Pular para o conteúdo principal

Dessensibilização - nova estratégia contra alergias alimentares




Estudos promissores estão sendo realizados sobre alergias alimentares buscando uma forma de tratamento através do método de dessensibilização. 




O objetivo é criar uma nova estratégia terapêutica que consiga que o alimento possa voltar a ser ingerido sem causar alergia.
Clique aqui e escute a entrevista sobre este tema.

Comentários

  1. Interessante , aqui tentamos com Malu mas a bichinha não tolera nem o teste de provocação e o corpo reage com infecções e diarreias :(

    ResponderExcluir
  2. Vivi: cada pessoa é única. Tenho certeza que a Malu terá seu tempo e poderá superar sua alergia. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/3/13 16:50

    What's up, always i used to check weblog posts here early in the daylight, for the reason that i love to learn more and more.

    Have a look at my webpage Yoga Bound for Life

    ResponderExcluir
  4. ola,gostaria de saber qual é o tempo de duração das manchas avermelhadas que aparece no corpo da pessoa alergica

    ResponderExcluir
  5. Bianca: infelizmente não posso ajudá-la. Não é possível definir o tempo de duração sem examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico das manchas que descreve. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma reação nas nadegas que começam com uma bolinha como se um inseto tivesse picado e acompanha uma coceira muito insuportável ao ponto de encomodar muito no decorrer da coceira a bolinha começa a aparentar umas manchas avermelhadas na pele e já reparei que sempre e no mesmo lugar já fui ao médico usei uma pomada mas reparei que ela só alivia depois volta o processo tudo de novo evito roupa apertada e que ABAFE você poderia me ajudar ou me indicar que tipo de médico devo ir pois já não aguento gastar com pomadas e o problema nunca se resolve

    ResponderExcluir
  7. Aconselho que procure um(a) especialista em dermatologia para que seja feito o diagnóstico. Se for o caso, será encaminhado ao alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Fiz um teste de alergia a leite de vaca na minha filha quando ela tinha 1 ano e meio e deu 32. Ela fazia uso de leite semi desantado pq eu já tinha percebido que quando dava integral ela vomitava. Depois do resultado sem levar ao médico tirei por minha conta o leite desnatado mesmo ela tolerando passei a soja...mas mantive os derivados. Voltei ao médico 1 ano depois que mandou suspender tudo de leite. Um dia acidentalmente ela tomou o leite da irmã..desnatado..e agora teve reação..que antes tolerava.
    Pela minha experiencia própria com o camarão e com o fato dela está fazendo reação até ao leite que antes tolerava, tirar é pior que manter.
    A médica pediu novos testes de alimentos e deu ao ovo: gema 0.40, clara 2,20. Ela também tem alergia a amendoim e soja.
    Eu gostaria de saber se com 3 anos ela pode submeter a tratamento de dessensibilização?

    ResponderExcluir
  9. O tratamento de dessensibilização é um procedimento indicado não apenas baseado na idade da criança mas sim na análise clínica e complementar de cada paciente. A nossa equipe está ao seu dispor para atender sua filha no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  10. Olá...Minha filha tem 6 anos e tem dermatite atópica..Já levei ela em 5 médicos diferentes,já usei corticóides,hidratantes caríssimos,medicação e nada resolve.Ela se coça dia e noite e não sei o que fazer..Ouvi falar de uma vacina,será que resolve mesmo??

    ResponderExcluir
  11. Karen: escreva para nosso e-mail informando qual é a vacina que refere e assim poderemos orientá-la de forma adequada e segura. Para saber mais sobre a dermatite atópica,, visite o site da AADA (www.aada.org.br) Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Tenho alergia a soja , faço uso de corticites a 7 anos. Vocês saberiam informar algum médico que faça a dessensibilização em Fortaleza?

    ResponderExcluir
  13. Geisa Bom dia. Desconheço a informação que deseja. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Sou de niteroi sabe me indicar algum medico que faça esse procedimento por aqui meu filho de 4 anos e aplv

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Desconheço um local que faça dessensibilização na alergia à proteína do leite de vaca em Niterói. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno