A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou uma consulta pública sobre novas regras para 33 cosméticos infantis, destinados ao público de 0 a 12 anos, O objetivo é atualizar a última legislação, que data de 2001.
Pelas novas regras, a sombra, assim como o batom e o brilho labial, poderão ser usados por crianças a partir de 3 anos, desde que aplicados por um adulto. A partir dos 5, a própria criança poderá manipular os produtos, mas ainda com supervisão do responsável. Além de detalhar esse tipo de especificação, a regulamentação determina que os testes feitos com os produtos para avalização da toxidade e a comprovação de ausência de irritabilidade devem constar nos rótulos das embalagens.
Os brasileiros podem opinar sobre a cartilha, enviando opiniões pelo site da Anvisa até 05 de Novembro de 2012. As novas medidas aumentarão as exigências para os cosméticos infantis chegarem às prateleiras de farmácias e lojas de departamento com mais segurança.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos informam que o mercado infantil faturou R$ 1,12 bilhão em 2011.
O Blog da Alergia já publicou sobre o tema em 2009, no texto Maquiagem não é coisa de criança e em 2011, com: Criança e esmalte de unhas.
Qual é a sua opinião?
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".