O tema da campanha em 2010 é: “Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos”, com objetivo de promover o conhecimento dos malefícios da fumaça ambiental do tabaco e a existência da Lei Federal nº 9294/96, que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados.
Além da preocupação com as pessoas que frequentam estes ambientes - empresas, instituições, bares, restaurantes, hotéis, entre outros - também devem ser lembrados os trabalhadores que são obrigados a conviver diariamente com a fumaça do cigarro, ficando diretamente expostos aos seus malefícios.
O INCA e o Ministério da Saúde chamam a atenção para alguns mitos:
1) Mito: A fumaça do cigarro é apenas um aborrecimento.
Verdade: Não, é um risco para a saúde.
2) Mito: É possível acomodar fumantes e não fumantes.
Verdade: Não. A fumaça não é interrompida por barreiras invisíveis e afeta fumantes e não fumantes.
3) Mito: Sistemas de ventilação protegem não fumantes da exposição à fumaça ambiental do tabaco
Verdade: Não existe sistema de ventilação eficiente para evitar a exposição à fumaça ambiental do tabaco. A fumaça do tabaco contém tanto partículas como gases. O sistema de ventilação não pode remover todas as partículas, e certamente não remove os gases tóxicos. Além disso, muitas partículas são inaladas ou depositadas na roupa, móveis, paredes, tetos, etc, antes que eles possam ser ventilados.
4) Mito: Nunca será possível promover ambientes livres da fumaça do tabaco.
Verdade: Ambientes livres de tabaco são amplamente apoiados por fumantes e não fumantes.
5) Mito: Ambientes livres de tabaco resultam em perdas de negócio para restaurantes,
bares e outros estabelecimentos.
Verdade: Não existe estudo que comprove as perdas nos negócios de estabelecimentos livres da fumaça ambiental do tabaco.
6) Mito: ambiente livre de fumaça viola o direito e liberdade de escolha dos fumantes
Verdade: a proteção à saúde de fumantes e não fumantes está acima de tudo.
Leia mais no site do INCA
Comentários
Postar um comentário
"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".