Hoje, dia 14 de Outubro, é comemorado o dia mundial da espirometria, como parte das comemorações do ano do Pulmão.
Espirometria ou Prova Funcional Respiratória, é um exame que avalia a função pulmonar, usado para diagnóstico, prevenção e acompanhamento de diversas doenças pulmonares. O ideal seria que este exame fosse ntegrado à avaliação de todos os pacientes portadores de sintomas respiratórios. Na asma, é uma medida objetiva importante para seu diagnóstico e tratamento. Fumantes deveriam realizar a espirometria após os 40 anos, a fim de detectar precocemente possíveis alterações em sua função pulmonar.
A palavra espirometria deriva do latim: spirare = respirar e metrum=medida. A técnica é simples: a pessoa sopra diversas vezes em um aparelho acoplado a um computador que registrará as medidas dos fluxos e volumes pulmonares. Em geral, interrompe-se o exame para utilizar um broncodilatador e pós alguns minutos, as medidas são repetidas.
Convido a todos para assistir o vídeo elaborado pela Sociedade Européia Respiratória (ERS).
Fumantes deveriam realizar a espirometria após os 40 anos, a fim de detectar precocemente possíveis alterações em sua função pulmonar.
ResponderExcluirNa verdade, fumantes deveriam parar de fumar :)
Pessoalmente, quando dou orientações sobre estilo de vida saudável, prefiro deixar para pedir certos exames de rotina só 3 a 6 meses depois. Mas nem todas as pessoas topam parar de fumar, então para elas faz mais sentido pedir o exame logo de cara.
Concordo plenamente. Afinal, o melhor é mesmo não fumar!Obrigado pela visita.
ResponderExcluirOlá, tenho um filho de 2 anos que foi diagnosticado com asma. Faz o controle e está tudo bem, mas nunca foi pedido esse exame... Gostaria de saber se crianças com essa idade pode fazer o espirometria. Muito obrigada e parabéns por esse Blog. Estou aqui todos os dias!!!!
ResponderExcluirKarla: segundo as Diretrizes Brasileiras de Tratamento da Asma, "o diagnóstico de asma em crianças até os cinco anos de idade deve ser baseado principalmente em aspectos clínicos diante das
ResponderExcluirdificuldades de se obter medidas objetivas que o confirmem". Agradecemos sua visita e suas palavras de inventivo ao nosso blog. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia doença do século XXI”.
Minha filha tem asma e nos exames deu alergia à fungos e bactérias .Então ela não tem alergia à cães não é mesmo?eu só. Preciso ter os cuidados com a limpeza da casa é isso?
ResponderExcluirEliani: Animais domésticos não devem dormir em camas nem circular em quartos pois a presença do animal aumenta a quantidade de ácaros no ambiente, agravando a doença alérgica, mesmo que a sua filha não seja alérgica ao cão. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluir