Pular para o conteúdo principal

Alergia a remédios


Antibióticos, analgésicos e antinflamatórios são os medicamentos que mais provocam alergia nas pessoas e muitas vezes estes remédios são usados sem prescrição médica, por automedicação. Este foi o tema de um estudo divulgado pelo Ministerio da Saúde no Peru.

As reações alérgicas podem ser leves, manifestando como coceira e irritação da pele mas também podem se manifestar de forma grave e ameaçadora à vida. O estudo mostrou que  antibióticos, como sulfas e penicilinas foram responsáveis por 47% dos casos, seguidos de antinflamatorios (29%) incluindo: aspirina, piroxicam, diclofenaco, ácido acetil salicilico e  ibuprofeno. 

O estudo mostrou também que as reações alérgicas em sua maioria, surgem minutos ou horas após a ingestão do medicamento, mas em alguns casos pode ser tardia. Quando a reação é crítica, pode desencadar un cuadro de anafilaxia, ou seja, quando os tecidos -em diferentes partes do corpo liberam sustâncias como a histamina, resultando em obstrução das vias respiratorias e sintomas como dor abdominal aguda, diarréia, congestão nasal, palpitação, urticária, prurido, etc e surgem em questão de minutos ou segunds.

Mulheres são mais vulneráveis

A alergia a medicamentos pode aparecer em qualquer idade, sendo mais frequentes entre  40 e 50 anos, provavelmente pelo aumento do uso de remédios, em especial na população feminina.

Ao contrário dos outros tipos de alergia como a dermatite, alergia alimentar, rinite ou asma, que são mais frequentes na infancia ou na juventude, a alergia aos medicamentos é  mais comum em adyltos e idosos.

Mas, um alerta às crianças, mas também a todos que ao menor sinal de febre ou dor se automedicam com analgésicos, antinflamatórios e até antibióticos, muitas vezes sem necessidade.

Não à automedicação! 

É comprovado: a automedicação aumenta o risco de alergia.
É verdade que não há como rever se uma pessoa será alérgica a medicamentos. Mas, o amplo uso e a automedicação certamente contribuem para aumentar tristemente estes índices. O médico, ao prescrever umq medicação, deve analisar cada caso, para que possa rescrever com segurança e eficácia.

Testes

São poucos os medicamentos que podem ser testados. Em grande parte das vezes, o diagnóstico é feito clínicamente, ou seja, baseado nos dados obtidos na anamnese (história clínica atual e pregressa) e exame físico realizado pelo médico especialista em Alergia.

E conclui: " mais do que testes, a avaliação clínica do paciente e uma minuciosa história clínica são instrumentos valiosos para detectar a possibilidade de alergia e para nortear o uso de uma medicação".
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que cerca de 5% da população do planeta pode ser portadora de alergia a um ou mais medicamentos.

Fonte:
Ministério da Saúde - Peru

Comentários

  1. posso ter alergia ao manusear algum medicamento

    ResponderExcluir
  2. A alergia pode surgir de formas variadas. A alergia pelo manuseio de medicamentos é rara, sendo mais vista em profissionais. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Minha filha, de 07 anos, nunca havia manifestado alergia a nenhum medicamento, até que, há cerca de 1 mês, teve urticária após usar dipirona. Fui orientada pelo médico a substituir pelo paracetamol. Acontece que, essa semana, ao tomar o paracetamol, a urticária apareceu novamente. Em ambos os casos ela tomou os medicamentos por conta de infecção na garganta. Devo pensar conclusivamente que é alérgica a ambas as substâncias? É comum essa manifestação quase simultânea aos dois em quem nunca teve histórico de alergia a nada, nem a medicamento, alimentar, respiratória ou qualquer outra?
    Grata,
    Clarissa

    ResponderExcluir
  4. Clarissa: a alergia a medicamentos é imprevisível e pode acontecer mesmo nas pessoas que nunca manifestaram outro tipo de alergia. Aconselho que entre em contato com o alergista de sua filha para que ele comprove se foi realmente uma reação adversa ao paracetamol. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Descobri re recentemente que tenho alergia a quase tudo, agora tenho que fazer um tratamento com umas vacinas (segundo o médico ) existe a possibilidade de eu não fazer esse tratamento e ficar boa? e outra pergunta, tomei uma injeção de decadron e inchei muito tomaei duas em um mês e engordei ou inchei não sei 3 quilos, todo anti alergico incha?

    ResponderExcluir
  6. A alergia comprovada a medicamentos não é tratada com vacinas. É preciso evitar o uso dos medicamentos. Decadron não é um antialérgico e sim um corticóide. O seu uso deve ser cauteloso e rigorosamente acompanhado pelo médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Quando criança, fui medicada com "cataflan", e tive reações de vomito, sendo cortado permanentemente o uso desse remedio.Agora quando adulta, fiz uso de "apracur" para uma gripe, e surgiram bolhas na pele, coçavam e logo secaram e viraram feridas, fiz exame de sangue e não constou como catapora, vindo a suspeita de alergia.Tem algum componente em comum a esses dois medicamentos q poderia estar me dando alergia ?
    Grata, Jéssica

    ResponderExcluir
  8. Jessica: Apracur contem dipirona e pode reagir sob forma de reação cruzada com antinflamatórios, como é o diclofenaco. Leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2012/02/alergia-analgesicos-e-antinflamatorios.html
    O seu relato não deixa claro o tipo de reação que ocorreu. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  9. Valda Ligia Vaz Rabelo4/6/13 12:08

    Estou desesperada,pois o meu filho de 08 anos é alergico a medicamentos e até hoje eu não sei o que da a ele.tenho levado ele a alergista e mesmo assim ele tem apresentado reações alérgicas aos medicamentos que ele receitou(zinnat,salbultamol)Ela receitou o seretid...Ele vomitou muito,ficou muito vermelho,olhos inchados,boca seca,dores abdominais,ficou muito debilitado.Não sei o que fazer...Preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  10. Valda: infelizmente não há como ajudar pela internet. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  11. informações sobre Dermatite Atopica , pois venho sofrendo a 3 anos.

    ResponderExcluir
  12. O Blog da Alergia já publicou vários textos sobre Dermatite atópica. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2012/10/dermatite-atopica.html
    O site da AADA (Associação de dermatite Atópica) possui muitas informações: www.aada.org.br
    Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  13. Existem pessoas que sofrem de alergia aos três tipos de medicamentos, sendo eles os Analgésicos, Antibióticos e Antiinflamatórios?

    ResponderExcluir
  14. É raro, mas algumas pessoas podem desenvolver alergia a mais de um tipo de medicamentos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno