Se tivesse que apontar o bem mais precioso para o ser humano, eu certamente diria: a saúde. É possível viver bem com pouco dinheiro ou em condições ambientais adversas. Mas sem saúde...
A definição de saúde pela Organização Mundial de Saúde, não é apenas a ausência da doença, mas sim uma visão ampla, incluindo o bem estar físico, mental e social. A presença de uma doença altera diretamente a qualidade de vida de uma pessoa. E, no caso de uma doença crônica, ou seja, de duração prolongada, que pode permanecer meses, anos ou até a vida toda; este reflexo se torna muito mais intenso em sua qualidade de vida.
A presença indesejada da doença torna-se então um desafio, que na maioria das vezes envolve dois caminhos a seguir: “resignar-se” à ela, “conformando-se” com a própria “sina” ou então aceitá-la como um desafio a ser vencido, buscando meios reais de enfrentá-lo.
No tratamento das doenças alérgicas, é fundamental que se escolha o caminho certo, ou seja, o caminho do esclarecimento e da aquisição de armas adequadas para vencê-la. A prevenção, a educação do paciente e de sua família, em especial no caso de crianças. tornou-se uma prioridade como parte importante do tratamento.
O papel do médico não pode se restringir em examinar e receitar medicamentos. O paciente, por sua vez, também deve mudar sua visão e passar a exercer um papel ativo, trabalhando em efetiva parceria com seu médico.
A educação e o esclarecimento sobre a doença é sem dúvidas, a base que impulsiona a mudança de comportamento do paciente e de seus familiares, resultando na melhoria de sua qualidade de vida. Em absoluto, não é um mero acaso, mas uma escolha consciente e participativa para vencer a doença.
Pergunto: meu filho usa Busonid nasal aquoso (100mcg) um jato todas as noites para prevenir a rinite. Não existe outro medicamento que faça o mesmo efeito, pois ele é muito caro.
ResponderExcluirBusonid nasal de 50 mcg está à venda na Farmácia Popular com preços bem acessíveis: basta aplicar 2 jatos para totalizar a dose de 100mcg. Gratos pela visita.
ResponderExcluirsocorro eu venho sofrendo com urticari desde Novembro de 2010,ja passei em varios alergologista ja tomei varios antialergicos e nada.gode fazer o teste p/ saber a causa mas a medica disse que só depois que eu passar um mes sem tomar antialergico que posso fazer só que se eu não tomar fico toda impolada e os remedios so amenizam um pouco. Obrigado
ResponderExcluirOs dados enviados não permitem que se tire uma conclusão sobre seu caso. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações: 1) o diagnóstico de uma urticária é clínico, ou seja, não depende de exames ou de testes. 2) Aconselho que converse com sua médica, exponha suas dúvidas para que ela possa orientá-lo da melhor maneira possível 3) A ansiedade e os fatores emocionais tendem a agravar a urticária. 4) A confiança e o diálogo com sua médica são de grande ajuda na obtenção de sucesso em seu tratamento. Gratos por sua visita. Desejo melhoras para sua alergia.
ResponderExcluir