Pular para o conteúdo principal

Parece, mas não é...


Nariz escorrendo: resfriado ou alergia?


Nem sempre é fácil diferenciar a alergia de um resfriado ou gripe. Às vezes leva um pequeno trabalho de detetive para descobrir a causa do problema. Aqui estão algumas pistas:




1) Causa
Resfriados são causados por vírus. Podem afetar qualquer pessoa.
Alergia: tem na sua base uma predisposição genética (hereditária), afetando apenas as pessoas sensíveis. Mas, fatores ambientais influenciarão no aparecimento dos sintomas.

2) Ocorrência dos sintomas
Resfriados: os sintomas surgem, duram alguns dias e somem.
Alergias: os sintomas se repetem, como se a pessoa estivesse sempre resfriada.

3) Duração
Resfriados: duram cerca de 4 a 7 dias.
Alergia: duração é variável, podendo ser perene, dependendo do maior ou menor contato com o agente causador (alérgeno). 

4) Estado geral da pessoa
Resfriados: provocam mal estar, abatimento, perda de apetite e dor no corpo.
Alergia: na maior parte das vezes, o estado geral do alérgico é bom.

5) Sintomas
Resfriados: coriza, congestão nasal, dor de cabeça, olhos lacrimejando, febre, dor de garganta, tosse.
Alergia: espirros repetidos, coceira (no nariz, olhos, ouvidos e garganta), congestão nasal, olhos lacrimejando, tosse.

6) Complicações
Resfriados não são graves e raramente complicam.
Alergia com o passar do tempo pode se complicar e se acompanhar de sinusite, otite, amigdalites, asma, entre outras. Vale a pena tratar antes que as complicações venham.


Ficou com dúvidas?
O melhor é mesmo procurar um alergista para avaliar seu caso, fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto.

Comentários

  1. Vela esse site sobre alergia ao glúten e sintomas:

    http://celiacosbr.vilabol.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  2. estou lendo sobre a diferença de gripe, resfriado e alergia , eu estou a 1 mes com sintomas de alergia mas com muita dor no corpo , tenho tireoidite de hashimoto , porém minhas taxas hormonais estão normais e controladas com puran t4 .... e nunca sei o q tenho alergia ou gripe ou virose ou td junto ! obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Rose: nem sempre é fácil fazer o diagnóstico, sendo necessário a análise clínica feita pelo médico especialista. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  4. Fui diagnosticada com bronquiectasia, tossia muito,mas era suportável, de fevereiro em diante a tosse ficou mais intensa,tusso tanto que meu nariz se enche de coriza,parece que estou me afogando,às vezes com acessos de espirro e até os olhos se enchem de lágrimas. Estou indo ao pneumologista e ele me passou para o otorrino,mas até agora nada...Por favor me ajudem,tusso tanto que se bobear até urino sem querer.

    ResponderExcluir
  5. É provável que você tenha uma rinite. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  6. Vocês estão de parabéns pelos esclarecimentos sobre as diferenças entre rinite e gripe. Meu filho tem 11 anos e desde bebê descobrimos que ele tem rinite. Fizemos testes e todos exames possíveis, mas às vezes fico na dúvida se é resfriado ou rinite pra tratar com a medicação correta. Muito obrigada pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostou, Adriana. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno