O outono chegou e com ele chegaram as mudanças de tempo e as temperaturas mais baixas. É uma época propícia para as alergias respiratórias, sendo as crianças e os idosos os mais afetados. Dados da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) apontam que 30% da população brasileira possui algum tipo de reação alérgica, sendo a rinite e a asma (ou bronquite), predominantes nesta época do ano.
As mudanças climáticas que ocorrem nesta época facilitam a proliferação dos ácaros que são potentes desencadeadores de alergias. Além dos ácaros, os fungos, os pelos de animais e restos de baratas são os principais desencadeadores das alergias respiratórias. A queda da temperatura, maior permanência em ambientes fechados e a piora da qualidade do ar agravam as crises de asma e de rinite.
Medidas úteis
- Areje a casa: deixe janelas abertas, vento não faz mal!
- Faça atividades e caminhadas ao ar livre.
- Reforce os cuidados de limpeza da casa.
- Lave as roupas de inverno de toda a família que estão guardadas: pijamas, camisetas de manga comprida, moletons, casacos, edredons, etc. mesmo que não tenham cheiro de mofo.
- Vacine-se contra a gripe.
- Continue com seu tratamento preventivo, seja com remédios ou com imunoterapia (vacina de alergia).
Fonte: ASBAI
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".