacientes. A sua sede é localizada em Viena, na Áustria. O objetivo desta organização é dar voz às pessoas e para divulgar suas necessidades. Promove a cooperação com governos e com diversas instituições ligadas à saúde. 

Fonte:  GAAPP - Plataforma Global para pacientes com alergias e asma

Comentários

  1. Parabens ao projeto e parabens ao blog...
    Estou com muita crise alergica,nem cheiro de perfume estou aguentando...vou comecar a tomar a vacina sublingual...qto tempo demora mais ou menos para eu comecar a sentir uma melhora?? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. A imunoterapia (vacina para alergia), em especial no uso sublingual, não tem efeito imediato de alívio dos sintomas. Age de forma mais lenta , na inflamação que acompanha a alergia, controlando progressivamente o processo e evitando as crises. Por isso, em geral é necessário pelo menos 4 a 6 meses de tratamento para avaliar sua resposta. Gratos pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/3/13 04:51

    Alergicos podem usar roupas de acrilico??

    ResponderExcluir
  4. A resposta varia de acordo com cada caso. De uma meneira geral, pode-se dizer que sim. Mas, nos casos de alergia na pele, dependerá do tipo e da intensidade da alergia apresentada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno