Crianças que moram em áreas urbanas têm mais riscos de terem alergia alimentar, de acordo com um estudo que será publicado na edição de julho da revista "Clinical Pediatrics". O estudo analisou dados de 38.465 jovens com menos de 18 anos e a alergia alimentar foi mapeada de acordo com o código postal de cada voluntário.
Resultados obtidos:
- 9,8% das crianças de centros urbanos tinham alergia alimentar, frente a 6,2% das crianças moradoras em áreas rurais.
- Alergias a amendoim são duas vezes mais comuns em centros urbanos, com 2,8% das crianças – frente a 1,3% nas áreas rurais.
- Alergias a crustáceos têm mais do que o dobro da prevalência em centros urbanos: 2,4%, frente a 0,8% em áreas rurais.
- As alergias alimentares são igualmente severas, independente de onde a criança resida.
A alergia alimentar é um problema de saúde sério e crescente. Estima-se que 5,9 milhões de jovens com menos de 18 anos – ou 1 a cada 13 – tenham algum tipo de alergia alimentar.
Pesquisas anteriores já haviam apontado um aumento nos casos de asma, eczema, rinite alérgica e conjuntivite em áreas urbanas, frente à rural. Uma hipótese é a de que a exposição nas primeiras fases da vida a certas bactérias associadas com a vida rural pode proteger contra a hipersensibilidade hereditária a alguns alergênicos. Há ainda a tese de que muitos poluentes encontrados em áreas urbanas podem desencadear o desenvolvimento de alergias.Espera-se que novos estudos venham para esclarecer os vários motivos envolvidos no aparecimento das alergias.
Fonte: Revista Veja
Olá, descobri o seu blog agora, pois tive três crises alérgicas provocadas por diferentes demaquilantes. Gostaria de um post sobre isso, das substâncias que a maioria dos demaquilantes contêm e causam alergia. Obrigada.
ResponderExcluirEncaminharemos sua sugestão à equipe de criação do Blog da Alergia. Agradecemos sua contribuição e sua visita ao blog da Alergia.
ResponderExcluirVocês podem me enviar o nome desse estudo citado acima ???
ResponderExcluirYlana: segue o link da reportagem publicada na revista Veja:
ResponderExcluirhttp://veja.abril.com.br/noticia/saude/criancas-urbanas-tem-mais-alergias-alimentares-do-que-as-que-vivem-em-areas-rurais